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Vendas

Embalagens para roupas criativas: como fidelizar clientes na sua loja online

Aprenda a fidelizar clientes através da embalagem para roupas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As embalagens para roupas de lojas online precisam cumprir com o papel de entrega de experiência. A compra não acaba no check-out e, por isso, é importante investir em recursos como este para fidelizar pessoas consumidoras.

Um bom produto deixa pessoas consumidoras satisfeitas. Uma experiência incrível fideliza quem já comprou em um e-commerce. Certamente, o que você deseja é ter uma legião de verdadeiros fãs da sua marca, o que se conquista com muito mais do que bons preços e produtos de qualidade. Um desses elementos são as embalagens para roupas.

As vendas online carregam muito dos hábitos e preferências dos novos consumidores. Entre essas características, sem dúvidas, está a valorização da experiência. Mais do que a roupa que compram, essas pessoas esperam que a embalagem seja bonita, segura e que, quando chegue até elas, possa também render uma boa foto para o Instagram.

Portanto, se você tem, ou deseja criar, uma loja de roupas online, precisa entender o impacto que as embalagens criativas têm para o sucesso da sua experiência de venda. Neste post, vamos detalhar mais esse assunto e mostrar a você como investir nisso da maneira certa. Acompanhe!

O que levar em consideração ao escolher embalagens para roupas?

Desenvolver embalagens para lojas de roupas precisa ser, antes de tudo, uma tarefa baseada em logística. Afinal, é importante que essa caixa, ou pacote, seja capaz de ser transportado ocupando o menor espaço possível e, principalmente, protegendo o produto. Dito isso, depois é necessário pensar em outras questões, principalmente de marketing.

Embalagens que parecem seguras, com um bom nível de informação e com bom design podem influenciar na decisão de compra do cliente. Um estudo feito pela organização Two Sides entrevistou 400 consumidores no Brasil, resultando em dados interessantes, como:

  • 64% dos entrevistados afirmaram que a capacidade da proteção da embalagem é um fator importante;
  • 47% destacaram que o sistema de abertura e fechamento faz diferença;
  • 52% das pessoas apontaram que o nível de informação impresso nas embalagens é algo decisivo.

Portanto, se você tem uma loja online e quer, antes da experiência, garantir também uma embalagem capaz de custar menos, ser funcional e ainda assim, ser bonita, é importante pensar em muitos fatores. A seguir, passaremos por cada um deles, dando destaque aos detalhes que você precisa pensar em cada perspectiva. Acompanhe!

Logística

Embalagens para roupas e e-commerce, de modo geral, precisam estar devidamente adaptadas aos padrões de envio e logística que a empresa adota. Dessa forma, é importante pensar em valor cúbico antes de tudo. Essa é a métrica utilizada por Correios e transportadoras para mensurar o tamanho da embalagem e, assim, precificar o frete.

O valor cúbico é medido pela combinação das seguintes medidas:

  • altura;
  • largura;
  • profundidade.

Além das medidas, há também o peso do pacote. Então, é fundamental que as embalagens para roupas que você utiliza sejam as menores possíveis e de um material leve. É claro que isso varia de acordo com cada volume de compras realizadas, portanto, busque sempre os materiais que possibilitam esse custo-benefício maior de maneira mais fácil.

Marketing

Do ponto de vista de marketing, o que se espera dessas embalagens é que sejam capazes de levar ao consumidor a marca da empresa bem representada. Ou seja, é importante que nessa embalagem haja o logo da empresa, suas cores ou até mesmo um layout projetado para ser impresso na embalagem.

Aqui, podemos considerar duas fases da embalagem: primeiramente, a que reveste externamente, o que geralmente pode ser um pacote de plástico ou uma caixa de papelão. Geralmente, lojas que se preocupam bastante com o marketing em suas embalagens optam por utilizar artes próprias impressas nas caixas, o que se consegue com fornecedores especializados.

Há também o revestimento interno, ou seja, o que envolve o produto. Geralmente, as marcas de roupas utilizam um plástico ou um papel de seda, esse também colorido ou com estampas artísticas. Isso ajuda a dar mais identidade às embalagens e projeta a experiência completa, o que é o papel do marketing.

Proteção do produto

Proteger o produto deve ser uma das principais funções de uma embalagem. Mesmo quando falamos de roupas, que nem sempre correm esse risco, é importante ter um processo que garanta que a peça chegará intacta. É por isso que as lojas precisam pensar em duas camadas: uma que envolve a roupa e a externa, que protege tudo.

Portanto, nem sempre as embalagens de plástico, mesmo das mais resistentes, podem garantir esse nível de proteção desejado. Há exceções, é claro, principalmente quando sua empresa conta com uma fornecedora de transportes altamente cuidadosa e confiável nesse sentido. De qualquer forma, evite correr riscos nesse sentido.

Custo

O custo é um dos principais impeditivos quando falamos em embalagens para roupas. Quanto mais elaborada sua embalagem for, maiores as chances de ela custar um preço acima da média. É claro que isso pode ser evitado se você tem um fornecedor que consiga aliar qualidade no material a um preço que seja realmente competitivo.

É claro que essa parceria depende de uma relação a longo prazo, assim, os dois lados saem ganhando. Outra questão que também influencia no custo das embalagens é o material e, nesse sentido, buscar opções sustentáveis é a melhor escolha. Se você consegue utilizar caixas de papelão reciclado, por exemplo, o custo de aquisição da unidade cai significativamente.

É importante pensar nas embalagens, e seus custos, como algo a ser considerado na precificação dos produtos. Cada um vendido deve ter em seu preço embutido o custo da unidade de embalagem utilizada para o envio. Assim, é possível administrar esses valores da melhor maneira.

Sustentabilidade

À medida que o entendimento sobre a importância da sustentabilidade cresce na sociedade, a cobrança por empresas que adotem essa postura também aumenta. Cada vez mais vemos grandes companhias que estão mais preocupadas com seus processos e como eles afetam os recursos naturais e o meio-ambiente.

Quando falamos de embalagens personalizadas para roupas, não podemos deixar de lembrar que, após a chegada da compra, esse item será descartado. Afinal, seu papel é apenas proteger a mercadoria e oferecer essa experiência de recebimento, isso quando falamos de uma embalagem criativa.

Por isso, as empresas precisam pensar a partir das bases da sustentabilidade na hora de pensar nessas embalagens para roupas. Boas práticas em relação a isso é:

  • reduzir ao máximo o uso de papel e plástico;
  • preferir papelão reciclado para fazer as embalagens;
  • incentivar o descarte correto para promover a importância da reciclagem.

Ideias de materiais para embalagens de loja de roupa

As embalagens para roupas criativas passam também pela escolha do material mais adequado. Isso vai garantir a proteção, o embalamento correto e também a experiência que sua marca realmente deseja oferecer para o consumidor. Lembre-se: nunca é só o produto que você vende, mas tudo que o envolve.

Seguindo essa linha de pensamento, resolvemos selecionar alguns dos materiais mais usados e mostrar como eles podem causar impacto nas embalagens dos seus produtos. Confira!

Caixa de papelão

A boa e velha caixa de papelão deve resolver a vida de muitas lojas virtuais justamente por ser a escolha mais óbvia e acessível. Aqui, precisamos pensar que é uma escolha importante do ponto de vista de conservação do produto. Por ser estruturada e mais resistente, a caixa de papelão é o que vai receber o conteúdo do produto.

Caixa de papelão como embalagem para roupas
Fonte: Magnani Embalagens

Muitas marcas investem na personalização dessas caixas, com mensagens amigáveis para quem as recebe. Há fornecedores que já as vendem prontas, enquanto outros permitem que marcas personalizem com suas próprias mensagens, estampas e com a impressão do logo da empresa na caixa.

É importante pensar que a caixa é um revestimento interno e, dependendo do produto, é necessário enviá-lo em um papel de seda, principalmente roupas. Isso garante uma camada extra de proteção e demonstra cuidado com o produto.

Envelope

Os envelopes de plástico são também boas opções, sobretudo no mercado de roupas. Com eles, você pode substituir as caixas, principalmente se estamos falando de produtos que dificilmente serão danificados, caso de tecidos, se devidamente envoltos por alguma camada. É importante também destacar que esses envelopes dificilmente são violados.

Envelope como embalagem para roupas
Fonte: Master Embalagens MGA

Nessa modalidade de embalagens para roupas, você também pode aplicar o logo da sua marca, inclusive, também com uma mensagem amigável. A partir disso, marcas escolhem também estampar a parte de fora desses pacotes, garantindo que tenham uma identidade visual perfeitamente alinhada à empresa.

Uma das vantagens dessas embalagens é seu revestimento na cor preta na parte interna. Isso evita que quem esteja manuseando o envelope consiga identificar exatamente o que é levado ali. Ou seja, é um recurso a mais de segurança!

Papel pardo (kraft)

O papel kraft, popularmente conhecido como papel pardo no Brasil, é também uma recorrente escolha na hora de preparar embalagens para roupas em e-commerce. A grande questão aqui é que ele tem diferentes usos. Cabe a você decidir como vai usar esse material de acordo com sua entrega e produto.

Esse material é utilizado para a produção de bolsas de compras em lojas de moda. Então, muitas marcas gostam de oferecer essa mesma experiência, só que no contexto online. Nesses casos, a bolsa, naturalmente, não é enviada por si só. As empresas escolhem mandá-las dentro de uma caixa. De modo geral, é ótimo na tentativa de reproduzir essa experiência de uma loja física, mas pode custar mais caro.

Papel pardo como embalagem de roupas
Fonte: Primeline Packaging

Outra ótima forma de uso das bolsas de papel pardo são nas entregas expressas locais. Muitas marcas optam por oferecer essa opção para clientes da região, geralmente com entregas de motoboy. Nesse caso, é perfeitamente possível enviar as roupas na sacola! E você ainda pode personalizá-las com sua marca, com diversas cores e estampas.

Plástico bolha

O plástico bolha é uma opção de embalagem com fins de proteção. Podemos dizer que ele é indispensável para muitas marcas que querem garantir segurança e integridade para seus produtos a qualquer custo, principalmente em partes rígidas. Se você vende cintos, sapatos e bolsas, o plástico bolha ajuda a proteger fechos, fivelas e outros componentes rígidos.

Plástico bolha como embalagem de roupas
Fonte: Guaipa Embalagens

Há duas maneiras de usar o plástico bolha. Primeiramente, como um revestimento. Nesse caso, você precisa enrolar o produto no plástico, fazendo uma camada de proteção manual. A outra opção são as sacolas já produzidas com esse material. Assim, basta colocar o produto dentro da sacola e lacrar, garantindo a proteção completa.

Papel seda

O papel de seda é nossa última sugestão de categoria de embalagem que pode ser utilizada no setor de moda. Nessa alternativa, a ideia é proteger minimamente o produto para evitar atrito com a caixa. No entanto, não podemos deixar de considerar também que o papel de seda também é utilizado para deixar a embalagem mais bem apresentada.

Papel seda como embalagem de roupas
Fonte: Tissue Paper Print

O papel de seda para marcas também pode ser personalizado em cores ou em estampas, o que possibilita colocar o logo da sua marca nas embalagens. Essa delicadeza mostra que sua empresa tem uma preocupação maior com a experiência de recebimento dos produtos, o que é muito agradável para quem compra, podendo levar mais facilmente à fidelização.

Dica extra: Personalize as embalagens de roupa para seu ecommerce

Embalagens criativas para roupas ajudam a transmitir o conceito da sua marca em pequenos detalhes que conquistam pessoas consumidoras. Assim, elas vão entender sua marca de maneira mais aprofundada, sabendo quais são suas características visuais, qual é o slogan da empresa, que cores usa e qual é o “humor” da marca.

A personalização das embalagens é algo em que vale a pena investir para gerar a diferenciação entre concorrentes do mercado. Além disso, uma boa embalagem é mais instagramável, algo que conta muito na avaliação de consumidores atualmente. As pessoas amam receber pacotes de entrega e, quando são bonitos, a experiência é ainda mais satisfatória.

Então, não deixe de colocar o logo da marca na sua embalagem, uma mensagem amigável, detalhes visuais bonitos e até mesmo perfumar essa entrega com um cheiro característico. Isso tudo vai fazer o público consumidor associar sua empresa a uma experiência muito mais completa e legal!

Boas embalagens para roupas fidelizam e geram mais vendas. Por mais que muitas pessoas pensem que é somente um detalhe, faz diferença pensar em marketing, logística e segurança na hora de preparar suas mercadorias para envio. Por isso, invista nesse elemento e diferencie sua marca das concorrentes!
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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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