E-commerce

Caixas personalizadas: confira as vantagens de personalizar suas entregas

Imagem ilustrativa de caixas personalizadas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Caixas personalizadas são uma forma de entrega dos pedidos do e-commerce capaz de surpreender seus clientes. A sua marca vai se diferenciar dos concorrentes e criar uma experiência inesquecível. Saiba agora como aproveitar esse recurso nas suas entregas.

No e-commerce, a venda só termina quando o cliente recebe os pedidos no seu endereço ou retira os produtos na loja física. Porém, muitas empresas não percebem que o momento da entrega faz parte da experiência de compra e é determinante para a satisfação dos clientes.

Nessa etapa da compra, caixas personalizadas, com um design exclusivo da sua marca, podem encantar o seu cliente. Elas podem ter um layout diferenciado, uma temática específica (Natal, por exemplo), uma customização para o cliente, entre outras ideias. Tudo vai depender da identidade que você quer dar às embalagens e do que os seus clientes gostam mais.

Neste artigo, vamos ver algumas ideias de caixas personalizadas para surpreender na entrega dos pedidos do e-commerce e entender a importância disso para a fidelização. Acompanhe agora para aproveitar as dicas!

Por que entregar produtos em caixas personalizadas é um bom negócio?

Caixas personalizadas encantam. Em vez de receber aquela embalagem padrão, que tem igual em várias outras lojas, com uma cor sem graça e sem qualquer diferencial, você pode se destacar no momento da entrega dos produtos do e-commerce.

Isso significa mais envolvimento com o consumidor e maior lembrança da sua marca, que se diferencia dos concorrentes na experiência de compra. Isso também pode significar maior valor agregado, ou seja, os clientes têm a percepção de que os produtos valem mais porque entregam outros benefícios além da sua finalidade principal.

Ao receber os produtos no seu endereço ou retirá-los em um ponto físico, os clientes estão com as expectativas lá no alto. Esse momento de finalização da compra é diferente do que acontece nas lojas físicas, em que os clientes já saem com o produto.

Nas compras online, existe um tempo de espera que só aumenta a ansiedade para ter o produto em mãos. Além disso, depois de fazer uma compra à distância, esse é o momento em que a compra se materializa, é o primeiro contato físico da experiência de compra.

Por isso, esse é um momento determinante para a satisfação do cliente com a compra. É hora de saber se as expectativas vão ser frustradas, supridas ou até superadas. Com caixas personalizadas, você já começa a superar as expectativas dos clientes (já que eles provavelmente estavam esperando aquela embalagem sem graça…).

É claro que o próprio produto tem a maior responsabilidade de atender às expectativas dos clientes. Mas, com uma embalagem diferenciada, você já conquista o comprador antes mesmo de ele chegar até o produto. Assim, você aumenta a predisposição para que a pessoa goste do que comprou.

Portanto, o uso de caixas personalizadas ajuda a conquistar a satisfação dos clientes. Dessa forma, eles podem se tornar clientes fiéis e engajados, espalhar indicações da sua loja entre seus conhecidos, publicar nas redes sociais e trazer mais oportunidades de vendas.

Perceba, assim, como uma ação que pode parecer um detalhe no processo de vendas se torna um diferencial da sua loja online.

Como criar caixas personalizadas para se diferenciar nas entregas

A seguir, vamos analisar algumas dicas para criar embalagens personalizadas que funcionam. Não adianta ter ideias mirabolantes que não atendem à finalidade básica de uma embalagem ou que não conversam com o perfil dos seus clientes, ok? Veja agora algumas dicas:

Conheça o perfil do consumidor

Para criar caixas personalizadas eficientes, é importante conhecer o perfil do seu público. O design das embalagens deve se comunicar com os consumidores, de acordo com o seu estilo de vida e suas preferências.

Se o seu público é infantil ou jovem, por exemplo, é melhor investir em uma embalagem lúdica e divertida do que em um design mais sério.

Tenha cuidado com a integridade do produto

A finalidade principal de uma embalagem é proteger o produto. Nas entregas do e-commerce, isso é mais importante ainda, já que os produtos podem passar por um longo trajeto até chegar ao endereço do cliente. Então, não se esqueça disso.

É importante criar caixas personalizadas que sejam bonitas e atraentes, mas antes disso, elas precisam ser funcionais. Então, tenha certeza de que elas garantem a integridade do produto no seu transporte.

Use embalagens que sejam fáceis de manusear

A funcionalidade das caixas personalizadas também diz respeito à sua facilidade de manuseio. Os clientes não devem ter dificuldades em abrir a embalagem e, se for o caso, reutilizar em outras situações. Você não quer que eles usem a tesoura para cortar a sua embalagem, não é?

Pense no tamanho, na forma de abrir, no material utilizado, de maneira que o cliente não precise de recursos adicionais para manusear a embalagem.

Priorize embalagens reutilizáveis

Embalagens reutilizáveis são mais interessantes do ponto de vista ecológico e sustentável. Afinal, o cliente não vai receber o produto e logo colocar a caixa na lixeira.

Mas elas também são uma vantagem pela perspectiva do marketing. Pense que o cliente pode reutilizar as caixas personalizadas, com a identidade da sua marca, em outras diversas situações. Dessa forma, a marca se envolve mais com o consumidor e ainda ganha uma divulgação gratuita.

Contrate um fornecedor de confiança

Para produzir caixas personalizadas, conte com um fornecedor de confiança. Analise a reputação da empresa, saiba se ela cumpre os prazos, se utiliza materiais de qualidade e se oferece opções criativas e diferenciadas.

Perceba que a qualidade que o fornecedor entrega tem tudo a ver com a experiência de compra do consumidor. Afinal, o cliente deve receber uma embalagem de qualidade, principalmente se ela for reutilizável.

10 ideias de caixas personalizadas para os seus produtos

Agora, veja algumas ideias para encantar seus clientes com o uso de caixas personalizadas nas entregas da sua loja virtual.

1. Caixas reutilizáveis

Uma boa ideia é criar caixas personalizadas que sejam reutilizáveis. Se você vende roupas, por exemplo, pode sugerir a reutilização da embalagem como caixa organizadora no armário. Dessa maneira, os clientes se mantêm em contato com a sua marca por mais tempo.

2. Datas sazonais

Crie caixas personalizadas nas datas comerciais, como Natal, Dia das Mães e Black Friday. Na Páscoa, por exemplo, você pode criar caixas personalizadas em forma de coelho, assim como em forma de Papai Noel no Natal, que os clientes podem até reutilizar nas suas celebrações.

3. Customização para o cliente

Ofereça também a opção de customização pelo cliente. Forneça opções de cores e layouts para que ele escolha e sinta que é valorizado pela sua loja. Você também pode incluir o nome do cliente ou alguma mensagem que ele queria incluir se for um presente, por exemplo.

4. Dicas de uso

Crie uma caixa personalizada com dicas de uso daquele produto. Utilize uma linguagem conectada ao perfil do seu consumidor, que pode ser mais descontraída ou mais sisuda, não necessariamente como um manual de instruções.

5. QR Code promocional

As caixas personalizadas também podem trazer um QR Code, que o cliente acesse e receba algum benefício. Pode ser um conteúdo interessante, dicas de como aproveitar melhor o produto, ou melhor ainda, um cupom de desconto para usar em uma próxima compra.

6. Materiais diferenciados

Explore o uso de materiais diferenciados para agregar valor ao produto. Para a entrega de joias e acessórios, por exemplo, as caixas podem ter um material mais sofisticado, que transmita elegância para o produto. Que tal utilizar também um papel de seda para envolver o item?

7. Materiais reutilizados e ecológicos

Explore também materiais reutilizados, que são mais ecológicos e associam a imagem da sua loja à sustentabilidade. Algumas empresas utilizam sobras da indústria, potes de alimentos, caixas de papelão, entre outros materiais.

8. Signos, times de futebol ou preferências do cliente

Quer conquistar o seu público? Então, explore as suas preferências nas caixas personalizadas. Se a sua loja tem a ver com esporte, que tal oferecer uma embalagem com o time do coração do cliente? Outra ideia é fazer brincadeiras com os signos, que costumam atrair bastante interesse.

9. Recado escrito à mão

Se você ainda não tem um grande volume de vendas, crie caixas personalizadas com recados escritos à mão. Em uma época digital, escrever um texto personalizado à caneta tem ainda mais valor.

10. Aromas

Por fim, outra ideia bacana para as caixas personalizadas é adicionar um aroma marcante aos seus produtos. Dessa forma, os clientes se encantam não apenas com o visual da embalagem, mas também têm uma experiência multissensorial, que ativa também o olfato.

Essas são algumas ideais para criar caixas personalizadas para a entrega dos produtos da sua loja virtual. Veja como você pode tornar esse momento inesquecível, para finalizar a experiência de compra com chave de ouro!

Agora, para criar uma loja virtual, conte com a Bagy e venda seus produtos na internet com uma plataforma completa!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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