E-commerce

Quer abrir uma loja de produtos personalizados? Veja por onde começar

Imagem ilustrativa de produtos personalizados

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma loja de produtos personalizados trabalha com itens customizado pelo cliente, que tem a autonomia para definir cor, formato, modelo, texto, material ou qualquer característica do produto.

O mercado de produtos personalizados está crescendo cada vez mais, por isso é uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam começar ou até mesmo expandir os seus negócios. 

Se você quer atuar no mercado digital, precisa saber o que é e-commerce e quais os melhores produtos para vender nesse meio. Quer uma dica? As lojas de produtos personalizados estão com tudo!

Os produtos personalizados estão entre os nichos que mais vendem na internet. Isso significa que esse ramo é uma excelente oportunidade para lojistas que desejam crescer e render cada vez mais. Entenda:  

Vale a pena abrir uma loja de produtos personalizados?

Certamente trabalhar com produtos personalizados vale a pena sim, especialmente porque a busca por itens exclusivos e diferenciados vem crescendo na web. 

Segundo pesquisa da Dassault Systèmes, 83% dos consumidores esperam que os produtos ou serviços comprados possam se adaptar às suas necessidades em questão de momentos ou horas. 

Além disso, o setor de serviços está cada vez mais em alta neste ano. Segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), este segmento apresentou o maior crescimento em 15 anos. 

Logo, o momento se mostra bastante favorável para investir em mercados que são tendência dos e-commerces. Por isso, você pode ganhar dinheiro com uma loja de produtos personalizados. 

Além disso, as personalizações são boas soluções para consumidores que buscam produtos exclusivos para consumir. Seja no ato de presentear, ou para compras pessoais, esse ramo sempre está em alta! 

É importante que você busque motivação e inspiração, estude e aprenda antes de investir no meio… precisa de ajuda? Então continue conosco!  

Saiba como abrir uma loja de produtos personalizados

Abrir uma loja de produtos personalizados pode exigir estudo e dedicação, mas com certeza valerá a pena quando você começar a colher os resultados de seu esforço. 

Algumas etapas podem facilitar o seu trabalho, prevenindo perdas e viabilizando a montagem do seu negócio. Além disso, elas são essenciais para que sua loja de produtos personalizados seja bem sucedida.

  1. Faça um planejamento

A primeira etapa para a criação da sua loja de produtos personalizados certamente é o desenvolvimento de um planejamento estratégico para a mesma, isso vai te orientar nos primeiros passos. 

Com ele você vai estruturar cada detalhe da sua empresa, traçando os seus objetivos e quais passos você deve tomar para eles serem alcançados com sucesso. 

Você deve avaliar seu capital inicial, conhecer os seus concorrentes, estudar o setor e, se possível, fazer uma boa análise de mercado para conhecer ainda mais os seus potenciais clientes.  

  1. Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios é importante para o sucesso da sua loja, especialmente trabalhando com produtos personalizados, porque as demandas podem ser flutuantes e você precisa escoar a produção. 

O plano de negócios será todo o planejamento formal da sua loja de produtos personalizados, ele vai te ajudar a validar as suas ideias e a entender se realmente é promissor investir nesse meio. 

  1. Defina os tipos de produtos que deseja vender

Outro ponto importante é definir bem quais produtos personalizados você deseja vender, isso porque não dá para trabalhar com todas as opções disponíveis no mercado. 

Por isso, busque entender os produtos disponíveis, conhecer o seu potencial de investimento e avaliar quais itens podem gerar mais valor à sua empresa.

  1. Realize uma pesquisa detalhada

Fazer uma pesquisa de mercado detalhada pode te ajudar muito na montagem de sua loja de produtos personalizados. Isso porque você conseguirá conhecer as demandas dos clientes. 

Também será possível estabelecer quais produtos você vai vender e, principalmente, para quem. O mercado é gigante, por isso é interessante ter foco para gerar lucros. 

Você pode trabalhar com outras empresas, com itens infantis, com produtos de negócios sazonais… as possibilidades são inúmeras! Logo, realizar essa etapa de pesquisa é fundamental para desenvolver a sua loja. 

  1. Determine o seu público-alvo

Para ter uma loja de produtos personalizados bem sucedida, você deve determinar e conhecer o seu público-alvo, eles serão as pessoas com maior potencial de comprar os seus produtos. 

Desse modo, com a definição do público alvo, você saberá como direcionar os seus investimentos e quais produtos produzir. Logo, estará alinhando o seu estoque com as expectativas dos consumidores. 

  1. Compreenda as necessidades dos clientes

Após determinar o seu público alvo, é importante que você conheça seus anseios, necessidades e expectativas. Assim, a sua produção será voltada diretamente para atender essa demanda. 

Isso significa que você terá maiores chances de vender bem, escoando o seu estoque e gerando lucros mais expressivos para a empresa. 

Os clientes compram porque querem e precisam, e você deve ser a pessoa que satisfaz essa necessidade. 

  1. Organize as vendas online

Organize bem as suas vendas online. A sua loja de produtos personalizados precisará de um método eficiente para que as elas sejam feitas adequadamente. 

Uma boa dica é criar um fluxograma de vendas para a empresa, assim você consegue organizar a jornada do cliente e converter os potenciais compradores em consumidores efetivos. 

Você deve oferecer uma boa logística para entregar os produtos aos seus clientes, além de se ater aos detalhes de cada processo relativo às vendas. Cada etapa é fundamental para conquistar e fidelizar clientes. 

  1. Adote estratégias para atrair clientes

Os produtos personalizados oferecem muitas possibilidades, especialmente no marketing. Isso porque é possível produzir conteúdo para redes sociais e criar bastante material de divulgação. 

As estratégias para atrair clientes envolvem, principalmente, provocar desejo nestes consumidores. Por isso, é importante que você ostente e exiba os seus produtos personalizados em todas as redes sociais. 

Use estratégias de marketing multicanal, desse modo você vai alcançar mais potenciais clientes vindos de diferentes meios e canais de comunicação. 

  1. Foque na qualidade dos produtos

Além de criar uma boa estrutura e planejamento para a sua loja e investir em marketing de atração de clientes, é muito importante que você tenha foco na qualidade dos produtos personalizados. 

Lembre-se que um cliente insatisfeito faz mais barulho do que dez clientes satisfeitos, por isso invista na excelência em qualidade dos seus produtos para evitar feedbacks negativos e problemas com os consumidores. 

Então, se necessário, foque em um único tipo de produto, que seja de ótima qualidade. Desse modo, você pode fidelizar os clientes que comprarem com você e vai conquistar consumidores por indicação.

  1. Ofereça experiências diferenciadas

A personalização significa exclusividade, logo você deve se esforçar para oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes. Se você vende produtos personalizados, precisa investir nisso! 

Trabalhe com os sentidos, abuse da criatividade, crie embalagens inovadoras, use perfumes próprios para os seus produtos, escreva recadinhos para os clientes… seja ousado!

Ao criar uma experiência completa e diferente, os seus clientes certamente vão ficar impressionados com a sua capacidade de entregar o melhor e vão recomendar a sua loja, além de continuar comprando com você.

  1. Garanta a exclusividade

A sua loja de produtos personalizados deve investir em exclusividade, dialogue com os seus clientes e busque compreender o que eles desejam em seus produtos. 

Ofereça o máximo de personalização e detalhes, com experiências diferenciadas e inovação você consegue entregar essa exclusividade aos consumidores. 

Uma boa forma de oferecer exclusividade é criar produtos que não serão replicados, planejar a identidade dos itens segundo as expectativas dos seus clientes, aplicar fotos ou particularidades segundo os desejos dos mesmos. 

  1. Conte com uma plataforma especializada

Para ter sucesso na sua loja de produtos personalizados é primordial que você tenha uma plataforma especializada. Esse será o meio para efetivar as suas vendas, lembre-se disso. 

Busque um site de vendas conectado com as suas redes sociais e canais de comunicação. Se você tem dificuldades com tecnologia, procure uma plataforma que facilite as suas vendas sem complicações.

Também é fundamental que a plataforma te ofereça suporte para lidar com as possíveis dificuldades que você enfrentará na venda. Além de suporte ao vendedor, atente-se às possibilidades de suporte ao cliente. 

Seu público certamente precisa de apoio, seja em situações cotidianas da compra, em momentos de dificuldade, ou problemas com a compra. Por isso, sua plataforma deve ter um canal de suporte estruturado. 

 Quais produtos personalizados são os mais vendidos? 

Certamente você entendeu que ter uma loja de produtos personalizados pode ser muito vantajoso. Para ter sucesso, é importante que você invista nos melhores produtos para seus clientes. Conheça alguns: 

Canecas

Canecas são ótimos produtos personalizados para venda, você pode trabalhar com itens sazonais e produtos para datas comemorativas — como dia dos namorados, natal, dia das crianças, dia das mães e dos pais, etc. 

As canecas também podem ser estampadas com fotos, imagens e detalhes à escolha dos clientes. Elas são boas opções porque podem conter características à escolha dos clientes. 

Além disso, esses produtos oferecem boas possibilidades para a criação de portfólio para vendas. Você pode desenvolver itens com motivos de time, temas nerds,  filmes, séries, etc. 

Camisetas

Camisetas também são bons itens para venda em lojas de produtos personalizados. Elas podem ser estampadas para diversos tipos de clientes, como empresas, escolas, clubes, times, pessoas comuns, entre outros. 

Você também pode criar estampas personalizadas para atrair clientes de acordo com temáticas específicas. 

Assim como as canecas, elas podem ser boas ferramentas para a criação de um portfólio por oferecer infinitas possibilidades de cores, formatos, tamanhos e temas. 

Bonés

Bonés e itens de vestuário personalizados são produtos personalizados muito interessantes para vender. O público certamente busca por itens que possam ser criados de acordo com seu desejo. 

Os bonés são adereços que estão sempre em alta e, atualmente, deixaram de ser específicos para o público masculino, alcançando mulheres e crianças. Invista na criatividade para a produção!

Garrafas

Garrafas são opções interessantes de produtos personalizados para venda, porque todas as pessoas bebem água. Isso parece óbvio, mas imagine a dimensão desse público!

Se você conseguir alcançar uma mínima porcentagem dessas pessoas, você será bem-sucedido e obterá muito lucro em suas vendas! Use de cores, formas, estampas, para fazer as criações. 

Pesquise as tendências, conheça os desejos, as buscas dos clientes e se esforce para produzir esses itens e chegar lá! 

Necessaires

Necessaires e bolsas são itens interessantes para lojas de produtos personalizados. Você pode criar estampas, cores, texturas e formas… seja criativo e abuse das possibilidades! 

Você pode produzir os necessaires de maneira artesanal ou revender itens prontos de fornecedores disponíveis na web. 

Conheça as demandas do público, monte kits personalizados, inclua mimos e presentes nas bolsinhas. Essa estratégia pode ser muito importante para conquistar o coração e o interesse dos seus clientes. 

Almofadas

Almofadas são produtos personalizados versáteis, que podem ser feitos de acordo com paletas de cores que estão em alta, com estampas e texturas, etc. 

Conheça as tendências em decoração, os desejos dos clientes e pesquise o que os consumidores estão comprando para, então, preencher esse mercado. 

Bolsas

Bolsas são bons acessórios, que estão sempre na moda e em tendência. Esses itens que podem ser vendidos para pessoas de diferentes gêneros, idades e características. 

É possível incluir detalhes, estampas, bordados, cores e formas. Além disso, você consegue vender kits com diversos tamanhos e formas de bolsas, agregando valor às suas vendas. 

Cases de celular

Boa parte das pessoas tem um celular, logo você pode conquistar diversos clientes ao produzir e divulgar suas capinhas personalizadas. Conheça as tendências, trabalhe com texturas e criatividade. 

A capinha pode ser mais que uma proteção para o telefone, se transformando em um adereço que combina com o estilo do seu cliente e incrementa seu visual! 

Aqui você conheceu muito sobre o que é e como criar uma loja de produtos personalizados, além de entender um pouco mais sobre os itens em alta. Seja destemido e se jogue neste mercado! 

E se você precisa de um apoio profissional para criar uma loja excelente e oferecer uma boa experiência para os seus clientes, conheça a Bagy e receba a melhor assistência do mercado! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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