Empreendedorismo

Negócios sazonais: como utilizar essa estratégia para manter as suas vendas ativas o ano todo

Saiba tudo sobre negócios sazonais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Negócios sazonais podem ser uma boa estratégia para se manter ativo nas vendas por todo o ano, aproveitando a alta temporada de produtos específicos. A estratégia é vantajosa para aumentar a lucratividade de um empreendimento. 

Você sabe o que são negócios sazonais? Eles são uma ótima maneira de diversificar o seu empreendimento e manter as suas vendas em alta o ano inteiro.

Com essa estratégia os seus lucros se manterão constantes, variando apenas de acordo com os produtos comercializados e a época do ano.  Os seus consumidores também serão diferentes, mas isso é algo positivo já que você atingirá um público diversificado.

Mas talvez você não saiba exatamente do que estamos falando, certo? Então continue conosco para saber tudo o que precisa sobre os negócios sazonais. 

O que é negócio sazonal?

Negócios sazonais são, resumidamente, aqueles que mudam conforme as épocas do ano ou até mesmo de acordo com as demandas dos consumidores. 

Eles se adaptam às necessidades dos clientes de acordo com determinadas condições, como estações do ano, datas comemorativas

(como páscoa, dia das mães, dia das crianças e etc.) ou até mesmo tendências de moda. 

Contudo, não é indicado abranger uma grande variedade de produtos sem um foco ou nicho. As melhores dicas para empreender sempre vão te mostrar que você deve escolher e direcionar os seus serviços a um determinado grupo de clientes ou de produtos.

Vantagens dos negócios sazonais

Para compreender as vantagens de negócios sazonais é importante que você entenda o que constrói essa sazonalidade. Como dissemos acima, a demanda dos consumidores muda de acordo com suas necessidades. 

Assim, eles são influenciados por diversos fatores. Um bom exemplo para descrever essa questão são as estações do ano. É comum que as pessoas comprem de acordo com um impulso ou carência momentânea, como precisar de roupas de frio no inverno ou de ventiladores no verão. 

Deste modo, ao acompanhar as tendências você pode oferecer uma maior variedade de serviços de acordo com a busca dos consumidores. Ao calcular corretamente seus investimentos e custos, você poderá obter uma boa margem de lucro oferecendo produtos diversos. 

Aí estão as principais vantagens: vender durante todo o ano, atender a maioria das demandas dos seus clientes, diversificar seu empreendimento, entre outras possibilidades que vão expandir o seu catálogo de produtos.

Como manter as vendas de um negócio sazonal o ano todo

Agora que você já sabe o que são negócios sazonais, é importante também entender o que fazer para manter esse tipo de empreendimento ativo o ano todo. 

Existem boas estratégias de venda e marketing de produto que vão te permitir manter suas vendas ativas ao longo de todo o ano e, ainda, maximizar seu potencial comercial e seus lucros. Veja:  

Tenha um bom planejamento

Planejamento sempre será uma ferramenta essencial para o seu negócio, não somente para aumentar os índices financeiros e manter as suas vendas durante o ano todo, como para organizar seu comércio. 

A primeira etapa é definir qual será o seu nicho principal. Depois você deve mapear quais produtos irá explorar dentro deste nicho para, então, decidir quais os períodos sazonais mais interessantes para o seu negócio. 

Para isso, você precisará se atualizar sobre os anseios dos seus clientes com bastante frequência. Só assim você será capaz de manter conexão com eles e oferecer os melhores produtos. 

Mesmo que seja um processo trabalhoso, isso te permitirá explorar em profundidade as possibilidades de multiplicidade no comércio e, ainda, extrair o melhor dos seus planejamentos. 

Aposte no marketing sazonal

O marketing é algo que pode impulsionar em grandes índices as suas vendas, além de te permitir ter uma boa visão sobre a sua gestão financeira

Você consegue ter bons insights sobre os seus consumidores e o que esperam da sua empresa e produto por meio dos dados extraídos no feedback dos impulsionamentos pagos. 

Mas, para além disso, é importante que você abuse do desejo e necessidade do cliente para entregar seus serviços a ele. E a melhor ferramenta para isso é o marketing sazonal. 

Conheça os produtos e períodos adequados e úteis para as suas vendas. Então, divulgue os seus produtos como a solução para os anseios dos consumidores para aquele momento.

Se apresente de forma inovadora e sagaz, isso trará a clientela até a sua loja e criará a assinatura da sua marca para momentos de necessidade e também de desejo. Os compradores saberão que podem contar com você. 

Diversifique os produtos

Para ter sucesso nas vendas com negócios sazonais, um ótimo passo é promover a diversificação dos seus serviços. Procure produtos criativos para vender e invista neles.  

Neste ramo, não é possível vender as mesmas coisas o ano todo. Um exemplo interessante é que poucas pessoas vão se planejar para comprar produtos para inverno durante o verão, especialmente com as finanças apertadas e no vermelho.

Lembre-se que boa parte dos clientes não vai se lembrar ou ter condições de planejar e executar suas compras com muita antecedência. Logo, ofereça os produtos de acordo com a demanda. 

Incentive o consumo fora da época

Ao estudar a sazonalidade você pode perceber que alguns mercados ficam enfraquecidos durante determinadas épocas do ano. Os produtos em alta  vão mudar de acordo com os períodos do ano. 

Contudo, alguns clientes terão a possibilidade de consumir determinados itens independentemente da sazonalidade. Vamos resgatar o exemplo do tópico acima, algumas pessoas conseguem se organizar para comprar itens específicos mesmo fora de época. 

Você pode oferecer promoções de itens de inverno no verão, ou vice e versa. Isso fará com que aqueles clientes que estão com as finanças e crédito em dia busquem comprar esses itens antecipadamente para fazer uso deles posteriormente. 

Tenha uma boa estratégia de precificação

Os clientes sempre vão buscar o melhor preço com o máximo de qualidade possível, portanto não adianta colocar os valores de seus produtos nas alturas e esperar que eles sejam vendidos autonomamente. 

Crie uma boa estratégia de precificação, faça promoções e avalie os preços de produtos similares no mercado para garantir que as remunerações dos seus produtos sejam competitivos. 

Lembre-se de calcular corretamente os seus custos de mercadoria vendida, impostos, transporte, campanhas de marketing e outras possíveis despesas. Se organize para, enfim, fazer com que o seu produto chegue aos clientes com um valor justo e acessível. 

Considere a venda de produtos alternativos

Ao definir seu nicho principal, produtos a vender e quais períodos sazonais deverá explorar pense em como diversificar ainda mais suas vendas. Não é interessante depender unicamente de um único período sazonal para planejar o seu investimento e lucros

Portanto, pense em produtos alternativos que irão prevenir o acúmulo de estoque e, portanto, paralisação dos lucros. Entre determinados períodos sazonais você pode investir em serviços que sejam relativamente neutros, para manter as suas vendas em alta o ano todo. 

Além disso, ao reduzir o estoque de produtos específicos unicamente à quantidade estimada a ser vendida, você estará evitando que os produtos encalhem. Logo, tente aliar suas vendas sazonais às vendas alternativas para consolidar seu comércio e lucrar o ano inteiro. 

Tenha uma boa relação com fornecedores

Mantenha um diálogo aberto com os seus fornecedores, é importante para o seu comércio realizar a manutenção dessa relação com aqueles que provêm as suas necessidades. 

Os seus fornecedores serão bons aliados nas vendas sazonais e, de acordo com a saída e valores dos seus produtos, será possível acordar melhores condições de pagamento e prazos com os mesmos. 

Assim, caso as suas vendas tenham algum tipo de imprevisto, você poderá negociar trocas de produtos com os mesmos ou, quem sabe, devoluções e reembolso. 

Considere diversos canais de venda

Ao buscar por produtos sazonais, os seus clientes certamente buscarão por toda web os melhores preços e possibilidades. O propósito é encontrar qualidade, eficiência e minimizar os custos. 

Portanto, para atender essas expectativas de maneira plausível, você pode (e deve) investir em diferentes meios e canais de venda. Se faça presente em redes sociais, canais de venda e, especialmente, marketplaces

Dessa maneira, ao buscar pelos produtos que deseja em determinadas épocas do ano, o seu cliente poderá encontrar os seus serviços disponíveis em diversos ambientes, o que favorece e aumenta as possibilidades de compra. 

Para se desenvolver e prosperar nos mercados sazonais, é importante que você se planeje e prepare para alcançar sucesso. Lembre-se de avaliar o mercado, analisar os desejos e tendências buscados pelos consumidores e traçar boas estratégias para maximizar seus rendimentos. 

Não se esqueça de seguir os passos que trouxemos acima para prosperar em seus negócios sazonais, aqui nós trouxemos um passo a passo que pode te ajudar muito. 

Mas se você quer desenvolver as melhores estratégias para os seus negócios sazonais, talvez uma boa opção seja receber ajuda profissional para isso.  Se você quer um apoio mais preciso, receba toda a assistência da Bagy

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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