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Como criar um catálogo de produtos: passo a passo para montar nas principais plataformas

Como criar um catalogo de produtos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Neste artigo, você vai aprender como criar um catálogo de produtos atrativo para o seu negócio, usando as principais plataformas disponíveis no mercado hoje em dia!

Um catálogo de produtos bem estruturado é extremamente importante para que os consumidores consigam encontrar o que precisam e efetuar uma venda com maior agilidade. Mas como criar um bom catálogo de produtos?

A criação de um bom catálogo de produtos exige um bom domínio de softwares e ferramentas de edição, assim como noções de arquitetura da informação e identidade visual. Sabendo disso, o ideal é contratar um profissional que faça isso por você ou, caso não possua condições de investir no momento, optar por plataformas que sejam simples e intuitivas de usar.

Para aprender como criar um catálogo de produtos e quais as ferramentas mais usadas para executar essa tarefa, leia nosso artigo até o final!

O que é um catálogo de produtos?

Os catálogos de produtos são materiais gráficos que as marcas utilizam para mostrar quais as opções disponíveis para compra. É como se fosse uma vitrine, capaz de exibir os produtos oferecidos.

Até uns anos atrás, era comum que os catálogos fossem impressos, o que significa que as artes eram criadas em computadores e depois transformadas para o formato físico. Ainda hoje, esse tipo de formato é bastante utilizado, mas já não é o único que encontramos no mercado.

Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, muitos empreendedores vêm criando lojas online e, consequentemente, adotando somente o formato online para criar os catálogos de produtos e disponibilizá-los aos clientes. É claro que o uso de um formato não anula o outro e é possível combinar ambos.

É importante mencionar que o formato digital veio para ficar e traz muitos benefícios, principalmente a facilidade de compartilhamento com os consumidores. Outro fator que pode ser destacado é a redução de custos que seriam destinados à impressão e distribuição presencial dos catálogos.

Para que serve o catálogo de produtos?

Um catálogo de produtos serve para que os consumidores consigam encontrar o que estão procurando, assim como encontrem novas opções de produtos que ainda não estavam pensando em adquirir.

Quando temos um catálogo de produtos bem elaborado, é mais fácil que o cliente sinta-se mais atraído para efetuar uma compra conosco. Por outro lado, facilitamos o processo de compra, garantindo uma melhor experiência para os consumidores.

Algumas lojas grandes, por exemplo, têm o costume de deixar catálogos de produtos com as principais ofertas na porta de suas lojas. Assim, os clientes que estão passando por lá podem conferir os preços antes de entrar no estabelecimento e até levar o material para casa para avaliação posterior, caso desejem.

Os catálogos de produtos virtuais, por outro lado, trazem mais praticidade para que o cliente acesse quando quiser, desde que esteja conectado à internet ou tenha baixado o material em seus dispositivos, e são uma opção mais ecológica, além de mais econômica.

Quando montar um catálogo de produtos?

Um catálogo de produtos deve ser montado quando há a necessidade de expor os produtos além da maneira tradicional ou de complementá-la com outros formatos de exibição do que está sendo vendido. 

Uma situação que acelerou a criação de catálogos digitais foi a pandemia, que fez com que muitos empreendedores precisassem divulgar seus produtos de outras formas, uma vez que as lojas físicas estavam fechadas.

Os catálogos também são interessantes para atrair pessoas para os pontos de venda, de forma que potenciais clientes possam conhecer os produtos por meio do catálogo antes de conhecerem a loja e efetuarem uma compra.

O que deve ter no catálogo de produtos?

Conheça algumas características que são indispensáveis no momento da criação de um catálogo de produtos para o seu negócio!

Separação por categorias

A separação por categorias é um item indispensável no catálogo de produtos. É essa categorização que vai tornar mais fácil com que o cliente encontre o que deseja enquanto confere o catálogo.

Por exemplo, quando acessamos um site de um e-commerce, é muito provável que iremos buscar por uma categoria específica. Em uma loja de roupas, conseguimos filtrar peças por sexo, tamanho, tipo de vestimenta etc.

A lógica é a mesma quando vamos produzir o catálogo de produtos, seja ele físico ou virtual. Ao dividir os produtos em categorias, facilitamos o processo de procura pelos itens durante a jornada de compra.

Uma dica é procurar informações a respeito da arquitetura da informação, pois já existem muitos estudos e pesquisas que podem auxiliar na elaboração da melhor estrutura.

Fotos atrativas e de qualidade

Ter boas fotos também é essencial para compor um bom catálogo de produtos. Afinal, se queremos divulgar nossos produtos, os clientes precisam ser capazes de ver exatamente o que estamos oferecendo.

A foto deve mostrar com clareza o que está sendo vendido, caso contrário estaremos enganando nossos consumidores. Isso quer dizer que precisamos de uma imagem com boa resolução, que transmita os pontos fortes do produto.

Se possível, contrate um fotógrafo profissional para ajudar nessa etapa, pois é uma pessoa que já tem anos de experiência com esse tipo de trabalho. Mas, se não houver verba financeira para uma contratação, você consegue tirar boas fotos com um celular moderno ou uma câmera mais simples.

Detalhes e descrição do produto

Os detalhes e a descrição do produto são muito importantes, pois é onde iremos especificar informações sobre o produto que sejam úteis para quem está comprando conosco, como tamanhos disponíveis, materiais usados na fabricação e outros.

Ao elaborar uma descrição que realmente tenha utilidade, tente pensar em quais as principais dúvidas que seus clientes têm em relação aos produtos, buscando respondê-las com o menor número de palavras que conseguir.

Aqui, é importante ter atenção às regras da língua portuguesa, pois um texto mal escrito pode gerar desconfiança em relação à marca, além de não transmitir o profissionalismo que queremos.

Se o catálogo for disponibilizado na internet, use as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para otimizar os textos com o objetivo de que os produtos sejam encontrados facilmente pelos mecanismos de busca.

Populares em destaque

Você provavelmente sabe quais são os produtos mais vendidos na sua loja, assim como o que os clientes procuram com mais frequência no ato da compra. Com essas informações em mãos, podemos utilizá-las a nosso favor.

Ao destacar os produtos mais populares, você atrai a atenção dos clientes para o que eles querem saber e as chances de ter bons resultados são maiores.

Demais informações relevantes

Alguma outra informação importante ficou de fora? Há algo mais que pode ser mencionado? Talvez uma especificidade ou característica única dos produtos, opções de pagamento e formas de entrega.

Ou mesmo os dados para contato com seu negócio e canais de atendimento ao cliente para que solucionem possíveis dúvidas. Se necessário, inclua essas informações relevantes no final do seu catálogo de produtos.

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp?

Se você usa o WhatsApp para efetuar as vendas do seu negócio, saiba que é possível criar um catálogo usando o próprio aplicativo!

Prós e contras

A criação de um catálogo de produtos no WhatsApp traz vários benefícios para quem já usa a ferramenta, pois seus clientes já estão habituados a comprar pelo aplicativo e o catálogo só vai facilitar a escolha dos produtos.

Outro benefício é que a plataforma é simples de usar, então você não terá dificuldades para criar o catálogo sem ajuda externa. O lado negativo é que você terá à sua disposição apenas os recursos que o WhatsApp já oferece, o que faz com que a liberdade de criação seja menor.

Tutorial

O primeiro passo é criar uma conta no WhatsApp Business, caso você ainda não possua. Em seguida, acesse mais opções e, nas configurações, busque por ferramentas comerciais, selecionando a opção catálogo.

Clique em Adicionar item para criar um catálogo. No ícone de mais, você conseguirá inserir até 10 imagens, assim como o nome do produto ou serviço oferecido, descrição, preço, link e outros detalhes.

Por fim, basta salvar seu catálogo e ele estará pronto para ser usado! Quando um cliente acessar seu perfil no WhatsApp, ele terá acesso a todo o catálogo de produtos disponíveis antes mesmo de enviar uma mensagem.

Para mais informações sobre a criação de catálogos, confira a central de ajuda do próprio WhatsApp.

Como criar um catálogo de produtos no Instagram?

Com a popularização do Instagram, principalmente em relação às vendas online, criar um catálogo de produtos na rede pode ser muito vantajoso para quem quer investir em comércio digital.

Prós e contras

O principal benefício de ter um catálogo de produtos no Instagram é que a rede social já vem sendo muito utilizada para fazer compras, de forma que os usuários estão acostumados a adquirir produtos por lá.

Além disso, a plataforma também é simples de usar e é possível fazer a configuração sem ajuda profissional. O ponto negativo é que, assim como o WhatsApp, você precisará lidar com as limitações da ferramenta.

Tutorial

Primeiramente, você vai precisar que o perfil que você usa seja comercial. Em seguida, vincule sua conta a alguma página do Facebook, um domínio, um catálogo de produtos ou um e-commerce.

Você pode criar seu catálogo pelo Gerenciador de Negócios. Lá, você vai inserir a descrição, fotos, preço e link dos produtos.

Os produtos serão automaticamente conectados à sua conta, podendo ser adicionados em postagens e aparecer na sua loja. O catálogo vai funcionar como uma vitrine virtual e os produtos também poderão ser promovidos com anúncios na plataforma.

Como criar um catálogo de produtos no Canva?

Se você já empreende online, provavelmente conhece o Canva, uma das ferramentas mais usadas para a criação de artes gráficas por pessoas que não são especialistas na área. Existem diversos templates prontos disponíveis.

Prós e contras

Dentre os benefícios do Canva, poderíamos dizer que o principal é justamente a facilidade com a qual qualquer pessoa pode usar a plataforma para criar um material gráfico apresentável, mesmo que não domine nenhum software.

Existem vários layouts prontos para que você possa se inspirar. Há também a possibilidade de criar catálogos interativos, feitos especialmente para o formato digital. E, como existem dois planos, o gratuito e o pago, cabe ao cliente identificar qual a opção mais interessante para seu negócio. 

O contra seria que, por ser um site criado para iniciantes, o catálogo de produtos pode não ficar tão bom quanto se fosse produzido por um profissional. Outro ponto é que muitas marcas já usam o Canva e nem sempre conseguem se diferenciar.

Tutorial

Em primeiro lugar, você vai precisar criar uma conta no Canva. Uma vez que você já esteja logado, procure por um template que te agrade ou clique em Criar um design para começar uma criação do zero.

A ferramenta em si é bem simples, você pode escolher o tamanho da arte, inserir imagens e ilustrações, alterar cores e escrever textos. Se quiser, você pode colocar links em determinados locais.

Quando houver terminado, basta salvar a arte no formato desejado e ela estará pronta para ser compartilhada.

Como criar um catálogo de produtos no WordPress?

Apesar de ser mais usado para a criação de sites e blogs, o WordPress também pode servir para a criação de catálogos de produtos.

Prós e contras

Criar um catálogo de produtos no WordPress pode ser positivo porque a plataforma já dispõe de vários templates e plugins para uso. O Goods Catalog, por exemplo, é um plugin que te ajuda a personalizar o catálogo de forma rápida.

Outro fator a ser destacado é que, ao contrário das ferramentas já mencionadas, há a possibilidade de ranqueamento nos mecanismos de busca por meio da aplicação de técnicas de SEO.

O ponto negativo de usar o WordPress é que o plano gratuito é bem limitado em comparação com o pago. Há também a possibilidade de usar a versão .org, mas exige a ajuda de um programador para fazer as configurações.

Tutorial

Antes de mais nada, você vai precisar criar uma conta no WordPress para poder usar as funcionalidades disponíveis. De início, não há a necessidade de pagar ou investir em um plano premium.

Com a conta criada, procure pelo plugin Goods Catalog e busque por um template que te agrade. A instalação é bem simples e em questão de minutos ambos estarão ativados para uso.

Feito isso, é a hora de personalizar o layout para que fique mais atrativo para os visitantes. Por fim, compartilhe o link do seu WordPress com seus clientes.

Como criar um catálogo na Bagy?

A criação de um catálogo de produtos na Bagy é fácil e o processo é bastante intuitivo. Além da facilidade de uso, você consegue fazer a integração com as plataformas mais usadas no mercado.

Outro benefício de usar Bagy é que você receberá seis meses de acesso grátis aos conteúdos da Escola do E-commerce, que conta com diversas aulas para te ensinar a gerenciar seu negócio.

Caso necessário, nosso time de suporte estará disponível para solucionar dúvidas que possam surgir e te orientar para obter melhores resultados com a nossa plataforma de vendas.

Nossos clientes também recebem um Kit Canva, com mais de cem artes prontas disponíveis para que você possa usar e repaginar o aspecto visual da sua marca sem gastar nada a mais por isso.

Para criar a sua loja online, você só vai precisar de um computador ou telefone celular conectado à internet. Assista ao vídeo abaixo para entender o passo a passo, desde o cadastro até a inserção de produtos.

Nos dias de hoje, com a extrema popularização da internet e das compras online, ter um site de vendas conectado com as principais plataformas é uma vantagem competitiva para quem quer fazer sucesso com um e-commerce.

Agora que você já aprendeu como criar um catálogo de produtos e quais as suas vantagens, assim como quais são as ferramentas mais usadas, confira o site da Bagy e crie sua loja virtual com mais praticidade!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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