Vendas

8 ferramentas de gestão financeira, como funcionam e por que vale a pena usar

ferramentas de gestão financeira

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para solucionar uma dor do seu negócio, você não pode simplesmente escolher uma solução popular no mercado. É necessário conhecer a fundo o que está disponível e como cada opção pode resolver os seus problemas. Por isso, é importante conhecer mais detalhes sobre as principais ferramentas de gestão financeira.

Para quem quer ter melhores resultados, é preciso olhar não somente para ferramentas de vendas, não é mesmo? Ou seja, é necessário se organizar como um negócio para conseguir se diferenciar em um cenário de tanta competitividade. E o controle dos recursos que entram e saem do seu negócio é um dos pontos mais relevantes para ter sucesso e, por isso, é importante conhecer as ferramentas de gestão financeira disponíveis.

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital a todo o vapor, o cenário para os empreendedores é ainda melhor: são muitas opções que podem ajudar na gestão das finanças do seu negócio. Algumas gratuitas, outras mais completas, enfim, existem diferentes soluções que podem facilitar bastante o dia a dia do controle financeiro de um e-commerce, por exemplo.

O que acha, então, de dar o primeiro passo para começar a gerenciar melhor as suas finanças? Preparamos um conteúdo completo para que você possa tirar as suas dúvidas sobre o assunto e garantir o acerto na hora de escolher a ferramenta de gestão financeira ideal para o seu negócio. Continue a leitura!

1. Nibo

Uma das ferramentas de gestão financeira mais conhecida do mercado é o Nibo. O que surgiu por conta de uma dor dos seus fundadores, se tornou uma das soluções mais completas para a organização da estrutura econômica de qualquer negócio. Em vez de colocar tudo em planilhas e documentos separados, o grande diferencial é justamente conseguir reunir tudo em uma só plataforma.

E o melhor: tudo é feito de forma automatizada e integrada, evitando que informações de diferentes fontes acabem atrapalhando o seu controle. Outro recurso interessante é a possibilidade de realizar pagamentos de forma simplificada, realizar projeções por meio da ferramenta e ainda contar com relatórios gerados automaticamente para tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

Para quem ainda tem uma loja pequena, mas com números de vendas cada vez maiores, ter o controle de tudo o que está acontecendo é fundamental. E o Nibo garante que o seu negócio não acabe se atrapalhando com o tempo. Um único programa pode ser o suficiente para que todas as contas sejam feitas de um jeito que você não precise se preocupar tanto com questões ligadas a contabilidade.

2. Organizze

Outra dor muito comum para o empreendedor é conseguir administrar todas as suas contas, não é mesmo? Especialmente quando o negócio está crescendo e é preciso ter diferentes contas em bancos diferentes. Já imaginou se você pudesse reunir todas essas informações em um só lugar para otimizar o seu dia? É isso que a Organizze oferece, reunindo tudo o que você precisa em um só lugar.

Tem uma conta corrente em uma instituição, uma conta para a empresa em outra e ainda precisa acompanhar os seus investimentos? A ferramenta permite que todas essas informações sejam reunidas de forma simples e prática. A partir disso, se torna mais fácil não misturar o dinheiro pessoal do profissional e ainda possibilita o pagamento de contas e faturas.

Além disso, a Organizze produz relatórios automáticos sobre os seus gastos, entradas e saídas de todas as contas cadastradas. O que é essencial para ter maior controle sobre o seu dinheiro. Principalmente para quem ainda não conseguiu separar muito bem o que é pessoal e o que referente ao seu negócio, o aplicativo pode facilitar bastante essa gestão de um modo simples e prático.

3. Minhas Economias

Se os seus clientes fazem compras pelo celular, por que você não pode controlar as finanças da sua loja pelo mesmo aparelho? É exatamente isso que oferece o aplicativo Minhas Economias. O melhor de tudo: não é preciso gastar nada, já que a plataforma é online e totalmente gratuita. Basicamente, é uma versão simples e eficiente de um software de gestão para o seu negócio.

Todas as suas vendas e despesas podem ser computadas no aplicativo, fazendo tudo pelo celular e de qualquer lugar. Com todas as informações reunidas em um só lugar, fica mais fácil controlar os seus gastos e evitar problemas mais graves que possam comprometer o futuro do seu negócio. Para quem tem uma condição financeira mais apertada, esse aplicativo prático pode ser o mais adequado.

4. Guiabolso

Outra ferramentas de gestão financeira muito popular e prática de ser utilizada é o Guiabolso. A ideia principal é reunir tudo o que você tem nos bancos e nos seus cartões em uma única solução online. A ferramenta ainda oferece análises e relatórios personalizados para que você possa acompanhar mês após mês os resultados do seu negócio e, é claro, das suas finanças pessoais também.

Um dos diferenciais do Guiabolso é a possibilidade de encontrar soluções que ajudem a resolver as suas dores. Imagine que a ferramenta identificou uma falta de capital de giro regularmente. Ela pode sugerir uma instituição financeira que ofereça as melhores condições para, por exemplo, pegar um empréstimo. A possibilidade de usar o aplicativo em qualquer lugar também é um diferencial.

5. Toshl Finance

Apesar de não oferecer tantos recursos como outras das ferramentas que listamos ao longo deste conteúdo, o aplicativo Toshl Finance também pode ser uma opção interessante para o seu controle financeiro. Com gráficos diferenciados, você consegue visualizar todo o seu cenário financeiro de forma mais lúdica, o que pode facilitar o controle de todas as suas informações e permitir a tomada de decisão mais precisa.

6. CoinKeeper

Um aplicativo internacional que também tem feito sucesso no mercado brasileiro é o CoinKeeper. Você precisa apenas instalá-lo em seu celular para ter acesso a uma série de recursos muito importantes para uma gestão eficiente. Assim como outras opções que mostramos por aqui, se trata de um integrador de todas as suas informações mais relevantes do ponto de vista financeiro.

Contas, cartões e pagamentos, independentemente de qual instituição seja, você consegue gerenciar todos esses dados em um só lugar. Mais do que isso, você ainda tem acesso a vários recursos automatizados que ajudam no processo de tomada de decisão, por exemplo, com dados se transformando em insights de forma automática para evitar seguir pelo caminho errado e, quando necessário, realizar os ajustes rapidamente.

O recurso de calendário também é interessante, tornando mais simples a visualização dos seus gastos futuros, por exemplo. Além disso, a definição de limites é outro diferencial do CoinKeeper, possibilitando um maior controle financeiro no seu dia a dia. Assim, fica mais fácil evitar que os gastos ultrapassem o que foi definido anteriormente no seu planejamento, por exemplo.

7. Bkper

Já pensou se você pudesse usar modelos parecidos com as soluções do Google para controlar todas as despesas do seu negócio? É exatamente isso que o Bkper tem para oferecer aos seus usuários. Com um layout muito simples de ser compreendido, o empreendedor tem todas as informações que precisa de forma simples e prática, sem perder muito tempo com burocracias e tecnicalidades.

8. Conta Azul

Com o seu foco voltado para pequenos empreendedores, o Conta Azul é uma das principais soluções do mercado para a gestão das finanças de um negócio. Os seus ideais são simples: facilitar o controle financeiro da empresa diariamente, mesmo para aqueles profissionais que não têm tanto conhecimento sobre os termos financeiros ou mesmo conceitos importantes sobre o assunto.

Um dos destaques dessa solução é a possibilidade de integrar não apenas a parte financeira de um negócio, mas tudo o que está relacionado. O controle fiscal, por exemplo, também pode ser feito por meio dessa solução, assim como o monitoramento das vendas da sua loja. Assim, de forma integrada, é possível ter o maior controle sobre tudo o que está acontecendo no seu negócio.

Esse diferencial é importante porque muitas empresas acabam tendo dificuldades em gerenciar questões mais técnicas e burocráticas, especialmente na parte fiscal. Com todas as informações concentradas em um só lugar e orientações automatizadas sobre valores que devem ser pagos e outras questões, fica mais simples gerenciar essas questões mais técnicas, porém importantes para a sua loja.

As ferramentas de gestão financeira são fundamentais para que uma loja deixe de ser apenas um complemento e se torne um negócio maior. Especialmente para quem quer ter sucesso no médio e longo prazos, é essencial investir no controle financeiro da loja, evitando que um período ruim se torne um problema maior do que deveria ser ou que meses bons de vendas criem um cenário de imprecisão para o futuro do negócio.

Com a organização financeira em dia, você pode se concentrar cada vez mais em conseguir conversões para a sua loja. O que acha, então, de conferir algumas das nossas dicas sobre como vender mais com o seu e-commerce? Então confira outro artigo do nosso blog e aprenda como calcular a margem de lucro de um produto.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.