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Vendas

Descubra agora como atrair vendas boas para o seu negócio

Como atrair vendas boas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como atrair vendas boas é uma consequência para empresas que conseguem se estruturar bem. Para isso, é importante pensar em todos os campos do negócio de maneira estratégica.

Vender é sempre bom, mas há algumas vendas que trazem impactos positivos maiores às empresas. Diante disso, o grande desafio é garantir que um negócio possa gerar essas oportunidades cada vez mais. Vendas boas são aquelas que geram lucro, mas que também têm potencial de fazer com que um simples consumidor se torne um cliente fiel.

No entanto, não é fácil repetir esses resultados a todo tempo. Há muitas questões envolvidas em uma atividade de vendas constante e que fortaleça o negócio. Isso depende de entender seu público, saber como trabalhar estratégias de marketing, além de uma série de outros fatores. Quando tudo é combinado, a empresa pode se tornar uma forte concorrente no mercado.

Este conteúdo vai mostrar como fazer vendas boas e de que maneira preparar seu negócio para que se torne uma companhia com grandes resultados. Acompanhe!

O que são vendas boas?

Vendas boas são aquelas que geram boa margem de lucro para o negócio e ainda proporcionam satisfação ao cliente. Assim, ao mesmo tempo que a empresa alcança seu objetivo principal, que é faturar, também consegue conquistar um cliente.

Gerar cada vez mais essas vendas boas é uma tarefa não tão simples assim. Por mais atrativo seja seu produto e com bom preço, nem sempre essas questões se destacam. O motivo é que vender bem depende de uma série de fatores estratégicos e comerciais.

As vendas boas não são obra do acaso. Empresas que conseguem ter resultados de destaque se preparam para isso, o que é o grande desafio.

Qual a importância de adotar boas estratégias de vendas?

As estratégias de vendas garantem, em primeiro lugar, que uma empresa possa alcançar seus objetivos. Se a ideia é vender R$ 500 mil no ano, é importante planejar cada ação, seja de marketing, seja operacional, para que a empresa vá na direção desse objetivo.

Quando uma estratégia de vendas é pensada, há indicadores a serem monitorados, boas práticas a serem seguidas e um processo comercial mais bem estruturado. Ao criar esse ambiente perfeito, empresa e consumidor se encontram em momentos mais qualificados, o que gera um bom volume de vendas e, principalmente, vendas boas.

Portanto, ter uma estratégia de venda qualificada vai permitir o desenvolvimento do negócio e a maior aproximação com o público. Esses ganhos acontecem em meio a faturamento potencializado e margens de lucro maiores.

Como atrair vendas boas para o negócio?

Para que sua empresa consiga ter mais vendas boas em seu histórico comercial é importante trabalhar em vários campos do negócio. Do marketing ao design de produto, cada detalhe e questão deve ser considerada um fator estratégico. Quando tudo é pensado dessa forma, sua empresa não deixa nenhuma brecha para a concorrência.

Portanto, vendas boas dependem de adequação estratégica. A seguir, você entende como fazer isso para atrair os resultados esperados.

Estude o perfil do seu público-alvo

Comece estudando o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que seu negócio deseja alcançar. Se você vende, por exemplo, sapatos de couro vegano, então você sabe que seu público principal são pessoas veganas. Isso pode variar, mas há uma ideia sólida de quem será o consumidor. Entretanto, aprofundar essa análise se faz indispensável.

É importante saber onde seu consumidor está, qual é a faixa-etária dessas pessoas, qual o gênero, entre outros pontos. Depois de descobrir esses dados demográficos e características mais gerais, estude o comportamento e defina a persona. Assim, há boas possibilidades de adequar toda a atuação da sua empresa em favor de quem é o cliente dela.

Evidencie os diferenciais do seu produto

Seu produto certamente tem características e oferece possibilidades que o torna mais interessante e capaz de ser competitivo. Se são detalhes que trazem essa percepção de algo que se destaca, o papel da empresa é saber valorizar isso. Afinal, nem sempre os consumidores conseguirão ter essa percepção por conta própria.

Na hora de divulgar seu produto, fale sobre esses diferenciais. Você pode até mesmo focar nesses detalhes como os pontos principais de destaque. Por vezes, consumidores se mantêm clientes de empresas que nem mesmo os atendem mais porque não olham para os concorrentes. Seu papel é justamente ajudar o consumidor a enxergar você e se tornar cliente.

Adapte a linguagem

As definições de público-alvo e persona vão ajudar a saber características importantes do seu público, o que deve ser usado a favor da empresa na comunicação. Em outras palavras, quando você sabe para quem está vendendo, consegue “falar a língua” dessas pessoas. Isso é importante para gerar maior envolvimento e proximidade.

Você já deve ter reparado que algumas empresas têm uma comunicação mais jovem e descolada de outras. Essa escolha não é por acaso, e sim porque o público dessas marcas é muito mais aberto a esse tipo de linguagem. Logo, você deve fazer o mesmo, escolhendo a melhor maneira de falar com seu público, de acordo com quem são essas pessoas.

Fortaleça a sua reputação

Uma empresa precisa ter uma reputação intocável para conseguir se manter sólida no mercado, principalmente se for concorrido. Para construir isso é importante investir em três pilares essenciais:

Se sua empresa vende um produto bom, por um preço baixo, mas a atrasa a entrega, nenhum dos dois fatores positivos adiantou. Da mesma forma, não adianta entregar no dia seguinte, mas não conseguir atender uma devolução ou troca. A reputação da sua empresa está em jogo a todo momento e é necessário protegê-la fazendo um bom trabalho em cada área.

Qualifique os leads

Os leads vão chegar a todo tempo se seu time de marketing trabalhar com uma boa estratégia de captação. Passada essa primeira parte, o trabalho segue com a qualificação, e é aí que sua empresa vai ficar mais perto, ou mais longe, de conseguir vendas boas para o negócio.

A etapa de qualificação consiste em detectar quais leads estão mais propensos a se tornarem clientes. Para isso, avalie se são pessoas que se encaixam na sua ideia de público-alvo e persona e selecione esses contatos. Investir em relacionamento com mais intensidade nessas pessoas é fundamental, uma vez que têm grande potencial de compra.

Valorize a experiência

A experiência de compra é um dos pilares das empresas atualmente, principalmente quando falamos de vendas online. Isso porque o consumidor espera que todo o processo seja impecável, do momento em que descobre a empresa até depois de comprar algo. Por isso, é obrigação da empresa pensar em todas essas etapas e utilizá-las.

Uma experiência qualificada deve pensar em:

  • uma boa estratégia de marketing de conteúdo para atrair leads e entregar valor;
  • uma navegação qualificada dentro do site;
  • atendimento impecável;
  • logística de envio ágil;
  • pós-venda de qualidade.

Lembre-se de que uma experiência de qualidade só se concretiza quando todos esses fatores acontecem. A jornada completa deve ser considerada na hora de gerar uma boa impressão no seu consumidor.

Faça um mix de produtos

O mix de produtos é a seleção de itens que você vai oferecer na sua loja. Portanto, o ideal é pensar em mercadorias que sejam realmente interessantes para o consumidor, mas que também sejam boas para o negócio. Por isso, você deve pensar em alguns fatores na hora de definir o mix de produtos, como:

  • tenha produtos com alta procura;
  • ofereça apenas produtos que tenham a ver com seu negócio e seu público;
  • ofereça as melhores marcas;
  • considere a relação entre custo de aquisição/fabricação e margem de lucro em cada unidade de mercadoria;
  • ofereça itens únicos que não tenha no mercado;
  • ofereça também produtos que seus concorrentes também vendem, assim você gera disputa de mercado.

Realize promoções

As promoções têm sempre a capacidade de atrair o interesse dos consumidores e gerar vendas boas. Você pode apostar nessa estratégia em vários momentos, como:

  • em datas especiais (Natal, Black Friday, Dia do Consumidor, entre outras);
  • para limpar o estoque de produtos encalhados;
  • para conquistar novos clientes;
  • entre uma coleção e outra para evitar estoque parado.

Um detalhe interessante sobre as promoções é que não servem somente para vender mais, mas também para manter o consumidor satisfeito. As pessoas vão se sentir muito interessadas em comprar bons produtos por um preço abaixo do normal.

Aposte em inovação

Inovação, diferente do que muitos pensam, não está ligada somente à tecnologia. Inovar é propor algo novo e nunca antes feito, seja isso um método de vendas, um tipo de atendimento, um produto e, também, uma tecnologia. Portanto, há muitas formas de inovar na atividade da sua empresa, muitas vezes gastando pouco por isso.

Você pode inovar, por exemplo, na hora de criar um programa de fidelidade com um sistema de funcionamento nunca antes visto no mercado. Para ter boas ideias, é fundamental sempre estimular seus funcionários, fortalecendo a cultura de inovação no negócio. Esse é o melhor caminho para chegar em soluções incríveis.

Invista em materiais de divulgação

Divulgar uma empresa é uma prática bastante comum e crucial para atrair vendas boas. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado! Portanto, faça questão de colocar sua empresa sempre em destaque, seja nas ruas, seja na internet. Lembre-se de que a escolha desses meios de divulgação deve ser feita pensando no consumidor.

Se o seu público é mais digital, as redes sociais devem ser canais precisos para a divulgação. Aposte em Instagram e Facebook, prioritariamente. Esse trabalho precisa também ser regular para garantir o espaço da sua empresa nessas plataformas. A consistência ajuda a colocar a empresa sempre viva na mente do consumidor.

Foque na escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica voltada para o atendimento. A ideia por trás dessa metodologia é dar ao seu consumidor a possibilidade de falar e ser ouvido. Ou seja, sua empresa vai valorizar o que essas pessoas têm a dizer e agir a partir disso. Afinal, a opinião de quem compra da sua empresa precisa ser levada em consideração.

Essa escuta ativa é feita, primordialmente, no atendimento. Isso garante solucionar problemas com total dedicação, levando o consumidor à satisfação máxima. No entanto, você pode estender essa mentalidade ao monitoramento de redes sociais e das avaliações de produtos. Assim, dá para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa e usar esse feedback para propor melhorias.

Faça follow-up de clientes

O follow-up é um trabalho de acompanhamento do cliente, ou seja, manter contato com essas pessoas para que saibam que sua empresa está sempre ali. Isso pode ser feito com pessoas que estão na sua base de clientes recorrentes ou com aqueles consumidores que compraram uma vez, avaliaram a empresa bem, mas nunca mais voltaram.

Parte dessa estratégia é baseada em mostrar que sua empresa está interessada em manter aquelas pessoas por perto. A outra proposta é garantir que as melhores ofertas, conteúdos e oportunidades cheguem a essas pessoas sempre. Manter a proximidade é fundamental para que o relacionamento entre empresa e cliente se mantenha firme.

Conte com um bom site

Todo esse potencial de vendas gerado por seu negócio depende de uma boa plataforma de vendas para se concretizar. Hoje, um site é uma das melhores opções possíveis, já que gera uma experiência de qualidade e é um ambiente seguro e funcional. Portanto, se você ainda não tem um site, a Bagy é uma ótima opção para começar a montar o seu.

Seu site deve ser baseado em alguns pilares essenciais quando falamos de e-commerce. São eles;

  • rapidez na navegação;
  • design responsivo para funcionar bem em smartphones e tablets;
  • descrição detalhada de produtos;
  • fotos de qualidade dos produtos;
  • segurança com as informações dos consumidores.

Como mensurar os resultados?

Para mensurar será necessário determinar alguns indicadores de vendas e de captação de leads. Quem vende online precisa contar com a ajuda de algumas ferramentas de monitoramento de resultados e métricas, como o Google Analytics.

Você também pode usar as soluções integradas de redes sociais como Instagram e Facebook. Dentro do próprio aplicativo é possível acessar os dados referentes ao engajamento e vendas, duas das categorias de métricas mais importantes.

Vendas boas acontecem quando seu negócio se prepara para elas. Portanto, saiba que esses resultados são apenas uma consequência de um trabalho que precisa ser estratégico e mantido a longo prazo de maneira consistente.

Além de vender mais, é importante que seu negócio também consiga fazer vendas mais altas para cada cliente. Entenda como aumentar o ticket médio do seu negócio! Agora que você já entende como atrair vendas boas, chegou a hora de ter a sua própria loja online. 

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Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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