Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Logística Integrada: o que é e como implementar no seu negócio para garantir melhor gestão do estoque

Aprenda o que é logística integrada

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A logística integrada melhora a comunicação na empresa e garante melhor gestão de estoque e processo de envio de mercadorias. Criar um bom fluxo de etapas e ter os recursos mais modernos é essencial para isso.

O segredo do sucesso de muitos e-commerces não se concentra apenas nos produtos vendidos ou nos preços competitivos. Esses fatores são muito importantes, mas cada vez mais há uma questão que se destaca: a experiência de compra. E pensando nisso, não há dúvidas que a logística integrada tem papel de protagonismo em lojas virtuais.

Não importa seu segmento, nicho, público ou estratégia comercial. Desde que seu negócio seja capaz de receber um pedido e fazê-lo ser enviado o mais rápido possível, há boas chances de sua empresa conseguir crescer no mercado. Mas para que isso aconteça, é importante entender mais sobre o assunto e estruturar uma boa logística.

Por isso, neste conteúdo vamos tratar sobre logística integrada e como colocar isso em prática. Acompanhe para potencializar seus resultados!

O que é a logística integrada?

Logística integrada é o trabalho que garante que empresas de e-commerce sejam capazes de ter um eficiente sistema de armazenamento, gestão e envio de produtos. Para que isso seja possível, todas as etapas do trabalho precisam estar interligadas, ou seja, integradas a nível de fluxo de informação.

Diferentemente do que podemos imaginar ao pensar rapidamente, a logística vai muito além de conseguir enviar pedidos a tempo para que eles cheguem o mais rápido possível ao consumidor. Na verdade, essa é só a última etapa de trabalho. Para que ela aconteça com fluidez e dinâmica, há muitos outros esforços envolvidos.

Por conta dessa necessidade de agilidade e eficiência, a logística integrada foi pensada como a solução perfeita para que não se perca informações importantes no caminho. A integração é a garantia de que empresas vão manter todas as fases da logística devidamente gerenciadas, focando em ganho de tempo e comunicação impecável.

Para que serve a logística integrada

A logística integrada é um método de trabalho baseado em tecnologia. Para que realmente haja a integração entre setores e etapas de trabalho, é necessário utilizar um sistema de gestão logística. Assim, as informações registradas em cada fase das tarefas será acessada e monitorada por cada pessoa e departamento envolvido no processo.

A partir disso, a logística integrada ajuda um e-commerce a manter uma estrutura de trabalho bem estruturada, mais ágil e eficaz. Entenda a seguir como de que maneira a logística integrada favorece empresas.

Integrar etapas

O nome logística integrada não é à toa. O grande diferencial dessa estrutura de trabalho é que cada etapa está diretamente ligada à outra por meio de um sistema de comunicação automatizado. Ou seja, quando chega um carregamento de produtos, rapidamente esses volumes são registrados no sistema de estoque e todo o setor logístico passa a ter controle sobre baixas ou novas entradas.

Da mesma forma, quando uma venda acontece no site, o estoque recebe a informação e a baixa acontece de maneira automática. Depois disso, o faturamento prepara sua parte, emite a nota fiscal e, por fim, a etapa de despacho, que é o embalo e envio, acontece. Toda essa comunicação acontece de maneira ágil porque a logística tem todas as suas etapas integradas entre si.

Manter boa comunicação com fornecedores

A integração também se estende aos fornecedores do e-commerce. Quando isso acontece, a empresa consegue manter uma conexão direta com essas empresas, o que permite emitir novos pedidos de compra de maneira muito mais rápida e facilitada. Assim, e-mails e ligações telefônicas são dispensadas.

Em alguns casos, dependendo do sistema de gestão utilizado, o próprio fornecedor consegue monitorar os níveis de determinado produto em estoque. Dessa forma, essa empresa já pode por conta própria solicitar uma nova venda ao e-commerce, que se limita a autorizar. A integração torna a comunicação muito mais dinâmica até com parceiros externos.

Agilizar a entrega de mercadorias

Quando você se perguntar qual a importância da logística integrada, lembre-se de que essa organização de trabalho é fundamental para fazer mercadorias chegarem mais rapidamente aos consumidores. Isso gera uma impressão muito positiva sobre o e-commerce, o que resulta em fidelização dos clientes.

Essa estrutura de logística integrada faz com que a comunicação seja mais rápida. Ou seja, quando a venda é feita no site, rapidamente os setores responsáveis são comunicados, executam a tarefa que é de responsabilidade e, por fim, a mercadoria fica pronta para envio. Logo, esse processo com várias etapas é acelerado ao máximo!

Ter uma boa logística reversa

A logística integrada serve também para ter uma logística reversa que funcione de maneira mais organizada e com maior rapidez. Frequentemente, vai ser necessário receber mercadorias provenientes de trocas e devolução. Para a empresa, quanto mais rápido este retorno acontecer, melhor!

A logística reversa também demanda um nível maior de organização e isso só é possível com a integração, que resulta em comunicação mais dinâmica. Portanto, não adianta pensar só em entregas mais rápidas para conquistar seu cliente. Essas pessoas também levam em consideração a capacidade da sua empresa em fazer uma troca com agilidade.

Como funciona a logística integrada

Uma boa logística integrada é composta por algumas etapas essenciais que fazem tudo funcionar bem. Em algumas empresas, pode ser que haja mais setores dentro da estrutura clássica, o que realmente varia. Mas a espinha dorsal, desde que integrada, vai cumprir o trabalho com eficiência. Saiba a seguir quais são essas etapas e como elas ajudam a compor a logística integrada de um e-commerce.

Controle de estoque

Tudo começa pelo estoque e pelo controle dos volumes de produtos. Toda vez que uma compra é realizada no e-commerce, a primeira informação vem para este setor. Automaticamente, com a devida integração com o site, é dada a baixa da unidade comprada no estoque. Esse controle também acontece quando novas mercadorias chegam.

Separação

Baixa registrada, agora começa o processo de separação. Uma pessoa responsável vai até o estoque e recolhe os produtos em questão para prepará-los para o envio. Nessa etapa, esse profissional também vai preparar a embalagem necessária para um transporte seguro e que garanta a chegada em ótimas condições ao consumidor.

Faturamento

Já com o produto embalado, o setor de faturamento vai realizar todo o registro fiscal e emitir a nota fiscal com os devidos recolhimentos de impostos. Uma via desta nota ficará arquivada digitalmente para a empresa, outra será enviada ao comprador por e-mail, enquanto uma terceira cópia é impressa e anexada ao pacote de envio.

Despacho

Com a nota fiscal já anexada ao pacote, o setor de despacho é notificado depois que a fase de faturamento é finalizada. Por fim, esse produto é enviado aos correios, à transportadora, ou é retirado, em caso de coleta. O setor de despacho deve monitorar essa fase, independentemente do método utilizado pela empresa.

Vantagens da logística integrada

O trabalho de logística integrado tem sido amplamente adotado por e-commerces no Brasil e no mundo, o que não acontece por acaso. Essa comunicação mais dinâmica traz muitas vantagens para empresas que querem se manter eficazes e bem estruturadas em seus processos. A seguir, conheça as vantagens desse trabalho!

Reduzir custos operacionais

Uma operação digitalizada e integrada, além de ser mais rápida e eficiente, também custa muito menos. A comunicação mais ágil reduz a margem de erros que podem gerar prejuízos para as empresas. Além disso, os custos relacionados a cada um dos trabalhos executados nesse ciclo de atividades logísticas é muito menor quando há tecnologia de integração.

Aumentar lucro

O lucro de um e-commerce não depende somente da diferença entre o preço de custo de um produto e seu preço de venda. Se você começa a ter pequenos prejuízos, cada vez mais o seu lucro será reduzido. Quando se tem uma logística integrada, as perdas ocasionadas por má gestão de estoque e outras falhas tendem a reduzir. Assim, mesmo que você não fature mais, o seu lucro não é prejudicado e só tende a aumentar.

Otimização do tempo

Talvez a principal vantagem da logística integrada seja o aumento da agilidade em tarefas simples e corriqueiras na rotina de um e-commerce. Com pessoas se comunicando com maior agilidade e sendo notificadas sobre etapas de trabalho de maneira instantânea, todo mundo sabe quando é hora de entrar em ação. Essa otimização, base da logística integrada, cria um ciclo de ações muito dinâmico, otimizando o tempo de trabalho.

Vantagem competitiva

Se sua empresa consegue ter uma gestão mais inteligente e qualificada da logística, tenha certeza de que isso será um diferencial diante das outras concorrentes. Não são todos os e-commerces que têm a preocupação de ter uma logística de ponta, que funcione de maneira integrada. Portanto, se você se preocupa com isso, tem uma vantagem competitiva!

Diminuir riscos

Riscos de perdas de produtos, por exemplo, são altos para estruturas logísticas pouco organizadas ou em que não há uma comunicação integrada. Sem automatizar esse controle, também há possibilidades de que produtos simplesmente “sumam” no estoque. A melhor saída para evitar isso é integrar todas as etapas do processo, fazendo isso de maneira digital.

Gestão de estoque eficiente

A gestão de estoque é um dos pilares de uma logística que funciona realmente bem. Negligenciar essa parte do trabalho é “fácil”, justamente porque é uma etapa que demanda investimentos e bastante esforços. No entanto, se você entende o peso de uma boa gestão de estoque e deseja preparar seu e-commerce para não falhar nessa parte, certamente suas escolhas precisam ir em direção da logística integrada.

Satisfação dos colaboradores

Um processo logístico bem estruturado e que funcione bem também gera muitos benefícios aos colaboradores nele envolvidos. Essas pessoas terão mais informação, serão notificadas sobre pedidos no tempo certo e terão os recursos necessários para cumprir com suas obrigações nessa jornada de etapas. A organização adequada traz mais tranquilidade para trabalhar e possibilita um bom desempenho.

Como implementar a logística integrada no seu negócio

Se você chegou até aqui e entendeu qual a importância da logística integrada e que essa estrutura pode fazer diferença na sua empresa, ótimo. Agora, podemos ajudar você a estruturar a melhor organização para seu e-commerce. Saiba como no passo a passo a seguir!

Conte com uma solução digital

Antes de tudo, se você deseja ter uma logística integrada, é necessário contar com um sistema que seja capaz de integrar cada uma das etapas do trabalho. Como já explicamos neste conteúdo, são vários momentos de tarefa até que um pedido seja despachado.

Com um sistema automatizado e integrado, cada pedido vai gerar uma sequência de notificações, de acordo com a progressão do trabalho. Assim, cada setor responsável vai saber em que etapa esse pedido está, o que permite ter uma comunicação muito mais dinâmica, além de acelerar o trabalho como um todo.

Capacite pessoas

Não adianta ter somente a melhor tecnologia e uma ideia concreta de logística integrada se as pessoas não são consideradas neste processo. Portanto, deve haver a preocupação de garantir que todo mundo esteja realmente capacitado para este trabalho.

O que sua empresa precisa fazer é preparar essas pessoas adequadamente. Portanto, ofereça treinamentos, workshops e o que mais for necessário, e possível, para preparar todos adequadamente. Sem pessoas qualificadas, nada do que você pensou para a logística vai funcionar.

Estruture o fluxo logístico

Determinar quando será essa sequência de ações necessárias dentro da rotina logística é também fundamental para que colaboradores saibam exatamente o que fazer. Criar uma estrutura e “desenhar” esse fluxo é uma das partes essenciais do trabalho.

O ideal é pensar em todas as necessidades que uma empresa tem em relação à logística, não só no momento de despachar pedidos, mas também no controle de entrada de mercadorias. A comunicação também deve estar devidamente detalhada nesse fluxo, tendo em vista que essa é uma das partes mais importantes do trabalho.

Monitore e otimize

Por fim, depois de ter o fluxo logístico bem definido e aplicar isso no seu sistema escolhido, o trabalho deve seguir com o monitoramento dos resultados. Isso pode ser feito com a escolha dos KPIs ideais para o acompanhamento da eficácia logística.

Com isso, vai ser possível acompanhar esses números e entender se estão satisfatórios. A partir daí, fica mais fácil propor mudanças e ajustes precisos que vão ajudar a empresa a melhorar continuamente.

A logística integrada é a melhor escolha para um e-commerce que deseja ter desempenho de destaque nos dias atuais. Portanto, pense em estruturar seu fluxo desta maneira e não se esqueça de contar com a tecnologia para isso.
Curtiu este conteúdo? Aproveite e saiba mais como estruturar a logística de um e-commerce!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.