Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Relatório de vendas para e-commerce: como fazer o seu focado em resultados

Aprenda como criar um relatório de vendas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O relatório de vendas para e-commerce é utilizado para reunir informações relevantes sobre a atividade de uma loja virtual, medir o desempenho de estratégias de marketing e auxiliar a gestão comercial do negócio. É importante conhecer suas características e saber como criá-lo!

Mesmo para quem está começando, é fundamental medir o desempenho das estratégias de venda online. Esse trabalho vai muito além de acompanhar o número de compras realizadas e também deve ajudar a empreendedora a ter uma visão ampla de toda a operação do negócio, da divulgação ao pós-venda.

Os relatórios de venda são especialmente indicados para empresas que ainda não contam com um sistema de gestão integrado, serviços conhecidos como ERP’s que são capazes de integrar bancos de dados, coletar informações e realizar esse tipo de acompanhamento automaticamente.

Se você faz parte desse grupo, não se preocupe. Saiba que é possível criar relatórios precisos capazes de auxiliar a sua tomada de decisão da mesma forma. E é isso que ensinamos você a fazer neste artigo, que traz também detalhes e dicas sobre essa tarefa essencial. Vamos lá?

O que é e qual a importância de um relatório de vendas?

O relatório de vendas é um documento que pode reunir informações de diferentes setores de um negócio, além das vendas, propriamente ditas. Tecnologia, marketing, atendimento, estoque e logística, por exemplo, são áreas que podem agregar informações importantes sobre o desempenho comercial de um e-commerce.

Os dados integrados nesse relatório podem ser citados e expostos de diferentes formas, mas é fundamental que eles façam sentido e contribuam, de alguma forma, com o objetivo definido para esse trabalho. De maneira geral, o seu papel é medir a performance de toda a operação do empreendimento e descobrir formas de melhorá-lo em todos os aspectos.

Entre outras funções, o relatório de vendas pode:

  • identificar falhas ou gargalos na jornada de compra;
  • destacar produtos com maior demanda e que devem estar sempre presentes no estoque;
  • mapear a sazonalidade do mercado, definindo períodos de maior e menor movimentação;
  • ajudar a entender o perfil de quem compra na sua loja e a criar personas.

Quais métricas não podem faltar no seu relatório de vendas?

As métricas são indicadores usados para nos auxiliar a medir e a orientar as ações de um empreendimento. Elas devem, portanto, ser relevantes e coerentes com o que o seu e-commerce necessita de modo que possam contribuir, de fato, para os resultados que você busca.

A seguir, apresentamos as principais métricas utilizadas em lojas virtuais e que, certamente, devem fazer parte da análise do seu relatório de vendas. Confira!

Crescimento das vendas no período

Essa é a métrica mais popular e a que mais gera ansiedade nos empreendedores que estão dando seus primeiros passos. Ela consiste em fazer uma relação entre o número de vendas do período atual e o anterior para definir o quanto (em porcentagem) houve de aumento ou redução.

Taxa de upsell e cross sell

Upsell e cross selling são estratégias de venda que buscam aumentar o valor investido pelo cliente na compra. A primeira, consiste em oferecer uma versão mais atual ou completa da mercadoria, a segunda, um produto complementar para ser adquirido junto. 

Essas práticas podem contribuir muito para o crescimento do número de vendas e, por isso, é importante descobrir a porcentagem que representam no número total de compras realizadas.

Desempenho por produto comercializado

Você também pode analisar a performance dos seus produtos individualmente para definir quais deles merecem prioridade na reposição do estoque e para orientar atualizações no seu catálogo. Outra possibilidade é realizar testes comparando o resultado de ações distintas aplicadas a diferentes produtos.

Performance por canal

Cada um dos seus canais de marketing e vendas gera custos para o negócio. Além disso, é importante você entender quais dispositivos e plataformas seu público mais utiliza para alinhar sua estratégia ao comportamento dessas pessoas.

Evolução do ticket médio

Diretamente beneficiado pelo up e pelo cross sell, o ticket médio é o valor médio gasto por seus clientes em compras no seu e-commerce. Comparar sua evolução com as ações realizadas no seu negócio nos ajuda a identificar meios de aumentá-lo, ou seja, fazer seus clientes comprarem mais.

Dias e horários com maior conversão

Em marketing e vendas, conversão é quando o consumidor toma a atitude que queremos, como acessar uma página, clicar em um anúncio ou concluir uma compra. Entender os horários e dias em que isso acontece com maior frequência é essencial para melhorar o engajamento das suas publicações e, principalmente, para aumentar o retorno do seu investimento em anúncios.

Custo por aquisição de cliente (CAC)

O CAC é uma das métricas mais famosas do marketing digital. Seu objetivo é justamente descobrir o quanto a sua empresa está investindo (em produção de conteúdo, campanhas e promoções) para conseguir um novo cliente. É fundamental para medir o desempenho de estratégias de marketing, mas também ajuda a entender a resposta do público a um serviço ou produto.

Lifetime Value (LTV)

O LTV pode ser entendido como a “vida útil” de um cliente, ou seja, o total de receita que ele gera ao longo de todo o relacionamento com a sua empresa. Essa métrica nos permite fazer previsões de faturamento e definir metas de longo prazo.

Taxa de abandono de carrinho

Identificar a proporção de usuários do e-commerce que montam carrinho e não finalizam a compra nos ajuda a descobrir problemas no fechamento. Quando essa taxa é elevada, é necessário realizar melhorias nas ações que estimulam a tomada de decisão de compra do cliente.

Desempenho do ciclo de vendas

Mapear as etapas do ciclo de venda dos seus produtos permite acompanhar com precisão a evolução dos seus consumidores nesse processo. Dessa forma, podemos identificar gargalos que os impedem de avançar para as próximas etapas e providenciar ajustes pontuais com resultados rápidos.

Taxa de conversão na pré venda

O relacionamento com o cliente, muitas vezes, começa bem antes da compra. Os famosos leads, contatos de venda que autorizam o envio de mensagens diretas, seja por e-mail, seja por chat, são também um tipo de conversão extremamente importante. Por meio dessa proximidade, você aumenta suas chances de educar esse consumidor e transformá-lo em um cliente.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica ampla capaz de revelar se o seu negócio está obtendo retorno ou não. Um ROI positivo significa que sua empresa está ganhando mais do que investe, um ROI negativo, o oposto.

Sua fórmula consiste em subtrair o faturamento pelo investimento e dividir o resultado, mais uma vez, pelo investimento realizado no período. Você pode transformar o valor em porcentagem multiplicando-o por cem.

Como fazer um relatório de vendas para e-commerce?

Esse documento pode ser elaborado de diferentes formas. É por isso que você encontra, facilmente, vários modelos de relatório de vendas na internet para utilizar no seu negócio. No entanto, independentemente do formato, é importante definir alguns pilares na sua elaboração. Você os confere a seguir!

Objetivo do relatório

Esse é o primeiro passo do seu trabalho e o que dará um horizonte para todas as próximas tarefas. O objetivo do seu relatório de vendas deve contemplar aquilo que o seu e-commerce necessita, no momento e no futuro. É a partir dessa definição que você selecionará métricas e saberá quais informações deverão ser coletadas e analisadas.

Coleta de dados

Uma vez esclarecidas as informações necessárias para criação do documento, é necessário definir o processo de coleta. Os dados podem ser obtidos em anotações, ferramentas de redes sociais, serviços de publicidade online, bem como em plataformas de e-commerce.

Quem tem uma loja Bagy, por exemplo, consegue coletar dados de venda facilmente pelo app.

Abra seu aplicativo Bagy e clique em Atividade, localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Clique em Ver venda, no canto superior direito da tela.

Pronto. Você conseguirá visualizar dados das vendas em três categorias: Semana, Mês e Ano.

Periodicidade

Para acompanhar a evolução do seu negócio, é importante que a criação do relatório de vendas seja periódica de modo que seja possível comparar os dados entre épocas diferentes. Esse trabalho pode ser mensal, trimestral ou anual, mas se tratando de uma operação comercial, quanto menor o espaço entre as análises, melhor.

Linguagem

Sim, precisamos nos preocupar com a linguagem adotada e a apresentação do documento, pois muitas pessoas necessitam dele, incluindo quem não participou da sua criação. Em muitos casos, é recomendável criar diferentes versões de acordo com o público a qual se dirige.

Equipes de marketing e vendas, por exemplo, gostam de ter acesso a todos os detalhes do relatório para realizar melhorias com maior precisão. Por outro lado, gestores podem preferir um resumo das informações, apenas para ter uma visão geral do negócio.

Agora que você sabe como criar um relatório de vendas para e-commerce, não perca tempo e trate de adotar essa ferramenta na rotina do seu negócio. Esse é um instrumento importantíssimo para acompanhar o desenvolvimento da sua loja no mercado e também para identificar problemas e oportunidades com rapidez e precisão.

E para você que ainda não conhece a Bagy, ela é uma das plataformas de e-commerce mais completas do mercado.

Acesse o nosso site e confira todas as vantagens de ser uma lojista Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.