Vendas

10 ferramentas de vendas que vão aumentar a sua produtividade e impulsionar seu negócio

Conheça as ferramentas de venda

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Ferramentas de vendas são aplicativos ou softwares utilizados para otimizar o seu processo de vendas, aumentar sua produtividade e atender melhor os clientes. Melhore seus conteúdos de marketing, o atendimento ao cliente, a gestão de redes sociais e venda muito mais na internet!

Ferramentas de vendas podem ajudar até os melhores vendedores. Você pode ter a melhor abordagem, os melhores argumentos, o melhor processo de vendas — mas somente uma ferramenta permite automatizar e escalar suas estratégias.

Por isso, criamos este artigo para mostrar quais são as principais ferramentas que você deve adotar no seu negócio, principalmente para as suas vendas online. Elas vão ajudar a organizar seus processos, aumentar sua produtividade, atender melhor os clientes e, é claro, vender muito mais!

Acompanhe agora para saber o que são ferramentas de vendas, a sua importância e as 10 principais plataformas que indicamos.

O que são e para que servem as ferramentas de vendas?

Ferramentas de vendas são aplicativos usados para aprimorar o processo de vendas e suas diferentes etapas, desde a atração de clientes até a o pós-venda. Basicamente, elas servem para você vender mais, por meio de uma série de funcionalidades e integrações.

No processo de vendas, as ferramentas ajudam a automatizar tarefas, ampliar os canais de comunicação e atendimento, qualificar suas estratégias de marketing e melhorar suas abordagens de vendas.

Mas, embora as ferramentas de vendas sejam poderosas, elas não fazem mágica sozinhas. Você só tem resultados com elas se souber usá-las a favor dos objetivos da sua loja. Por isso, é preciso ter um bom planejamento por trás, para fazer as ferramentas trabalharem para você.

Quais as funcionalidades das ferramentas de vendas?

Ferramentas de vendas podem ajudar a sua loja de diversas formas. Existem várias ferramentas com inúmeros recursos, como você vai ver nas indicações que trouxemos neste artigo. Mas estas são algumas das melhores funcionalidades que você vai encontrar:

  • Gestão do relacionamento com os clientes;
  • Automatização dos disparos de emails;
  • Atendimento ao cliente com maior eficiência;
  • Gestão de projetos e equipes;
  • Gestão de redes sociais e agendamento de publicações;
  • Organização de ideias e insights para projetos;
  • Atendimento de chamadas telefônicas;
  • Chat online para sites e lojas virtuais;
  • Realização de videochamadas para vendas e atendimento;
  • Criação de lojas virtuais integradas com redes sociais e marketplaces.

Por que as ferramentas de vendas são importantes?

Se você tem uma empresa, precisa de clientes e de vendas. É por isto que as ferramentas de vendas são tão importantes: elas impulsionam as estratégias de marketing e vendas, com a intenção de atrair e fidelizar mais clientes na sua loja virtual.

As ferramentas de vendas trazem recursos que facilitam o seu dia a dia, principalmente com a automação de diversas tarefas, como o envio de emails e a publicação em redes sociais.

Dessa forma, você se torna mais ágil em tarefas manuais e repetitivas e pode se dedicar às tarefas mais importantes do seu negócio. A automação também permite escalar a sua loja: sem precisar de mais estrutura e equipe, a empresa pode faturar mais e crescer de forma exponencial.

Além de ganhar tempo e escalar o negócio, você também qualifica as tarefas de marketing e vendas e cria uma melhor experiência para os seus consumidores.

Assim, ao otimizar as atividades e etapas do processo de vendas, você pode ter muito mais ganhos com o seu negócio virtual.

Quais as principais ferramentas de vendas?

A seguir, você vai ver as principais ferramentas de vendas que indicamos. Quase todas oferecem uma versão gratuita com recursos limitados ou para usar por um período restrito. Então, aproveite para experimentar a ver se vale a pena contratá-las.

Confira agora quais são as principais ferramentas, suas funcionalidades e como podem ajudar a vender mais.

Agendor (CRM)

O Agendor é uma ferramenta de CRM, ou seja, de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management). Ela serve para gerenciar sua lista de contatos e todos os dados de compras, navegação e interações dos consumidores com a marca.

Essa ferramenta serve para acompanhar os passos de cada cliente em sua jornada. Com esses dados, você pode traçar estratégias personalizadas para cada pessoa, com base em seu histórico e necessidades, de maneira que ela se aproxime mais da sua loja e compre mais vezes.

No Agendor, isso é feito em escala. Ou seja, é possível personalizar a abordagem para milhares de clientes ao mesmo tempo e aumentar o seu poder de vendas.

Mailchimp (email marketing)

Mailchimp é uma ferramenta de marketing completa, fácil de mexer e focada em pequenos negócios. Permite criar conteúdos para redes sociais, campanhas de email marketing e anúncios pagos na internet, com automação de diversas tarefas.

Entre os recursos da plataforma, destaca-se a ferramenta de email marketing. Foi com ela que o Mailchimp iniciou suas atividades e se tornou popular na internet. É possível fazer disparos automáticos de email, segmentar os envios, gerenciar sua lista de contatos e monitorar todos os resultados por meio de relatórios.

Emails são um dos canais mais eficientes para gerar vendas e conversões no e-commerce. Por isso, é importante contar com uma plataforma eficiente para enviar suas ofertas e se relacionar com os consumidores.

Zendesk (atendimento ao cliente)

Zendesk é uma solução para atendimento ao cliente. Você pode fornecer suporte ao cliente em qualquer canal de contato, como redes sociais, aplicativos de mensagens, chat online, email ou voz.

Todas as mensagens são centralizadas na plataforma, para que você rastreie as conversas facilmente e atribua tickets a diferentes atendentes. Você ainda pode oferecer espaços para perguntas frequentes e fóruns de comunidade, que tiram as dúvidas dos clientes antes que eles procurem suporte da sua loja.

A Zendesk oferece ainda um software de CRM, integrado ao sistema de atendimento, para gerenciar o processo de vendas completo. Assim, você pode transformar conversas com clientes em oportunidades de vendas.

Trello (gestão de projetos)

O Trello é um dos principais aliados no gerenciamento de projetos. Trata-se de um aplicativo que funciona como um grande quadro, em que você pode fixar cartões com as atividades e os integrantes de um projeto.

A ferramenta é bastante flexível e permite que você use da maneira como quiser. É possível organizar fluxos de trabalho, delegar tarefas para integrantes de uma equipe e acompanhar o andamento de projetos.

Se você quer criar um plano de marketing, por exemplo, pode colocar no Trello todas as etapas necessárias para isso e acompanhar o andamento, sem se perder nas tarefas e nos prazos.

Hootsuite (gestão de redes sociais)

Hootsuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais, que permite gerenciar vários perfis de diferentes plataformas — Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Twitter e YouTube — em um só lugar. Entre as funcionalidades da Hootsuite, estão:

  • Agendamento de publicações em diferentes redes sociais;
  • Caixa de entrada comentários e mensagens;
  • Monitoramento de menções à sua marca;
  • Relatório de redes sociais para monitorar desempenho.

Em relação a vendas, essa ferramenta permite atrair mais clientes porque você pode qualificar sua produção de conteúdo, otimizar suas rotinas de publicação, melhorar as interações com os usuários e obter insights com os relatórios.

Evernote (organização de ideias)

Evernote é um software de organização de informação pessoal. Em outras palavras, é como um bloco de notas, mas com diversas funcionalidades que tornam a ferramenta muito mais interessante.

É possível adicionar tags e organizar em pastas, sincronizar as notas em todos os dispositivos, salvar páginas da web e capturas de tela diretamente na ferramenta, digitalizar documentos, entre outros recursos.

Para impulsionar as vendas, você pode organizar as ideias e insights para os projetos da sua loja. Crie um checklist para o seu processo de vendas, por exemplo, e mantenha as tarefas sempre em dia.

Prestus (atendimento do cliente)

A Prestus oferece um serviço de secretárias compartilhadas, que realizam o atendimento telefônico aos seus clientes. A equipe de secretárias atende ligações em nome da sua empresa e registra as chamadas para que você possa atender os clientes depois.

Muitas lojas virtuais escondem o número de telefone, porque não têm tempo para atender às ligações ou preferem receber dúvidas e reclamações por email. Porém, muitos clientes querem ligar para a loja, não só para ter um atendimento mais rápido, mas também sentir confiança na empresa.

Com a Prestus, não tem problema se você não puder ou não quiser atender às ligações. Elas são redirecionadas para a equipe de secretárias, que podem atender apenas em horário comercial, 24h por dia ou de forma eletrônica, dependendo da contratação.

Jivochat (chat online)

O Jivochat é uma ferramenta para atendimento ao cliente por chat online. Na sua loja virtual, você pode oferecer um box de conversas em tempo real, para que o seu cliente possa tirar dúvidas e resolver problemas com agilidade.

Essa ferramenta de vendas pode ser integrada a outros canais de atendimento, como WhatsApp, Telegram, Messenger, Instagram e emails, além de plataformas de CRM. Assim, você pode gerenciar todas as trocas de mensagens em um só lugar. Assim, você atende melhor os clientes e não perde uma oportunidade de venda sequer.

Entre os recursos da plataforma, estão as mensagens memorizadas, que salvam respostas para perguntas frequentes, e a criação de chatbots, que automatizam as interações com os clientes.

Skype (videochamadas)

O Skype é um software de mensagens instantâneas e chamadas de videoconferência. Você pode fazer e receber ligações de áudio e vídeo, gravar as chamadas e realizar conversas ao vivo com compartilhamento de tela.

Na área de vendas, o Skype pode ser usado para atender clientes que querem tirar dúvidas antes de uma compra ou solicitar suporte depois da compra. Em uma chamada de vídeo, por exemplo, você pode fazer demonstrações de produtos.

Além disso, o Skype também serve para fazer reuniões da equipe e acompanhamento de projetos internos.

Bagy (plataforma de e-commerce)

Bagy é uma plataforma de e-commerce, com ferramentas simples para qualquer pessoa começar a vender pela internet. Em poucos cliques, você pode criar a sua loja virtual, adicionar produtos para venda e começar a faturar.

Os recursos do Bagy oferecem templates prontos para criar a loja, customização do layout, integração com redes sociais (Loja do Instagram) e marketplaces (Mercado Livre e Shopee) e controle de pedidos e estoque na plataforma.

Além disso, você conta com o melhor suporte para resolver qualquer dúvida na hora de criar e administrar a sua loja virtual.

Criar um e-commerce é a melhor forma de ampliar o alcance dos seus produtos e aumentar as suas vendas. Para isso, o ideal é contar com uma plataforma de e-commerce, que tem toda a estrutura que você precisa para administrar a loja, receber pedidos e oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes virtuais.

Com uma ferramenta de vendas como a Bagy, você pode fazer isso sem qualquer dificuldade e começar logo a vender pela internet.

Como escolher as ferramentas de vendas?

Na internet, você pode encontrar mais uma infinidade de ferramentas de vendas. Mas, afinal, como escolher as ferramentas que a sua loja realmente precisa?

Pequenos e médios negócios geralmente têm estrutura, equipe e orçamento mais enxutos. Pode ser inviável contratar diversas ferramentas ao mesmo tempo.

Por isso, é importante começar definindo as suas prioridades: qual área de negócio, atividade ou etapa do processo de vendas você precisa otimizar? Assim, você pode contratar uma ferramenta para preencher alguma lacuna ou melhorar alguma etapa importante.

Analise também o seu orçamento para saber quanto pode investir e escolher o melhor plano, já que as ferramentas costumam oferecer diferentes opções de assinatura.

Além de olhar para dentro do seu negócio, avalie também as ferramentas. Antes de contratá-las, investigue a reputação da plataforma, saiba o que os clientes falam e se elas cumprem o que prometem.

Verifique também se elas oferecem as funcionalidades que você precisa para otimizar o seu negócio e aumentar as suas vendas. Geralmente elas oferecem integrações, então verifique se elas se integram com as outras ferramentas que você já utiliza.

Agora, comece a analisar essas ferramentas de vendas que indicamos. Vale a pena aplicar no seu negócio o quanto antes para começar a ver os resultados. Você vai ver como o seu dia a dia vai se tornar mais ágil, e a sua loja, mais lucrativa!

Agora, aproveite para conhecer melhor uma das ferramentas que indicamos: a Bagy, a plataforma de e-commerce completa para vender seus produtos online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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