Produtos e Nichos

Como vender semijoias pela internet: aprenda passo a passo como iniciar o seu negócio

Aprenda como vender semijoias na internet

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como vender semijoias pela internet pode ajudar pessoas empreendedoras a se estabilizarem em um mercado muito receptivo. Com boas estratégias comerciais e de marketing é possível ter sucesso.

O setor de acessórios, com todo seu potencial e resultados concretos, traz muitas opções de produtos que atendem aos mais diferentes públicos. Ciente da possibilidade de faturar alto, cada vez mais pessoas empreendedoras buscam saber como vender semijoias pela internet. O produto é um sucesso e, se bem trabalhado, pode gerar boas margens de lucro.

Assim como qualquer outro setor do e-commerce, o de semijoias tem suas particularidades, seu segmento de público específico, além de cuidados na comunicação e marketing. Também é necessário encontrar bons fornecedores e manter uma relação de confiança a longo prazo com essas empresas.

Não há fórmula mágica para ter sucesso vendendo semijoias na internet. Tudo que você precisa é ter estratégias comerciais e de marca bem estruturadas. Seguir um passo a passo de boas práticas e gestão de e-commerce vão ajudar. Neste post, mostramos como fazer isso e conquistar grandes resultados. Acompanhe!

Por que vender semijoias na internet?

O setor de moda e acessórios é responsável por 6% do faturamento total do e-commerce no Brasil. Se considerarmos que o valor total, considerando todos os mercados, tem superado os R$ 42 bilhões, fica claro como vender semijoias pode ser um ótimo negócio. Uma parcela de todo esse dinheiro pode mudar a vida de quem empreende.

Vender joias online é algo muito comum e tornou o público brasileiro bastante acostumado a comprar sem precisar ir a um ponto físico. Isso é possível porque as marcas desse segmento investem bastante em produção, ou seja, fotos detalhadas e de alta qualidade mostrando os produtos disponíveis.

O trabalho também se estende às descrições dos produtos, informando medidas, composição, materiais, entre outros pontos. Tudo isso serve para tornar a experiência altamente qualificada, evitando que pessoas consumidoras tenham dúvidas que podem impedi-las de fechar compras.

As semijoias cresceram também à medida que são opções mais baratas e de boa qualidade às jóias tradicionais. Afinal, se você não pode pagar por um acessório de ouro, por exemplo, mas consegue ter acesso a um de outro material de boa qualidade, é claro que a segunda opção vai se tornar cada vez mais recorrente e popular entre consumidores.

Há uma série de motivos importantes que se deve considerar quando pensamos no crescimento desse mercado e porque cada vez mais pessoas querem saber como vender semijoias pela internet. Entenda melhor a seguir.

São itens de bom custo-benefício

O custo-benefício é algo de muito valor em relações comerciais, e isso pode ser entregue quando falamos de semijoias. É que esses produtos conseguem unir o preço mais em conta, sobretudo se comparados a jóias, à beleza e qualidade dos itens. As semijoias são feitas para terem boa durabilidade e serem resistentes ao uso cotidiano.

O preço mais baixo vem por conta da escolha de materiais mais em conta. Assim, lojas podem vender para diferentes públicos, acessando mais pessoas e sem deixar de levar um produto com bom conceito e de bom acabamento. Enfim, é a relação comercial mais interessante possível tanto para empresa quanto para pessoas consumidoras.

Estão relacionados a beleza e estilo

Se apresentar bem é uma necessidade que todo mundo tem no dia a dia. Isso inclui a rotina de trabalho, os eventos sociais e uma série de outras ocasiões. O que funciona muito bem para complementar as roupas que as pessoas usam são os acessórios, e é justamente nessa categoria que as semijoias entram.

A busca por itens de moda e acessórios é muito grande na internet, vide os 6% em relação ao faturamento total que já citamos aqui. Esse é um indicador direto e transparente de que há muito público interessado em investir em itens que custam pouco, têm qualidade e entregam beleza para o visual.

Há produtos para todos os gostos

As semijoias atendem aos mais diferentes públicos consumidores de acessórios. Isso porque não há absolutamente nenhuma restrição nesses produtos. Então, quem curte usar esses itens pode encontrar uma semijoia do seu gosto. Logo, não importa se você gosta de itens grandes, pequenos, discretos, com muitas cores, dourados ou prateados. Há sempre algo que vai se encaixar no seu gosto.

Diante disso, as lojas que vendem semijoias trabalham com catálogos bastante diversificados, o que não restringe os públicos que alcançam. Portanto, marcas do setor conseguem ter uma segmentação bastante ampla, o que se reflete nas vendas.

É fácil encontrar fornecedores

Há muitos bons fornecedores de semijoias disponíveis no mercado, ou seja, você dificilmente vai passar por problemas de abastecimento se decidir investir nesse segmento. Isso faz toda diferença para lojas online, principalmente porque esse tipo de negócio conta com um alto volume de pedidos contínuos.

Esses fornecedores, muitas vezes, vendem seus produtos para concorrentes, o que não é necessariamente algo ruim. Quando isso acontece, o grande destaque vai ser na parte do marketing. Ainda que os produtos sejam os mesmos ou similares, o mercado é grande e, se você investe em boas estratégias de marketing, consegue captar um bom público.

A logística é simples

Imagine o esforço logístico de uma loja que vende calçados. Agora, pense na mesma rotina e necessidades para uma loja de semijoias. Naturalmente, estamos falando de produtos de dimensões distintas, ou seja, que demandam esforços, espaço de estoque e uma atividade logística totalmente diferente. Isso também afeta os custos do negócio.

Semijoias são itens que demandam cuidado no manuseio, embalagem e despacho, mas tudo isso se resolve com boas embalagens, o que não significa que serão de alto custo. A estocagem também é muito mais simples do que nos casos de outros produtos. Em resumo, do ponto de vista geral, a logística de semijoias é muito mais simples.

Passo a passo de como vender semijoias na internet

Sabe como vender semijoias na internet passa por uma série de boas práticas e passos importantes na estruturação do modelo de negócio e divulgação. Seguir cada uma dessas etapas de maneira rigorosa vai garantir os resultados que você procurava ao começar a ler este post. Então, confira nossas dicas no passo a passo a seguir!

Defina a sua persona

Antes de tudo, você precisa saber exatamente para quem está vendendo. O seu público-alvo é um recorte mais amplo, ou seja, você sabe informações mais gerais como gênero, onde essas pessoas estão, faixa etária, entre outros detalhes. Portanto, para ter estratégias de marketing melhor efetivas e vender mais é preciso definir a persona.

Persona é uma representação fictícia do consumidor médio da sua empresa, ou seja, é uma espécie de personagem que tem as características de quem compra na sua marca. Portanto, quando você define uma persona, começa a basear suas estratégias pela seguintes características dessas pessoas:

  • salário médio;
  • classe social;
  • profissão;
  • preferências em relação a produtos;
  • preocupações;
  • problemas a serem resolvidos por produtos;
  • aspirações para o futuro;
  • tipo de atendimento que precisam.

Então, basta adaptar tudo da sua empresa para garantir que ela esteja cada vez mais alinhada à persona, o que vai gerar maior engajamento e, claro, mais vendas!

Escolha bons fornecedores

Os fornecedores são peça-chave para quem quer saber como vender joias online. É que se você não garante um parceiro capaz de entregar os produtos que você quer oferecer, então seu negócio não terá dinâmica e nem boa oferta. Estamos falando de duas questões essenciais: capacidade de abastecimento e produto de qualidade.

Sua marca será nada mais do que uma revendedora, a não ser que você produza suas semijoias, o que é mais difícil. Portanto, o sucesso da loja online passar por estar em parceria com fornecedores que consigam produzir e entregar a você semijoias bonitas, atemporais, de diferentes estilos, mas que também saibam responder às tendências.

Além disso, é claro, bons fornecedores são capazes também de manter um ritmo interessante de fornecimento e ainda negociar preços. Se você mantém uma parceria de fidelidade com essa empresa, então ela certamente vai conseguir praticar preços mais em conta, em nome de uma relação que tem tudo para ser duradoura.

Tenha um portfólio variado de produtos

Quanto mais produtos você oferecer, melhor. Saber diversificar é importante para conseguir alcançar mais pessoas e suas mais diferentes preferências. Portanto, invista em tudo que estiver ao seu alcance, especialmente em itens como:

  • anéis;
  • brincos;
  • colares;
  • braceletes;
  • tornozeleiras.

Os básicos são essenciais. São esses produtos que as pessoas vão buscar para compor o visual que elas usam em festas, passeios e também no trabalho. Além dos diferentes tipos de itens, também varie os estilos de semijoias para ter uma oferta bastante rica. Isso vai agregar muito para sua marca, além de gerar mais oportunidades de vendas.

Utilize as redes sociais ao seu favor

As redes sociais são simplesmente indispensáveis para empresas que querem ter presença online. Portanto, se você vai vender pela internet, precisa garantir também que sua marca esteja completamente presente nesse ambiente. Plataformas como o Facebook e, principalmente, o Instagram, ajudam a:

  • estabelecer sua marca na internet;
  • desenvolver relacionamento com o público;
  • conquistar engajamento com as pessoas;
  • criar conteúdo e ser mais notada;
  • atrair consumidores.
https://www.youtube.com/watch?v=faNeyNkfazsu0026t=38s

Portanto, é importante que essa presença não só exista, mas que seja qualificada. Isso depende das campanhas que você executa e dos conteúdos que veicula nas redes sociais. Por isso, o ideal é explorar recursos, como posts, stories, reels, enquetes, entre outras possibilidades

No Instagram, por exemplo, você também pode vender seus produtos de maneira direta, graças ao recurso da sacolinha. Inclusive, há empresas que ajudam a habilitar esse recurso no perfil da sua loja. O Bagy é um serviço qualificado que presta esse suporte.

Tenha o seu próprio site

A sacolinha cumpre um ótimo papel, mas à medida que sua loja online cresce, você precisará ter mais um canal de vendas. O site é a escolha certa para aquelas marcas que já têm um público fiel, conseguem teŕ ótimos resultados de vendas e estão sempre atraindo mais consumidores.

Com sites, você tem uma loja virtual de maior porte, em que pode cadastrar uma quantidade de produtos maior, com detalhamento completo e captar as pessoas que preferem esse canal.

Faça boas fotos dos seus produtos

Imagens têm papel essencial no marketing. Se você consegue mostrar mais sobre sua empresa ou produto de maneira chamativa, consegue captar a atenção das pessoas. Esse é o primeiro passo para mostrar o que sua loja virtual tem a oferecer. Então, se você quer saber como vender semijoias pela internet, não deixe de fazer boas fotos dos produtos!

Saiba que, para isso, você não precisa ter a melhor câmera do mercado ou ser um profissional de fotografia. É claro que, se você puder contratar alguém especializado, será ótimo, mas isso não definirá se suas fotos serão boas ou não. É porque você consegue improvisar bem e fazer fotos bonitas, mesmo usando o seu smartphone.

Se você conseguir um local com fundo branco, ótimo! A iluminação é outro fator essencial. Portanto, você pode usar um mini estúdio fotográfico, produto que você encontra facilmente em marketplaces famosos, como Amazon e Mercado Livre.

Aposte em descrições envolventes

As descrições ajudam as pessoas a entenderem melhor sobre o produto. O detalhamento técnico das semijoias é importante e ajuda os consumidores a saber o que estão comprando. Mas, além disso, você também deve trabalhar em uma linguagem mais atrativa. É dessa forma que se cria maior interesse por um produto e prepara a pessoa para comprá-lo

Portanto, invista tempo nessas descrições, sempre pensando em como atrair as pessoas consumidoras e gerar nelas mais interesse. Use palavras-chave relacionadas ao seu negócio e também pense em bons adjetivos. O importante é que fique claro quais são as vantagens em usar aquele produto, deixando claro o que ele entrega a quem comprá-lo.

Viu como não é difícil saber como vender semijoias pela internet? O processo consiste em pensar estratégias, estruturar ações e trabalhar para que tudo isso resulte em sua marca fortalecida e capaz de vender mais. Assim, você constrói a jornada perfeita para quem compra da sua loja e consegue crescer como uma empresa online!

Não perca a oportunidade contar com a plataforma de vendas que já ajudou mais de 23 mil lojistas a começarem vender seus produtos online. Conheça a Bagy e corra para garantir sua loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.