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Como fazer propaganda no Instagram: 7 passos simples para bombar suas postagens

descubra como fazer propaganda no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Preparamos um guia completo para você aprender a fazer propaganda no Instagram e tirar o máximo proveito dos recursos de publicidade da rede social, mesmo que nunca tenha feito isso antes.

Você já tem um perfil comercial, mas não sabe como fazer propaganda no Instagram? Não se preocupe, o processo é muito simples e flexível. São apenas alguns passos para sua marca e seus produtos ganharem destaque entre centenas, milhares ou até milhões de pessoas!

Mesmo com a chegada de concorrentes de peso, como o TikTok, o Instagram segue como uma das redes sociais mais populares e importantes do planeta. São mais de 1 bilhão de usuários ativos, segundo o portal Statista, e quando o assunto é engajamento, ela é a líder mundial.

Entretanto, muito além dos compartilhamentos, comentários e curtidas, o Instagram é uma poderosa ferramenta de publicidade com duas grandes vantagens. A primeira é que você mesma pode criar e gerenciar seus anúncios, mesmo sem ter conhecimento técnico em softwares ou em comunicação. E a segunda é que é possível começar com pouquíssimo investimento.

Neste guia, explicamos a importância desse serviço e ensinamos a impulsionar postagens e criar anúncios no Instagram, com passo a passo, dicas e imagens. É tudo o que você precisa para começar a promover sua marca e seus produtos, sem riscos e sem sustos. Vamos lá?

Por que anunciar no Instagram?

Um levantamento feito pela agência Opinion Box este ano revelou que 52% dos usuários brasileiros acessam o Instagram para descobrir e comprar produtos ou serviços. Esse dado ilustra o quanto a rede social cresceu como ambiente de negócios nos últimos anos.

Você pode se perguntar: mas se já tenho um perfil comercial e faço publicações regulares, por que preciso anunciar no Instagram?

Existem muitos fatores que respondem essa pergunta, mas os principais são alcance e conversão. O primeiro trata do número de pessoas que recebem o seu conteúdo e o segundo do total de usuários que não só visualizam, mas também se tornam seguidores ou clientes, por exemplo.

Atualmente, o algoritmo da rede social (basicamente, o conjunto de regras que dita o comportamento da plataforma) limita o alcance das chamadas publicações orgânicas ou gratuitas, aquelas que não receberam nenhuma verba para destaque. 

Sendo assim, para que o seu conteúdo chegue a mais usuários, é preciso impulsionar postagens e criar anúncios. Não importa qual seja o nicho ou o segmento do negócio, o seu público está no Instagram, e nós podemos provar isso.

Quem usa o Instagram no Brasil?

O Instagram sempre foi referenciado pelo público jovem, em sua maioria feminino. Entretanto, ao longo dos seus mais de 10 anos de atividade ― isso mesmo, mais de 10 anos! ―, sua audiência se diversificou e hoje abrange pessoas de todos os tipos.

Em 2020, o número de perfis que se identificam com o gênero masculino ultrapassou o total de perfis cadastrados como femininos. A diferença, porém, é tão sutil que podemos considerar um empate técnico: 50,8% para eles e 49,2% para elas.

Entre o total de usuários:

  • 7,3% têm entre 13 e 17 anos;
  • 29,8%, 18 a 24 anos;
  • 33%, 25 a 34 anos;
  • 16%, 35 a 44 anos;
  • 8,1%, 45 a 54 anos;
  • 3,8% 55 a 64 anos;
  • 2%, 65 anos ou mais.

Vale destacar que o público baby boomer (geração daqueles que têm hoje entre 55 a 75 anos) foi o que mais cresceu nos últimos anos: 59% entre 2016 e 2019.

Esses dados foram reunidos pela empresa de Data Science Twist Systems, que também informa que o público brasileiro aumentou 42% na plataforma em 2020, totalizando cerca de 99 milhões de contas ativas.

Como funciona a propaganda no Instagram?

Como você sabe, os botões e funcionalidades de divulgação só aparecem para perfis profissionais (ou business). A rede social é bastante intuitiva nesse sentido, mas é importante entender como o serviço funciona, antes de saber como colocar propaganda no Instagram, de fato.

Embora não seja um nome oficial, chamamos genericamente de Instagram Ads todos os recursos de divulgação pagos dentro da plataforma. As opções de configuração são vastas, mas, basicamente, existem dois tipos de promoção: impulsionamento e anúncios.

Impulsionamento

Como falamos no primeiro tópico, o alcance está relacionado ao número de pessoas que visualizam a sua publicação, e o impulsionamento favorece justamente isso. Quando impulsionamos uma postagem, ela surge no feed de mais pessoas, logo tem maior alcance.

Esse recurso serve apenas para promover conteúdos publicados no seu perfil e, geralmente, é o primeiro passo de quem ainda não sabe como fazer propaganda patrocinada no Instagram. Se você deseja conquistar mais seguidores ou aumentar o engajamento das suas postagens, os impulsionamentos podem te ajudar.

Anúncios

Enquanto o impulsionamento é focado em alcance, os anúncios são focados em conversão, ou seja, quando o usuário faz o que gostaríamos que ele fizesse, como acessar a loja, se tornar um seguidor ou comprar um produto.

Mas não entenda mal, os anúncios também têm alcance escalável. Quanto maior a verba disponibilizada, mais pessoas serão alcançadas.

Os anúncios podem ser feitos pelo Facebook Business Suite ou pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, plataformas que funcionam como grandes centrais de Marketing Digital, tanto para o Facebook quanto para o Instagram — desde 2012, as duas redes sociais pertencem à mesma companhia, o Facebook.

Os anúncios podem ser disponibilizados em cinco formatos:

  • foto;
  • vídeo;
  • carrossel;
  • coleção;
  • stories.

Se você chegou aqui para aprender como fazer propaganda no stories do Instagram, saiba que os anúncios nesse formato não desaparecem após 24, como as histórias normais. Tudo é configurável.

As funcionalidades desse tipo de promoção são mais numerosas do que o impulsionamento, mas, como você verá, não existe nenhum bicho de sete cabeças no processo. A seguir, ensinamos, passo a passo, a anunciar dos dois jeitos!

Como impulsionar postagens no Instagram em 7 passos?

Existe uma publicação estratégica no seu perfil ― um conteúdo sobre sua empresa ou um produto em promoção, por exemplo ― que você gostaria que chegasse a mais pessoas? 

Impulsionar é a solução mais fácil. Aprenda a fazer direitinho seguindo os passos a seguir.

1. Acesse a publicação que deseja impulsionar

Ao escolher uma publicação para promover, saiba que seu conteúdo visual deve estar dentro dos limites definidos pelo Instagram. Confira usando os dados abaixo.

Para imagens:

  • formato quadrado: resolução mínima de 600 x 600 pixels e máxima de 1936 x 1936 pixels;
  • formato paisagem: resolução mínima de 600 x 315 pixels e máxima de 1936 x 1936 pixels;
  • formato vertical: resolução mínima de 600 x 750 pixels e máxima de 1936 x 1936 pixels.

Para vídeos:

  • tamanho máximo do arquivo: 4 gigabytes;
  • duração máxima: 120 segundos.

Para Stories:

  • tamanho máximo do arquivo: 4 gigabytes para vídeos e 30 megabytes para fotos;
  • duração máxima do vídeo: 120 segundos

Legendas:

  • tamanho ideal: 125 caracteres (para que todo o texto seja visível).

2. Selecione “Turbinar publicação”

Definido o post que será impulsionado, clique em “Turbinar publicação”.

3. Defina uma meta

A meta influenciará o botão exibido na publicação, assim como a maneira com que o conteúdo será veiculado.

Neste exemplo, estamos promovendo o conteúdo de um site, portanto, vamos selecionar a segunda opção. Você, porém, deve escolher o objetivo de acordo com suas necessidades e preferências.

Caso também opte pela segunda opção, você pode editar o botão exibido e o endereço de destino clicando em “Editar”.

Após configurar, salve. Em seguida, clique em “Avançar”.

4. Selecione um público-alvo

Na etapa seguinte, escolhemos o perfil das pessoas que queremos que vejam a nossa publicação.

A primeira opção, “Categoria de anúncio especial” é voltada para conteúdos de caráter político ou social, materiais que exigem configurações adicionais.

Na opção “Automático”, o Instagram escolherá pessoas com base nos seguidores que você já tem, e essa é a opção mais recomendada para quem está começando.

No entanto, se quiser definir o público-alvo manualmente, você pode clicar em “Criar o seu”. Um menu será exibido para você escolher o nome do seu público e selecionar dados de localização, interesse, idade e gênero.

Essa opção é mais recomendada para quem já tem uma visão muito clara do seu público, em especial empresas que já construíram personas. Como nosso foco aqui é ajudar iniciantes, ficamos com a segunda opção: “Automático”.

5. Defina o orçamento e a duração

Para impulsionamentos, o Instagram estabelece um investimento diário mínimo de R$ 6 e máximo de R$ 1000, além de um período de veiculação de 1 a 30 dias.

O interessante é que a plataforma estima a quantidade de pessoas atingidas de acordo com essas definições. Com orçamento diário de R$ 6 e duração de 5 dias, por exemplo, o alcance estimado é de 420 a 1100 pessoas.

Para evitar conflitos na criação de anúncios (como faremos no próximo tutorial), recomendamos configurar, pelo menos, R$10 diários, pois esse é o valor mínimo estipulado pelas outras plataformas do Facebook. Após ajustar seu orçamento, clique em “Avançar”.

Quanto ao período de veiculação, o Instagram recomenda, pelo menos, 5 dias para que a publicação seja impulsionada em horários alternados e se obtenha resultados melhores.

6. Confira seu anúncio e informe dados de pagamento

Antes de concluir o impulsionamento, o Instagram apresenta um resumo com todas as configurações definidas nos passos anteriores, além de uma prévia que você pode conferir clicando em “Prévia do anúncio”.

Como o serviço é pré-pago, será preciso adicionar verba à sua conta para concluir o impulsionamento. Você pode fazer isso clicando em “Pagamento”.

Logo em seguida, será exibida uma página para confirmar dados básicos para gerenciar o pagamento. Confira o país, a moeda e o fuso horário, depois clique em “Salvar”.

Na etapa seguinte, você deve informar informações do responsável ou da empresa no campo “Informações fiscais e da empresa” (são dados como CPF/CNPJ e endereço). Depois, você seleciona a forma de pagamento.

Lembre-se que ao optar por boleto, o pagamento pode demorar até 3 dias úteis para ser aprovado. Nos demais meios, a confirmação é imediata. Selecione a opção que desejar e clique em “Avançar”.

Atenção: esse meio de pagamento se tornará padrão para seus próximos impulsionamentos. Só será possível alterá-lo posteriormente no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Na sequência, você deve escolher quanto será adicionado de fundos ao seu perfil comercial. O valor mínimo deve ser o que você definiu nas configurações do seu impulsionamento (para todos os dias), mas você pode adicionar mais verba para futuros impulsionamentos.

Definida a verba e clique em “Avançar”.

Se optou por boleto, você será redirecionada para uma página na qual deverá informar um e-mail para recebê-lo. Caso tenha optado por cartão de crédito ou algum dos demais meios de pagamento, deverá informar os dados e também se deseja programar um investimento recorrente.

Todos os pagamentos do Instagram são gerenciados pela plataforma do Facebook, portanto, não estranhe o nome do site.

7. Turbine a sua publicação

Assim que seu pagamento for aprovado, o seu saldo será exibido na linha “Pagamento” e o botão “Turbinar publicação” será liberado. Basta clicar para iniciar o processo.

A equipe do Instagram fará uma avaliação do seu anúncio e das suas informações que pode levar até 24 horas. Caso algum erro ou pendência seja encontrada, você será notificado e orientado sobre o que fazer ou corrigir.

O impulsionamento começará imediatamente após a sua aprovação, mas você pode pausar e continuar quando quiser.

Como criar anúncios no Instagram com o Facebook Business Suite?

Se você deseja criar um anúncio pago no Instagram para sua marca ou para seus produtos, será preciso usar outras ferramentas do Facebook. Tal como no impulsionamento, esse tipo de conteúdo é exibido para as pessoas com o marcador “Patrocinado”, mas ele é um material à parte, não fica disponível no seu perfil.

Antes de tudo, saiba que é necessário ter uma página no Facebook para utilizar o serviço, mesmo que não pretenda usar essa rede social como canal de divulgação. Caso não tenha, crie uma página para o seu negócio e depois volte para cá.

Como você verá, esse processo também é muito simples e nós explicamos tudo nos 7 passos a seguir.

1. Baixe o aplicativo Facebook Business Suite

Atualmente, o Facebook disponibiliza seus serviços de publicidade em três frentes:

  • a própria rede social (Facebook ou Instagram), como fizemos no tutorial anterior;
  • o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que é mais avançado e reúne mais recursos de otimização e segmentação;
  • e o Facebook Business Suite, que é uma versão simplificada da plataforma anterior voltada para iniciantes.

Este guia foi desenvolvido para iniciantes, pessoas que estão fazendo seus primeiros anúncios no Instagram. Logo, a solução que vamos utilizar é o Facebook Business Suite.

Você pode utilizar o serviço no desktop, mas a ferramenta oferece um aplicativo muito simples que simplifica o seu gerenciamento no dia a dia. É possível baixá-lo no iPhone e no Android, e é por ele que criaremos os anúncios neste tutorial.

2. Acesse o Facebook Business Suite e vincule sua conta no Instagram

Para acessar o Facebook Business Suite, você deve usar o login e a senha da sua conta no Facebook, aquela usada para gerenciar a sua página nesta rede social. Abra o aplicativo, informe seus dados e clique em “Entrar”.

Após fazer uma tour pelo app, você chegará ao seu dashboard, a página inicial na qual são apresentadas as informações e configurações da sua página no Facebook.

Clique nas três barrinhas no canto direito da tela para abrir o menu e, nele, clique em “Configurações”. Depois, clique em “Instagram”.

Na tela seguinte, clique em “Conectar conta” e depois em “Confirmar”.

Você será redirecionada para o Instagram no seu navegador. Acesse sua conta e, em seguida, clique em “Confirmar”.

Se a mensagem de confirmação abaixo apareceu, é porque deu tudo certo.

Feito isso, podemos voltar para o aplicativo Facebook Business Suite. Dentro dele, use a seta no canto superior esquerdo da tela para retornar, depois clique na foto de perfil da sua página no menu inferior para voltar ao dashboard.

Observe que agora você vê duas imagens de perfil, uma da sua página no Facebook e outra do seu perfil no Instagram, o que significa que pode gerenciar ambos.

Vamos criar um anúncio no Instagram?

3. Selecione um tipo de anúncio

Clique no botão azul centro do aplicativo com o símbolo “+” para acessar as opções de publicação.

Observe que a ferramenta não serve apenas para anúncios. Você pode usá-la para publicar qualquer tipo de conteúdo e até para fazer lives no Facebook.

Dando sequência ao nosso tutorial, selecione a opção “Anúncio” para conferir os recursos de publicidade do serviço.

Como você vê, o Facebook Business Suite permite criar anúncios automatizados ou turbinar publicações. A segunda opção é exatamente o que fizemos no tutorial anterior, só que as configurações são feitas dentro dessa ferramenta.

Nos anúncios automatizados, a plataforma faz algumas perguntas e conduz testes para criar um plano de anúncios ideal para sua página ou perfil. Essa é a opção mais vantajosa, mas só deve ser usada se você pretende fazer anúncios recorrentes.

Como estamos começando, vamos criar um anúncio único escolhendo uma das metas abaixo. Como exemplo, selecionamos a opção “Obter mais visitantes para o site”. Após selecionar, role para o topo da página Editar anúncio e clique em “Editar” para customizar.

Por padrão, a plataforma usa a foto de capa da sua página no Facebook e o nome do seu usuário para criar esse tipo de anúncio, mas você pode mudar tudo isso. Configure como desejar e clique em “Salvar alterações”.

4. Configure link e botão

No item seguinte, definimos a URL (o endereço da web) que os usuários acessarão ao clicar no botão do seu anúncio.

Por padrão, a plataforma informa o endereço do site cadastrado na sua página, mas você pode substituir pelo link de um produto da sua loja, pelo endereço do seu perfil no Instagram ou a URL da sua página de links agregados.

Logo abaixo, você pode clicar para configurar a mensagem do botão de anúncio. Se quiser usar outra opção, que não “Saiba mais”, é só escolher e depois salvar.

5. Defina o seu público

Rolando a página, chegamos na configuração de público. Clique em “Editar” para configurar.

A plataforma permite fazer a configuração por região ou por distância (Endereço). Na primeira opção você define uma localização (que pode ser todo o país ou apenas um estado ou cidade), bem como os interesses, faixa etária e gênero.

Na opção Endereço, o que muda é que em vez de definir uma localização, você informa um raio de distância no qual o seu anúncio será exibido, tomando como referência a localização do seu dispositivo. É semelhante ao recurso de geolocalização de aplicativos, como o Tinder.

Configure a segmentação como desejar e depois clique em “Salvar público”.

6. Escolha o orçamento e duração do anúncio

Na sequência, escolhemos um orçamento para o anúncio ― que, nesse caso, deve ser de, no mínimo, R$ 10 por dia.

Você também pode escolher a data final de veiculação (importante para promoções com encerramento definido).

7. Promova e acompanhe os resultados do seu anúncio

Rolando a página um pouco mais, certifique-se de que a opção “Veicular esse anúncio no Instagram” está ativada.

Caso não tenha fundos em sua conta, será preciso adicionar clicando em “Adicionar fundos”. O processo é o mesmo que fizemos no tutorial anterior.

Adicionado os valores necessários, basta clicar em “Promover site”. O conteúdo passará por uma avaliação antes de começar a ser veiculado, assim como no impulsionamento.

Para acompanhar seus resultados (orgânicos e pagos), você pode acessar o menu e clicar em “Insights”.

Essa área apresenta estatísticas simplificadas sobre o desempenho do seu negócio, tanto no Facebook, quanto no Instagram, além de dicas para melhorar seus resultados.

Fonte: Social Media Examiner

Propaganda no Instagram: como fazer do jeito certo e obter mais resultados?

Viu só como é simples criar anúncios no Instagram? Agora você faz parte do time de empresas que anunciam na rede social, o que é ótimo, mas saiba que isso também é um desafio. 

Para finalizar, apresentamos algumas dicas rápidas para te ajudar a obter ótimos resultados. Confira!

Seja estratégico

Nem pense em fazer anúncios apenas por fazer, até porque estamos falando de um serviço pago. Tire suas dúvidas sobre o assunto em blogs e redes sociais, faça pesquisas de mercado, estude o comportamento do seu público, assim como suas interações nas suas publicações e nos conteúdos da concorrência.

Colete o máximo de informações que puder para criar um plano de publicidade realista e com potencial de resultado.

Teste, teste, teste

Uma das maiores vantagens de anunciar na internet é a oportunidade de testar várias opções de título, descrição, imagem, oferta, entre outros elementos. Fazemos isso para descobrir o que realmente cativa a audiência e gera mais resultados. Quanto mais otimizados forem seus anúncios, maior será o retorno sobre o seu investimento.

Seja consistente

Para se destacar em um ambiente tão disputado e informativo, é fundamental ter consistência. Defina, portanto, um plano de divulgação de longo prazo e procure tornar a sua marca presente em datas e eventos importantes que a sua audiência valoriza.

Não pare nos anúncios

Entenda que a publicidade é uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio na internet, mas ela é apenas uma parte desse trabalho. O sucesso também depende de outros fatores, como publicações interessantes, biografias atraentes e uma loja virtual confiável, afinal, você quer entregar um serviço de qualidade aos seus clientes, certo?

Agora que você sabe como fazer propaganda no Instagram, é hora de se preparar para começar a vender online. Crie sua loja online com a Bagy, a plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas a venderem online

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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