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Instagram

7 maneiras de atrair mais seguidores que compram o seu produto e impulsionar a sua loja online

Como atrair seguidores que compram o seu produto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

É cada vez mais comum a migração de lojas físicas para o ambiente online, e com isso, o descobrimento das redes sociais como um ótimo canal para vendas. Sabendo disso, em 2020 já se contabilizavam cerca de 25 milhões de contas comerciais apenas no Instagram, reunindo mais de 2 milhões de anúncios.

Se você é lojista, você provavelmente já criou sua conta na rede social. Mas isso não basta para realizar vendas. É preciso atrair clientes para o seu perfil no Instagram.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo MarketingProfs, 50% dos Instagrammers seguem pelo menos 1 negócio, mas apenas 5% deles se tornam clientes após serem inspirados por um post.

Portanto, para se vender online é preciso ter estratégia e realizar algumas práticas que vão impulsionar suas conversões. Acompanhe!

Tenha os seguidores certos

Deixa eu adivinhar… você até possui seguidores em suas redes sociais, mas eles ainda não compram da sua loja.

Isso pode acontecer por alguns motivos, como ter comprado seguidores ou ter realizado sorteios em algum momento da sua trajetória. Mas por que isso é ruim?

Usando esses métodos, você pode até ganhar muitos seguidores, mas eles não são perfis qualificados para se tornarem clientes no futuro. O seguidor que se torna cliente é interessado em seu produto, diferente daqueles seguidores fantasma que vieram por meio de um sorteio ou que foram comprados.

E isso também prejudica as pessoas que realmente estão interessadas.

Ao fazer uma publicação, esta vai ser entregue para uma pequena parcela dos seus seguidores e, tendo muitas interações (curtidas, compartilhamentos, etc), o algoritmo do Instagram vai entender que seu conteúdo foi relevante e vai entregá-lo para ainda mais pessoas

Se seu post for entregue para aqueles seguidores fantasma, as poucas interações irão prejudicar seu alcance e você pode acabar perdendo vendas.

Mas eu comprei seguidores, e agora?

A solução pode ser criar outra conta e começar da maneira certa, ou focar em alcançar seguidores mais qualificados daqui para frente! Continue lendo.

Crie o conteúdo certo

Criar conteúdos direcionados para sua persona é uma das formas mais simples de alcançar seguidores qualificados. 

Os conteúdos relacionados ao seu produto atraem as pessoas interessadas de forma orgânica e, se criados com estratégia, se convertem em muitas vendas.

Posts compartilháveis como os memes, reels e frases, são uma ótima pedida para aumentar o seu engajamento e alcance. 

Use também as Chamadas para a Ação, que são: “marque um amigo aqui”, “compartilhe”, “salve esse post”; para incentivar as interações no seu perfil.

Para saber mais sobre criação de conteúdo para o Instagram, clique aqui.

Se diferencie da maioria

Vender online também é sobre se destacar no mercado. São muitas as lojas de moda feminina, artesanato, alimentos e de todos os tipos de categoria. Se você se contentar em fazer como a maioria, sua loja será apenas mais uma no Instagram.

Mas a parte positiva é que ninguém tem uma personalidade igual a sua, com as suas vivências e os seus conhecimentos. São esses fatores, além de muita determinação, que vão te diferenciar para chamar a atenção e gerar vendas.

Faça anúncios voltados pro seu público

Você sabe distinguir os anúncios do Instagram entre as fotos normais das páginas que você segue? A diferença entre eles é a tag “patrocinado”, que virá logo em cima da fotografia, a fim de distingui-la, como na imagem a seguir:

Anunciar no Instagram é uma estratégia muito efetiva quando se trata de alcançar novas pessoas. Por meio dos anúncios, você pode direcionar seus criativos para o público mais qualificado e, de fato, gerar vendas. 

Tenha um bom site de vendas

Não adianta usar todas as estratégias para atração de seguidores, se você não possui um bom ecommerce. 

Ter um site é muito importante porque:

  • Gera confiança e segurança para o consumidor;
  • Profissionaliza a marca;
  • Te dá autonomia de não precisar fazer a venda pelo direct ou Whatsapp;
  • Possibilita marcar a Tag de preços nas suas fotos do Instagram;

Entre outras inúmeras vantagens.

O Bagy é uma plataforma que cria seu site de vendas em 15 minutos. Todo o gerenciamento do site é feito por um aplicativo, facilitando todos os processos na palma da sua mão. 

Clique aqui e crie seu e-commerce.

Tenha a função compras do Instagram 

O Instagram é considerado uma das melhores redes sociais para empresas e isso não é à toa. A plataforma oferece diversos recursos para as contas comerciais, como uma aba exclusiva para compras e a função Sacolinha do Instagram.

O Instagram Shopping é a sacolinha marcada nas fotos de produtos. Ela permite que empresas adicionem links para a compra de produtos em suas publicações, como uma etiqueta de preço.

Para quem ainda não tem o Instagram Shopping,  os únicos locais disponíveis para colocar link são na biografia ou nos stories, mas ambos possuem limitações: a biografia só aceita 1 link e, nos stories, é necessário ter no mínimo 10 mil seguidores. 

Portanto, apenas por esse motivo o Instagram Shopping já é um grande benefício para empreendedores que marcam presença na plataforma. Mas além dessa, separei mais 3 grandes vantagens: 

  • Diminui o número de comentários no direct de pessoas curiosas querendo apenas saber o preço do produto.
  • Agiliza o processo e diminui as chances de desistência do cliente que não precisará sair do Instagram para comprar;
  • Aumento de visitantes no site, e consequentemente, aumento de chances de vendas. 

Para entender o que a sua loja precisa ter para ter a sacolinha do Instagram, clique aqui.

Relacionamento

Para tornar seu seguidor ainda mais preparado para uma compra, invista em um bom atendimento e no seu relacionamento por meio da rede social.

Mas como fazer isso?

Apareça sempre nos stories e não deixe de postar. Quem não é visto não é lembrado, então busque desenvolver um laço com seu seguidor por meio de stories sobre seu nicho e sobre os bastidores da sua loja. Uma boa dica é sempre criar jogos para interação e responder caixinhas de perguntas para que seus clientes aprendam mais sobre você.

Outra funcionalidade do Instagram que vai te ajudar é o Direct. Por lá é possível desenvolver uma conversa um pouco mais profunda com o público, tenho certeza que isso vai impactar fortemente suas vendas.

Comece a vender pelo Instagram

Não fique decepcionado se as pessoas pararem de te seguir depois de praticar essas dicas. Como já dito anteriormente, seguidores desinteressados apenas atrapalham seu engajamento e a entrega dos posts para quem realmente é um cliente em potencial. 

O número de seguidores não importa se você não está fazendo vendas!

Se você ainda não vende online, não possui um site e quer ter um de forma simples, prática e sem gastar uma fortuna, você precisa conhecer o Bagy! Clique aqui para experimentar agora mesmo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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