E-commerce

Conheça as 19 principais marcas veganas em diferentes setores

Imagem ilustrativa de marcas veganas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As marcas veganas são companhias que livraram seus produtos de ingredientes e testes em animais. E essas empresas não são apenas do setor de alimentação, mas de beleza e cosméticos também.

As marcas veganas vêm ganhando espaço no mercado nos últimos anos, acompanhando o surgimento de uma tendência sustentável e consciente.

O ideal de consumo sem prejudicar animais é defendido há vários anos por diversos grupos de ativistas, mas, agora, também passou a chamar a atenção da indústria, que aderiu a esse movimento.

Com isso, passaram a oferecer alternativas livres de crueldade, desenvolvendo fórmulas e produtos que se adequem a esse pensamento.

No entanto, se engana quem pensa que essa tendência cresce apenas no setor de alimentação. Hoje, inúmeras marcas veganas estão surgindo nos mais variados setores, trazendo opções para quem quer um estilo de vida totalmente consciente.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre as empresas que abraçaram essa causa, e entender quais os seus objetivos ao participar do movimento!

Qual o propósito de marcas veganas? 

As marcas veganas têm, inicialmente, o propósito de produzir mercadorias e oferecer serviços livres do sofrimento animal.

Esse movimento é defendido por milhares de pessoas em todo o mundo, e teve início em 1962, com a criação da Sociedade Vegana, em Londres. No entanto, somente nos últimos anos as grandes marcas passaram a adaptar sua forma de operação para atender a esse público.

Além da produção livre de sofrimento animal, as marcas também buscam seguir a tendência do consumo consciente, que reduz a fabricação desenfreada e em larga escala, dando prioridade a artigos reutilizáveis, duradouros e que não ofereçam impacto ao meio ambiente.

Como as marcas veganas têm ganhado espaço no mercado?

Para ganhar espaço no mercado, as marcas veganas buscaram se consolidar entre o público adepto a esse estilo de vida, por meio de campanhas de conscientização e divulgação dos novos valores que guiam a empresa.

Isso é feito, majoritariamente, por meio de marketing e publicidade. No entanto, diversas empresas também se tornaram embaixadoras e apoiadores de movimentos veganos, para atrair visibilidade.

Além disso, companhias em processo de adaptação ganharam o mercado oferecendo alternativas sem ingredientes animais para o público. 

Dessa forma, mesmo que ainda tenham opções convencionais, também conseguem atender à nova tendência.

Qual o conceito de cruelty-free e sua relação com as marcas veganas?

Junto com o movimento vegano, muitas marcas passaram a implementar o conceito de cruelty-free em suas produções, já que esse estilo prega a eliminação de testes em animais em qualquer etapa de produção. Inclusive, seu termo significa, inclusive, “livre de crueldade”.

Nesse caso, é importante destacar que são dois conceitos diferentes. As marcas veganas são aquelas que fabricam produtos sem ingredientes de origem animal, mas nem sempre seguem um padrão de testes cruelty-free.

Por exemplo, os cosméticos, que podem não incluir componentes animais em sua fórmula, mas utilizam coelhos para testar as maquiagens.

Dessa forma, o cruelty-free e o veganismo são duas vertentes que andam juntas, e devem ser consideradas, igualmente, pelas marcas, para que elas assumam um compromisso integral com o movimento.

Exemplos de marcas veganas que atuam em diferentes setores 

Embora muitas pessoas associem as marcas veganas apenas com alimentos, existem vários setores que já estão trabalhando com essa perspectiva.

Por isso, veja alguns exemplos de companhias que adotaram esse estilo em suas produções:

1. Urban Flowers

A Urban Flowers é uma marca de calçados vegana e sustentável, com sede no Rio Grande do Sul.

Seus valores visam uma companhia “enxuta, versátil e bem arborizada”, produzindo artigos sem uso de couro e outros produtos animais, além de acompanhar o “slow fashion”, ou seja, fabricações mais atemporais e que agridem menos o meio ambiente.

2. King 55

A King 55 é uma das marcas veganas mais conhecidas de São Paulo, com uma filosofia em prol do meio ambiente.

Seus produtos incluem blusas, camisas e bolsas, principalmente, feitos de forma artesanal para homens e mulheres.

Além disso, também promove eventos ecológicos e fazem entregas de bicicleta, um diferencial que reduz o impacto de poluição.

3. Insecta shoes

A Insecta Shoes nasceu em São Paulo com o propósito de ser um brechó, reutilizando roupas e acessórios para aumentar o consumo consciente.

No entanto, passou a ter sua própria linha sustentável, inclusive reaproveitando peças e tecidos para diminuir o impacto da fabricação.

4. Vegano Shoes

A Vegano Shoes se especializou em diversos tipos de sapatos, como tênis casuais, botas e sapatos sociais feitos sem nenhuma origem animal.

Além disso, é uma das marcas veganas que produzem mochilas e carteiras nacionais, também de forma sustentável.

5. Gioconda Clothing

A Gioconda Clothing revolucionou o mercado de marcas veganas ao ser uma das pioneiras na produção de roupas íntimas cruelty-free e sem produtos animais.

Seus valores incluem preservação do meio ambiente e conforto natural para as mulheres, priorizando elementos naturais em suas roupas.

6. Svetlana

A Svetlana é uma parceria da Insecta Shoes, e traz linhas cruelty-free, além de aposentar o uso de elementos animais em suas roupas.

Juntas, as empresas também promovem eventos culturais e de conscientização.

7. La Loba

Uma das marcas veganas mais conhecidas do mercado é a La Loba, que produz acessórios e bolsas veganas.

Além disso, se destaca pelas produções em baixa quantidade, com exclusividade e sustentabilidade.

8. Amo Tanto

Enquanto isso, a cosmética Amo Tanto inovou o mercado natural com fitoterápicos e aromaterápicos totalmente livres de ingredientes animais.

Também não realiza testes nesse grupo e prega o uso consciente dos produtos.

9. Boni Natural

A loja eco-friendly e cruelty-free Boni Natural foca sua produção em perfumes e desodorantes livres de qualquer crueldade e ingredientes animais.

Além disso, não prejudicam o meio ambiente, e suas embalagens são recicláveis.

10. LiveAloe

Para quem busca marcas veganas de shampoos e cosméticos ricos em aloe vera, a LiveAloe faz a produção de linhas sem prejudicar o meio ambiente.

Suas fórmulas são testadas em voluntários, sem crueldade animal.

11. Granado

A farmácia Granado também é popular no mercado, conhecida por ter mudado sua linha da fabricação de cosméticos artesanais para ser cruelty-free.

Ainda, também se tornou patrocinadora de diversas campanhas e ações sustentáveis em todo o país.

12. Surya

A Surya utiliza ervas e plantas indianas milenares para produzir produtos de beleza e cabelo, além de coloração natural.

Dessa forma, elaborou uma linha completa sem produtos animais ou exploração natural.

13. Natura

A Natura é uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil, e mudou sua política para estar entre as marcas veganas mais populares.

Assim, mudou seu catálogo e suas fabricações para ser, oficialmente, uma companhia livre de crueldade e exploração animal.

14. Herbia

A Herbia surgiu em 2005, em Joinville, e utiliza apenas ingredientes orgânicos.

Além disso, seu cultivo é próprio e sustentável, com foco em cuidados pessoais e aromaterapia, fabricando óleos e águas florais sem exploração animal.

15. Feito Brasil

A Feito Brasil também é uma das marcas veganas brasileiras que preza pelo movimento em seus produtos, embalagens e valores.

Suas fórmulas são artesanais, com ativos naturais e sustentáveis. Seu foco são espumas, sais de banho e esfoliantes orgânicos.

16. Reserva Folio

A Reserva Folio produz cosméticos naturais em equilíbrio com o meio ambiente, sendo orgânica e livre de exploração animal.

Além disso, também participa de projetos de preservação ambiental e recuperação de áreas desmatadas.

17. Weleda

Os produtos da Weleda não são testados em animais, além de feitos com ingredientes de origem natural e de agricultura sustentável. 

Apesar de nem todo seu catálogo ser livre de ingredientes animais, é uma das marcas veganas que estão em transição no uso de derivados.

18. Lush

A Lush é uma marca de cosméticos britânica que surgiu em 1994, mas, recentemente, passou a desenvolver produtos naturais.

Seu foco são inovações para peles sensíveis, além de shampoos em barra, que inovaram o mercado vegano, sem testes em animais.

19. Souvie

Por fim, a Souvie produz cosméticos orgânicos, óleos essenciais e hidrolatos de plantio próprio, em suas fazendas sustentáveis no interior de São Paulo.

Ela também promove campanhas de conscientização e recuperação de áreas ambientais prejudicadas pelo agronegócio.

Qual a importância de se inspirar nessas marcas veganas?

Movimentos como o cruelty-free se tornaram fundamentais para preservar o meio ambiente e diminuir os impactos naturais que a indústria promove.

Dessa forma, vale a pena se inspirar em marcas veganas, que assumiram um compromisso comercial com produções livres de ingredientes e testes em animais.

Além disso, diversas companhias possuem projetos voltados para a natureza, com valores sustentáveis e consumo consciente.

Assim, permitem uma transição lenta e confortável para quem deseja adotar esse estilo de vida, sem comprometer a qualidade de produtos de beleza e cosméticos que o público gosta.

Quer criar a sua loja online de produtos veganos? Conheça agora a Bagy, a plataforma que ajudou milhares de lojistas a terem um site!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.