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Redes Sociais

Tiktok para marcas: entenda como utilizar essa rede social como uma estratégia

prospecção de cliente

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Com certeza você já ouviu falar e ou já viu por aí, alguém fazendo as danças do Tiktok. Isso porque essa rede social tem sido a mais falada e utilizada dos últimos dois anos, fazendo com que as estratégias de marketing para ampliar a visibilidade de uma empresa, incluam as dancinhas do TikTok para marcas.

De acordo com a Revista Exame, no ano de 2021 o Tiktok completa a marca de mais de 1 bilhão de downloads, desta plataforma que conecta usuários da geração Z às marcas que mantêm presença no meio digital.

O marketing digital é muito amplo e dá ao lojista do e-commerce várias oportunidades que quando usadas com as estratégias corretas, faz com que sua marca apareça, ou até mesmo viralize nas redes.

Quer entender mais como utilizar o tiktok para marcas e vender muito? Continue ligado aqui neste artigo, pois vamos te explicar direitinho e te dar várias dicas.

O que é o TikTok?

TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo, é onde a geração Z (41% dos seus usuários tem entre os 16 e os 24 anos) toda se encontra e se diverte com danças dublagens bem elaboradas e cheias de coordenação motora.

Então isso quer dizer que se você quiser entrar na onda dessa galera, vai precisar de um pouco de treino, mas com certeza vai se divertir muito. A plataforma também dá ao usuário a opção de fazer edições de vídeos com transições e filtros bem bacanas.

Mas não se engane, não é apenas a turma da geração Z, aquela que nasceu entre 1990 e 2000, que estão por lá não. Outras gerações também! Quase todo mundo tem um perfil no TikTok.

Existem muitos usuários nascidos nos anos 80 se divertindo e até ganhando dinheiro com o tiktok para marcas de roupas, agências de viagens, entre tantos outros negócios.

Por que o TikTok?

Com mais de um bilhão de usuários na plataforma acessando, curtindo e reproduzindo vídeos virais, é vital que as marcas reflitam sobre o tiktok fazer parte da sua marca, nas suas estratégias de marketing e no seu conteúdo para atingir muitas pessoas da sua persona.

O tiktok para marcas pode ser um mundo de oportunidades sem limites de aumentar seus lucros nas vendas utilizando criatividade, já que ele dá ao usuário muita liberdade para criações e edição de conteúdos diversificados.

Entenda as particularidades da rede social

Na maioria das vezes, acontece de forma natural o interesse das empresas em divulgar suas marcas no Tik Tok. Mas, você sabe quais são essas particularidades que chamam mais a atenção na plataforma?

Algumas delas são:

  • Algoritmo da rede social com mais facilidade em entregar a postagem para um público maior e mais abrangente além da sua persona;
  • As coreografias e dublagens é o que interessa aos espectadores;
  • O vídeos podem ser gravados com até 3 minutos de duração;
  • Os assuntos que rolam na plataforma são variados e bem similares aos de outras redes sociais, mas no TikTok o formato é totalmente diferente do que está no Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo.

O potencial do alcance orgânico

A criação de conteúdo no tiktok para marcas, alcança mais pessoas quando é feito de forma criativa, utilizando palavras chaves, campanhas e hashtag (#) que estão em alta no momento, como uma música ou áudio viralizado.

Mas atenção, todo esse potencial do alcance orgânico do post deverá ser feito enquanto o assunto estiver em alta.

Portanto, faz parte da estratégia de marketing, fazer uma dança ou uma dublagem naquele momento em que ela estourou na rede social, e não deixar para utilizar a trend (tendências) num momento em que ela já não esteja mais em alta.

Interface

Apesar de ser um aplicativo produzido e inventado pelos chineses, podemos dizer que o tiktok é a cara dos brasileiros, leve, alegre, colorido e descontraído. Um ambiente pronto para receber as criações de memes.

Segundo os designers e especialistas em marketing digital, a interface da homepage (página inicial) do tiktok é baseada em scroll down, que na tradução para o português significa “rolar pra baixo”.

Então para assistir os vídeos de pessoas que o usuário segue e os vídeos indicados pela plataforma de acordo com os que o algoritmo lê de seus interesses, é só colocar o dedo na tela do celular ou smartphone e rolar para baixo.

Conteúdo

Enquanto em outras redes sociais os usuários estão preocupados em mostrar a melhor parte de si para outros, ou até mesmo fingir que são algo diferente apenas para ganhar likes, no TikTok os usuários têm um maior interesse em contar histórias reais.

Esse é o tipo de conteúdo que viraliza na maioria das vezes no TikTok, coreografias, dublagens e conteúdo realista em formato de pequenos vídeos e que tem o poder de influenciar outras pessoas pelo fato de fazer quem ta assistindo rir ou chorar, se identificar ou ficar surpreso com o que vê.

O TikTok para marcas

O TikTok para as marcas é mais uma chance que as empresas têm de aumentar o seu potencial de vendas e de ampliação do seu nome na internet sem investir um alto valor.

Diversas são as estratégias que podem ser utilizadas e abraçadas pela equipe de marketing na criação do conteúdo respeitando a característica dos usuários e do TikTok.

Para colocar a marca em evidência nesta rede social, os gestores devem estar sempre atentos às tendências (trends) do momento, e utilizá-las a favor da empresa.

Marketplace para marcas

Grandes empresas que utilizam o marketplace como Americanas e Magalu adotam estratégias de vendas e de marketing utilizando o TikTok para suas marcas.

O TikTok é mais uma oportunidade do marketplace crescer e divulgar os seus produtos de forma leve e divertida.

Estratégias de marketing no TikTok

Sem dúvida alguma, o TikTok é uma das principais plataformas para socializar a marca com seus consumidores e futuros clientes.

Desenvolvemos X estratégias para te ajudar ainda mais.

Influencer marketing

A empresa pode contratar influencers para divulgar sua marca através das trends e que deve utilizá-las no momento em que estiverem em alta, com um público que já converse com a sua marca.

Deixar para depois, não vai gerar resultado positivo para a marca e nem para o influenciador digital contratado, que deverá ter seguidores ligados a persona da marca.

Não adianta contratar influenciador digital que tenha números grandes de seguidores, sem avaliar antes se o seu público são pessoas interessadas nos produtos que a sua marca vende.

Presença orgánica

Para ter uma presença orgânica e confiável no TikTok para a marca, o social media deverá postar vídeos com frequência na conta, evitar excluir postagem e interagir com os seguidores para a plataforma.

Dessa forma a plataforma entende que o perfil da empresa é confiável e faz mais entrega de conteúdo ao público.

TikTok Ads: publicidade paga

A publicidade para entrar nos anúncios pagos do Tiktok deverão ser vídeos de 9 a 15 segundos, e que poderão ser pulados pelo usuário.

TikTok For Business é a plataforma para a empresa fazer o anúncio pago pelo TikTok para a marca que esteja disposta a investir para ganhar espaço de forma rápida na rede social e chegar a diferentes públicos espalhados pelos quatro cantos do mundo.

As etapas de criação de um anúncio no TikTok para marcas são:

  1. Criação uma conta no TikTok Ads;
  2. Criar uma campanha e selecionar um objetivo: alcance, tráfego, instalações de app ou conversões;
  3. Escolher os ad placements: TikTok Placements ou News Feed App Series.
  4. Configurar o tipo de promoção, nome e imagem de perfil apresentado, categoria e tags de anúncio;
  5. Determinar o público-alvo: género, localização, idade, idioma, categorias de interesse e tipos de conexão.
  6. Indicar orçamento e agendamento pretendido para a campanha;
  7. Selecionar o objetivo de otimização: impressões, cliques ou conversões;
  8. Configuração do criativo da campanha: vídeo, texto e CTA;
  9. Submeter o anúncio.

Dicas para criar conteúdos no tiktok

Agora que você já entendeu a importância do TikTok para a marca, que tal começar a colocar em prática? Siga as dicas abaixo para começar a bombar na rede social.

Criei conteúdos personalizados e espontâneos

A internet está cheia de conteúdos iguais, seja criativo para criar conteúdo espontâneo e para sua marca, mas sempre seguindo as tendências do que está rolando na rede social.

Pense sempre no público que deseja alcançar

Toda marca deve ter uma persona, se a sua empresa não tem, você não saberá qual público quer atingir para te dar um retorno significativo para converter o conteúdo criado em vendas para o seu negócio.

As trend e Hashtag (#), são os quesitos que impulsionam toda movimentação na entrega dos conteúdos do TikTok aos seus usuários, por isso que a gente vem insistindo neste ponto chave.

A importância do TikTok para marcas é uma realidade incontestável que vemos todos os dias e pudemos te mostrar isso através deste artigo. Por isso é que a sua empresa estando no digital e em todas as plataformas aumenta o potencial de vendas e crescimento da marca.

Portanto, não perca mais tempo, e comece a ampliar seus horizontes agora mesmo criando o seu site de vendas online com a Bagy.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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