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Produtos e Nichos

Será que vender roupas online é um bom negócio?

Vender roupas online é um bom negócio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você tem dúvidas se vender roupas online é um bom negócio? Neste artigo você conhecerá tudo que envolve esse universo e verá como trabalhar nesse mercado que é muito promissor.

As vendas online são uma modalidade de vendas relativamente nova, mas que cresceu muito e diversos empreendedores viram que nesse meio existem oportunidade para vender mais e melhor.

Essa tendência surgiu em 1995, quando a Amazon, uma gigante do comércio eletrônico, foi lançada e abriu os olhos de diversas pessoas para essa forma de vendas. Porém, o início das vendas online não foi nada fácil.

Muitas pessoas ficaram receosas em realizar compras online, e achavam que acabariam caindo em algum golpe ao comprar produtos por preços muito abaixo do que nas lojas físicas. Mas esse pensamento foi caindo por terra ao longo dos anos, fazendo com que as vendas online tivessem um crescimento acelerado.

Só para se ter uma ideia, uma pesquisa da Neotrust mostrou que entre janeiro e março de 2021, as lojas virtuais conseguiram faturar R$35,2 bilhões com as vendas realizadas, representando um aumento de 57,4% em relação ao período anterior. Isso já mostra que vender pela internet traz resultados bem impressionantes.

Mas, mesmo com esses dados, será que vender roupas online é um bom negócio? É possível alcançar bons resultados no mercado da moda? Continue lendo este artigo que mostramos a você como vender roupas pela internet pode se tornar um negócio bem lucrativo!

Qual é o lucro de vender roupas online?

O mercado da moda é um dos mais lucrativos que existem. Prova disso é que a pesquisa citada anteriormente mostrou que a categoria da moda foi quem liderou o volume das vendas do período.

Isso nos mostra que é um mercado que a maioria do público procura consumir seus produtos, e não é difícil de se imaginar o porquê, já que todos nós usamos roupas diariamente, e o uso frequente pode fazer com que tenhamos que buscar por novas peças.

Mas, para saber o lucro real que vender roupas online traz, podemos começar observando a margem de lucro média de um lojista.

Para um lojista que vende roupas, a sua margem de lucro fica em média entre 40% e 50%, mas ela pode variar bastante e chegar a valores bem altos. O que pode influenciar isso é a forma que o negócio está configurado, onde diversos fatores podem interferir.

O perfil do cliente, por exemplo, é um fator que determina a margem de lucro da loja. Se você trabalha com um público que tem maior poder de compra, conseguirá vender seus produtos por um valor acima e conseguir lucrar muito com isso.

Além do público, também existe o tipo de roupa que é vendida, se é uma peça mais cara ou barata de se achar junto aos fornecedores. E aqui, os custos envolvidos na manutenção do negócio também podem influenciar, onde quanto mais custos você tem, menor vai ser o seu lucro.

Isso nos mostra que o mercado da venda de roupas online é sim muito promissor, e para ter um grande sucesso de vendas aqui, é preciso saber como montar o seu negócio para que ele seja o mais lucrativo possível!

Você sabe como funciona o processo de vendas online?

Agora que sabe que vender roupas online é um bom negócio, você precisa conhecer mais a fundo como funciona o processo das vendas pela internet para conseguir enxergar a forma que você poderá crescer neste ambiente.

Para isso, descrevemos abaixo as principais etapas que o seu futuro público vai passar antes de realmente clicar no botão de finalizar a compra na sua loja virtual!

Loja virtual

A primeira etapa no processo de vendas online envolve a procura. Nesse primeiro momento, o seu futuro cliente enxergou a necessidade de comprar uma peça nova de roupa. Sabendo disso, ele vai até o seu buscador favorito, e começará a pesquisar o produto que ele quer adquirir.

Nessa pesquisa, ele vai encontrar diversas opções de peças e também de lojas virtuais para compará-las. Ele pode acabar ficando um bom tempo nessa etapa analisando todas as lojas para ver o que elas podem oferecer a ele.

Produto

Depois de conhecer as lojas virtuais que vendem roupas, ele vai procurar filtrar somente aquelas que vendem as peças no modelo e estilo que ele quer comprar. Aqui ele vai buscar mais a fundo que tipo de produtos tem em cada loja para encontrar aquela que vai de acordo com seus gostos e preferências

Ele pode ficar bastante tempo nessa etapa, já que existem uma grande variedade de lojas e roupas para analisar. Nesse momento, é interessante que a sua loja saiba aproveitar essa oportunidade para já oferecer promoções e descontos especiais com o objetivo de fisgar esse cliente.

Prazo de entrega

Quando esse cliente encontrar as lojas virtuais que vendem as peças que ele tem interesse, é normal que a gente pense que ele já vai seguir finalizando a compra, certo? Errado! Na verdade esse cliente vai navegar mais um tempinho pela sua loja.

Na terceira etapa das vendas online, o seu cliente vai querer conhecer o prazo de entrega e o valor de frete que a sua loja trabalha. Nesse momento, ele vai procurar escolher a opção que consegue oferecer o envio mais rápido pelo valor mais baixo.

Sacola

Quando o seu cliente encontrar a loja virtual que possui um prazo de entrega interessante, ele vai começar a colocar os produtos que tem mais interesse de comprar no carrinho ou sacola virtual. Mas, isso ainda não significa que ele vai finalizar a compra.

Muitas pessoas nessa etapa, acabam enchendo o carrinho e depois abandonando os produtos colocados. Aqui é importante que o lojista não desanime, e aproveite essa oportunidade para incentivar que esse cliente finalize a compra.

Forma de pagamento

Caso o seu cliente não abandone o seu carrinho, ou caso ele volte para finalizar a compra, ele acabará passando pela etapa onde vai conferir as formas de pagamento que a loja virtual aceita.

Esse é um ponto bem importante e que pode influenciar na decisão de compra do cliente. Muitas pessoas que estão acostumadas a comprar online, já possuem seu método de pagamento preferido, e gostam de comprar nas lojas que trabalham com ele. Portanto, é importante que você conheça o meio favorito do seu cliente para adicionar na loja.

Review

Por fim, a última etapa que seus clientes passam ao comprar online é verificar como foi a experiência de outros clientes ao comprar de você. Essa etapa é de todas a mais decisiva e com maior peso.

Dificilmente alguém vai efetuar a compra em uma loja virtual que possui diversas avaliações negativas. Por isso, é sempre importante que o lojista se atente às avaliações que recebe e sempre tente oferecer o melhor atendimento ao seus clientes atuais, para evitar que reviews negativos influenciem as vendas futuras.

Quais são os benefícios das vendas online?

Comparado aos espaços físicos, as vendas online saem ganhando em disparada pelos benefícios que conseguem oferecer aos empreendedores. Essa modalidade consegue ter custos mais baixos e resultados de vendas mais altos. A seguir, você conhece três benefícios de trabalhar com as vendas online.

Investimento mais baixo

As vendas online possuem um investimento baixo porque é possível iniciar as atividades sem precisar custear um espaço físico ou a contratação de vendedores. Isso também faz com que a manutenção desse tipo de negócio seja mais baixa, o que ajuda para que a lucratividade seja maior.

Maior alcance do público

Quando você vende em espaços físicos, o seu negócio fica dependente do movimento da região, que nem sempre é alto. Mas com as vendas online isso acaba não sendo um problema, porque é possível alcançar um número maior de pessoas, de regiões diferentes, fazendo com que o seu negócio não fique limitado.

Disponibilidade de vendas

A disponibilidade é um benefício bem interessante. Quando vendemos em locais físicos, ficamos dependentes do horário de funcionamento, mas quando as vendas são online, podemos trabalhar com elas 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, porque os produtos ficam disponíveis sempre para seu público comprar.

Por onde começar a vender roupas online?

Depois de conhecer as vantagens, você já deve ter percebido como vender roupas online é um bom negócio, né? Se sim, você deve querer saber começar a vender roupas online e lançar o seu negócio de sucesso!

Mas antes disso, é preciso ter muito planejamento e saber como se posicionar no mercado para atrair o seu cliente ideal e fazer muitas vendas pela internet.

Para ajudar você, criamos um mini-guia onde colocamos quais são os primeiros passos que você deve dar para montar um negócio de sucesso!

Escolha do nicho

Para quem vende roupas online, essa etapa é muito importante. No mercado da moda, você atuará ao lado de marcas gigantes e consolidadas, por isso, a melhor forma de você se posicionar é segmentar o seu público e trabalhar focado em atingir um perfil específico de pessoas.

Você pode fazer isso a partir do produto que você vai vender. Ao invés de oferecer ao seu público somente roupas femininas, você pode trabalhar com algo mais específico, como roupas para gestantes, peças femininas ou até roupas para academia

Por mais que ao fazer isso, pareça que você está limitando o seu negócio, pode ter certeza de que na verdade, você estará garantindo muitas vendas no futuro.

Se você iniciar vendendo peças variadas, estará concorrendo diretamente com as marcas mais consolidadas do mercado, o que fará com que seja mais difícil superá-las e conseguir boas vendas.

Mas se você começar focando em uma parte do público da moda, será mais fácil começar a vender as primeiras peças e fazer o seu negócio crescer.

Criação da marca

Depois de ter escolhido o nicho em que você atuará, chegou o momento de criar a sua marca e definir toda a identidade visual que fará com que as pessoas reconheçam facilmente o seu negócio

Para isso, é importante considerar o produto que você venderá e o seu público-alvo, para assim criar uma identidade que faça com que ele se identifique e queira comprar de você.

Caso você resolva vender roupas de academia, por exemplo, é interessante que a sua marca tenha uma pegada mais animada, com cores vibrantes e chamativas. Agora, se você for vender roupas para gestante, o ideal é uma marca mais tranquila com cores suaves e uma comunicação clara mas informal.

Pesquisa de fornecedores

Se você vai comprar roupa para revender pela internet, esse passo é uma parte crucial do seu negócio. A escolha certa de fornecedores é o que permitirá que você venda roupas de qualidade e consiga ter uma boa lucratividade com condições diferenciadas de compras.

Na hora de pesquisar os seus fornecedores, tente encontrar a experiência de outros lojistas com eles para atestar a qualidade das suas peças antes de pedir o orçamento ou fechar o contrato.

E sempre prefira aqueles que oferecem o melhor custo-benefício e não somente os que têm preços muito baixos, pois isso pode indicar que as peças têm má qualidade. Caso você planeje confeccionar as roupas, esses cuidados devem ser feitos com o fornecedor da sua matéria-prima, para você conseguir comprar sempre a que melhor atende o seu negócio.

Definição do tipo de entrega

Você sabia que existem muitas formas de entregar os pedidos dos seus clientes? Quando trabalhamos com vendas online é importante conhecer os tipos de entrega que existem para escolher aquela que melhor vai atender o seu cliente.

Se você vai vender para pessoas que moram na sua região, pode ser interessante oferecer entregas mais rápidas ou baratas, para isso você pode trabalhar com motoboys. Mas caso a maioria dos seus clientes resida em outros estados, pode ser melhor contar com transportadoras.

A escolha dos tipos de entrega dependerá totalmente do local onde a maioria dos seus clientes reside, para que assim você consiga oferecer a melhor entrega para o perfil deles.

Uso de plataformas

Por fim, você precisará ter um lugar para montar a vitrine dos seus produtos e deixá-los disponíveis para seus clientes colocarem eles na sacolinha e finalizar a compra. Para isso, você pode contar com as plataformas de e-commerce.

As plataformas oferecem todos os recursos que você precisa para lançar e gerenciar a sua loja virtual, além de mostrar mais profissionalismo, garantindo que seu público se sinta seguro para comprar de você.

Por isso, é interessante você começar a buscar mais sobre as plataformas para ver qual delas vai atender melhor a sua necessidade atual.

Onde vender suas roupas online?

Agora que você já sabe o passo a passo do sucesso nas vendas de roupas online, chegou o momento de conhecer os diversos meios que a internet possui para permitir que você realize ótimas vendas online!

Instagram

Hoje em dia, o Instagram parou de ser só um aplicativo de fotos e virou um super aplicativo de vendas, com diversas funcionalidades que ajudam o negócio a vender cada vez mais. Um dos recursos lançados e que ajudou muitos lojistas foi o Instagram Shopping.

Ele permite que o lojista faça o cadastro do produto na loja do Instagram e marque os produtos que aparecem nas fotos do feed, permitindo que o seu negócio consiga vender a partir de uma foto!

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do comércio eletrônico, sendo que ele é acessado por milhões de compradores todos os dias, fazendo com que a sua loja virtual tenha mais chances de ser conhecida quando está dentro do marketplace!

Uma grande vantagem que o Mercado Livre oferece para o lojista é que ele conta com soluções prontas de pagamento e envio dos pedidos, facilitando assim a vida do empreendedor que não precisa se preocupar com essa parte.

Shopee

Outro grande marketplace do mercado é a Shopee que chegou recentemente no Brasil mas já ganhou bastante fama por aqui. Ele é conhecido pelos seus preços baixos e promoções atrativas que oferecem aos clientes

Ao ter sua loja virtual criada na Shopee, você pode alcançar mais pessoas que conseguirão encontrar facilmente o seu negócio, além de ser uma plataforma segura e prática para você criar novos anúncios, monitorar vendas e resultados.

Bagy

Se você gostou das três opções anteriores e gostaria de usá-las de forma integrada em um só lugar, pode contar com a Bagy para isso! A Bagy é uma plataforma de vendas online que consegue oferecer um ambiente todo personalizado para o lojista chamar de seu!

Aqui é possível ter a sua loja virtual criada em apenas 15 minutos, além de contar com um suporte que vai ajudar você a ter a funcionalidade da sacolinha do Instagram! 

Na Bagy você consegue montar a sua loja virtual e vender diretamente por ela, sem contar que você tem diversas opções de pagamento e um frete rápido pelo Melhor Envio.

Agora você já sabe que vender roupas online é um bom negócio sim, principalmente quando você tem a plataforma certa ao seu lado, que ajuda você a gerenciar o seu negócio, vender por diversos canais e ainda poder analisar tudo para sempre melhorar sua estratégia!

Se você quer ter uma plataforma assim, conte com a Bagy! Você pode experimentar a nossa solução e ver como vender pela internet fica mais simples com a gente!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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