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Loja no Instagram: como ter a sua loja na rede social mais famosa do mundo

Como criar loja no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A loja no Instagram é um recurso criado na plataforma para que os lojistas criem a sua vitrine virtual dentro da rede social e possibilitem maior rapidez, eficiência e transparência nas vendas online. Veja mais!

Se você já tem a sua loja, mas continua vendendo os seus produtos de forma amadora no seu perfil da rede social, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de ganhar dinheiro no Instagram.

Com a loja no Instagram, você pode criar posts no feed, stories, reels e outros formatos de conteúdo e adicionar uma tag neles para que, quando o seu seguir clicar, possa ser redirecionado para um espaço sobre os seus produtos sem precisar sair da plataforma.

E o melhor disso tudo: você não paga nada por isso!

Isso significa que você pode ter a sua loja virtual sem precisar criar uma plataforma externa, o que é ideal para quem está começando a sua loja na internet.

Isso tudo fez sentido pra você? Se a resposta for sim, então continue lendo e veja o que é a loja do Instagram, como funciona e o passo a passo para configurar a sua. Veja!

O que é a loja do Instagram?

Uma loja do Instagram é um recurso que permite que donos de lojas possam vender os seus produtos em uma vitrine virtual dentro da própria plataforma, a partir de fotos de produtos publicadas no feed.

Em resumo, você publica as fotos do produto e consegue adicionar um link, por meio de uma tag, que redireciona o cliente para a compra.

Desta maneira, você consegue ter mais um canal para a venda dos seus produtos, ao criar essa vitrine dentro do próprio Instagram, e consegue fazer vendas sem que o usuário precise, necessariamente, sair da rede social.

Quando surgiu?

A Loja no Instagram nasceu em 2017, quando a plataforma entendeu que precisava se reinventar e atender às demandas em questão na época, quando os lojistas começaram a utilizar a plataforma como canal de divulgação dos seus produtos, serviços e realização de vendas.

A partir desta oportunidade de negócio, o Instagram mudou e adicionou o recurso da loja na sua plataforma, permitindo que os lojistas pudessem adicionar o ícone da sacolinha nas fotos de produto e facilitando o processo de compra dos clientes e permitindo transações mais rápidas, eficientes e seguras.

Como funciona a loja no Instagram?

Uma loja no Instagram permite que você integre o seu catálogo de produtos com o perfil na plataforma, facilitando a promoção dos seus produtos em diversos formatos diferentes, como posts no feed, vídeos, reels, stories, etc.

Entenda como funciona a loja do instagram nos diversos formatos disponíveis:

Feed

Se tratando do feed, você publica as fotos normalmente, mas com as marcações de venda sobre os produtos.

Ao clicar em cada marcação, o usuário é redirecionado à loja virtual dentro do próprio Instagram, com mais informações sobre o produto e indicação de outros itens da loja virtual.

Stories

Os stories não têm muita diferença do feed. É possível publicar imagens e habilitar as tags de produtos.

Novamente, ao clicar sobre cada tag, o usuário é redirecionado para a página do item dentro da loja virtual da mesma forma que acontece nos posts do feed.

Reels

Não tem segredo, assim como nos outros formatos, você pode publicar um vídeo normalmente e adicionar as tags de produto que, quando o usuário clicar, será redirecionado para a loja no Instagram.

Em filtros de realidade aumentada

Além dos formatos anteriores, também é possível integrar os recursos da Loja no Instagram com filtros de realidade aumentada.

A ideia é que o filtro ajude a, de fato, simular o uso do produto e tenha uma tag, assim como nos stories, feed e reels, onde o usuário será redirecionado para a compra do produto.

Qual a diferença entre conta pessoal e conta profissional?

Se você estiver pensando em criar uma conta para a sua loja no Instagram, então uma das primeiras coisas que precisa ter em mente são as diferenças entre a conta pessoa e a conta profissional. Confira a seguir:

Instagram Insights

As ferramentas de análise são uma parte essencial da rotina de qualquer lojista. Se você quer melhorar o seu desempenho no Instagram, você precisa ser capaz de analisar os dados.

Além das informações de contato, o Instagram Insights é uma das principais vantagens de se ter uma conta profissional.

Esse tipo de conta fornece análises sobre o desempenho e o público de suas postagens. Você pode ver seus insights diretamente no aplicativo Instagram (desktop ou celular).

A análise do Instagram inclui métricas como:

  • Alcance e impressões;
  • Interações com o conteúdo;
  • Total de seguidores;
  • Informações demográficas do público.

Impulsionamento das postagens

Se você quiser mais engajamento com seu conteúdo, pode impulsionar as publicações de negócios para aumentar seu alcance .

Ao impulsionar sua postagem com anúncios do Instagram, você pode selecionar um público-alvo e definir um orçamento.

O Instagram então promove sua postagem e inclui os resultados de seus gastos com publicidade na guia Insights.

Botão de contato e resposta rápida

Com uma conta profissional do Instagram, você pode adicionar as suas informações de contato ao seu perfil do Instagram. Clientes atuais e potenciais podem visitar o seu perfil e usar este botão para entrar em contato com você.

Além disso, com a conta profissional, há uma seção “Informações comerciais públicas” que permite incluir um número de telefone ou endereço de e-mail. Se você tiver uma loja física, poderá até incluir o endereço físico de sua empresa.

Se você não tem tempo para responder a cada mensagem privada, criar uma conta profissional também oferece a opção conveniente de configurar respostas rápidas. 

Basicamente, são respostas pré-escritas a perguntas comuns que você pode enviar aos clientes. Nas configurações de sua conta, você verá uma opção para ‘Respostas rápidas’.

Sua conta profissional também oferece a opção de categorizar sua caixa de entrada, o que é ótimo para controlar seus contatos mais importantes e você ainda pode filtrar mensagens entre diferentes guias.

Instagram Shopping

O Instagram também oferece uma loja virtual e postagens que podem ser compradas, o que é ideal para e-commerces e lojistas.

Contas profissionais também podem ativar a guia Loja em seus perfis e aproveitar o Instagram como uma vitrine móvel.

Além disso, também é possível criar postagens que podem ser compradas pelos usuários ou até mesmo salvá-los para mais tarde.

Publicação automática de conteúdo

Um dos outros benefícios do Instagram profissional versus pessoal é que você pode agendar o conteúdo para publicação automática.

Com um perfil de negócio, você pode agendar suas postagens usando Gerenciador de Negócios do Facebook e elas serão postadas automaticamente na hora que você quiser.

Você só precisa conectar sua conta do Facebook para fazer isso funcionar.

Se você estiver postando para um perfil pessoal, no entanto, precisará postar seu conteúdo manualmente.

Links nos stories do Instagram

Outra vantagem da conta profissional é que você pode incluir links em seus stories do Instagram.

Antigamente esse benefício estava disponível somente para perfis com mais de 10 mil seguidores. No entanto, nas últimas semanas, o Instagram liberou a possibilidade de adicionar links nos stories para todos que tiverem uma conta profissional.

Por que vale a pena criar uma loja no Instagram?

Ainda não tem certeza se a Loja do Instagram é a oportunidade certa para o seu negócio? Usando esta funcionalidade você pode fornecer aos seus clientes acesso fácil aos seus produtos e possibilitar um maior crescimento nas vendas do seu negócio.

Mas isso não é tudo! Aqui estão alguns outros benefícios da Loja do Instagram:

Aumenta a descoberta do produto

De acordo com a pesquisa Social Commerce, realizada pela AlliN | Social Miner, 76% das pessoas recorrem às redes sociais para pesquisar sobre um produto antes de comprá-lo.

Por isso, aderir a recursos, como a Loja no Instagram, ajuda a facilitar a vida dos clientes, que descobrirão os seus produtos mais rápido.

Ao usar essas tags em suas postagens de fotos, os clientes podem verificar os produtos e fazer compras rápidas e o melhor de tudo é que os clientes nem mesmo precisam fazer compras diretamente na página principal de sua empresa.

A capacidade de comprar produtos pode ser feita por meio de seus feeds e stories quando seus anúncios forem exibidos ou quando eles o encontrarem por meio de uma hashtag, por exemplo.

Simplifica o processo de compra

Por meio da Loja no Instagram, você pode levar a sua vitrine diretamente para o cliente, agilizando o processo de compra.

Já se foi o tempo em que um comprador online tinha que pular de link em link para encontrar seu produto (o que acaba diminuindo a probabilidade de uma compra). 

Agora, com alguns toques e deslizes simples, o que pode ter sido apenas uma intenção de compra, tem mais probabilidade de se transformar em uma compra real.

Reduz o atrito e torna as compras mais fáceis para os consumidores

Com tantas empresas competindo por atenção, pode ser extremamente difícil fazer com que os clientes deixem o que estão fazendo nas redes sociais e visitem sua loja.

Por isso, não tente fazer com que eles venham até você. Ao invés disso, leve sua loja até eles.

Uma Loja no Instagram remove a fricção do processo de compra, tornando mais fácil para os compradores navegarem em seu catálogo, verificarem os preços ou aprenderem mais sobre um produto específico.

Além disso, quando estiverem prontos para comprar, eles podem visitar a página do produto em seu site com apenas um toque.

E o melhor: depois de fazerem o primeiro pedido, suas informações (nome, e-mail, informações de faturamento e endereço de entrega) são salvas no banco de dados do Facebook, permitindo que você envie notificações sobre o processamento e a entrega.

Exponha seus produtos a usuários com alta intenção de compra

Quando você marca um produto em uma postagem, essa postagem será incluída na nova guia Shopping Explore do Instagram.

Ao aumentar o engajamento do Instagram por meio de boas práticas, como otimizar suas hashtags, você pode fazer com que os seus produtos apareçam na guia Explorar em compras.

Você também estará expondo seus produtos ao seu mercado-alvo porque essas postagens de compras são personalizadas e baseadas nos interesses dos usuários.

Isso é fantástico porque os usuários que visualizam a guia Explorar em compras tendem a ter uma alta intenção de compra. Em outras palavras, é provável que comprem.

Quais os requisitos necessários?

Embora sua empresa já possa estar em conformidade com as políticas do Instagram, ainda existem outros quatro outros critérios que sua empresa deve atender antes que você possa configurar uma página com a Loja do Instagram habilitada.

Para se qualificar, sua empresa deve atender aos seguintes requisitos:

  • Registre a sua conta como uma conta profissional do Instagram;
  • Sua empresa está localizada em um mercado disponível (o Brasil está incluso);
  • Sua empresa possui um produto qualificado;
  • Sua empresa está em conformidade com o acordo de vendedor e as políticas comerciais do Instagram;
  • Sua empresa possui um domínio de site no qual pretende vender.

Como habilitar o recurso de vendas?

Para habilitar o recurso de vendas, você deverá seguir o passo a passo de criar a sua loja no Instagram e esperar a sua conta ser aprovada.

Depois que ela for aprovada, siga esse passo a passo:

  • Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e selecione “Configurações”;
  • Toque em “Empresas” e em “Compras”;
  • Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta;
  • Selecione “Concluir”.

Observação: se você não vir a opção Compras em Configurações, sua conta provavelmente ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso Compras no Instagram.

Como fazer a loja no Instagram? Passo a passo

Etapa 1: Garantir que a sua empresa está de acordo com os requisitos do Instagram

Se sua empresa possui todos os requisitos estipulados nos tópicos anteriores, então você está qualificado e pode configurar a Loja no Instagram.

Etapa 2: Converter a sua conta no Instagram para uma Conta Profissional ou de Criador de Conteúdo

Antes de configurar a Loja no Instagram, acesse as suas configurações e converta a sua conta para uma conta profissional ou de criador.

Depois disso, você poderá adicionar informações comerciais relevantes, como horário de funcionamento, endereço comercial, número de telefone e um link para seu site.

Etapa 3: Conecte a sua conta a uma página do Facebook

Siga este passo a passo abaixo para vincular a sua conta profissional do Instagram a uma página do Facebook.

  • Vá para o perfil do Instagram da sua empresa;
  • Selecione “Editar Perfil”;
  • Na seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”;
  • Escolha uma página do Facebook que você gostaria de conectar;
  • Se você não tiver uma página do Facebook, selecione “Criar uma nova página do Facebook”;
  • A loja da página do Facebook não é necessária, apenas uma página do Facebook.

Etapa 4: Carregue o seu catálogo de produtos

A loja no Instagram é alimentada por seu catálogo de produtos. Existem duas maneiras de conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial do Instagram:

  1. Gerente de catálogo: é o método “faça você mesmo” encontrado no Facebook Business Manager;
  2. Parceiro da plataforma e-commerce: é uma integração por meio de um e-commerce, como acontece na Bagy.

Etapa 5: Envie a conta para ser revisada

Depois de conectar um catálogo de produtos ao seu Instagram e ter produtos em sua loja, envie sua conta para revisão seguindo estas etapas.

Lembre-se que a análise da conta normalmente leva alguns dias, mas às vezes pode demorar mais.

  • Vá para o perfil do Instagram da sua empresa e selecione “Configurações”;
  • Inscreva-se para fazer compras;
  • Siga as etapas para enviar sua conta para revisão;
  • Visite “Compras” em suas “Configurações” a qualquer momento para verificar seu status.

Algumas empresas podem ser notificadas de que existem informações adicionais necessárias para provar a propriedade do domínio do seu site.

Se receber esta notificação, siga as etapas de acordo com a instrução da plataforma, para concluir o processo de verificação de domínio para enviar sua conta para revisão.

Etapa 6: Ative os recursos da Loja no Instagram

Assim que sua conta for aprovada, você pode ativar os recursos da loja.

Se você não vir a loja em suas configurações, sua conta provavelmente ainda está em revisão ou não foi aprovada pelo Instagram.

Para ativar os recursos da loja, siga esse passo a passo:

  • Vá para o perfil do Instagram da sua empresa e selecione “Configurações”;
  • Toque em “Negócios” e depois em “Compras”;
  • Selecione o “Catálogo de produtos” que deseja conectar à sua conta;
  • Selecione “Concluído”.

Etapa 7: Comece a adicionar as tags nos produtos

Agora que você ativou a sua loja, você pode usar tags de produtos para destacar produtos em suas fotos e vídeos no feed e nos stories.

Veja como ativar as tags nas suas fotos do feed:

Para marcar produtos em uma postagem do Instagram, comece enviando uma foto como faria normalmente e siga as instruções abaixo antes de postar:

  • Toque em “Adicionar foto”;
  • Adicione uma legenda;
  • Toque em “Produtos de etiqueta”;
  • Toque na foto;
  • Procure por produto;
  • Selecione o produto;
  • Toque em “Concluído”;
  • Toque em “Compartilhar”.

Agora veja como adicionar as tags aos seus stories:

Logo após ter escolhido uma imagem para os seus stories, siga as instruções abaixo antes de postar:

  • Toque no ícone de adesivo no canto superior direito;
  • Selecione o adesivo do produto na bandeja de adesivos;
  • Selecione o produto de seu catálogo que deseja apresentar;
  • Mova o adesivo do produto para onde você gostaria que aparecesse em sua história;
  • Mude a cor do texto do adesivo do produto tocando no adesivo;
  • Compartilhe o seu storie.

Como aumentar as chances de vendas?

Alterar o tipo de sua conta para um perfil profissional é simples. Mas a criação de um perfil de negócios atraente exige esforço.

Veja a seguir dicas imperdíveis para ajudar a melhorar e aumentar as suas vendas na loja no Instagram:

Não ignore sua biografia

Sua biografia do Instagram diz aos usuários quem você é e o que sua empresa tem a oferecer. Pense no seu público-alvo ao elaborar sua biografia. Lembre-se que a sua biografia deve ser:

  • Informativa;
  • Concisa;
  • Escrita no estilo e tom de voz da sua marca;
  • Ter uma imagem de perfil de alta qualidade.

Assim como a sua biografia, seu perfil deve representar sua marca. A maioria das empresas usa seu logotipo ou alguma variação dele.

Lembre-se de que as imagens de perfil são pequenas no Instagram, por isso escolha uma imagem de alta resolução que permita aumentar o zoom em seu logotipo sem ficar borrado.

Crie um guia de estilo para sua marca

As melhores marcas têm uma aparência e um comportamento coerente para todo o perfil. Para isso, você pode criar um guia de estilo para sua conta para que sua marca brilhe à primeira vista.

O guia de estilo da sua marca deve incluir:

  • Uma paleta de cores;
  • Regras para fontes;
  • Modelos de postagem;
  • Postar consistentemente.

Você obterá o máximo de seus Insights do Instagram se postar de forma consistente. Portanto, escolha uma frequência que funcione para você e cumpra-a. 

Como ter a loja do Instagram?

A sacolinha do Instagram é aquela etiqueta no formato de uma sacola e que, geralmente, está marcada em uma foto do feed ou stories e indica que aquele produto está à venda.

Ao clicar nesta tag, o usuário é redirecionado para uma página onde há todas as informações sobre o produto e ainda exibe outros itens do catálogo da marca.

  • você pode marcar até 5 produtos ao publicar uma única foto ou vídeo, seja no feed ou stories;
  • poderá marcar até 20 itens, em caso do formato de carrossel de imagens;
  • e, por fim, em caso de Reels, poderá marcar até 30 produtos.

Veja como fazer:

Como colocar a sacolinha nas fotos e vídeos do feed

  • selecione a foto ou vídeo que deseja publicar;
  • adicione uma legenda;
  • clique em “marcar produtos”;
  • clique na imagem;
  • pesquise o item no seu catálogo e selecione o escolhido;
  • clique em concluir e depois em compartilhar.

Como colocar a sacolinha nos seus stories

  • escolha a foto ou vídeo que deseja publicar nos seus stories;
  • clique no ícone de adesivo/figurinha que fica no canto superior direito;
  • selecione a figurinha do produto;
  • escolha o item no seu catálogo e selecione o escolhido;
  • coloque a figurinha no lugar que quiser na imagem;
  • se quiser, altere a cor da figurinha;
  • compartilhe os seus stories.

Como colocar a sacolinha nos seus reels

  • grave o seu vídeo para reels e clique em avançar;
  • selecione uma foto para a capa do reels;
  • adicione uma legenda;
  • clique em capa;
  • deslize a imagem para a parte inferior da tela;
  • clique em marcar produtos;
  • escolhas as mercadorias ou a coleção que deseja adicionar;
  • compartilhe o seu reels.

Como integrar a loja no Instagram com o site?

Por fim, caso você queira integrar o seu catálogo de produtos diretamente com o seu e-commerce, como o Bagy, Tray ou Locaweb, o Instagram também permite essa possibilidade.

Você pode fazer diretamente pelo site do seu e-commerce, utilizando um plugin de rede social que está disponível para cada parceiro do Instagram.

Ou você poderá fazer esta integração pelo Gerenciador de Negócios do Facebook e adicionar os itens a partir das plataformas.

Para isso, você precisa:

  • selecionar a opção Conectar à plataforma de comércio eletrônico quando estiver adicionando produtos;
  • independentemente da sua opção para criação de catálogo, não deixe de adicionar o link do site para direcionar o usuário à compra;
  • acesse o Gerenciador de Catálogos;
  • toque em Configurações;
  • confira se a sua conta está vinculada na seção Perfis comerciais do Instagram.

Você gostou deste artigo? Conseguiu entender o que é a loja no Instagram, como funciona e como configurar no seu perfil?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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