Produtos e Nichos

Artesanatos mais vendidos no Brasil: conheça grandes oportunidades de negócios para investir

Artesanatos mais vendidos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ter uma loja de sucesso, também é muito importante saber quais são os produtos de sucesso no mercado, não é mesmo? O que os consumidores estão atrás ao irem às compras? Quais são as possibilidades de trabalhar com determinada criação? E, afinal, quais são os artesanatos mais vendidos no Brasil? Saiba tudo neste texto!

Dentro de um mercado tão competitivo, é fundamental encontrar formas de aumentar as suas vendas, não é mesmo? Ou seja, não basta investir em artesanato para vender, é preciso saber quais estratégias podem potencializar as suas conversões, certo? E um desses pontos é justamente entender quais são os itens que mais fazem sucesso no mercado. Afinal, quais são os artesanatos mais vendidos no Brasil?

Velas são sempre uma excelente opção, mas você sabe como pode potencializar as suas conversões dentro desse segmento? Quais produtos podem ser vendidos na sua loja? E quais são as chances de se destacar? Em um momento em que o cenário do artesanato no Brasil tem se consolidado, é preciso saber tudo sobre as diferentes possibilidades se o que você quer é vender cada vez mais.

O que acha, então, de conferir um panorama sobre o tamanho desse segmento atualmente e os diferentes tipos de artesanato que podem ser trabalhados? Para facilitar o seu trabalho, separamos todas essas informações em um só lugar. Quer tirar as suas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para dominar o tema!

Qual é o cenário do artesanato no Brasil?

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% dos municípios no Brasil têm o artesanato como uma das atividades mais relevantes das suas economias. O mesmo levantamento mostra que se trata de um mercado que movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, ou seja, um dos mais importantes para o PIB nacional. Isso significa que existem inúmeras oportunidades para quem quer empreender no setor.

Um exemplo disso é que, ainda segundo o estudo do IBGE, mais de 10 milhões de brasileiros são sustentados por conta de uma atividade artesanal. Para quem quer está procurando por alternativas que estimulem o empreendedorismo, poucas coisas são tão eficientes quanto o artesanato. E o melhor de tudo: existem vários caminhos e oportunidades para quem quiser atuar na área, utilizando as mais diferentes habilidades e conhecimentos.

Como, então, ignorar números tão expressivos? Se você quer abrir um e-commerce e não sabe por onde começar, trabalhar com artesanato é, sem dúvidas, uma das opções mais atrativas. Seja produzindo seus próprios produtos, seja comprando de um artesão. Existem diferentes possibilidades para que o seu negócio entre no segmento e consiga se destacar mesmo com tanta concorrência.

Quais são os 13 tipos de artesanatos mais vendidos?

Mas, afinal, quais são os tipos de artesanatos mais vendidos e como você pode empreender em cada um deles? Listamos os oito principais para você entender quais são as suas oportunidades. Confira!

1. Crochê e tricô

Apesar de serem duas técnicas diferentes, o resultado final pode acabar muito similar, não é mesmo? E, querendo ou não, são produtos que ainda fazem muito sucesso, o que torna o crochê e o tricô excelentes alternativas para quem quer empreender. Por que não produzir toalhas de mesa decorativas? Ou até mesmo pensadas em épocas específicas do ano, como Natal, Dia das Mães ou Dia das Crianças?

Além disso, essas duas técnicas têm se tornado valiosas para a moda de roupa também. Peças fabricadas com crochê e tricô são consideradas muito estilosas e, com o fornecedor certo e as estratégias adequadas de comunicação, é possível vender cada vez mais. Já pensou em usar essas técnicas para entrar no segmento pet, que tem crescido muito nos últimos anos? É outra alternativa que pode ser explorada.

2. Cosméticos artesanais

A busca por produtos que não tenham processos com crueldade com animais ou até mesmo alternativas mais limpas com menos impacto no meio ambiente tem feito com que os cosméticos artesanais se tornem produtos muito procurados. O público vegano, por exemplo, é bastante exigente e, ao mesmo tempo, carente de produtos de qualidade, o que abre a oportunidade de atuar com a venda de sabonetes artesanais.

Por não serem industrializados, eles são vistos como soluções mais naturais para problemas do dia a dia. Se o foco foi trabalhar na área de beleza, por que não aumentar o seu portfólio com itens ainda mais específicos, como sais de banho e até mesmo cremes para o corpo? O ponto de atenção é que, para atuar nessa área, é preciso investir na realização de testes que comprovem a segurança dos produtos produzidos.

3. Velas terapêuticas

As velas aromáticas já não têm a mesma função de séculos atrás, quando eram a fonte de iluminação mais importante das casas, por exemplo. Mas isso não significa que elas saíram de moda, não é mesmo? Atualmente, as velas terapêuticas conseguem representar um mercado muito competitivo, com clientes dispostos a encontrarem novos produtos que ajudem, por exemplo, no relaxamento, na concentração e até mesmo no humor.

A partir do uso de óleos essenciais, é possível produzir velas com aromas que ajudam a curar, estimular ou relaxar. E o melhor de tudo é que não é necessário fazer grandes investimentos quando se fala em produtos. Por outro lado, exige um conhecimento um pouco maior para saber as proporções adequadas e os benefícios de cada uma delas para os seus clientes finais.

4. Acessórios

Esses itens nunca saem de moda, não é mesmo? Os acessórios podem ser os mais simples possíveis, mas produtos feitos à mão sempre se destacam. Seja com itens voltados para decoração de um espaço, seja com acessórios para moda, como pulseiras, colares e brincos. Existem várias opções para quem tem alguma prática no assunto, aumentando as chances de criar uma loja maior, que atenda diferentes públicos e expanda as suas vendas.

Outro ponto interessante desse mercado é que o custo de aquisição das matérias-primas costuma ser baixo, o que permite que você tenha uma margem de lucro ainda maior. Além disso, são raros os acessórios que pesam muito, não é mesmo? Já pensou como isso pode abrir uma série de oportunidades logísticas para o seu negócio, sem significar preços muito altos para o frete, por exemplo.

5. Artesanatos com reciclagem

Para quem quer economizar ainda mais nos investimentos e, ainda assim, ter bons retornos financeiros com a sua loja, trabalhar com artesanatos reciclados é uma das opções mais atrativas. Para começar, não é preciso fazer grandes aportes para ter a matéria-prima e, em seguida, você ainda consegue se comunicar com um público mais exigente e específico, que gosta de comprar produtos que, de fato, reduzam o impacto no meio ambiente.

6. Macramê

Essa técnica de bordado com lã tem se destacado bastante, especialmente na decoração: se chama macramê. Desde soluções mais simples, como enfeites para chaveiros, até mesmo peças que podem ser expostas na parede de uma sala, por exemplo. O custo de aquisição da matéria-prima é muito baixo, o que também aumenta a margem de lucro para o seu negócio.

7. Biscuit

Muito barato e acessível, outra técnica que pode ser trabalhada com sucesso no mercado brasileiro é o biscuit. Aqui, por mais incrível que pareça, também são várias as possibilidades de atuação. Uma delas é escolher um segmento específico, como jovens, e construir produtos destinados a esse público, como alguns bonecos de biscuit que remetam aos super-heróis, desenhos ou filmes que façam muito sucesso entre esses consumidores em potencial.

8. Artesanato em feltro

Dentro desse segmento, as possibilidades, de fato, são inúmeras. O artesanato em feltro tem ganhado importância no mercado justamente pela variedade de produtos que podem ser feitos, agradando aos mais diferentes públicos e consumidores. Sacos para guardar o celular, proteção para copos, porta-copos, carteiras, porta-jóias, enfim, existem muitos caminhos a serem trabalhados nessa área.

Outro exemplo interessante do que pode ser feito para um e-commerce de artesanato em feltro é fechar parcerias com outros lojistas. Em um período em que as embalagens se tornam tão importantes para a experiência dos consumidores, por que não produzir embalagens personalizadas para outras marcas? Isso pode abrir uma série de oportunidades para você se destacar e criar uma demanda recorrente de produtos.

9. Patchwork e Quilting

O patchwork e o quilting são um tipo de arte têxtil que podem combinar com tecidos coloridos em padrões criativos no universo dos artesanatos manuais.

O patchwork é uma técnica utilizada para costurar pedaços de tecido, que podem variar em cor, textura e estampa, sendo frequentemente costuradas com objetivo de formar colchas, toalhas de mesa, travesseiros, dentre outros itens decorativos.

Já o quilting se refere à técnica de costurar camadas de tecido para criar um acolchoado. Nesse caso, a arte forma uma camada superior decorativa, onde o enchimento é unido por meio de pontos de costura para formar um padrão específico.

Popular na confecção de colchas e itens de decoração, a combinação do patchwork e quilting costumam ser versáteis e podem ser técnicas ideais para criar designs personalizados e na reutilização de sobras de tecido na criação de peças únicas.

Além disso, vale a pena mencionar que o patchwork e quilting permitem uma expressão criativa e oferecem maneiras para preservar a tradição e a cultura por meio de peças artesanais, sendo um dos tipos de artesanatos mais vendidos.

10. Esculturas em Madeira

Atualmente, entre os artesanatos mais vendidos do mercado, destacam-se as esculturas em madeira. Consideradas como um trabalho artesanal rico em tradição e com uma longa história, essa arte pode ser encontrada em muitas culturas ao redor de todo o mundo.

Exigindo habilidade técnica e criatividade, as esculturas em madeira envolvem a manipulação cuidadosa da madeira e geralmente destacam formas detalhadas e expressivas durante sua produção.

Com diferentes estilos e temas que podem refletir diversidade cultural e histórica, alguns exemplos notáveis dessa técnica artística incluem esculturas:

  • Tradicionais;
  • Abstratas;
  • Decorativas;
  • Funcionais.

Nesse sentido, esses estilos e temas demonstram riqueza e versatilidade das esculturas em madeira, tanto na forma tradicional e contemporânea, podendo ser uma boa opção para quem busca renda extra com artesanato.

11. Esculturas em Pedra Sabão

A escultura em pedra-sabão está presente em diversas culturas do mundo, tornando-se uma alternativa interessante para quem busca um dos tipos de artesanato mais vendidos, já que sua matéria-prima é acessível e de simples utilização.

Considerada fácil de esculpir, a pedra-sabão é uma rocha macia, ideal para quem deseja elaborar peças versáteis, como, por exemplo, obras pequenas, grandes e mais elaboradas. Com textura suave e alta capacidade de reter o calor, atualmente, esse é um dos tipos de artesanatos mais vendidos, procuradas muitas vezes por sua beleza, durabilidade e originalidade.

Além disso, as esculturas em pedra-sabão é relativamente fácil de transportar, o que facilita a comercialização das peças em feiras, exposições e galerias.

12. Panelas de Pedra Sabão

Reconhecida como um produto funcional do cotidiano, as panelas de pedra sabão são consideradas peças tradicionais que desempenham um papel importante na culinária tradicional em várias regiões do mundo, fazendo parte de um dos artesanatos mais vendidos.

Fabricadas a partir da pedra-sabão, essas panelas oferecem propriedades únicas que distribuem e retêm o calor. Além disso, esse produto também é apreciado como peça decorativa devido à sua estética rústica e artesanal.

Isso porque, além da popularidade atribuída à sua durabilidade, o item pode proporcionar mais beleza e capacidade de realçar os sabores dos alimentos preparados nele.

Nesse caso, vale a pena mencionar que em muitas culturas, o uso de panelas de pedra-sabão é considerado uma parte essencial das práticas culinárias tradicionais, e por isso pode ser uma opção versátil para quem deseja ganhar renda extra com um dos artesanatos mais vendidos.

13. Pintura em Tela

Considerada um tipo de arte versátil, a pintura em tela é um dos artesanatos mais vendidos, uma vez que permitem expressar as ideias e emoções dos artistas que produzem a obra por meio de diferentes estilos e materiais.

Podendo ser elaboradas com técnicas distintas, como, por exemplo, óleo tradicional ou pintura acrílica contemporânea, a pintura em tela abrange uma variedade de temas.

Alguns estilos e técnicas populares de pintura em tela que frequentemente têm boa aceitação no mercado incluem:

  • Abstracionismo;
  • Paisagens e Natureza Morta;
  • Retratos e Figuras Humanas;
  • Arte Moderna e Contemporânea.

Esses estilos e técnicas de pintura em tela são valorizados no mercado por sua diversidade estética e sua capacidade de se adaptar aos gostos e tendências em constante mudança, sendo, atualmente, as técnicas que mais vendem.

13. Arte em Vidro

A arte em vidro é versátil, sendo uma técnica especializada que envolve a criação de peças decorativas e utilitárias que podem abranger diversos estilos e formas, e por isso é um dos tipos de artesanatos mais vendidos.

Conhecer os artesanatos mais vendidos do Brasil é apenas um primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Depois de estudar esse panorama, é preciso focar em fornecedores de confiança, estruturar ações de comunicação, fidelizar clientes, enfim, existem muitas etapas ainda. Mas a boa notícia é que fazendo uma escolha mais precisa do segmento de atuação, as suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Agora que você já sabe quais são os artesanatos mais vendidos do Brasil e como a sua loja pode se destacar nesses segmentos, o que acha de conferir uma dica muito importante para vender mais?

A Bagy é a plataforma perfeita para você começar a vender artesanato na internet. Não perca tempo e tenha sua loja online agora!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.