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Vendas

18 ideias incríveis para vender mais e se destacar no mercado

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
ideias para vender mais

Com tanta competitividade no mercado, nem sempre é uma tarefa fácil construir estratégias eficientes e que façam sucesso, não é mesmo? Pensando nisso, é importante ser criativo e sempre buscar por ideias para vender mais no ambiente online.

Quem é que não quer saber novas alternativas para vender mais online? Com tantas empresas se posicionando como autoridade no mercado, é preciso buscar por novas soluções para que a sua loja consiga se diferenciar no seu segmento. Por isso, é sempre bom buscar por novas e diferentes ideias para vender mais.

Mas como saber o que é ideal para o seu negócio? Como identificar as oportunidades para vender mais? O que acha, então, de conferir algumas dicas para vender mais? Listamos as principais delas para que a sua loja consiga se destacar em um mercado tão competitivo.

Continue a leitura e confira!

Crie uma equipe de prospecção

A primeira etapa para começar a vender é muito simples e prática: montar uma equipe de prospecção. A ideia é contar com profissionais dedicados exclusivamente para encontrar consumidores em potencial, que realmente se encaixem no perfil do seu público-alvo e possam, de fato, se tornarem clientes da sua loja.

Mas a prospecção não é uma tarefa tão simples e exige muito trabalho prévio de todos os envolvidos. Afinal, por que perder tempo com quem não tem chances de se tornar um cliente da sua empresa? A prospecção bem feita ajuda também a utilizar melhor os recursos disponíveis e garantir que a eficiência das suas estratégias seja ainda maior.

Invista em mídia paga

O formato mais tradicional da publicidade no ambiente online, a mídia paga, também é uma das estratégias mais eficientes para fortalecer um negócio. Por mais que isso signifique a necessidade de fazer mais investimentos inicialmente, o retorno desse tipo de ação é muito mais eficiente e fácil de acompanhar, aumentando, por exemplo, o seu ROI.

Identifique quais são as palavras-chave mais importantes, entenda quais são as prioridades dos seus clientes e crie anúncios que ajudem a converter. Pode ser uma propaganda de uma ação especial ou uma oferta de uma época específica. Analise bastante quais são as suas metas e, a partir disso, crie ações de mídia paga para a sua loja.

Mesmo com mais investimentos no início, um planejamento eficiente pode garantir uma série de resultados no curto prazo. Enquanto outras estratégias demoram mais tempo para gerar as vendas esperadas, a mídia paga consegue proporcionar um retorno mais rápido, o que pode ser muito interessante para lojas pequenas ou que ainda estão expandindo.

Aposte em marketing de conteúdo

Se a mídia paga vai ajudar a otimizar os seus resultados no curto prazo, também é preciso investir em estratégias que fortaleçam a sua marca no médio e longo prazos. Um exemplo é o marketing de conteúdo, ou seja, a produção de materiais relevantes para os seus clientes em potencial, aumentando as chances de mais pessoas se familiarizarem com a sua loja.

Imagine que você trabalha com uma loja de roupas, por que apenas vender os seus produtos ou fazer anúncios tradicionais para atrair mais clientes? A ideia com o marketing de conteúdo é aumentar a relevância da sua marca, criando uma fidelização dos consumidores a partir da entrega de conteúdos interessantes para o seu público.

Seguindo no exemplo da loja de roupas, por que não dar dicas de como montar algumas combinações com as peças da sua loja? Ou mesmo dicas de como combinar certas cores ou o melhor período do ano para usar roupas X ou Y. Enfim, existem vários caminhos para serem seguidos e que podem gerar vários resultados positivos.

Compreenda a diferença entre dor e desejo do cliente

Outra ideia para vender mais que é muito importante é a compreensão das diferenças entre o que é dor e o que é desejo do cliente. A dor deve representar os principais problemas e dificuldades do consumidor ao longo da sua jornada de compra, como um desafio em fazer o pagamento dos produtos da sua loja.

Já o desejo é o que ele pretende melhorar para conseguir uma experiência melhor de compra na sua loja. Pode ser a descrição mais completa dos seus produtos ou até mesmo um melhor atendimento em diferentes plataformas de comunicação. Ao identificar essas diferenças, fica mais fácil definir quais são os próximos passos e o que deve ser investido para se destacar.

Contorne objeções

Dentro desse processo, é natural que surjam várias objeções, não é mesmo? O trabalho de um empreendedor que quer se destacar em um mercado tão competitivo é contornar as objeções com soluções práticas para o seu negócio. O cliente relatou um problema? Coloque os seus esforços para garantir que essa situação não se repita.

Isso não significa que o cliente tem sempre razão, muitas vezes ele pode estar errado, mas é importante focar na solução dos problemas e objeções, e não de quem é a culpa. Quanto mais informações sobre essas dúvidas dos consumidores, maiores são as chances de construir estratégias e ações que, de fato, resolvam os problemas ao longo da jornada dos clientes.

Pratique a escuta ativa

Parte desse trabalho está na escuta ativa, ou seja, se colocar à disposição do consumidor para ouvir quais são as suas dores e fornecer o suporte necessário para que ele se sinta à vontade e compartilhe mais informações e detalhes com você. Abra os canais de comunicação para que eles se sintam confortáveis e deixem as suas opiniões.

Afinal, como saber o que o consumidor está passando? Como saber o que precisa ser aprimorado para vender mais? Tudo isso vai ser resolvido com a escuta ativa, servindo, de fato, como um companheiro para aquele consumidor. Especialmente em um momento de dúvida, oferecer esse suporte pode ser um diferencial competitivo.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é um conceito muito utilizado no empreendedorismo que tem como meta principal fazer uma avaliação interna e externa de uma empresa ou negócio. Cada uma das letras representa um quadrante que vai ser avaliado para melhorias e correções: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

O objetivo é garantir que o monitoramento dos fatores internos e externos permita que a sua loja continue crescendo cada vez mais. Nas Ameaças, por exemplo, podem ser os seus concorrentes ou até mesmo a má qualidade de um fornecedor. Conseguir identificar isso mais rápido pode evitar uma série de problemas futuros para o seu negócio.

A partir da análise desses quatro tópicos, você consegue ter uma visão mais completa de todo o seu negócio. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão e garantir que os esforços sejam direcionados para o lugar certo. Quais são os acertos da sua loja atualmente? E o que pode ser feito para corrigir esses erros e evitar que um pequeno problema se torne uma dor de cabeça?

Ofereça diversos canais de atendimento

Com tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil saber qual é o melhor local para manter contato com o seu público, não é mesmo? Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o mais importante é entender quais são as necessidades do seu público e, a partir disso, definir diversos canais de atendimento para oferecer todo o suporte.

Para um público mais jovem, redes sociais como TikTok e Instagram são essenciais, mas para consumidores mais velhos, pode ser que o WhatsApp seja mais importante. A ideia é saber mais sobre as preferências do seu público e investir na presença em todos os canais que ele julgue ser relevante, garantindo uma experiência positiva nos mínimos detalhes.

Conte com um atendimento impecável

A concorrência pela atenção do consumidor é cada vez maior. Por essa razão, os negócios precisam se fortalecer sempre. Além disso, é preciso lidar com um público ainda mais exigente. Dentro desse cenário, não basta oferecer o preço mais atrativo do mercado ou os produtos de maior qualidade. É necessário ter o melhor atendimento no e-commerce.

Quando se fala em experiência do consumidor, o contato com uma loja é essencial para um resultado satisfatório. Seja antes de realizar uma compra, seja após a transação: o seu e-commerce precisa estar presente. Essa é uma etapa necessária para quem deseja encantar os seus clientes e contar com uma base ainda mais fidelizada.

Independentemente do canal, o atendimento deve ser ágil e satisfatório. Uma demora para responder pode significar a insatisfação de um cliente, e nem sempre é possível reverter essas situações. A boa notícia é que existem inúmeras alternativas para que o atendimento no e-commerce seja o mais adequado para impactar positivamente a sua audiência.

Aposte no SPIN Selling

Existem também técnicas específicas de vendas que podem ser trabalhadas, como o SPIN Selling, que ajuda a direcionar os esforços da sua equipe. A partir de quatro pilares, que são: situação, problema, implicação e necessidade. Analisando esses quatro pontos, todos os esforços precisam ser direcionados para resolver essas demandas.

Compreenda a jornada do cliente

Mas como identificar o que precisa ser aprimorado? Como saber o que está atrapalhando um maior número de conversões na sua loja? Para ter essas respostas, é fundamental entender o máximo possível sobre a jornada do cliente. Quais são todos os passos até que o cliente tenha contato com a sua marca e, em seguida, possa realmente finalizar uma compra.

Quais são os erros ao longo desse processo que impedem que mais negócios sejam fechados ao longo de um determinado período? A partir de todas essas informações, fica mais fácil encontrar o que precisa ser melhorado no curto, médio e longo prazos para garantir que o seu cliente esteja sempre satisfeito ao longo de toda a jornada.

Automatize os processos

Já imaginou se você precisasse perder horas e mais horas apenas para realizar uma tarefa burocrática? Com tantos avanços e a transformação digital a todo vapor, você não pode abrir mão de tempo e eficiência. Sendo assim, é fundamental automatizar os processos para a gestão da sua loja com o objetivo de ganhar em precisão.

Mas é preciso ter foco na busca por soluções e não apenas seguir uma tendência. Busque fazer uma lista com as suas principais demandas e dificuldades no dia a dia. A partir disso, é mais fácil encontrar uma ferramenta que otimize as suas tarefas e, de fato, consiga tornar a sua rotina muito mais simples e eficiente.

Foque no sucesso do cliente

Fundamental para qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação, é preciso pensar nos mínimos detalhes para garantir o sucesso do cliente. Todos os pontos que listamos anteriormente devem ser levados a sério para evitar que o consumidor tenha algum tipo de insatisfação ao longo da sua jornada de compra.

Analise a concorrência

A concorrência de mercado é o cenário competitivo no qual a sua empresa se encontra, ou seja, quais são as empresas e os consumidores dentro do seu segmento de atuação. Ao imaginar uma startup, por exemplo, é preciso compreender quem são os players do mercado, como é feita a disputa. Enfim, saber como funciona o contexto em que ela vai se inserir.

Nas suas mais variadas formas, a concorrência de mercado acaba gerando um benefício em comum: a inovação. Querendo ou não, a competição entre as lojas estimula o desenvolvimento e a evolução das marcas, apoiando-se em conceitos inovadores e outras tendências para oferecer uma experiência cada vez melhor ao seu público.

Sendo assim, é essencial que a sua loja acompanhe de perto tudo o que os concorrentes estão fazendo. Seja a partir da análise SWOT, seja monitorando as estratégias nas redes sociais. As opções são muitas para que o seu negócio consiga se expandir de forma sustentável e não deixe que um novo concorrente atrapalhe os seus resultados.

Agregue valor ao produto

Outra ideia interessante para vender mais é focar em estratégias que agreguem valor ao seu produto. Afinal, qual é o sentido de investir em diferentes ações para atrair o cliente, para ter um maior volume de vendas, mas, na prática, não conseguir entregar o mais importante para o seu consumidor? Tudo isso deve ser levado em consideração no seu planejamento.

Entenda como transformar o seu produto em algo ainda mais valioso. Para uma loja de plantas, isso pode significar pensar em uma embalagem ecológica e que ainda contribua para uma experiência ainda melhor do cliente. Existem muitas alternativas que podem ser feitas para que o seu produto tenha um valor ainda maior para o consumidor.

Adote técnicas de vendas inovadoras

As suas técnicas de vendas também precisam mudar para garantir que os resultados apareçam na sua loja. Isso significa que novas ações e estratégias precisam ser utilizadas para garantir que mais vendas continuem acontecendo no médio e longo prazos. O que funcionou no mês passado não vai, necessariamente, seguir funcionando.

Dessa forma, é essencial que a sua loja esteja sempre pesquisando e estudando diferentes maneiras de se posicionar em um mercado tão competitivo. Muitas vezes é preciso fazer um pequeno ajuste para que os resultados mudem de forma considerável. E com a internet sempre em alta, não faltam alternativas e estratégias para vender mais e mais.

Faça boas parcerias

Um dos grandes segredos do empreendedorismo é entender que você não precisa fazer tudo sozinho. Por isso, uma boa ideia para vender mais é justamente investir em boas parcerias para o crescimento do seu negócio. Quer expandir a sua atuação? Por que não contar com parceiros de qualidade na área da logística, por exemplo?

A ideia é passar a atuar em um mercado diferente? Por que não começar a vender produtos de alguém que já trabalha nessa área, pagar uma taxa para ele e, aos poucos, conhecer mais sobre o mercado em si e até mesmo fornecedores em potencial. A proposta é criar novas frentes de negócios (que tornem seus produtos mais atrativos) a partir de parcerias.

Mantenha-se ativo nas redes sociais

Os clientes passam boa parte dos seus dias utilizando as redes sociais, não é mesmo? Por que não, então, garantir que a sua marca esteja presente ali também? Dessa forma, é essencial que você crie um planejamento pensado em manter a sua marca ativa nas redes sociais. São estratégias simples como essa que permitem que o seu negócio cresça cada vez mais.

Avalie quais são as redes sociais mais importantes para a sua estratégia, crie campanhas e ações para criar um fluxo mais eficiente e, a partir disso, consiga aumentar as suas vendas de forma considerável. Com uma presença mais forte nesses canais, a tendência é que mais e mais pessoas acabem considerando a sua marca como uma opção para comprar.

Gostou dessas ideias para vender mais no ambiente online? O que acha, então, de conferir outras estratégias que podem ser ainda mais interessantes para o sucesso da sua loja? Veja 7 dicas imperdíveis de como fazer mais vendas com o app Bagy e vender muito na internet!

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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