Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

E-commerce

Transportadora para e-commerce: entenda a importância dessa escolha e como realizá-la

Transportadora para e-commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Escolher uma boa transportadora para e-commerce é determinante para a satisfação do seu cliente. É preciso considerar diversos fatores, como a reputação da empresa, a qualidade da frota e as tecnologias utilizadas. Neste artigo, vamos ajudar você a fazer essa escolha.

A logística é um dos pontos mais importantes para vender pela internet. Você precisa entregar os produtos no prazo combinado, no endereço certo e com os produtos em perfeito estado. Por isso, é essencial contar com uma transportadora para e-commerce.

Esse tipo de empresa vai ser um dos seus maiores aliados para conquistar a satisfação dos seus clientes. Afinal, depois de comprar na sua loja virtual, eles aguardam ansiosamente para receber e usar o produto. A transportadora, então, é responsável por levar o pedido até as mãos dos clientes e fechar o processo de compra com chave de ouro!

Neste artigo, você vai saber qual a importância de uma transportadora para e-commerce e como escolher o melhor parceiro para a sua loja virtual. Acompanhe agora!

Qual a importância de uma transportadora para e-commerce?

Uma transportadora para e-commerce é essencial para oferecer a melhor experiência de compra na sua loja virtual.

Afinal, não basta criar o melhor site de vendas, investir em marketing digital e oferecer o melhor atendimento online, se o consumidor recebe o produto com atraso, com alguma avaria ou com algum item trocado.

A compra só termina quando o cliente recebe o produto em casa. Então, as transportadoras são importantes para conquistar a satisfação dos consumidores nessa etapa final de venda, que envolve a logística do e-commerce.

São elas que garantem uma boa entrega para o comprador, dentro do prazo estabelecido pela loja, no endereço definido, com os produtos corretos na embalagem.

Boas transportadoras também oferecem a possibilidade de acompanhar o transporte do pedido. Sabe aquela ansiedade de receber logo o produto em casa? O código de rastreamento da entrega serve para que o cliente possa monitorar o andamento.

São as transportadoras também que estabelecem o preço do frete e o prazo de entrega que você vai oferecer para o seu cliente. Com boas parcerias, você pode reduzir o valor e o prazo e conquistar mais clientes, já que esses fatores estão entre os principais determinantes da decisão de compra no e-commerce.

Portanto, perceba como a satisfação do cliente com a sua loja depende das transportadoras. É claro que a experiência do cliente envolve muitos outros fatores, mas a entrega do pedido, que é responsabilidade da transportadora, é um dos momentos cruciais para a sua satisfação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bornlogic e Opinion Box, 94% das pessoas afirmaram que já deixaram de comprar um produto no e-commerce por causa do valor do frete.

A logística é um dos pontos mais importantes para vender pela internet. Você precisa entregar os produtos no prazo combinado, no endereço certo e com os produtos em perfeito estado. Por isso, é essencial contar com uma transportadora para e-commerce.

Esse tipo de empresa vai ser um dos seus maiores aliados para conquistar a satisfação dos seus clientes. Afinal, depois de comprar na sua loja virtual, eles aguardam ansiosamente para receber e usar o produto. A transportadora, então, é responsável por levar o pedido até as mãos dos clientes e fechar o processo de compra com chave de ouro!

Neste artigo, você vai saber qual a importância de uma transportadora para e-commerce e como escolher o melhor parceiro para a sua loja virtual. Acompanhe agora!

Qual a importância de uma transportadora para e-commerce?

Uma transportadora para e-commerce é essencial para oferecer a melhor experiência de compra na sua loja virtual.

Afinal, não basta criar o melhor site de vendas, investir em marketing digital e oferecer o melhor atendimento online, se o consumidor recebe o produto com atraso, com alguma avaria ou com algum item trocado.

A compra só termina quando o cliente recebe o produto em casa. Então, as transportadoras são importantes para conquistar a satisfação dos consumidores nessa etapa final de venda, que envolve a logística do e-commerce.

São elas que garantem uma boa entrega para o comprador, dentro do prazo estabelecido pela loja, no endereço definido, com os produtos corretos na embalagem.

Boas transportadoras também oferecem a possibilidade de acompanhar o transporte do pedido. Sabe aquela ansiedade de receber logo o produto em casa? O código de rastreamento da entrega serve para que o cliente possa monitorar o andamento.

São as transportadoras também que estabelecem o preço do frete e o prazo de entrega que você vai oferecer para o seu cliente. Com boas parcerias, você pode reduzir o valor e o prazo e conquistar mais clientes, já que esses fatores estão entre os principais determinantes da decisão de compra no e-commerce.

Portanto, perceba como a satisfação do cliente com a sua loja depende das transportadoras. É claro que a experiência do cliente envolve muitos outros fatores, mas a entrega do pedido, que é responsabilidade da transportadora, é um dos momentos cruciais para a sua satisfação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bornlogic e Opinion Box, 94% das pessoas afirmaram que já deixaram de comprar um produto no e-commerce por causa do valor do frete.

Como escolher uma transportadora para e-commerce? Veja 12 dicas!

Viu como a escolha de uma transportadora para e-commerce é determinante para a experiência do consumidor? Por isso, vamos ver agora como escolher o melhor parceiro de logística para o seu negócio virtual!

1. Investigue a reputação da transportadora

Se você já tem uma ou mais transportadoras em vista, comece avaliando a reputação dessas empresas. Na internet, você pode encontrar depoimentos e reclamações de clientes que revelam o nível de serviço das transportadoras aos olhos de quem já trabalhou com elas.

Além disso, você pode investigar se há processos judiciais contra essas empresas, o que também ajuda a entender se elas se envolvem em muitos problemas.

2. Calcule o valor do frete, mas vá além do preço

Um dos pontos essenciais para a escolha da transportadora para o seu e-commerce é o valor final do frete para o cliente. O ideal é encontrar transportadoras com preços atrativos, mas nem sempre o valor mais baixo vai entregar o melhor serviço.

Por isso, não olhe apenas para o preço do frete das transportadoras, se você quiser oferecer a melhor experiência ao consumidor. Nestas dicas, você vai ver que há muitos outros fatores para avaliar.

3. Conheça os prazos oferecidos

Além do valor do frete, você também deve ficar de olho nos prazos oferecidos pelas transportadoras. Entenda se a empresa é capaz de cumprir o prazo prometido, considerando possíveis imprevistos nos seus planos de transporte.

Além disso, conheça as opções de frete, como entregas expressas, que chegam ao consumidor até no mesmo dia do pedido, ou entregas mais longas, mas que são mais baratas para o comprador.

4. Verifique a área de atuação da transportadora

Existem transportadoras internacionais, nacionais, regionais ou até mesmo apenas dentro da sua cidade. Dependendo do perfil do seu e-commerce e da localização dos seus clientes, diferentes tipos de transportadoras podem atender a sua necessidade.

Muitas vezes, uma empresa regional, que tende a ser mais em conta, é suficiente. Então, entenda qual é a área de cobertura da transportadora e se atende ao que você precisa. Além disso, verifique se ela cobre cidades do interior e locais de difícil acesso.

5. Conheça a frota da empresa

Conheça a composição e a estrutura da frota da transportadora. Isso é importante para avaliar a qualidade do serviço que a empresa oferece. Já imaginou se o prazo das entregas atrasa porque um dos veículos quebrou no meio da estrada?

Você não vai querer que isso estrague a experiência de compra do seu cliente, não é? Então, verifique se os veículos são novos, se estão vistoriados e se há frota disponível para substituição no caso de acidentes ou manutenções.

6. Visite a transportadora

O ideal para conhecer a frota e a estrutura da empresa é visitar a transportadora. Nem sempre isso é possível, porque a sede pode ficar em outra cidade. Mas, quando possível, vale a pena agendar uma visita para conferir de perto o que a empresa oferece e criar um vínculo com o seu futuro parceiro.

7. Saiba se há serviços adicionais

As transportadoras costumam oferecer serviços adicionais, como o rastreamento da entrega, notificações por SMS e ligações ao cliente quando a encomenda está chegando. Além disso, algumas empresas também oferecem serviços especiais de manuseio e embalagem, como nos casos de itens frágeis.

Então, verifique se a transportadora oferece esses serviços e quais são os custos adicionais para isso.

8. Considere o investimento da transportadora em tecnologia

Entenda também se a transportadora está atenta às tecnologias. No mercado atual, é necessário contar com plataformas que integrem os serviços de logística e as vendas no e-commerce, de maneira que você possa gerenciar tudo pela sua ferramenta.

Além disso, a transportadora também deve contar com ferramentas que monitorem o transporte das mercadorias em tempo real e passem essas informações aos lojistas e compradores. Tudo isso deve estar disponível em plataformas integradas, para que nenhum dado se perca.

9. Leia os termos e condições do serviço

Leia o documento que esclarece os termos e condições do serviço. Pode ser uma parte mais burocrática da escolha da transportadora, mas é nesse documento que estão todos os detalhes que impactam na prestação do serviço.

As condições esclarecem as restrições de transporte, as condições de logística reversa, as responsabilidades por perdas e danos, os deveres da transportadora e do lojista, o número máximo de tentativas de entrega, as opções de cobrança, entre outras definições.

10. Verifique se há taxas extras

Muitas transportadoras cobram taxas adicionais em situações especiais, como no caso de encomendas que ultrapassam os limites de peso e volume, que exijam um manuseio diferenciado pela equipe ou que demandem várias tentativas de entrega.

Verifique quais são essas taxas, além dos impostos, que podem impactar no preço final do frete para o cliente.

11. Avalie mais de uma opção

Se você está investigando uma transportadora, não feche negócio antes de pesquisar outras opções. Você pode encontrar diversos tipos de serviço em diferentes transportadoras, com diferentes preços e prazos de entrega, que podem se adequar melhor às suas necessidades.

Além disso, você não precisa trabalhar apenas com uma transportadora. Cada uma pode oferecer diferentes soluções de entrega para o seu negócio.

12. Negocie melhores contratos

Na hora de fechar negócio, negocie. Não fique apenas com o primeiro valor que a empresa oferecer, porque você sempre pode barganhar melhores condições. Geralmente as transportadoras são abertas a negociações, especialmente quando você conhece as condições de outras transportadoras e ganha mais poder de barganha.

Quais são os tipos de transportadoras mais comuns?

No Brasil, com sua enorme malha de estradas, é o transporte rodoviário que predomina. Mas as transportadoras podem combinar diferentes modais de transporte — rodoviário, aéreo, ferroviário, hidroviário — para otimizar as entregas e oferecer o melhor serviço.

A seguir, você vai conhecer melhor as opções de tipos de transportadoras que você pode contratar para a sua loja virtual.

Correios

No Brasil, o principal serviço de entrega utilizado são os Correios. A estatal oferece a maior capilaridade entre as transportadoras, o que permite alcançar as regiões mais remotas do país, com uma grande abrangência rodoviária e aérea. É possível escolher entre várias modalidades de frete, como PAC, SEDEX, SEDEX 10, entre outras.

Courier

Courier é o serviço de entregas rápidas de correspondências e encomendas, geralmente com preços competitivos. É como o serviço que os Correios oferecem — a diferença é que costumamos chamar de courier as transportadoras privadas que prestam esse serviço. Alguns exemplos são a JadLog e Total Express, bastante usadas no e-commerce brasileiro.

Especializadas

As transportadoras especializadas trabalham com o transporte de produtos especiais, como itens que precisam de refrigeração no transporte (medicamentos, alimentos perecíveis etc.) ou que excedem o volume padrão. Elas oferecem veículos adaptados, embalagens diferenciadas e equipamentos específicos para transporte.

Motoboys

Os serviços de motoboys também são bastante usados no Brasil. Eles podem ser contratados diretamente, por meio de cooperativas ou aplicativos de delivery. Geralmente eles fazem entregas expressas, que levam o produto ao consumidor logo após o seu pedido ou no mesmo dia, nas entregas chamadas de same day delivery (entrega no mesmo dia).

Bicicletas

Se você faz entregas apenas na sua cidade ou bairro, é possível também contar com entregadores que utilizam bicicletas. Como os motoboys, eles também podem ser contratados diretamente ou por meio de cooperativas ou empresas que reúnem os entregadores de bike.

Entenda por que a terceirização de logística é solução para e-commerce

A maioria das lojas virtuais terceiriza a logística de entregas de pedidos. As transportadoras ficam responsáveis pelo transporte dos produtos desde o estoque até o endereço do cliente, porque elas têm expertise para isso.

Se você quiser se responsabilizar pelo transporte dos produtos, vai ter que se preocupar em adquirir veículos, alugar um local para guardá-los, cuidar da manutenção, contratar motoristas e muitas outras atividades.

Tudo isso exige conhecimento, investimento e tempo de dedicação, que é melhor deixar com quem entende do assunto. As transportadoras têm tudo o que você precisa para fazer as entregas no prazo certo e oferecer uma boa qualidade de serviço para o seu cliente, sem que você precise gastar com frota e novos funcionários.

Você, como lojista, deve se dedicar a atividades centrais da administração da sua loja, como o recebimento de pedidos, a gestão das finanças e a criação de conteúdos de marketing.

Transportadoras para e-commerce: conheça o Melhor Envio!        

O Melhor Envio é uma ferramenta que permite realizar cotações e contratações de fretes nas maiores transportadoras do país.

A plataforma se tornou referência ao conectar os prestadores de serviços de entregas, entre empresas privadas e os Correios, aos pequenos e médios lojistas do país, sem necessidade de contratos individuais.

O Melhor Envio, adquirido em 2021 pelo grupo Locaweb, oferece preços mais competitivos aos lojistas do que se eles negociassem diretamente no balcão das transportadoras. Ao negociar grandes volumes de frete para vários sites de e-commerce, a ferramenta consegue contratos mais vantajosos.

Dessa forma, você pode oferecer preços de frete mais baratos para o seu cliente, além de mais opções de transportadoras, com diferentes prazos de entrega.

Na Bagy, você pode integrar facilmente essa ferramenta ao seu e-commerce. Você só precisa criar uma conta no Melhor Envio, autorizar a integração com o aplicativo e seguir as configurações.

Aqui você pode criar a sua loja virtual e integrar com diversos serviços que vão impulsionar suas vendas. Acesse agora o site da Bagy e saiba como criar uma loja com uma plataforma completa.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.