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Vendas

Técnicas de venda online: as principais para alavancar os resultados no e-commerce

Aprenda técnica de vendas online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As técnicas de venda online são metodologias desenvolvidas e aplicadas por negócios que vendem na internet com a finalidade de conectar seus produtos e serviços com as dores dos seus clientes.

Por mais que as vendas pela internet representem uma série de benefícios para lojistas de todo o mundo, isso significa também que a concorrência é muito maior, não é mesmo? Por conta disso, é essencial procurar maneiras de diferenciar o seu negócio dos demais, certo? A boa notícia é que existem várias técnicas de vendas online que podem ajudar.

Seja conhecer mais a fundo quem é o seu público, seja utilizar gatilhos mentais para aumentar as chances de sucesso durante uma negociação. Existem vários caminhos para promover a sua marca e aumentar as chances de sucesso no médio e longo prazos. Afinal, uma promoção pode gerar vendas por um curto período, mas vai gerar resultados consistentes?

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre a importância de investir em diferentes estratégias e ações para se destacar no ambiente digital? Para ajudar você a superar todos os desafios nesse setor, preparamos um artigo completo com as principais técnicas de vendas online e como elas podem ser aplicadas. Continue a leitura para saber mais!

Entenda a importância de investir em técnicas de vendas no e-commerce

O que acha de conhecer um pouco mais sobre a importância de procurar adicionar diferentes técnicas de vendas online para que o seu negócio consiga se diferenciar?

Alcançar mais clientes ao mesmo tempo

O principal objetivo em investir em técnicas de vendas online é justamente conseguir alcançar um maior número de clientes ao mesmo tempo. Quando você investe em ações que aumentem, por exemplo, a precisão das suas estratégias de comunicação na internet, isso significa que mais consumidores qualificados vão se interessar pelos seus produtos.

Por mais que seja um caminho mais eficiente do que as vendas físicas, em que o seu alcance já é um tanto quanto limitado, não basta fazer qualquer anúncio e esperar bons resultados. O fundamental é investir na precisão, garantindo que a sua comunicação, ofertas e qualquer outro tipo de estratégia utilizada seja, de fato, eficiente, gerando resultados relevantes.

Melhorar sua competitividade

Sim, você consegue alcançar um maior número de consumidores em potencial dentro do ambiente online, mas isso significa que outros empreendedores e empresas também podem ter contato com esse mesmo público, não é mesmo? Sendo assim, essas técnicas ajudam a melhorar a sua competitividade dentro de um mercado cada vez mais concorrido.

Mas não apenas por conta da presença de várias empresas, mas também porque os próprios consumidores estão mais exigentes. Não adianta oferecer o preço mais barato, é preciso ter uma comunicação eficiente, utilizar as promoções no tempo certo, investir nas estratégias que realmente façam sentido para impactar o seu cliente final.

Diminuir custos com marketing local

As técnicas de vendas online também podem ajudar a diminuir custos com marketing local e expandir seu negócio. Mas tudo isso sem perder o contato com esse consumidor que já tem um conhecimento ou uma proximidade com a sua marca. A diferença é que não é necessário fazer tantos investimentos para falar especificamente com esse público.

No longo prazo, isso significa que vão ser mais recursos disponíveis para investir até mesmo em outras áreas do seu negócio. Assim, sem precisar de tantos investimentos, ainda é possível falar com um público muito amplo e, ao mesmo tempo, não perder em eficiência estratégica, o que pode ser ideal para quem tem uma loja pequena ou está começando a empreender.

Definir o perfil de cliente ideal para as campanhas

Outro diferencial importante ao investir em técnicas de vendas é a possibilidade de definir o perfil ideal dos clientes para cada campanha. Esqueça fazer um comunicado amplo e para todos os consumidores da sua marca. A ideia aqui é ganhar em precisão, criando ações mais precisas e eficientes, gerando um maior impacto na jornada de compra de cada um.

Isso acontece porque é possível estudar o seu público e, a partir disso, definir quais são as melhores ações e estratégias para fechar mais negócios. A promoção não vai ser feita apenas por fazer, mas porque ela faz sentido para o consumidor final. Quando isso acontece, todas as suas ações se tornam muito mais precisas, utilizando melhor os recursos disponíveis.

Conheça 11 técnicas de vendas online para o sucesso da sua loja virtual

Agora que você já entendeu a importância de conhecer algumas estratégias para se destacar no ambiente digital, que tal descobrir como colocá-las em prática? Confira as principais técnicas de vendas online para o seu negócio!

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas de vendas muito utilizadas no varejo e em negociações ao vivo, mas podem ser muito importantes também para fechar negócios online. A ideia é usar termos específicos que estimulem o consumidor a finalizar uma compra, criando uma maior necessidade em quem está do outro lado e tudo isso de uma forma natural.

Um exemplo disso é o gatilho da escassez, ou seja, uma mensagem reforçando que um item específico da sua loja já está acabando no estoque. A famosa frase “últimas peças” não é usada sem motivo, a ideia é estimular o consumidor a não perder muito tempo por conta do risco do produto simplesmente acabar. Como esse, existem vários outros interessantes.

Chat online

Responder rapidamente os seus clientes é fundamental para garantir que estejam todos sempre satisfeitos. Mas como fazer isso aos finais de semana, por exemplo? Ou em um horário fora do expediente? O chat online ajuda a otimizar esse contato, permitindo que os usuários tenham as respostas de forma personalizada e automatizada.

E-mail marketing

No marketing digital, conseguir um endereço de e-mail de algum usuário deve ser comemorado e, principalmente, bem-utilizado. Quando alguém fornece o e-mail para a sua empresa, você tem uma oportunidade única de apresentar a sua marca, produtos ou serviços de maneira eficiente e assertiva.

Ao conseguir o contato do lead, o primeiro passo é segmentar os disparos de e-mail. Oferecer apenas um conteúdo que vai ser do interesse daquela pessoa, que faça sentido para que ela abra a mensagem e seja impactada pela sua ação, aumentando as possibilidades de conversão.

O conteúdo oferecido em cada e-mail deve variar de acordo com o perfil do lead impactado e com o objetivo da sua estratégia. Pode, por exemplo, disparar e-mails com notícias ou artigos do seu blog para educar o usuário. Ofertas com produtos e serviços também são muito comuns. É importante, porém, criar um fluxo de nutrição dos leads, produzindo e enviando conteúdo para cada ponto diferente da jornada.

Campanhas personalizadas

Também é muito importante que a sua loja consiga criar campanhas personalizadas para que os consumidores realmente sejam impactados. Um usuário visitou um produto? Faça mais anúncios direcionados, aumentando as chances de impactar o consumidor e realmente conseguir a conversão, estimulando cada um de maneira personalizada.

Programa de fidelização

Outro ponto importante é a fidelização de clientes, ou seja, fazer com que o consumidor não faça apenas uma compra, mas retorne frequentemente para conhecer mais sobre os seus produtos. Essa é uma forma não só de aumentar o volume de vendas, mas também de reduzir os números que os seus concorrentes podem ter.

Estimule o usuário a fazer compras recorrentes, ganhando descontos maiores à medida que seleciona mais produtos, por exemplo. Ou até mesmo criando um clube de assinatura para que ele pague uma mensalidade e, em troca, receba produtos mensalmente, o que pode ser muito útil para quem tem uma loja de plantas ou velas artesanais, por exemplo.

Cross selling 

Fazer a gestão de e-commerce significa conhecer diferentes técnicas de venda para potencializar o sucesso do seu negócio, certo? Por isso, ficar por dentro do cross selling é fundamental para criar uma nova maneira de vender seus produtos. Na prática, significa fazer uma venda complementar ao item principal que o consumidor iria comprar.

Antes de chegar à página de pagamento, o cliente recebe algumas sugestões de artigos que podem complementar sua venda. O objetivo é fazer com que aquela compra se torne ainda maior para seu negócio, aumentando o ticket médio e até mesmo liberando espaço no estoque com aqueles produtos que já não estavam sendo vendidos por si só. Os benefícios, portanto, são muitos.

Up selling

As técnicas de venda são as mais variadas, o que pode confundir o cross selling com outro termo muito comum quando o assunto são vendas online: upselling. Enquanto um tenta oferecer um complemento ao consumidor, o outro visa vender um item melhor ao selecionado inicialmente. Quando, por exemplo, comprar um aparelho de celular ou televisão com maior capacidade.

Marketing de Conteúdo

Por que não produzir conteúdos que possam ser relevantes sobre o seu segmento de atuação e que sejam do interesse dos usuários? Tem uma loja de roupas? Produza conteúdos com dicas simples e práticas para montar algumas combinações, por exemplo. Ou mesmo referências de moda, dependendo dos interesses da sua audiência.

Redes sociais

As redes sociais são plataformas fundamentais para qualquer marca que deseja se posicionar com sucesso em um mercado tão disputado. Mas não basta colocar a sua marca em qualquer lugar, é preciso entender quais são as preferências do seu público e como a sua empresa pode aproveitar melhor cada canal para aproximar dos clientes e fortalecer a loja no mercado.

Seja no Instagram, seja no TikTok, não importa qual é a rede social utilizada: se o seu público está presente, não têm razão da sua loja não estar. Estude o comportamento dos usuários e crie estratégias específicas para que os conteúdos publicados em cada rede social realmente tenham um efeito positivo para alcançar os objetivos da sua loja.

Influenciadores digitais

Dentro do universo das redes sociais, você deve considerar diferentes estratégias e uma delas é o uso de influenciadores digitais. A ideia é fazer com que a sua marca (e os seus produtos) ganhe maior alcance de forma natural dentro das plataformas digitais. Alguém que é uma referência no segmento pode divulgar os seus produtos.

Mas por que fazer isso? O motivo é simples: confiança. Os usuários nas redes sociais confiam muito em influenciadores que seguem, ganhando em relevância e autoridade para a sua marca. E o melhor de tudo é que isso é feito de forma natural, sem que o usuário se sinta incomodado com uma propaganda excessiva e desnecessária, por exemplo.

Aviso de produto disponível

Outra dica é avisar os clientes sobre os produtos disponíveis. Imagine que o usuário viu um produto da sua loja mas, ao comprar, ele já tinha acabado. Mas você vai ficar parado esperando ele lembrar do seu produto? O mais fácil é você mesmo avisá-lo e garantir que ele tenha mais chances de retornar para finalizar a compra.

Qual a melhor ferramenta para venda online, afinal?

Não existe apenas uma solução, já que ela depende das necessidades e objetivos da sua empresa. O mais importante, então, é definir exatamente quais são as suas prioridades e a partir disso, encontrar uma solução que ofereça um excelente custo-benefício. Um exemplo é a Bagy, uma plataforma completa para começar o seu negócio.

A Bagy é, portanto, uma plataforma confiável e segura para que você comece a vender pela internet. Ainda mais importante: com ele é possível vender com a integração de diferentes canais, como as redes sociais. Com essa solução, você passa a controlar a sua loja a partir do celular, sem se preocupar com a parte da tecnologia, se concentrando apenas em vender cada vez mais.

Viu como são várias as técnicas disponíveis para promover o seu negócio dentro do espaço digital? Agora é hora de se planejar, estudar as suas prioridades, definir metas e escolher as técnicas mais relevantes para potencializar a sua loja no ambiente online. Quanto mais estudo e análise, maiores são as chances de vender mais e se destacar.

Como mostramos ao longo deste conteúdo, existem várias ações e estratégias que podem ser colocadas em prática para ter bons resultados, não é mesmo? O que acha, então, de saber mais sobre uma delas que pode ser muito útil?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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