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E-commerce

Loja de artesanato online: conheça o passo a passo para montar o seu e-commerce

Loja de artesanato online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma loja de artesanato online é uma ótima opção para oferecer produtos exclusivos e diferenciados para o público. Saber como montar uma da maneira certa eleva a possibilidade de que uma marca seja bem-sucedida nesse ramo.

Você é o tipo de pessoa que leva jeito para realizar trabalhos manuais? As pessoas já elogiaram essa habilidade que você tem e você sente que pode fazer algo a mais com esse dom? Já pensou em montar uma loja de artesanato online?

Esse ramo é uma ótima opção para quem deseja ter o próprio negócio porque o mercado de compras pela internet está aquecido e porque os custos iniciais são baixos quando comparados com outros setores. Por esse motivo, neste texto mostraremos um passo a passo para você criar a sua própria loja. Acompanhe!

Por que abrir uma loja de artesanato online?

O objetivo de muitos negócios é apresentar ao público produtos diferenciados e exclusivos. No mercado de artesanato, isso é extremamente possível — e é o que quase sempre acontece. Um dos principais motivos para entrar nesse ramo, então, é mostrar ao mundo os seus talentos manuais.

O artesanato é um bom investimento desde que seja encarado como um empreendimento de verdade desde o começo. Um e-commerce, nesse caso, pode ser uma ótima ferramenta de divulgação para que seja possível atrair clientes a nível nacional — e até internacional — e não somente regional, como acontece com o comércio em lojas físicas.

É possível montar uma loja virtual de artesanato com pouco dinheiro?

O investimento em uma loja de artesanato online está diretamente ligado ao tamanho do negócio que você pretende abrir. A evolução da empresa também está fortemente relacionada com a quantidade de dinheiro que será gasta para fazer o investimento inicial do empreendimento.

Aqui, é preciso ter em mente que você gastará muito menos que um negócio em local físico, por exemplo. Custos como aluguel de um ponto comercial ou despesas fixas como contas de consumo não estarão inclusas no planejamento, mas outros gastos necessários — como domínio, hospedagem e manutenção do site — podem influenciar em quanto será necessário para abrir a sua empresa. Para não ter surpresas em relação a esse assunto, o melhor a fazer é se programar com antecedência.

Quais são os principais segmentos do mercado de artesanato?

O mercado de artesanato é muito amplo e oferece diversas oportunidades para quem quer se aventurar nele. Entre os principais segmentos nesse ramo, é possível citar:

  • bijuterias;
  • crochê e bordado;
  • biscuit;
  • lembrancinhas de eventos;
  • sabonetes;
  • velas artesanais;
  • cadernos e planners;
  • embalagens.

Como montar uma loja virtual de artesanato: passo a passo

Para montar uma loja de artesanato online de sucesso será preciso passar por algumas etapas. Confira, a seguir, quais são elas.

Defina qual a sua forma de artesanato

Como você já percebeu, o mercado de artesanato é muito grande e isso pode ser uma das maiores vantagens na abertura da sua própria loja. Porém, antes mesmo de começar é extremamente importante que você decida quais produtos vai comercializar dentro dela e, para isso, você pode aproveitar os dons que já tem.

Você pode, por exemplo, focar no artesanato mais voltado para a decoração de interiores ou apostar em itens personalizados que podem ser utilizados no dia a dia ou naqueles que podem ser vendidos como brindes para empresas. A melhor estratégia é escolher apenas um nicho de mercado e concentrar todos os seus esforços nele.

Faça um estudo do mercado e defina seus focos

Antes de definir os preços dos itens da sua loja de artesanato online, uma boa ideia é estudar com bastante atenção os valores que a concorrência pratica. Além disso, também é essencial conhecer todos os seus custos de produção e os gastos que terá com a manutenção do site e com o fornecimento de novos produtos.

Outro ponto de atenção é em relação ao frete que será praticado na sua loja. Isso porque os custos altos com a entrega estão entre as principais causas de carrinho abandonado. Então, é preciso definir seus focos para driblar qualquer adversidade que encontrar no meio do caminho.

Atue em um nicho bem definido

Mesmo que a sua vontade seja criar peças variadas que sirvam para diversos públicos, uma das maiores dicas ao montar a sua loja de artesanato virtual é focar em um nicho específico de clientes. Isso porque o ideal é que logo no início um grupo de pessoas passe a se identificar com você e não somente comprar do seu negócio.

Lembre-se de que se você atuar com a venda de muitos produtos diferentes para muitos públicos, a sua empresa não será reconhecida como especialista em nada. Esse detalhe que, a princípio, pode parecer irrelevante, pode ser o fator que leve a sua loja a perder o foco, cair no esquecimento e falir.

Organize ações em um plano de negócios

Uma ótima estratégia para ter uma loja de artesanato online de sucesso é listar tudo o que você precisa fazer. Talvez você se assuste com a quantidade de tarefas que terá que cumprir antes de começar a vender os seus produtos, mas é exatamente por isso que esse planejamento e essa organização são necessários.

Um plano de negócios nada mais é que um instrumento de gestão usado para definir as ações que precisam ser tomadas, os responsáveis por cada uma delas e os prazos a serem cumpridos. Nele, você pode anotar:

  • onde vai comprar os produtos ou se vai fabricar;
  • de quanto dinheiro precisa para iniciar o negócio;
  • onde os produtos serão armazenados;
  •  como o site de vendas será;
  • onde os produtos serão divulgados.

Crie um CNPJ

No começo, você pode até achar que não precisa ter um negócio formal, que vai conseguir vender como pessoa física em qualquer site ou marketplace na internet. Pode até ser que consiga mesmo, mas o seu público poderia enxergar a sua marca como amadora.

Se você deseja saber como abrir uma loja de artesanato online e tem intenção de criar um negócio de verdade, precisará registrar uma empresa. Com um CNPJ em mãos, você conseguirá abrir uma conta bancária como pessoa jurídica, além de negociar com melhores opções de fornecedores e emitir notas fiscais eletrônicas.

Caso não saiba por onde começar, vale contar com a ajuda de um contador. Essa consulta será importante para você não deixar de atender nenhuma exigência legal, por exemplo.

Invista na criação da marca: identidade visual

Para dar uma abordagem mais profissional para a sua loja de artesanato online, é preciso que você tenha em mente que mais do que abrir uma empresa, você precisará trabalhar para fazer dela uma marca forte. Você pode, por exemplo, começar o processo pela escolha do nome. Ele deve causar uma impressão positiva, ser fácil para que o público se lembre dele e ele deve aparecer no domínio do seu site — algo como “nomedaloja.com.br”.

A personalidade da marca também engloba a criação de uma identidade visual própria. A sua loja precisa, por exemplo, de um logotipo que faça com que os consumidores a reconheçam de primeira e ela também deve ser reconhecida pelas suas cores e até pelas fontes utilizadas na sua comunicação.

Aposte no marketing digital

Para se conectar com o seu público, você precisará pensar em algumas estratégias de marketing. Por mais promissora que a sua marca seja, não dá para depender de indicações ou da velha propaganda boca a boca.

Então, a sua loja precisará ser encontrada nos buscadores, estar presentes nas redes sociais e também aparecer em sites que as pessoas interessadas por artesanato geralmente visitam. Para não acabar jogando dinheiro fora, você precisará levar alguns fatores em consideração, como o gênero e idade do seu público, o que ele gosta, o que procura e os canais que ele utiliza para consumir informações sobre produtos.

Personalize sua loja

Quando pensamos em artesanato, geralmente nos lembramos de peças únicas e exclusivas, certo? As pessoas preferem adquirir itens que não encontram em qualquer lugar e esse conceito pode ser levado para outras áreas do seu negócio.

Comece pensando na experiência do cliente como um todo. Como a sua loja de artesanato será virtual e ele não poderá tocar nas peças, garanta que as fotos do seu site e das redes sociais estejam sempre em alta resolução para que ele possa visualizar todos os detalhes quando der zoom.

Por falar nas redes sociais, esteja disponível em diversos canais. Além disso, garanta que o público tenha um retorno rápido para as dúvidas que surgirem, assim como para as reclamações e elogios. No mercado de e-commerce no geral, esses são diferenciais competitivos extremamente poderosos.

Invista em uma plataforma confiável

Por mais que pareça mais simples vender diretamente por um perfil ou pelo próprio WhatsApp, o mais recomendável é investir em uma plataforma confiável para postar seus produtos online. Hoje existem várias empresas sérias, como a Bagy, para você se cadastrar e anunciar o que quiser imediatamente.

Uma boa sugestão é escolher uma plataforma que ofereça integração com marketplace e a possibilidade de vender diretamente nas redes sociais — com a sacolinha do Instagram, por exemplo. Assim, você pode anunciar seus produtos para milhares de visitantes sem abrir mão de ter a sua própria loja virtual.

Disponibilize diversas opções de pagamento

Mesmo nos dias de hoje, ainda existe muitas pessoas que compram pela internet apenas por boleto bancário. Isso pode acontecer por dois principais motivos: ou porque essa é a única maneira que elas conhecem ou as lojas online não disponibilizam outras opções de pagamento.

Em relação ao segundo problema, você pode intervir. Já existem diversas opções de pagamento no mercado, entre eles o cartão de crédito e débito, transferência bancária, PIX e empresas intermediadoras como o PagSeguro, Paypal e Mercado Pago. Ofereça o máximo de alternativas possíveis para não perder vendas por um pequeno detalhe como esse.

Como você pôde perceber, abrir uma loja de artesanato online não é tão difícil quanto parece e oferece diversos benefícios. Ao seguir o passo a passo apresentado aqui ao criar a sua empresa, as chances de sucesso são grandes.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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