Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Produtos e Nichos

8 dicas valiosas de como vender artesanato na internet e faturar muito

Aprenda dicas de como vender artesanato na internet.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O mercado digital é uma ótima maneira de começar uma loja ou aumentar suas vendas, caso você já possua uma. Por meio de uma loja online você pode vender, literalmente, tudo.

E para você, que tem o sonho de vender seus artesanatos e não sabe por onde começar separamos algumas dicas de como vender artesanato na internet:

Invista em um site confiável

Hoje em dia, com o crescimento das lojas virtuais, as pessoas costumam ficar desconfiadas em colocarem seu dinheiro em qualquer lugar na internet, principalmente em links de Whatsapp ou direct, e, possuir um bom site online é essencial para transmitir o profissionalismo e confiança para o seu público!

É nele que seus clientes vão ver as informações mais detalhadas dos seus produtos e finalizar a compra portanto, opte por um site que você saiba que tem uma boa conversão, seja prático para diminuir o esforço do seu cliente e, claro, seja fácil de gerenciar.

Esteja presente nas Redes Sociais

As redes sociais serão muito importantes na divulgação dos seus artesanatos além de ser um requisito para quem está iniciando as vendas pela internet.

Facebook

Você pode criar uma página voltada para o seu negócio, a parte do seu perfil pessoal, por ela os usuários poderão conhecer a marca e ir atrás dos produtos.

A chave para ter sucesso nessa plataforma é produzir conteúdos regularmente e de qualidade para aumentar o seu engajamento e, consequentemente, gerar mais vendas!

Sem contar que, é por ele que você vai conseguir fazer anúncios pagos no Instagram, através do Gerenciador de Negócios.

Instagram

Todo mundo sabe que essa é a rede social mais popular no momento, ganhando mais usuários a cada dia e abrindo um leque de oportunidades para seus visitantes! Com certeza essa é a plataforma ideal para você começar a divulgação dos seus produtos.

A melhor forma de divulgar um artesanato é com boas fotos, vídeos e tutoriais, nada melhor que uma plataforma criada totalmente para este tipo de conteúdo!

As vendas pelo Instagram só vem aumentando e as possibilidades de venda também, uma funcionalidade essencial para você começar suas divulgações é a sacolinha do Instagram ou, Insta Shopping, que permite você colocar uma etiqueta de preços em seus posts que vão direcionar seus clientes interessados para seu site!

Faça uma boa divulgação

É claro que, como citamos acima, é preciso investir em boas fotos para atrair o seu público mas, não é só isso!

Os amantes de artesanato também se interessam em saber as histórias por trás dos produtos, se a origem é mais ecológica, se os materiais são mais exóticos, etc. Por isso, lembre de fazer uma boa descrição contando a sua inspiração para o produtos, sem dúvidas isso vai aumentar as chances de venda deles!

Nas redes sociais você pode contar quais materiais foram utilizados para a produção e explicar como eles funcionam, qual foi a sua inspiração para começar, quanto tempo você precisou, quem sabe até postar vídeos mostrando você mesmo fazendo o artesanato.

Para quem não consegue pensar em conteúdos de valor, aqui vai alguns exemplos: 

Venda uma boa experiência

  • Tipos de materiais utilizados;
  • Como são produzidos os materiais;
  • Quais são os melhores materiais para cada tipo de produto;
  • Técnicas usadas para a produção;
  • Termos técnicos do segmento;
  • Novidades do mercado de artesanato;
  • Caixinha de perguntas;
  • Enquetes de competição entre os produtos;

Sempre feche a venda sabendo que não é apenas mais uma compra mas, uma experiência memorável de compra. Você precisa se posicionar como uma marca que investe na experiência do cliente, é assim que ele vai lembrar de você, comprar mais vezes e te indicar!

Não é apenas entregar o produto, é entregar em segurança, colocar um cheirinho ou um brinde especial, não deixe faltar a cartinha escrita à mão com o nome do cliente, sempre de forma muito instagramável para a pessoa postar em suas redes sociais dando mais visibilidade para a marca!

Lembrando que, a venda não acaba quando o produto é recebido, invista no pós-venda! Mande mais uma mensagem para o cliente perguntando como está sendo sua experiência, se tem alguma dúvida, mande novidades, um cupon de desconto para compras futuras, etc!

Venda pelo Mercado Livre

Sendo o maior marketplace da América Latina (acessado por mais de 219 milhões de usuários por mês) seus produtos tem uma exposição enorme na plataforma.

Além disso, o público que utiliza o Mercado Livre é totalmente variado então a possibilidade das suas vendas aumentarem é grande!

Ainda tem dúvidas do porquê vender no Mercado Livre? Confira os benefícios da plataforma!

Tenha opções variadas de frete

Sabemos que a hora do frete é decisiva para o cliente finalizar ou não a compra em seu site então o ideal é que você disponibilize opções variadas para que ele mesmo opte para a que mais atendê-lo.

Além do frete normal dos correios você pode adicionar:

  • Frete fixo mais barato para a região que mais compra de você;
  • Motoboy para as entregas na sua cidade;
  • Transportadoras que podem sair mais em conta;
  • Retirada no local, ótima oportunidade para conhecer seu cliente pessoalmente e quem sabe fechar outras vendas com produtos exclusivos da loja física.

O importante é não deixar que seu cliente desista da compra apenas pelo valor do frete, muitas vezes vai valer mais a pena perder um pouco no frete e ter certeza de que vai finalizar mais uma venda!

Aposte em várias opções de pagamento

Mais um fator decisivo para o fechamento da compra é o método de pagamento, o ideal é ser flexível e não limitar o cliente em somente uma opção, como o cartão de crédito apenas.

Conheça perfis para se inspirar

Concluindo, independente do tipo de artesanato que você queira vender, tendo um bom planejamento, uma boa plataforma e investindo em divulgação é possível ser uma atividade lucrativa!

Para criar seu site em uma plataforma completa e confiável, você pode contar com a Bagy. Nós já ajudamos mais de 23 mil lojistas a terem uma loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.