Produtos e Nichos

Artesanato para vender: como fazer e 7 ideias incríveis para ganhar dinheiro o mais rápido possível

saiba como fazer artesanato para vender

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Neste artigo, mostramos como vender artesanato pela internet pode ser lucrativo. E mais sete dicas incríveis de técnicas que podem ser usadas pelos empreendedores criativos para criar suas peças. Acompanhe e aprenda!

Você é daquelas pessoas criativas que adoram trabalhos manuais e está sempre aprendendo um artesanato novo? Pois é, saiba que você tem grandes chances de lucrar muito vendendo artesanato pela internet através de uma loja online bem estruturada e das redes sociais atraentes. 

Falando nisso, aqui no blog do Baby nós já te oferecemos oito dicas valiosas de como vender artesanato na internet. Este post pode ser interessante para os empreendedores que já possuem uma  aptidão estabelecida. Agora, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar algumas técnicas fáceis de artesanato que são queridinhas dos clientes.

Essas técnicas podem te ajudar muito a começar um novo negócio. Mas, você deve estar se perguntando: será que meu trabalho manual realmente é relevante para as outras pessoas? Continue lendo este artigo e descubra que a resposta pode ser bastante positiva! 

Artesanato para ganhar dinheiro é uma boa ideia? 

Segundo dados do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, as oportunidades de negócios dentro do setor que corresponde a economia criativa cresceu enormemente durante a pandemia. No Brasil, o volume de negócios anual tem batido a marca dos 50 milhões. Um nicho econômico cheio de possibilidades, certo?

E, por crescer bastante, esse setor também investiu muito em tecnologia nos últimos tempos. Segundo dados do SEBRAE Nacional, cerca de 92% dos empreendedores que trabalham com artesanato usaram aplicativos de mensagens instantâneas para fechar vendas. Entre os pesquisados, 53% dos empreendedores lançaram produtos novos no último ano. Muitas oportunidades de se desenvolver e você não pode ficar fora dessa! 

Continue lendo este texto e conheça técnicas interessantes de artesanato para ganhar dinheiro na internet.

Quais as técnicas mais comuns de artesanato?

Agora que você já descobriu o tamanho do mercado de artesanato no Brasil e como esse nicho cresceu em volume de negócios nos últimos anos, que tal descobrir quais são as técnicas mais comuns de artesanato para começar hoje mesmo? 

Trabalhos manuais costumam ser exclusivos e diversificados. E, nesse universo, as técnicas são infinitas. Como nosso país é imenso, cada região tem uma técnica diferenciada de artesanato. Algumas das mais comuns são aquelas relacionadas aos tecidos, papel ou madeira, por exemplo. 

E se você já faz artesanato por hobby, mas gostaria de se especializar para vender artesanato pela internet, é hora de saber um pouco mais sobre os melhores lugares para expor suas peças e ganhar dinheiro. No próximo tópico, vamos dar dicas valiosas para você começar a pensar em suas estratégias de negócios. Siga a leitura e descubra! 

Onde posso vender meus produtos artesanais?

Se você é um empreendedor criativo deve saber que existem diversos canais para vender suas peças artesanais exclusivas. Uma boa forma de vender online suas peças artesanais é através de uma loja virtual bem feita. Essa estrutura é fundamental se você quer oferecer segurança para seus clientes e fornecedores.

Além do mais, através de uma loja online atraente, organizada e bastante segura, você pode concretizar mais vendas em menos tempo. Os clientes conseguem escolher diversas formas de pagamento e seu negócio continua aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nas redes sociais, as possibilidades são incríveis! No Instagram, por exemplo, é possível oferecer ferramentas de compra diretamente nas fotos postadas por sua marca. Você consegue fazer pesquisas de mercado e saber as preferências dos futuros clientes em tempo real. 

Além disso, é possível conversar com os clientes e solucionar qualquer dúvida ou questão que possa surgir de maneira rápida. Tudo pensando para que seus clientes também se tornem admiradores de sua marca.

Então, agora que você já viu a importância do mercado de artesanato, identificou suas habilidades manuais e decidiu qual canal é mais adequado para vendas, é hora de descobrir 7 ideias incríveis de técnicas artesanais para vender e ganhar dinheiro na internet.

Acompanhe todas as dicas e arrase nas redes sociais e em sua loja online.

Sete ideias para fazer artesanato para vender e ganhar dinheiro

Dados mostram que existe um franco crescimento no setor de artesanatos no Brasil. As pessoas estão bastante interessadas em ter em suas casas peças exclusivas, que venham com afeto em cada detalhe.

Os artesãos empreendedores costumam dominar todo o processo de fabricação de suas peças e fazem as coisas aos poucos, detalhe por detalhe. Isso faz com que cada peça tenha personalidade própria e uma história única.

E, você pode usar essas características para encantar os clientes, sabia? E, se você já é especialista em uma técnica artesanal específica, que tal aprender outra habilidade para expandir suas possibilidades de negócios? Continue lendo este texto e descubra 7 ideias para fazer artesanato para vender e ganhar bastante dinheiro na internet. 

Salve essas dicas para não perder nenhum detalhe! 

Tricô e crochê

De ponto em ponto, cachecóis, blusas, saias, meias e o que mais sua imaginação mandar vão nascendo das mãos de artesãos habilidosos para a casa de clientes contentes. Historiadores contam que essas técnicas nasceram na pré-história e, na idade média, chegaram à Europa, se espalhando pelo mundo todo.

Especialistas em tendências de moda dizem que as roupas de crochê são tendências. Se você já sabe alguns pontos básicos em crochê e tricô, que tal aprimorar suas técnicas para produzir peças ainda mais exclusivas? Cursos e oficinas online estão disponíveis. Basta pegar as linhas e começar a vender em sua loja! 

Sabonetes artesanais

Muitas pessoas estão buscando formas mais naturais e sustentáveis para cuidarem do seu corpo de forma integral. E, investir na produção de sabonetes artesanais pode ser uma chave interessante para alavancar as vendas de sua loja virtual especializada em artesanatos. 

E você pode trabalhar produzindo opções de fragrâncias regionais ou fazer campanhas sazonais com sabonetes disponíveis apenas em certas ocasiões do ano. Outra dica interessante pode ser desenvolver kits presenteáveis ou elaborar brindes para festas ou empresas.

Existe uma infinidade de possibilidades para fazer artesanato para vender e os sabonetes artesanais podem ser apenas o começo. Vamos conhecer mais possibilidades de artesanato?

Velas aromatizadas

Segundo dados do IBOPE, 84% dos brasileiros estão em busca de estabelecer uma rotina de autocuidado. E esse autocuidado pode envolver terapias especializadas mas, também, trazer para dentro de casa itens que ajudam no relaxamento e equilíbrio integral. E as velas aromatizadas podem fazer parte dessas atitudes tomadas em prol do autocuidado. 

Em sua loja online e em suas redes sociais, você pode oferecer velas personalizadas, de acordo com os gostos e necessidades de cada um dos seus clientes. Também é possível elaborar essências para cada necessidade: para relaxar, para trazer alegria ou, até mesmo, para apimentar aquele momento especial. 

Outra coisa interessante é pensar em elaborar velas com cores, formatos e texturas diferenciadas. Tudo isso pode te ajudar a trazer exclusividade para seus produtos, deixando sua marca conhecida por produzir certos tipos de produtos, quase como uma marca pessoal de sua empresa.

Faça testes com matérias primas que mais te agradem para chegar no produto final que melhor conquiste sua audiência. E faça as melhores vendas!

Cosméticos naturais

Ainda pensando sobre as questões de autocuidado, alguns consumidores estão em busca de cosméticos e produtos naturais, veganos e sustentáveis. Isso porque estão à procura de formas mais saudáveis de se cuidarem e cuidarem das pessoas que gostam.

E você não pode ficar fora dessa tendência, afinal de contas, se existe procura, a venda é quase certa, não é verdade? Você pode se especializar em determinado produto ou, até mesmo, produzir uma linha completa de auto cuidado. Invista também na sua profissionalização através de livros ou cursos.

Muitos de seus produtos estarão em contato direto com a pele dos clientes, o maior órgão do corpo. Portanto, é muito importante contar aos clientes sobre a segurança de sua empresa. Esse é um diferencial que produz confiança, o que faz com que a taxa de desistência na hora da compra diminua bastante.

Cosméticos naturais podem ser a porta de entrada para muitas outras técnicas. Então, aproveite a oportunidade para fazer artesanato para vender.

Artes em biscuit

Trabalhar com biscuit pode ser uma grande oportunidade de negócios, além de trazer um divertimento para quem produz. Moldar formas diversas com essa “massinha versátil” é um mundo de possibilidades.

Você pode fazer, apenas para citar alguns exemplos, enfeites para bolos de casamento, imãs de geladeiras promocionais e lembrancinhas de formatura ou de nascimento. E pode aplicar essas formas em diversas superfícies: vidros, plásticos, madeira, apenas para citar alguns exemplos.

E você pode fazer sua massinha de biscuit ou comprar o material já pronto, apenas tingindo de acordo com as suas necessidades. Outro diferencial do biscuit é que trata-se de um material relativamente resistente, o que pode facilitar bastante o envio para várias regiões do Brasil.

Desse modo, sua loja online pode vender para todo o país e ainda garantir a qualidade na entrega dessas formas tão fofas e delicadas. Quem trabalha com artesanato sabe o quanto é importante proteger as peças delicadas durante o processo de transporte. Portanto, informe esse diferencial a seus clientes. 

E se jogue no universo dos biscuits, é diversão e lucro garantidos! 

Peças bordadas

Alguns quadros ou bastidores bordados são tão perfeitos que até parecem uma pintura, não é mesmo? E você pode fazer as peças por encomenda ou deixar disponíveis algumas unidades disponíveis em sua loja online feita para vender artesanato pela internet.

Essas peças, além de decorativas, podem se tornar ótimos presentes. Você pode usar essas informações em sua loja online para produzir desejo em seus futuros clientes ou, até mesmo, caprichar em campanhas para momentos especiais como Natal ou Dia dos Namorados.

Existem várias técnicas que podem ser aplicadas quando o universo é o dos bordados. E, se você quer expandir suas vendas, pode, inclusive, passar as técnicas de bordado para outras superfícies, como jaquetas jeans, por exemplo. 

Bordar com linhas especiais, de materiais naturais, ou bordar com pedras em técnicas 3D são diferenciais que sua marca pode adotar e divulgar em suas redes sociais. Use sua imaginação e descubra todas as diversas possibilidades. O céu é o limite!

Caixas de MDF decoradas

Existem lojas especializadas em venda de caixas de MDF, um material bastante resistente e versátil. Você pode se especializar em técnicas de pintura como a decupagem, que mistura tintas e desenhos. Ou, pode trabalhar com diversas técnicas de envelhecimento, que agradam àqueles clientes que curtem peças com jeitinho de antigas. 

Quando for divulgar seu trabalho, faça fotos mostrando como suas peças podem ser inseridas no cotidiano dos futuros clientes, isso atrai as pessoas para sua marca. Esta estratégia ainda é capaz de mostrar como sua marca é relevante para estar na casa dos clientes. 

E as possibilidades de fazer artesanato para ganhar dinheiro na internet também são muitas. Você pode fazer caixas para guardar documentos, porta jóias, caixinhas para guardar peças delicadas e muito mais. E, além da pintura, você também pode fazer aplicações em 3D em suas criações.

Trabalhar com MDF tem um custo baixo e uma taxa de retorno bastante satisfatória. Então, inspire-se e ganhe dinheiro com sua arte! 

Hoje, você conheceu algumas técnicas muito interessantes de artesanato que podem te ajudar bastante na hora de começar a fazer os seus trabalhos para vender na internet. Entendeu também como trabalhar com peças exclusivas, ou sob encomenda. Tudo depende do tipo de produto que você vende e para quem vende.

Além da importância de vender, também é bastante importante saber sobre como vender suas peças artesanais de maneira assertiva e dinâmica. Estratégias de marketing em suas redes sociais podem te ajudar a vender através de sua loja online. Saber anunciar nas redes de forma inteligente pode ser um diferencial dentro do seu negócio. Então, fique atento! 

Por isso, continue no nosso blog e veja um artigo completo sobre como vender nas redes sociais. Essa leitura vai te dar um panorama completo sobre o tema, além de oferecer passos valiosos para que você se insira corretamente nesse universo das vendas digitais.

E, para vender bem e todos os dias, é necessário ter uma loja virtual, correto? Conheça a Bagy, plataforma que já ajudou mais de 16 mil lojistas a colocarem sua loja na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!