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Produtos e Nichos

Passo a passo: saiba como começar uma loja de cosméticos

como começar uma loja de cosméticos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

No artigo de hoje vamos explorar o mercado de venda de cosméticos mostrando como vender produtos de beleza e cuidados pessoais para você montar sua loja online hoje mesmo e lucrar bastante sabendo como montar uma loja de cosméticos na internet. 

Batons, perfumes, géis e cremes diversos e com finalidades mil… Todo mundo gosta de ter por perto aquele produto de beleza queridinho, não é verdade? E os dados não mentem. Segundo levantamento da associação Euromonitor, no Brasil o setor cresce cerca de 5% ao ano. E os resultados mostram que, em 2021, o setor de beleza e higiene pessoal movimentou cerca de 128 bilhões de reais. 

E se você tem afinidade com esse mercado, não pode ficar de fora! Saber como montar uma loja de cosméticos não é algo complicado, porém alguns passos precisam ser seguidos para que o sucesso venha para você. Portanto, entender o mercado de cosméticos a fundo para saber como vender online e lucrar bastante é um diferencial que sua loja online não pode deixar de oferecer aos futuros clientes. 

Por mais que este segmento seja bastante rentável, o empreendedor  precisa ter em mente que alguns desafios podem surgir. O consumidor de itens de beleza é bastante exigente e gosta de ter certeza daquilo que está comprando. Então, preste as melhores informações com maior agilidade. Além disso, existem muitos produtos e a oferta é vasta. Construir a imagem de sua empresa na base da qualidade e exclusividade para ter sucesso é o segredo do sucesso. 

Leia este artigo até o fim para descobrir como vale a pena montar uma loja de cosméticos pela internet e se surpreenda com as possibilidades de lucro e expansão desse nicho de mercado! 

Mercado de beleza: quais os desafios e oportunidades?

Segundo o Euromonitor, um importante provedor de pesquisas de mercado no âmbito mundial, o Brasil é o 4º maior consumidor de itens de beleza e cuidados pessoais do mundo. Nós perdemos apenas para Estados Unidos, China e Japão. Quando o quesito são perfumes e fragrâncias, somos o 2º maior consumidor do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Ainda assim, existem vários desafios para os empreendedores que desejam saber como começar uma loja de cosméticos agora mesmo. Os principais se relacionam com a competitividade das marcas, já que existem diversas empresas especializadas no assunto vendendo itens dos mais diversos, para os públicos mais diversificados também. Então, você precisa traçar estratégias para se destacar nessa multidão de empreendedores.

Para se destacar, é necessário ter uma estratégia sólida de marketing e um plano de ação para vendas bem estruturado dentro do seu negócio. Se você por algum motivo não se debruçar sobre esse assunto, seus negócios podem não sair tão bem quanto o esperado. Então, estude seu mercado e as lojas concorrentes para se destacar. Mas, não pense que a ampla possibilidade de produtos disponíveis é um problema. Essa característica pode ser positiva.

Afinal de contas, se você tem afinidade com um determinado produto, ou com alguma marca específica, pode se filiar a essa linha de trabalho que já é do seu conhecimento. Saber tudo sobre os produtos que você vende é indispensável para que seu cliente sinta segurança com você e sua loja online de produtos de beleza. Um mercado em expansão precisa de empreendedores ultra especializados.

E as oportunidades são várias. Continue conosco para descobrir mais.

Números do setor de beleza

Já vimos neste artigo que o mercado de beleza nacional somou, em 2021, cerca de 128 bilhões de reais, segundo o Euromonitor. Isso porque todo mundo gosta de se sentir bem e contente, tendo a ajuda de bons produtos de beleza. Esses itens não são vistos como supérfluos para cerca de 66% da população brasileira, segundo estudo realizado pela SPC Serasa. Por este levantamento, 6 em cada 10 brasileiros consideram esses itens necessários.

Outra instituição que testemunha nossa relação com universo da beleza é o IBGE. Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os brasileiros não deixam de investir em produtos de beleza, ainda que o orçamento seja modificado por qualquer eventualidade. Em 2030, projeções indicam que esse mercado vai ultrapassar a marca de 200 bilhões de reais em vendas. Números bastante positivos, não é verdade?

Mas, será que para você é vantajoso abrir uma loja de cosméticos na internet? 

Vale a pena abrir uma loja de cosméticos?

Se você deseja atuar em um mercado bastante inovador, cheio de possibilidades de crescimento e expansão, o mercado de beleza é seu lugar! Os desafios existem, mas você não precisa focar apenas nas adversidades. Pense que cada uma delas pode ser uma possibilidade para fazer com que sua empresa se destaque em um mercado tão competitivo como o especializado em beleza.

Vender produtos pela internet é interessante para quem deseja um ambiente onde as possibilidades de movimentação e inovação são diversas. Ter um plano de negócios, um mapeamento de marketing e, também, uma boa projeção de demanda é interessante para que você consiga planejar melhor as ações de sua marca para saber como começar uma loja de cosméticos. 

Coloco na balança e veja as vantagens de abrir uma loja de cosméticos inovadora e lucrativa. Os desafios podem chegar, mas você estará preparado para superar todos eles e lucrar muito com sua marca!

Como começar uma loja de cosméticos?

Saber como começar uma loja de cosméticos do zero é fundamental para que seu e-commerce especializado em beleza prospere bastante. Os números são bastante favoráveis e você pode ir montando seu estoque aos poucos, fazendo a gestão de seus produtos de acordo com a demanda de seus clientes. Continue neste artigo para ter acesso a um passo a passo seguro para montar uma loja de cosméticos hoje mesmo. 

Veja agora a  estruturação dos passos para montar sua loja online de beleza sem dramas!

Planejamento

Comece pelo começo. Ou seja, planeje o que você fará e como fará com os recursos que tem no início de seu e-commerce. Estruturar um bom plano de negócios precisa estar em sua lista de prioridades. Portanto, invista um tempo nesse processo para ver o retorno depois. Saiba que você precisa conhecer minimamente o caminho que será trilhado para colher bons frutos no decorrer da jornada!

Definição de objetivos

Esteja totalmente presente no planejamento de seu e-commerce para saber como começar uma loja de cosméticos sem dramas, com tranquilidade e expertise. Desse modo, você conseguirá definir os objetivos de sua empresa com maior facilidade, já que conhece exatamente os meandros daquilo que pretende vender. Para facilitar esse processo, você pode criar um quadro de metas, esse desenho completo  ajuda a ver a empresa como um todo. 

Escolha do público-alvo 

Agora que você já sabe como vender e como estruturar a venda de produtos de beleza para e-commerce, é hora de fazer a seguinte pergunta: para quem eu desejo vender? Essa questão será o norteador para todas as ações posteriores, pois é a partir dela que você escolherá os produtos e traçará as estratégias que serão seguidas por você e sua equipe. Portanto, faça sempre pesquisas, em redes sociais e outros canais, para atender seus clientes e o que ele está demandando de você. A satisfação do cliente deve ser prioridade!

Análise do mercado 

Após fazer um planejamento cuidadoso para definir seus objetivos e, assim, encontrar seu público alvo, é necessário fazer uma análise de mercado para descobrir como começar uma loja de cosméticos na internet. Nessa etapa, é preciso se atentar aos dados do setor, como já vimos nesse artigo e, claro, dar uma olhada nas atitudes e na gama de produtos oferecidos pelos concorrentes. Esteja atento ao que seu vizinho está fazendo e faça melhor!

Definição do nome

Entender sua empresa a fundo é o primeiro passo para acertar em cheio na hora de escolher o nome de seu e-commerce especializado em produtos de beleza. Você pode dar um nome mais pessoal, procurar algo irreverente ou, então, seguir uma linha moderna. Isso depende dos produtos que deseja vender, bem como do público que quer atingir. Quando for escolher esse nome, vá com calma para ter a certeza de que tomou uma decisão acertada. 

Orçamento

Ser um empreendedor no Brasil é um campo cheio de vantagens, mas também repleto de desafios que precisam ser superados com criatividade e resiliência. Uma das questões delicadas para quem quer saber como montar uma loja de produtos de beleza na internet é como administrar o orçamento inicial, bem como os ganhos e custos de uma empresa. Uma boa saída nesse caso é usar recursos tecnológicos, como planilhas e apps de finanças.

Documentação e registro

As burocracias são recursos usados para organizar a sociedade, portanto devem ser levadas em conta em todas as áreas das nossas vidas. Elas existem em vários formatos de negócios, incluindo os marketplaces. E, para quem deseja saber como começar uma loja de cosméticos do zero, entender um pouco sobre documentações relacionadas a registros e regularizações é fundamental para que o empreendedor não tenha nenhum problema no futuro. Atenção, pois esse assunto é repleto de detalhes, esteja atento em cada um deles!

Estruturação

Ter um e-commerce estruturado é o mesmo que ter um e-commerce de sucesso. Tenha isso em mente em todas as suas decisões de negócio. Você precisa focar na organização de todas as etapas, desde a divulgação e atração do cliente até o momento onde seu negócio será avaliado em sua loja ou nos sites de busca. Acompanhar a jornada do cliente bem de perto é importante para quem deseja saber como começar uma loja de cosméticos que agregue valor e qualidade para a vida dos clientes. Tudo isso porque a satisfação do comprador é o grande objetivo na hora de concretizar uma venda. 

Fornecedores e produtos

Contar com a parceria de bons fornecedores é indispensável para quem deseja entender como começar uma loja de cosméticos agora mesmo. É através deles que você pode pensar em campanhas de divulgação ou estratégias atrativas de queima de estoque, por exemplo. Você pode fazer uma busca ativa entre as empresas que fabricam os produtos que quer ter na sua loja ou, então, buscar por fornecedores cuja reputação seja bastante satisfatória. 

Concorrência

Uma boa pesquisa de mercado precisa vir acompanhada de um excelente estudo de concorrentes, porque é a partir disso que você saberá o que pode fazer diferente para chamar a atenção de novos clientes. Desse modo você consegue saber, por exemplo, como montar uma página de vendas que seja eficaz e realmente capaz de converter visitantes em clientes. Dica bônus: veja o que a concorrência está fazendo sem perder de vista a inovação.

Divulgação

Saiba que espalhar os seus produtos em várias redes sociais através da propaganda é uma atitude que sua empresa virtual precisa adotar agora mesmo! Você já ouviu aquela frase antiga que diz que a propaganda é a alma do negócio? Pois é, essa máxima continua valendo até hoje. O Instagram, por exemplo, é uma rede que te permite fazer propaganda em diversos formatos, sem que fique cansativo para o usuário desse espaço. Invista nisso e tenha sucesso! 

Soluções tecnológicas

Se você está em uma pretendendo vender em loja online, nada mais justo que conte com as melhores soluções tecnológicas para as necessidades de sua empresa. Contar com a expertise de uma empresa capaz de fornecer a estrutura necessária para que você monte sua loja online especializada em cosméticos com segurança e tranquilidade é algo que não deve ser deixado de lado na hora de escolher os parceiros de sua empresa. Atenção para esse detalhe!

O mercado de beleza é confiável?

Depois de tudo o que conversamos hoje através deste artigo, fica claro que o setor de beleza é bastante confiável desde que você tenha paixão e afinidade com o tema. Se é esse o seu caso, invista seu tempo hoje mesmo em planejamento e execução para que os resultados sejam os melhores possíveis. E fique atento a todos os detalhes. 

Quando for montar o perfil profissional de sua loja online de venda de produtos de beleza, preste atenção na biografia de sua loja de cosméticos. Esse pequeno campo já diz para o seguidor e, futuro cliente, o que você pode oferecer para ele. Lembre-se sempre: são os detalhes que fazem a diferença na hora de ter um saldo positivo de vendas! 

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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