Gestão

Previsão de demanda: o que é, como funciona e como fazer no seu negócio

Aprenda tudo sobre previsão de demanda

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A previsão de demanda é estimar qual será a demanda de um negócio a fim de auxiliar gestores e empreendedores a colherem informações sobre o mercado em que atuam, bem como do seu público alvo. 

Produtos de qualidade, preços competitivos e uma experiência positiva para o usuário não são suficientes para criar um negócio duradouro. Com tanta concorrência, é preciso se organizar, mas muito além de um simples relatório de vendas, e sim planejando o seu e-commerce nos mínimos detalhes e um exemplo disso é a adoção do conceito de previsão de demanda.

Mas como saber exatamente o que deve ser colocado no papel? Como ter a certeza de que os consumidores realmente vão comprar aquele produto que está no estoque? E se você fizer errado, quais podem ser os problemas para as suas contas? A notícia ruim é que não dá para saber ao certo, mas a boa é que existem formas de fazer um trabalho muito preciso.

Quanto mais informações você tiver, maiores são as chances de você organizar a sua loja e aplicar melhor os seus recursos. Mas como isso pode ser feito na prática? Quais são os benefícios para o seu negócio? O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o que é a previsão de demanda para um e-commerce? Continue a leitura para descobrir!

O que é previsão de demanda?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é previsão de demanda. Em resumo, é uma base de estudos para entender o que vai ser necessário comprar em uma loja para atender a demanda do público. Um produto está fazendo muito sucesso? Ótimo, mas será que a sua loja consegue suprir essa necessidade dos consumidores nos próximos meses?

A partir de uma série de estudos e análises do comportamento e do histórico dos clientes de um e-commerce para entender o volume das próximas compras. Afinal, de que adianta ter um produto anunciado no seu site se, na prática, os consumidores não vão poder comprá-lo? Com essa estratégia, você consegue identificar as demandas e se planejar com antecedência.

Dessa forma, você passa a ter uma noção mais precisa, por exemplo, de quanto vai precisar investir para garantir que o estoque esteja cheio e os consumidores possam comprar os itens que desejam. Se trata de um conceito importante não apenas para a parte de planejamento, mas também para garantir o melhor controle financeiro do seu negócio.

Por que a previsão de demanda é importante?

Mas como a previsão de demanda beneficia o seu e-commerce? Se ainda não se convenceu de que esse conceito é fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio, separamos os principais benefícios. Confira!

Melhora o fluxo de caixa

Fazer compras de última hora não atrapalha apenas a logística, já que o fluxo de caixa também pode ser prejudicado. A ideia é ter um controle maior sobre tudo o que está entrando e o que precisa sair, não é mesmo? Quando você tem a previsão de quanto vai ser preciso investir, maiores são as chances de controlar os seus recursos.

Ajuda na previsão de vendas

Em seguida, é preciso pensar também em como vai ser feita a previsão de vendas. Afinal, as compras vão ser feitas de acordo com essa demanda, garantindo que a sua loja esteja mais preparada para receber o número de pedidos. No seu planejamento, vai ser muito mais fácil contar com esses números no papel.

Prevê um padrão de consumo

Entender o padrão de comportamento do seu cliente é essencial para qualquer estratégia da sua loja. Quando isso é feito, toda a experiência pode ser planejada para oferecer o melhor para o consumidor final. Com a previsão de demanda, então, você também consegue saber mais sobre o perfil do consumidor e pode melhorar ainda mais a sua loja.

Evita prejuízo no estoque

Outro ponto importante que a previsão de demanda colabora é a redução do prejuízo no estoque. Afinal, poucas coisas são tão prejudiciais para um negócio quanto produtos parados e sem nenhum cliente interessado. Isso pode representar prejuízos a longo prazo e até mesmo tornar as finanças do e-commerce ainda mais complexas.

Auxilia na tomada de decisão

Ainda melhor é a possibilidade de reunir informações e aumentar ainda mais a eficiência das tomadas de decisões da sua loja. Como você passa a ter detalhes importantes sobre o seu público e como deve ser feita a relação com os fornecedores, fica muito mais fácil (e preciso) definir as melhores estratégias para o futuro do seu e-commerce.

Quais são os tipos de previsão de demanda?

Também é importante conhecer os diferentes tipos de demanda, não é mesmo? Confira!

Demanda média

A demanda média é basicamente o cálculo de uma estimativa média de vendas de um determinado produto. A partir da análise das vendas de um item, fica mais fácil entender quais são as tendências de comportamento para um próximo período.

Tendência

Analisar o comportamento de consumo de um público-alvo também é uma forma de ficar de olho na demanda. Um exemplo disso é a análise por tendência, identificando uma mudança de comportamento, por exemplo, nas redes sociais. Mais clientes estão pedindo um certo produto? Por que não colocar isso em análise na sua loja?

Sazonalidade

Outro tipo de previsão de demanda é a sazonalidade, ou seja, determinadas épocas do ano em que a demanda por um produto (ou na sua loja em geral) aumenta bastante. Saber analisar essas tendências também pode ajudar na preparação da sua loja para não deixar que nenhum item falte e os consumidores encontrem o que procuram.

Ciclos de vida

Os produtos também têm seus respectivos ciclos de vida e cabe ao lojista conseguir analisá-los para entender como o seu planejamento pode ser feito. A partir da análise dos padrões da sua loja, fica mais fácil se preparar e ter todos os produtos no estoque no tempo certo.

Como fazer a previsão de demanda do e-commerce?

Mas, na prática, como pode ser feita a previsão de demanda da sua loja? Listamos algumas dicas que você deve colocar em ação para saber exatamente o que fazer.

Objetivo

A primeira etapa é muito simples: definir um objetivo. Ou seja, garantir que todo o seu trabalho a seguir seja feito com uma proposta muito clara. Qual é o produto específico que vai ser analisado? A ideia é conseguir organizar melhor o seu estoque? Ou ter mais tempo e organização para negociar prazos e preços com os fornecedores?

Outro ponto que deve ser analisado é o período de análise. Essa questão vai fazer uma enorme diferença na sua pesquisa, já que interfere diretamente na quantidade a ser analisada ao final do estudo. Afinal, uma coisa é se planejar para comprar determinados produtos nos próximos três meses, enquanto outra é fazer o mesmo por 12 meses.

Dados

Agora é hora de colocar o plano em ação. Você já tem o seu objetivo definido, sabe onde quer chegar e quais informações precisa coletar, não é mesmo? Então você precisa pesquisar as informações que vão ajudar na construção da análise. Um exemplo é analisar quantas vendas foram feitas naquele mesmo período, por exemplo, no ano anterior.

A ideia aqui é identificar números que ajudem a corroborar uma ideia ou outra. E para isso é preciso analisar informações anteriores sobre o desempenho da sua loja, como as vendas que foram feitas ao longo do ano e até mesmo as tendências de comportamento do seu cliente, para identificar período em que eles compram mais ou algo do tipo.

Estimativa

Pronto, com todas essas informações em mãos fica muito mais fácil tomar uma decisão, já que a sua previsão de demanda está concluída. Você já sabe exatamente o que precisa ter no seu estoque para o período que foi definido anteriormente. Agora é hora de negociar e ver a melhor forma de se preparar para suprir essa demanda.

O mais importante é entender que, por melhor que sejam os seus cálculos, ainda se trata de uma previsão. Ou seja, não é um valor certo e muitos fatores externos podem acabar tendo um impacto nas suas decisões futuras também. De qualquer forma, essa estimativa já vai ser suficiente para direcionar os seus esforços para o caminho certo.

Com tantas informações disponíveis, nenhum lojista pode se queixar da falta de planejamento e organização. Quanto mais você pesquisar e analisar não só a sua loja, mas todo o mercado, maiores são as chances de construir uma experiência positiva para os seus clientes. E fazer a previsão de demanda ajuda também a garantir que o seu negócio siga competitivo.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.