Gestão

Vision board: o que é, seus benefícios e como criar quadro de metas e objetivos para o seu negócio!

Aprenda o que é o vision board

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Vision board é um mural e/ou quadro criado para visualizar metas e objetivos. Neste quadro, qualquer pessoa pode montar o seu e ter uma visão geral do que pretende conquistar em determinado período. Esses recursos visuais geralmente em tamanho de pôster contêm todos os tipos de imagens e textos que representam algo que você está tentando realizar.

Independentemente do quão criativo e ambicioso você seja, um dos pontos mais importantes de um planejamento estratégico bem-sucedido é a organização.

Afinal, do que adianta ter um plano perfeito em mente e não traçar o caminho até a realização?

Nesse sentido, o vision board pode ser a ferramenta ideal para ajudar você a honrar seus compromissos, executar suas tarefas e concluir cada etapa rumo a sua sonhada, e suada, conquista.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o quadro de visualização? Neste artigo, você vai conhecer as vantagens e aprender como fazer o seu. Confira!

O que é um vision board?

O vision board é uma forma descontraída e prática de ilustrar as metas da sua loja virtual e expôr em um local visível para você.

Com isso, se torna um lembrete constante do que você deseja fazer, funcionando como um incentivo em momentos de dificuldade.

Isso porque o quadro de visualização reúne citações, fotografias e símbolos que são importantes para você e representam os objetivos do seu negócio. 

Por que utilizá-lo em suas estratégias?

Reservar algumas horas do seu dia para refletir sobre os objetivos da sua loja virtual é essencial para entender os critérios básicos para definição de metas e se preparar para o sucesso.

De acordo com o Small Business Chronicle, esses critérios são:

  • clareza: estabelecer metas claras e mensuráveis;
  • desafio: definir metas desafiadoras e fora da sua zona de conforto;
  • compromisso: se comprometer verdadeiramente a cumprir a meta;
  • complexidade: se certificar de que é possível alcançar a meta;
  • feedback: coletar comentários, acompanhar o progresso e reconhecer o esforço dos funcionários dedicados a bater a meta.

Criar um vision board com base nessa lista pode ajudar você a pensar em metas que vão afetar positivamente o seu negócio.

Além disso, a prática facilita a definição de prioridades, pois facilita a organização das ideias e oferece a clareza necessária para que os próximos passos sejam planejados.

Conheça os principais objetivos de um vision board

Ainda não está totalmente convencido a montar um vision board? Então, confira abaixo os três principais objetivos do quadro de visualização.

Identificar e delimitar metas

Passar suas metas para um quadro torna seus planos mais concretos, pois você materializa seus pensamentos.

O desejo de aumentar seu faturamento, por exemplo, pode se tornar muito mais claro se você visualizar fotos de dinheiro e de coisas que você pretende comprar ou fazer com ele.

Em vez de simplesmente dizer que quer comprar novos equipamentos eletrônicos para sua equipe, você usar imagens dos modelos de máquinas que você pretende adquirir.

O objetivo é identificar e delimitar metas que de fato representem realização pessoal para você e sucesso para seu negócio. 

Reforçar diariamente os seus objetivos

O vision board também é um lembrete constante dos seus objetivos, para que você não esqueça em momento nenhum onde quer chegar.

Quando foi a última vez que você parou tudo o que estava fazendo para simplesmente pensar nos seus sonhos? Com a correria do dia a dia, é pouco provável que isso aconteça diariamente.

No entanto, isso é importante para que você cumpra suas metas e alcance seus objetivos. E o quadro de visualização é uma representação visual dos seus sonhos, que você vê todos os dias.

Auxilia a manter o foco

Além de identificar e delimitar metas e reforçar diariamente seus objetivos, o vision board também ajuda a manter o foco.

Quando você apenas pensa nos seus sonhos, as chances de se desviar do caminho até eles ou de se contentar com menos do que deseja são bem maiores.

Porém, com o auxílio do quadro de visualização, você sabe exatamente o que você quer e tem consciência do que precisa fazer para chegar até lá. 

Fazer o quadro físico ou digital?

Originalmente, o vision board é um quadro físico composto por fotos, imagens e textos. Entretanto, você pode criar uma versão digital, caso prefira.

A versão física pode ser criada em qualquer material que possibilite a inserção de alfinetes e clipes para pendurar recortes, fotografias, etc. 

Ou seja, você pode usar um quadro de cortiça, papelão ou qualquer folha que permita que imagens sejam coladas ou anexadas de outro jeito.

Já para criar uma versão digital, você pode fazer uso de um software de edição de imagens, desde o mais simples, como o Microsoft Paint, até o mais complexo, como o Adobe PhotoShop. 

Também existem versões intermediárias, como o PhotoScape e alguns sites de edição de imagem online. Tudo depende da sua habilidade com essas ferramentas.

Em um primeiro momento, talvez você ache a versão física mais difícil de montar, porém é definitivamente mais fácil de manusear, modificar e visualizar, já que é possível colocá-la em qualquer lugar, garantindo que você a veja o tempo todo.

A versão digital pode ser mais fácil de esquecer. No entanto, uma forma de evitar isso é colocá-la como protetor de tela do seu celular ou imagem central da área de trabalho do seu computador.

Como fazer um vision board?

Veja a seguir o passo a passo de como criar o seu vision board.

Reserve um tempo exclusivo para a sua criação

Quando se tem tarefas que envolvem prazos e geram receita, montar seu quadro de visualização pode se tornar o último item da sua lista de prioridades.

Por isso, é importante gerenciar seu tempo e reservar algumas horas para se dedicar exclusivamente a essa atividade.

Se não for possível fazer isso durante o seu expediente, tente fazer antes, depois ou no seu dia de folga.

Pense e faça perguntas importantes para servirem como guia

Responder perguntas é uma forma simples e eficiente de compreender quais são suas metas e objetivos. Confira abaixo alguns exemplos:

  • o que você espera do seu negócio este ano?
  • existe algo em você que precisa ser aprimorado?
  • como você quer se relacionar com o mercado? Pretende fazer parcerias?
  • como pretende investir na sua loja virtual? Deseja lançar uma nova coleção de produtos ou aumentar seu quadro de colaboradores?
  • quais são suas inspirações dentro do seu nicho de atuação? Por quê?

Coloque suas metas em categorias 

Classificar suas metas em categorias é uma forma de organizar ainda mais suas ideias, tornando seus objetivos mais claros e facilitando o planejamento.

Você pode dividir suas metas pessoais e profissionais, ou separar os objetivos e suas inspirações, por exemplo. Não existe receita de bolo, o ideal é encontrar o formato mais inspirador para você.

Utilize os materiais corretos

Tenha em mãos fotografias, recortes de revistas, imagens impressas da internet e outros materiais que você possa encontrar figuras e frases para seu quadro de visualização. 

Revistas são ótimas para encontrar itens e frases que representem desejos, sobretudo se for uma revista relacionada ao seu nicho de atuação.

No caso do vision board físico, em específico, você vai precisar de:

  • tinta;
  • cola;
  • tesoura;
  • canetas;
  • alfinetes;
  • cartolina;
  • canetinhas;
  • materiais impressos (revistas, jornais, panfletos, etc.).

Caso opte por montar um vision board digital, explore sites para compilar imagens, gráficos e outros materiais em uma colagem virtual.

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Mas, o que colocar no quadro de visualização?

Você deve colocar coisas que te inspirem de alguma forma. Para isso, a grande maioria dos vision boards combinam imagens e frases motivacionais.

  • Imagens: fotos, desenhos, figuras, esboços mapas mentais ou qualquer outro tipo de imagem significativa para você;
  • Frases motivacionais: palavras de encorajamento, citações famosas, depoimentos de clientes, missão, visão e valores do seu negócio, etc.

Criando um vision board para seu négocio

As metas da sua loja virtual merecem um vision board exclusivo que, de preferência, fique em frente à sua mesa de escritório.

Isso porque provavelmente você montou seu empreendimento com o objetivo de ter uma vida melhor e oferecer melhores condições para sua família. 

E este tipo de motivação é o que vai te manter forte em dias difíceis. Portanto, você não pode esquecê-la em momento algum.

Confira abaixo o passo a passo de como criar um quadro de visualização para o seu negócio. 

Delinie quais são seus objetivos e focos

Para correr atrás dos seus objetivos, primeiramente você deve saber quais dão eles. Ao montar seu vision board, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • qual é o projeto que você ama?
  • quais os tipos de produtos que deseja vender?
  • quem é o cliente que você deseja alcançar?
  • como seria um dia de trabalho ideal para você?
  • onde será seu escritório? Como você o imagina?

Faça uma lista de metas a longo-médio prazo

Se você ainda não tiver escrito suas metas em um papel, faça isso agora. 

Liste tudo o que você deseja fazer ou conquistar nos próximos anos e reduza a lista elegendo os cinco objetivos mais importantes.

Assim, você vai conhecer suas prioridades e entender no que precisa se concentrar neste momento.

Entretanto, você não precisa destacar o que sobrou. Você pode ter um milhão de sonhos, mas é preciso ter consciência de que a realização de cada um deles é um processo.

Delimite o tempo

Embora o fator tempo seja relativo e possa mudar a qualquer momento, vale estipular um prazo para atingir cada uma das etapas que vão te levar até o seu objetivo. 

Por exemplo, se a sua meta é contratar mais funcionários e, para isso, você precisa aumentar a reserva financeira do seu empreendimento, estipule alguns meses para isso.

Busque imagens, citações, frases e palavras representativas

Por fim, busque materiais que simbolizam suas metas e objetivos para que você tenha um lembrete constante e motivador do que vai alcançar por meio da sua loja virtual. Só depende de você!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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