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E-commerce

Embalagem para e-commerce: como criar uma boa experiência para o cliente

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
A importância da embalagem para e-commerce

Investir em embalagem para e-commerce é fundamental para oferecer uma experiência completa para o seu cliente a partir do pacote que acompanha cada pedido! Desde o marketing à proteção de mercadorias, é essencial ter um plano de ação para garantir a qualidade e o valor agregado ao seu consumidor!

Pode ser difícil de acreditar, mas existe um item extremamente necessário para qualquer negócio online que poucos empreendedores dão a devida importância, e são as embalagens para e-commerce.

É claro, pode parecer óbvio que as embalagens são essenciais em qualquer estabelecimento, especialmente para as lojas online. Afinal, os produtos precisam ser enviados em algum lugar, certo?

Mas você já parou para pensar em como a embalagem que você escolhe pode influenciar no seu e-commerce?

Muito além de simples ferramentas de envio, esses itens podem fazer toda a diferença na experiência do seu cliente.

Por isso, é fundamental dar mais atenção para o recurso que você escolhe dentro do seu negócio, principalmente quando existem certas características que se tornam indispensáveis no comércio eletrônico.

Ficou curioso para conhecer mais sobre embalagens para e-commerce? Continue com a gente e veja o guia completo que a Bagy preparou sobre o assunto, com tudo que você precisa saber para escolher as melhores formas para empacotar os seus pedidos!

O que são embalagens para e-commerce?

Em um primeiro momento, muitas pessoas podem pensar que as embalagens para e-commerce são, como o nome indica, apenas itens onde o vendedor empacota os produtos para enviar.

No entanto, há muito tempo essa ferramenta deixou de ser apenas uma forma de embrulhar envios, e passou a ser parte da estratégia de marketing das lojas virtuais.

Acredite se quiser, as embalagens para e-commerce se tornaram extremamente importantes para os negócios!

Isso porque muitos empreendedores começaram a enxergar o verdadeiro potencial desses recursos.

Afinal, a embalagem é o primeiro contato do cliente com o seu produto que acabou de chegar, e, como sabemos, muitas vezes a primeira impressão é a que fica.

Por esse motivo, é essencial se preocupar em oferecer um impacto positivo, e a embalagem pode proporcionar isso.

Enquanto isso, o comércio eletrônico trabalha, majoritariamente, com entregas e envios a distância.

Ou seja, ele depende das embalagens para revender os produtos para seus clientes de forma segura e protegida.

Nesse caso, as ferramentas de embrulho precisam ser ainda mais reforçadas, para que os produtos não quebrem ou estraguem, não é mesmo?

Surge então uma nova categoria de pacotes, que são as embalagens para e-commerce.

Muitas são pensadas especialmente para atender essa necessidade de envios à distância, preservando a compra, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência totalmente nova para o cliente.

Além disso, esse mercado é surpreendentemente movimentado!

Segundo pesquisa da Mordor Intelligence, espera-se que as embalagens para e-commerce movimentem cerca de $61,5 bilhões de dólares até 2025.

Ou seja, vale a pena se preocupar com isso na sua loja virtual, né?

Importância das embalagens para e-commerce

Nós falamos um pouco sobre os usos das embalagens para e-commerce, e de onde surgiu a demanda para essa categoria específica de pacotes.

No entanto, muitas pessoas podem não entender a verdadeira importância de investir nesses itens.

E pode não parecer, mas a relevância dessas embalagens se estende para mais de uma área do comércio eletrônico.

Para você conhecer essa influência a fundo, confira mais detalhes sobre como as embalagens para e-commerce são importantes.

Marketing

Antes de mais nada, podemos dizer que o marketing é um conjunto de técnicas usadas para gerar valor ao cliente.

Dessa forma, ele vai continuar comprando os produtos da empresa, tornando-se um cliente fidelizado.

Mas o grande segredo, que muitos empreendedores desconhecem, é que as embalagens para e-commerce são vitais nesse processo!

Elas podem ser grandes aliadas nas estratégias de marketing da sua loja, por conta do seu significado.

Afinal, como mencionamos, elas servem muito mais do que apenas meios de envio, sendo o primeiro contato do cliente com o produto físico.

Por isso, elas podem fazer toda a diferença, seja na qualidade do material, ou no que acompanha a embalagem, como, por exemplo:

  • enfeites;
  • mensagens de agradecimento;
  • diferenciais como perfume no papel;
  • brindes;
  • logo da empresa na caixa;
  • embrulho de proteção.

Basicamente, é possível fazer muitas campanhas de marketing apenas com a sua embalagem.

Assim, é importante garantir que a experiência de unboxing do seu cliente, ou seja, a abertura do pacote, seja marcante!

Logística

É claro, também não podemos esquecer que o seu negócio online precisa se preocupar em ter uma boa logística para operar de maneira eficiente.

E, nesse caso, as embalagens para e-commerce são extremamente importantes.

Isso porque elas também fazem parte do processo de logística da sua loja, e devem ser pensadas para otimizar a sua rotina.

Em um primeiro momento, o embrulho das compras deve fazer parte de um fluxo de trabalho que seja bem elaborado.

Afinal, não é interessante escolher embalagens que demoram horas para serem feitas, não é?

Além disso, você também deve se preocupar com o custo-benefício das suas operações.

Por exemplo, procure imaginar como as embalagens podem encaixar no caminhão de entrega, para que você possa mandar mais produtos em uma mesma leva.

Isso te fará economizar custos de envio, e ter uma logística mais eficiente dentro da sua loja.

Proteção da mercadoria

Por fim, apesar de não ser mais o único objetivo das embalagens para e-commerce, esses itens continuam sendo fundamentais para a proteção da mercadoria.

Muitas lojas virtuais trabalham exclusivamente com envio de produtos por canais de entrega, e é essencial garantir que a mercadoria chegará intacta para o cliente.

Alguns artigos são menos sensíveis, como roupas, por exemplo. Enquanto isso, outros produtos podem precisar de uma atenção maior na hora de embalar e viajar alguns quilômetros.

Por esse motivo, vale a pena conhecer melhor as embalagens feitas especialmente para lojas virtuais, que já são elaboradas pensando nessa proteção extra.

Materiais de embalagem para comércio eletrônico

Agora, depois de entender mais sobre a importância das embalagens para e-commerce, chegou a hora de conhecer melhor alguns dos materiais que compõem esses itens.

A boa notícia é que, atualmente, existem diversas alternativas para você escolher, com base nas suas demandas e, claro, no custo-benefício.

Veja os principais materiais para as embalagens que serão usadas no comércio eletrônico:

Almofadas de ar

As almofadas de ar são itens adicionais que podem ser colocados nas caixas para preencher o espaço extra.

Dessa forma, o produto não vai balançando durante o transporte, o que aumenta sua proteção.

No entanto, essas almofadas são menos acessíveis, e pode ser difícil encontrar elas no varejo, sendo necessário procurar em fornecedoras especializadas.

Por outro lado, os seus clientes certamente vão gostar de receber o produto protegido com esse reforço, sendo uma alternativa interessante para impressionar o seu público.

Plástico bolha

Agora, o plástico bolha é um dos maiores aliados das embalagens para e-commerce.

Por ser mais acessível e ter um bom custo-benefício, muitos empreendedores acabam optando por esse reforço na hora de embalar produtos mais sensíveis.

No entanto, o embrulho com plástico-bolha pode ser um pouco mais bruto, e é importante ter cuidado para trabalhar na sua embalagem se quiser deixá-la mais apresentável.

Papel fragmentado

O papel fragmentado é uma das alternativas acessíveis às almofadas de ar na hora de preencher espaços vazios nas suas caixas.

Com ele, os produtos evitam ficar se movendo durante o transporte, além de serem melhor acomodados.

E um dos principais benefícios do papel fragmentado é que ele pode ser reciclado, o que torna ainda mais barato, e amigo da natureza.

Fita adesiva

Nós não podemos falar sobre embalagens para e-commerce sem falar de fita adesiva.

Essa é uma das grandes ferramentas aliadas dos lojistas, mas é preciso ter bastante cuidado ao utilizá-la nos seus embrulhos.

Isso porque muita fita adesiva pode acabar dificultando a abertura do pacote, prejudicando a experiência de unboxing do cliente.

Além disso, não saber como embalar os produtos também pode danificar sua embalagem personalizada para e-commerce, por exemplo.

Por isso, tome cuidado com a fita adesiva.

Placas de isopor

As placas de isopor, assim como almofadas de ar e papel fragmentado, ajudam a ocupar espaço nas caixas e proteger os itens de ficarem saindo do lugar.

Além disso, em alguns casos, elas também podem ser feitas sob medida para acomodar o produto e enviá-lo com máxima proteção, como é o caso de eletrônicos.

A princípio, elas são mais baratas e acessíveis no mercado. No entanto, as placas de isopor não são recicláveis, e, por isso, podem acabar sendo uma escolha não tão vantajosa.

Papel pardo (Kraft)

Falando sobre embalagens para e-commerce, temos o papel pardo, também conhecido como papel kraft.

Essas alternativas são ideais para produtos menos sensíveis, como roupas.

Além de serem baratos, os papéis pardos também são bons para a logística, ocupam pouco espaço no envio e permitem que você faça personalizações, como perfume e carimbos.

Ou seja, são ótimas opções de embalagem personalizada para e-commerce.

Caixas de papelão

As caixas de papelão são as embalagens para e-commerce mais populares que existem, e são bastante versáteis.

Afinal, é possível encontrar caixas em todos os tamanhos, formas e densidades, permitindo que a loja empacote diferentes tipos de compra sem dificuldade.

No entanto, é importante tomar cuidado com essa opção. Se você quer criar uma embalagem personalizada para e-commerce e marcar a experiência do cliente, precisa dedicar um pouco mais de atenção para essas caixas.

Dessa forma, poderá inovar no seu envio, mesmo com uma opção barata e convencional.

Envelopes

Assim como os papéis kraft, os envelopes são perfeitos para envios de produtos mais maleáveis e pequenos.

Eles são econômicos e versáteis, além de serem bons para a logística, pois é possível enviar vários pedidos em uma mesma remessa.

Por outro lado, vale a pena prestar atenção nessas embalagens para e-commerce, para evitar extravios ou correr o risco de chegarem amassados para o cliente, por exemplo.

Impactos ambientais das embalagens

Outro ponto fundamental para analisar sobre as embalagens de e-commerce é o seu impacto ambiental.

Hoje, muitos empreendedores estão abraçando o comprometimento com o meio ambiente, e buscam oferecer uma experiência completa e sustentável para os clientes.

Inclusive, isso pode se tornar um diferencial para a sua loja, trazendo embalagens que oferecem o mínimo de impacto ambiental.

Por exemplo, papéis reciclados em vez de isopor e plástico, além de embalagens biodegradáveis.

Dessa forma, além de inovar no seu embrulho, seu negócio também se compromete com as causas ambientais, mesmo que seja com pequenas atitudes, que fazem toda a diferença.

Crie uma boa experiência com uma embalagem personalizada: unboxing

Além de toda a importância que já comentamos acima, as embalagens para e-commerce também são importantes para criar uma experiência nova para o cliente: o unboxing.

Provavelmente você já ouviu falar ou encontrou vídeos sobre essa prática na internet.

Basicamente, trata-se do processo de recebimento e abertura do pacote, antes de conferir o produto.

Para muitas pessoas, a experiência do unboxing é igualmente relevante, e pode fazer a diferença na hora de fidelizar o seu público.

Dessa forma, vale a pena considerar investir em práticas que sejam agradáveis para esse procedimento, e tornem a abertura do pacote o mais diferenciada possível.

Por exemplo, algumas lojas acrescentam mensagens de agradecimento pela compra, ou perfumes no pacote, para dar um toque especial.

Além disso, também é fundamental se preocupar com a facilidade com que o cliente poderá abrir o pacote.

Afinal, ninguém gosta de desembrulhar uma encomenda cheia de fita adesiva, não é?

Por isso, pensar em como será a experiência de unboxing do seu cliente também faz parte do processo de escolha das suas embalagens.

Custos de embalagens

Finalmente, os custos também são fatores importantes nas embalagens para e-commerce.

Isso porque esses itens foram desenvolvidos pensando justamente nos empreendedores virtuais, e em maneiras de reduzir os gastos com esses itens.

Assim, existem várias alternativas que são acessíveis no varejo, e podem ser compradas por preços reduzidos.

Além disso, o custo-benefício das embalagens para e-commerce também são atrativos, especialmente recursos de proteção extra.

No entanto, sempre vale a pena analisar quais os materiais que melhor combinam com você e com o seu bolso.

Por exemplo, vale a pena investir em almofadas de ar para dar mais segurança para os seus produtos, mas, se tiver um pequeno valor de investimento, os papéis fragmentados são boas opções.

A boa notícia é que essas embalagens pensadas especialmente para o comércio eletrônico também consideram esse elemento, e podem sair bem mais em conta.

E, ao usar materiais mais baratos, você poderá investir na personalização das suas embalagens, o que proporciona uma experiência totalmente diferente para o cliente.

Por isso, é fundamental planejar e investir nas melhores embalagens para embrulhar os seus pedidos.

Com produtos em mãos e as embalagens certas, você estará pronto para começar a vender online e começar a crescer no mercado. 

Mas, claro, lembre-se que é importante investir em outras ferramentas profissionais também, como a plataforma que você vai vender.

E se você não sabe qual escolher, não se preocupe! Nós temos um conteúdo especial sobre as melhores plataformas de e-commerce, onde você confere mais sobre como esse recurso funciona. 

Acesse nosso artigo e veja como se preparar definitivamente para se tornar um empreendedor de sucesso!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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