Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Como utilizar o calendário sazonal nas suas campanhas?

calendario sazonal

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O calendário sazonal é uma ferramenta para o lojista adicionar todos os eventos e datas comemorativas ao longo de um ano específico com o objetivo de aumentar as vendas.

Imagine poder criar campanhas de vendas em períodos específicos do ano em que o comércio está mais aquecido para fazer com que o seu faturamento aumente ainda mais. Com um calendário sazonal bem-feito isso é possível.

Esse tipo de estratégia também oferece o benefício de estreitar o relacionamento com o público e de até mesmo se diferenciar da concorrência no mercado. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre esse tipo de calendário e como é possível utilizá-lo na sua loja, continue a leitura deste post!

O que é um calendário sazonal?

O calendário sazonal é uma ferramenta para você adicionar todos os eventos e datas comemorativas ao longo de um ano específico. Isso significa que você vai utilizá-lo para definir as datas especiais que podem ser aproveitadas para a criação de ações temáticas, conteúdos específicos e até campanhas.

O seu principal objetivo dentro do marketing sazonal é aumentar as vendas da empresa — e, consequentemente, o faturamento da loja. Isso pode ser feito por meio de ações específicas que aproveitem o clima no qual o público se encontrará para promover o seu negócio, um produto ou até mesmo uma nova linha ou coleção deles.

Quais são as principais datas sazonais?

Agora que você já entendeu o que é um calendário sazonal, precisa saber quais datas fazem parte dele. Como são muitas, a seguir você confere as principais delas.

Carnaval

Um dos principais feriados do Brasil, no período do Carnaval a venda de artigos de fantasia e pacotes de viagens costuma aumentar bastante. Por isso, as marcas presentes nesses segmentos precisam olhar com mais atenção não só as suas estratégias de comunicação, mas também o atendimento e toda a logística — já que a entrega de mercadorias corre o risco de ficar comprometida nessa data.

Aqui, é interessante pontuar que, mesmo que o Carnaval seja obviamente mais rentável para alguns segmentos, outros tipos de negócio também podem aproveitar as oportunidades dessa data. Uma loja virtual do nicho de produtos de beleza pode, por exemplo, atrair mais clientes com ações relacionadas ao clima da comemoração.

Dia Internacional da Mulher

Comemorado no dia 8 de março em todo o mundo, o Dia da Mulher pode ser uma ótima maneira de fidelizar o público feminino por meio de produtos atrativos e descontos especiais para elas. Antes de colocar qualquer campanha ou ação em prática, porém, é preciso que a loja esteja atenta à verdadeira importância desse dia para que o que quer que tenha sido planejado faça real sentido.

Caso faça sentido com o posicionamento da marca, a loja pode até ir além. É possível, por exemplo, se comunicar com as mulheres por meio de campanhas empoderadas e bem atuais que reforçam não só a luta contra a violência e a igualdade de gênero, mas o poder feminino como um todo.

Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, outra data universal, é comemorado no dia 15 de março. Foi criado pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy em 1962 para lembrar a todos os direitos que qualquer consumidor tem no momento da compra de um produto ou serviço.

Como essa campanha é sazonal, os lojistas podem aproveitar todo o mês de março para estreitar a relação com os clientes já adquiridos e em potencial. Para fazer isso, podem usar estratégias como envio de ofertas exclusivas ou campanhas personalizadas com o objetivo de aumento das vendas. Aqui, vale lembrar que é uma ótima oportunidade para reaquecer as vendas nesse período — que vem logo depois do fim do ano anterior e dos gastos do começo do ano.

Páscoa

Mesmo que seja originalmente um feriado católico, a Páscoa já ganhou um sentido muito mais geral no Brasil e, por isso, é comemorada por pessoas de diferentes religiões — o que é ótimo para movimentar a economia nessa época do ano.

Por esse motivo, muitas empresas já investem em produtos e promoções relacionadas à data — que pode acontecer entre março e abril. Os setores que mais têm relação com o feriado são os de chocolates, de decoração, o de turismo e até mesmo o de roupas. É claro que outros mercados também podem se beneficiar da data, só é necessário adaptar as estratégias.

Dia das Mães

O Dia das Mães no Brasil, comemorado sempre no segundo domingo de maio, é um incentivo para que as pessoas estejam não só abertas ao consumo quanto a gastar dinheiro com presentes. Isso acontece porque essa é uma das datas mais emocionais do calendário sazonal.

As compras para essa data comemorativa mudaram bastante e isso se deu graças a grandes mudanças de hábitos de consumo da sociedade — algo que é imprescindível ser percebido e acompanhado pelas empresas, principalmente as lojas. Para esse dia, os mais diversos tipos de produtos são procurados, como eletrônicos e vestuário.

Dia dos Namorados

No Brasil, diferentemente da maior parte do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho e não no dia 14 de fevereiro. Essa é uma data especialmente importante para o comércio, já que os casais geralmente trocam presentes como flores, acessórios, alimentos e até vestuário.

Essa data pode ainda servir como uma grande oportunidade de promoção da diversidade quando as empresas apoiam causas de diversas comunidades — a LGBTQIAP+, por exemplo, é uma delas. As marcas não só podem como devem mostrar que apoiam o amor em todas as suas formas. Dessa maneira, conseguem criar campanhas mais inclusivas que serão muito mais engajadas pelo público.

Dia das Crianças

Atualmente, alguns pais e responsáveis por crianças recorrem à internet e aos dispositivos móveis quando precisam de ajuda no cuidado com elas. De acordo com o Google, no momento de escolher presentes isso não é diferente.

Por esse motivo, é uma ótima oportunidade para que os e-commerces se mostrem presentes durante o Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro. Uma boa estratégia é informar as melhores opções de presentes e mostrar todos os benefícios que eles podem trazer por meio de conteúdo relevante para os pais.

Aqui, só é preciso ter um pouco de cautela nessa divulgação para que elas não se tornem publicidades infantis camufladas em anúncios ou vídeos. Como as crianças são mais vulneráveis às propagandas, isso pode desencadear nelas um padrão de consumo não saudável. O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) autoriza anúncios desde que não sejam publicidade velada ou que contenham frases imperativas — do tipo “compre agora!”.

Black Friday

A Black Friday, que é realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, pode ser considerada como a porta de entrada para novos compradores. Essa data chegou ao Brasil em 2009 e desde esse mesmo ano ela já mostra números cada vez maiores em relação à quantidade de pessoas interessadas em adquirir produtos nesse dia.

Como é uma data muito importante, é preciso que as empresas se preparem e façam promoções verdadeiras — já que existem muitas denúncias de condições falsas que são divulgadas apenas para atrair mais pessoas para as lojas. Para os e-commerces, é necessário ter atenção redobrada não só nos preços, mas também na preparação das equipes, com os canais de comunicação e com a logística.

Natal

A data comemorativa mais esperada do ano é, sem dúvidas, o Natal. Por isso, é a oportunidade perfeita para que a loja ofereça atendimento diferenciado e uma experiência de compra positiva — para aproveitar que essa data conta com grande abrangência de público.

Por esse motivo, no mês de dezembro, a campanha sazonal para o Natal deve ir além da elaboração de posts nas redes sociais e a tematização das lojas — mesmo que a mudança seja no layout do site da sua. É preciso pensar também no planejamento completo da comunicação, do atendimento aos clientes e no relacionamento com eles tanto durante a data quanto depois das compras.

Como utilizar o calendário sazonal nas suas campanhas?

Se a essa altura do campeonato você ainda não sabe como utilizar o calendário sazonal nas suas campanhas, não tem problema. A seguir, listamos algumas dicas essenciais. Confira!

Conheça seu público-alvo

Quando você for decidir as datas que podem ser utilizadas para campanhas sazonais na sua loja, o primeiro passo é levar em consideração o perfil do seu público e de quem compra de você. Quanto mais o comportamento e as necessidades deles forem levadas em consideração, mais oportunidades surgirão de utilizar essa estratégia.

Suponha que a maior parte dos seus consumidores seja composta por homens de 30 anos para cima. Nesse caso, um planejamento pensado para o Dia dos Pais é uma ação que poderia trazer ótimos resultados. Da mesma forma, pensar em uma campanha de Dia das Mães para esse público pode não surtir o mesmo efeito.

Analise as melhores datas

Independentemente do mês, praticamente todos os dias existe uma comemoração diferente para algum evento especial ou um tema específico. Nem todos, porém, fazem sentido para serem abordados em todos os negócios. Isso não significa, porém, que só as datas mais tradicionais devam ser trabalhadas.

Algumas comemorações que não são oficiais podem ter um grande potencial para impactar a sua loja. É só tratá-las com organização, ética e responsabilidade. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode usar algum período de Fashion Week para criar uma campanha relacionada ao tema.

Pense nas ações de marketing

Depois de decidir quais datas farão parte do seu calendário sazonal, precisa pensar no cronograma de ações para as campanhas. Nessa etapa, é importante que você faça alguns questionamentos como:

  • as mídias que serão utilizadas;
  • o formato dos materiais que serão produzidos;
  • quais os objetivos da campanha;
  • quais serão os benefícios que a campanha trará tanto para os clientes quanto para a marca.

Depois que todos os critérios já estiverem definidos, é só juntar todas as respostas que conseguiu e partir para a ação — ou seja, para a produção dos materiais que divulgarão os eventos.

Analise seus resultados

Por fim, você poderá utilizar a estratégia que foi criada com base no seu calendário sazonal para estudar o que funcionou e o que não deu certo. Você utilizará essas métricas para mensurar o desempenho de cada ação que foi realizada para não só eliminar os pontos fracos da campanha, mas para otimizar os pontos fortes para as próximas datas.

Como se preparar para cada data sazonal?

Para alcançar melhoria nos resultados de vendas nas datas comemorativas, é preciso seguir um passo a passo. A seguir, listamos alguns pontos que merecem atenção durante a elaboração dessas ações. Confira!

Faça um bom planejamento

O primeiro passo, como sempre, é fazer um planejamento eficiente. Nesse caso, ele é necessário para que as campanhas ocorram da melhor maneira possível. Para que você consiga fazer isso, tente captar o máximo de informações possíveis para a estratégia, como:

  • o tipo de público para qual os anúncios serão direcionados;
  • os canais de comunicação que serão utilizados;
  • o estoque disponível de produtos para a data em questão;
  • a logística da entrega;
  • o treinamento da equipe — se você já contar com uma.

Foque na comunicação

O consumidor em geral e o seu público-alvo sempre serão os alvos das suas campanhas. Por esse motivo, é preciso cuidar para que a comunicação entre vocês aconteça de maneira eficaz para que a sua loja ofereça uma boa experiência de compra a eles.

Isso engloba não só as campanhas de marketing referentes às datas comemorativas, mas também todo o pós-venda. Essa etapa diz respeito ao atendimento aos clientes, o acompanhamento de status de pedidos, as solicitações de troca ou devolução e várias outras tarefas.

Utilize boas ferramentas de automação

Durante todo o período das campanhas das datas comemorativas, a demanda costuma ser bem grande. Por isso, para que você e a sua loja consigam atender bem a todos os clientes, é essencial investir em tecnologia nos processos.

Todos eles podem ser automatizados com o auxílio dela. Você pode aproveitar essa ajuda para controlar o estoque, disparar mensagens no WhatsApp e e-mails de comunicação de ofertas, emitir notas fiscais e até para atender os clientes — com o uso de chatbots, por exemplo.

Faça análise da concorrência

Outro ponto interessante para você se preparar para cada data comemorativa é analisar o que a sua concorrência já fez na mesma data nos anos anteriores. Isso dará a você uma base do que você pode fazer de diferente e do que eles fizeram e não deu certo — para você não repetir o mesmo erro.

Aqui, é importante sempre salientar que você somente os analise, mas sem copiar as estratégias realizadas por eles. Você pode até se inspirar no que já foi feito para criar as suas campanhas, mas caso o seu público note que você copiou o que outra loja fez, o seu negócio não será visto como profissional pelo mercado.

Viu só como é extremamente importante criar um calendário sazonal para a sua loja online? Com ele, a rotina do seu negócio ficará muito mais organizada e toda e qualquer estratégia poderá ser criada com base em dados sólidos do seu público e em datas propensas ao consumo.

Gostou deste assunto? Então aproveite para conhecer um pouco mais sobre os negócios sazonais e como utilizar essa estratégia para vender o ano todo!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.