Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Redes Sociais

Bot para whatsapp: entenda como funciona esse tipo de automação e as vantagens

bot para whatsapp

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Entender o funcionamento do bot para WhatsApp é essencial para o empreendedor que deseja se diferenciar em um mercado tão competitivo. Mas como fazer isso na prática? É preciso ter um planejamento para garantir que o processo de automação, de fato, ajude a sua loja a construir um relacionamento ainda mais próximo do seu cliente.

Para quem tem uma loja, é muito provável que você já utilize o WhatsApp Business, não é mesmo? Mas para empreender com sucesso em um mercado tão competitivo, é necessário focar também na criação de uma rotina de trabalho mais eficiente, certo? Uma das soluções para isso pode ser a utilização de um bot para WhatsApp.

Apesar de muito simples, ainda é um assunto visto como tabu, como algo distante para quem tem lojas pequenas, por exemplo. A realidade, porém, é muito diferente e automatizar todo o processo de comunicação com o usuário no WhatsApp não é nada complicado. Para começar, existem várias ferramentas que podem ajudar a superar esses desafios.

Mas, na prática, por que investir em um bot para WhatsApp? Quais são os benefícios de investir o seu tempo em uma solução nesse sentido? E, é claro, quais são as soluções que você pode utilizar para oferecer uma experiência de atendimento ainda melhor para os seus clientes? Continue a leitura deste artigo e saiba exatamente o que fazer. Confira!

O que é um bot para WhatsApp?

Um bot para WhatsApp nada mais é do que um processo de automação para oferecer um melhor atendimento dentro dessa ferramenta. Em vez de perder horas respondendo as perguntas e solicitações mais básicas, por que não tornar essa uma tarefa algo automático, em que o cliente receba uma resposta personalizada, mas tanto trabalho para você?

Basicamente, é mais uma etapa de automação no atendimento, ganhando tempo com essas atividades mais básicas para definir ações mais estratégicas para a sua loja. E o melhor: fica disponível 24 horas, sete dias por semana, para que o seu consumidor não fique horas sem uma resposta que, muitas vezes, pode significar fechar um novo negócio.

A partir da inteligência artificial e aprendizagem automática, o bot do WhatsApp consegue criar uma comunicação ainda mais prática e eficiente. Em resumo, é a solução ideal para o empreendedor que precisa ganhar mais tempo e, ao mesmo tempo, construir uma relação mais próxima com o seu cliente, inclusive ajudando no processo de fidelização.

Para que serve um bot para WhatsApp?

Mas, em resumo, por que a sua loja deve investir em ferramentas que ajudem a automatizar o atendimento ao cliente?

Assistência aos clientes

Um dos benefícios mais relevantes do bot do WhatsApp é justamente fornecer assistência aos clientes sem nenhum tipo de interrupção. Não é preciso ter uma equipe trabalhando aos finais de semana, por exemplo, para que os consumidores em potencial possam tirar dúvidas ou até mesmo consigam finalizar uma compra com mais segurança.

Em um mercado tão competitivo, é essencial construir estratégias que ajudem a aproximar o cliente da sua loja. E fornecer um bot em um canal muito popular é um exemplo do que pode ser feito para conseguir melhores resultados, como a fidelização. A tendência é que, assim, cada vez mais consumidores fiquem contentes com o trabalho da sua marca.

Respostas imediatas

A paciência é algo que tem reduzido bastante nos últimos anos, especialmente quando se fala no ambiente online, não é mesmo? Por isso, o bot do WhatsApp pode ajudar bastante a resolver esse problema, fornecendo respostas imediatas para que a jornada de compra do consumidor seja ainda mais rápida e prática.

Mas tudo isso sem abrir mão da qualidade do que é feito. Afinal, de que adianta fornecer uma resposta que não é precisa? Ou que não tira a dúvida do consumidor? Com o recurso de inteligência artificial, esse problema é resolvido e você consegue unir o útil ao agradável: respostas rápidas e satisfação para o consumidor final.

Personalização da experiência

Outro aspecto importante que o bot do WhatsApp pode fornecer é a personalização de toda a experiência do cliente. Esqueça as respostas burocráticas e secas de sistemas automatizados do passado: a tecnologia permite que a troca de informações seja feita de forma mais natural e eficiente, adequando até mesmo o tom de voz.

Tudo isso contribui para a criação de uma relação mais verdadeira e próxima com o seu cliente, garantindo que ele fique satisfeito não apenas com a experiência enquanto compra na loja, mas também no contato com o bot. Promoções de acordo com o histórico de compras, adequação da comunicação, enfim, tudo para personalizar ainda mais a experiência.

Qual o melhor bot para WhatsApp?

Agora que você já entendeu como o bot para WhatsApp pode funcionar, quais são as ferramentas que podem ajudar a sua loja? Confira algumas opções!

ManyChat

Um dos bots para WhatsApp de maior sucesso no mercado é o ManyChat, que permite a automação e personalização completa de todos os contatos entre uma marca e os seus clientes dentro desse canal. O seu principal diferencial é a facilidade com que pode ser feito todo o processo de integração, uma tarefa simples até para quem não entende do assunto.

Outro benefício dessa solução é a integração com outras soluções e ferramentas, o que pode ser excelente para quem quer criar relatórios ainda mais completos, por exemplo. Por outro lado, o suporte da ferramenta não é tão eficiente e nem sempre é fácil conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre alguma dificuldade com uso da plataforma.

Botsify

Já o Botsify aposta nas muitas integrações (inclusive com perfis em redes sociais) e geração de dados e informações para garantir uma maior eficiência na comunicação usando bot para WhatsApp. Uma experiência muito simples e prática para quem busca por uma rotina otimizada e mais eficiente, sem precisar perder muito tempo.

O ponto de atenção com essa solução está no público para qual é voltado, já que pequenas lojas podem acabar não se aproveitando tão bem de todos os benefícios. Por ser web-based, isso é outro fator relevante, tornando ainda mais simples o seu uso, permitindo que você acesse tudo o que foi feito de qualquer lugar.

Zendesk

Desde a possibilidade de customização das marcas, recursos de geolocalização e várias soluções de monitoramento de dados e informações. Esses são alguns dos benefícios de usar a Zendesk como plataforma para automatização da comunicação realizada no WhatsApp, uma das melhores opções do mercado.

A plataforma do Zendesk, porém, apresenta alguns pequenos problemas na integração com outras ferramentas e até mesmo na importação e exportação de dados. O que pode se tornar um desafio para quem busca por mais praticidade. Fora isso, se trata de uma solução bastante completa e eficiente para uma rotina de trabalho.

Zenvia

Um dos diferenciais da Zenvia está na personalização, ou seja, tudo o que é feito por meio dessa plataforma pode ser customizado para a sua marca e, é claro, para o consumidor também. São vários os recursos para que a comunicação seja ainda mais natural e prática com os seus contatos para garantir que a experiência seja sempre positiva.

As muitas possibilidades de integração também são recursos importantes para a sua loja, mas o que pode acabar dificultando o seu uso está no design, que muitas vezes pode parecer confuso, especialmente para quem não tem tanta familiaridade com recursos de automação. De qualquer maneira, é uma opção muito prática e interessante.

JivoChat

Mais uma solução completa é o JivoChat, ideal para quem quer uma melhor experiência não apenas para o seu consumidor, mas também para gerenciar todo o contato feito por meio da plataforma. A interface é muito simples de ser utilizada também, o que ajuda o dia a dia de trabalho e você pode se preocupar apenas em ações estratégicas para a sua loja.

Outro diferencial dessa ferramenta é a integração com ferramentas muito úteis para quem tem uma loja virtual, como a Bagy. Para quem criou o seu site pela Bagy, basta instalar o código do chat do JivoChat na página de integrações para que você tenha uma conversa ainda mais direta e eficiente com todos os seus clientes.

Dentro de uma rotina corrida, é muito importante pensar em maneiras de otimizar o seu dia a dia de trabalho e investir em um bot de WhatsApp é um exemplo disso. A partir do uso da tecnologia, fica muito mais fácil tornar a sua rotina mais simples, permitindo que você tenha tempo para se concentrar na criação de ações mais estratégicas para os seus clientes.

Mas, a comunicação é apenas uma etapa de uma experiência mais completa para os seus clientes, não é mesmo? A sua loja também precisa ser completa e, por isso, você precisa contar com uma solução eficiente, que tal saber como o Bagy pode ajudar? Confira os 11 motivos para criar sua loja online com o Bagy agora!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.