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Como funciona o algoritmo do Instagram: entenda os princípios básicos + 6 dicas infalíveis para vender no Instagram

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como já falamos neste texto, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas atualmente no mundo. E não é diferente no Brasil. Segundo a Social Media Trends 2018, ela é a segunda rede social mais usada pelas empresas e usuários, e a que teve o maior crescimento comparado ao relatório de 2017.

Mas você sabe como ela funciona? Neste post vamos explicar como aumentar o engajamento nas suas postagens e aparecer primeiro para seus usuários. Acompanhe!

No início, o aplicativo funcionava cronologicamente. Ou seja, os posts eram exibidos para os usuários conforme eram postados. Isso mudou em 2016, quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo. O objetivo dessa mudança era que os posts mais relevantes fossem mostrados primeiro no feed dos usuários. A intenção é que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar. E como isso funciona?

3 princípios básicos do algoritmo do Instagram

Temporalidade

O fim da ordem cronológica não significa que a temporalidade não seja importante. O Instagram, considera que os usuários querem ver conteúdos novos e recentes e por isso os posts ainda seguem uma lógica temporal.

Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe logo nos primeiros instantes que é postada indica o seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, posts com muitas curtidas e principalmente, comentários, possuem mais chances de serem exibidos.

Relacionamentos

Posts de amigos mais próximos ou das suas marcas preferidas aparecem primeiro quando você abre o aplicativo. Isso porque, o Instagram analisa os perfis com os quais você mais se relaciona para entender a relevância delas para a sua experiência. Essa análise é feita por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

Depois de entender os princípios básicos do funcionamento do algoritmo, surge o questionamento: como isso impacta na minha marca?

Sabemos que hoje em dia, as redes sociais são uma das principais estratégias de marketing para as marcas. Elas são importantes canais para divulgação de conteúdo, contato e atendimento ao público, marketing e vendas. Por isso, entender as particularidades de cada rede é fundamental para conseguir resultados positivos aos objetivos do seu negócio.

O algoritmo tem a clara intenção de criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários. E o maior impacto que ele causa nas marcas é que elas precisam se empenhar para serem relevantes. O resultado do empenho é o engajamento das pessoas com a sua marca.

As duas grandes vantagens do algoritmo para as marcas são que: caso você tenha engajamento os seus números irão crescer de forma exponencial e agora os posts possuem maior tempo de relevância. Ou seja: antes do algoritmo os posts eram relevantes apenas nas primeiras horas das postagens. Com a mudança, os bons posts aparecem para mais usuários por mais tempo.

Agora que você viu como o algoritmo funciona e como ele pode ser positivo para a sua marca é hora de começar a produzir bons conteúdos para ter posts relevantes e assim ter bons resultados. Para isso, separamos algumas dicas para ajudar você a crescer no Instagram.

6 dicas infalíveis para aumentar a sua audiência no Instagram

Dica 1 – Faça posts que agradem o seu público

Suas postagens serão enviadas apenas para 10% de sua audiência no Instagram. O restante de seus seguidores receberão suas postagens apenas se houver uma receptividade positiva dos seu post pelos 10% iniciais.

Dica 2 – Tenha um perfil comercial

O desempenho das postagens de perfis comerciais são melhores que os dos perfis pessoais. Por isso, se a sua conta do Instagram da sua marca for pessoal, troque imediatamente.

Dica 3 – Evite os SPAMs

Você se lembra do famoso comentário SDV (sigo de volta) que algumas pessoas pessoas costumam fazer no Instagram? Isso é considerado SPAM e será uma das razões para reduzir o alcance das postagens de perfis que têm essa prática. Comentários como: Amei, ótima foto e emojis são considerados SPAM. Ou seja, quanto mais comentários desse tipo você tiver nos posts, menor será a visibilidade.

Dica 4 – Interaja com o seu público

Responda os comentários feitos em suas postagens no Instagram em até 60 minutos após o envio dos comentários. Caso contrário, a visibilidade do seu post diminuirá, ou seja, não terá um bom engajamento.

Dica 5 – Poste nos stories com frequência

As pessoas que assistem seus stories com frequência, receberão suas postagens com maior frequência. Então, invista tempo na postagem de stories e aumente o seu engajamento.

Dica 6 – Utilize as hashtags com cuidado

As postagens que utilizam muitas #hashtags podem ser banidas. O Instagram permite 30 hashtags por post, mas o recomendado são apenas 5. Então escolha com cuidado as hashtags que você usará e evite as que são muito usadas para que sua postagem não desapareça das pesquisas por tag. Além disso, você também pode ser punido caso use sempre as mesmas hashtags em seus posts. Por isso sempre diversifique as tags que você usa em seus posts. Para aparecer nas pesquisas, é necessário colocar as hashtags na legenda dos posts e NUNCA nos comentários.

Dica 7 – Seja consistente nas suas publicações

Não edite suas legendas por pelo menos 24 horas depois da postagem e também não delete uma foto ou vídeo e publique de novo. Essas ações diminuem a entrega e consequentemente reduz o engajamento.

Com todas essas dicas, você não tem mais desculpas para começar a aumentar a vender pelo Instagram. Clique aqui e se inscreva nosso aulão e conheça um método simples de 3 pilares para começar a vender todos os dias.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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