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Aumentar o engajamento no Instagram: 10 ações simples que vão te ajudar a engajar o seu público

Descubra como aumentar o engajamento no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Instagram é uma excelente maneira de iniciar um empreendimento online. 

A plataforma possui ótimas ferramentas de vendas que são muito práticas para o e-commerce. 

Porém, elaborar um bom plano de vendas e marketing é essencial para aumentar o engajamento no Instagram. 

Conheça a seguir dicas práticas para ter uma boa performance na plataforma e aumentar o número de seguidores ativos!

Porque o Instagram é um grande aliado para quem vende online?

O Instagram se tornou parte do nosso dia a dia, e agora somos 300 milhões de usuários. Imagina o poder de compra de tanta gente junta? Por isso mesmo é importante estar presente na plataforma.

A Plataforma do Instagram, em sua política de algoritmo, menciona que as publicações são organizadas por nível de engajamento. 

Ou seja, quanto mais interação houver no seu perfil/publicação, mais vezes irá aparecer para as outras pessoas. 

Dessa maneira, ter um empreendimento na rede social – que possui um espaço dedicado totalmente ao e-commerce – pode ser um grande fator no crescimento da sua loja, caso ela tenha uma boa performance.

Como engajar o meu perfil no Instagram?

A presença na plataforma é essencial. Fazer publicações diversas, responder comentários e montar uma área comercial responsiva e prática para os visitantes que querem comprar é exatamente o caminho para crescimento da loja virtual. Mas como fazer isso acontecer?

Direcione o conteúdo

É importante atingir o público certo. Se você planeja uma publicação, para quem ela é adequada? E não tenha medo. Entre em contato com clientes em potencial, aqueles que você perceba ter um perfil que vai gostar do conteúdo, e assim poderá resultar em engajamento maior para sua marca.

Use o Stories frequentemente

Utilize-o para ter ainda mais proximidade com seu público. Use os recursos que essa ferramenta possui e deixe seu story atrativo para seu público sempre procurar por ele durante o dia.

Além disso, muita gente na correria do dia a dia acaba entrando no aplicativo e visualiza somente os rápidos stories. Por isso, não deixe de compartilhar seus posts do feed nos stories (basta clicar no símbolo de compartilhamento e envio do Instagram e selecionar tal migração). 

Assim, aumentam as chances de alguém clicar nele e ser direcionado ao seu conteúdo (e quem sabe, até rolar pelo seu perfil e se interessar ainda mais pela sua marca);

Fale sobre assuntos variados

Outro ponto interessante é perceber que sua rede social é um espaço voltado para interação com o público. Não há necessidade de falar somente sobre seus produtos a todo momento. Toque em assuntos atuais e ofereça debates. 

O engajamento é sempre possível. Mas atenção: seja verdadeiro e debata sobre assuntos que dizem a respeito dos valores da sua marca. Evite tocar em assuntos por conveniência.

Fotos e vídeos em qualidade

O Instagram é uma rede de imagens. Por isso, certifique-se de que as fotos e vídeos estão atrativas e com uma qualidade agradável. 

Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones (até mesmo os considerados de entrada, ou seja, os mais simples) já possuem câmera boa o suficiente para que seu perfil seja recheado de boas fotos para alavancar as vendas. 

Aqui no Blog do Bagy sempre trazemos dicas de como trazer qualidade para o perfil da sua marca, inclusive por meio de imagens

Humanize sua marca

Pode parecer uma bobagem para alguns, principalmente se pensássemos isso há alguns anos. Mas fato é que, cada vez mais, os clientes gostam de sentir a humanização da sua marca, talvez reflexo de um período onde muita gente esquentou a cabeça para lidar com robôs o tempo todo no atendimento. 

Além do mais, para pessoas que estão migrando gradativamente do varejo físico para o online, pode haver ainda mais essa demanda por sentir essa presença humana. 

Então fale de forma personalizada com seu cliente, encare cada um como indivíduo único e com suas particularidades e gostos, e não tenha medo (caso se sinta à vontade para isso) de colocar o seu rosto nos stories, falando com seu cliente ou apresentando seus produtos. 

10 ações simples para você começar a gerar agora maior engajamento no Instagram 

Ok, você já viu engajar o seu público à sua marca, e quer saber como colocar em prática? Além das dicas listadas acima, há pequenas ações que ajudam a trazer esse engajamento, vamos lá?

  1. Use boas hashtags, mas sem abusar! As hashtags aumentam o engajamento, mas elas devem fazer sentido e serem usadas com moderação. Pense em veicular hashtags que contenham o segmento, localização, o produto, sua marca, a funcionalidade.
  2. Coloque a tag de geolocalização. Você pode ajudar o seu cliente a saber se consegue retirar o produto, ou ajudar o seu post aparecer caso a pessoa clique na localização em uma outra postagem.
  3. Publique na hora certa. Saiba quando seus seguidores mais interagem na plataforma e utilize esse tempo para postar as publicações mais importantes, garantindo o engajamento no Instagram que você deseja.
  4. Não se esqueça de manter seu feed atualizado. E uma dica extra é reviver aqueles produtos que não estão vendendo tanto casados com ofertas e descontos. Mas o importante é sempre fazer com que seu seguidor veja suas postagens com frequência.
  5. Não esqueça de responder seus clientes. Tanto comentários quanto mensagens diretas não devem ficar sem resposta, especialmente em pequenos negócios. 
  6. Utilize recursos dos stories para trazer engajamento. Enquetes, botões de interação e caixas de perguntas são bons recursos para trazer interação entre você e sua marca e humanizar sua marca, pontos que levantamos agora há pouco.
  7. Esteja atento ao que está em alta, incluindo os memes! Utilize isso nos seus stories, posts e legendas.
  8. Mapeie possíveis influenciadores ou parceiros e trace estratégias que os inclua. Assim, tanto você quanto eles saem ganhando.
  9. Reposte elogios e stories dos seus clientes elogiando ou usando o seu produto. Lembre-se que seus clientes podem ser seus principais divulgadores.
  10. Seja criativo! Não poste sempre coisas no mesmo tom, ou seguindo um modelo único. Seu perfil precisa ser atrativo para a sua audiência.

Dica master: utilize a sacolinha do Instagram

Ótimas dicas acima, não é? Como você pode ver, várias das ações que podem resultar em engajamento no Instagram, passam pelo seu contato com o cliente, inclusive de forma humanizada. 

E para ter um tempo maior para a dedicação de colocar tais estratégias em prática, não podemos nos esquecer daquilo que afasta o cliente. E muitas vezes eles acabam fugindo pela falta de informação e pela burocratização.

Utilize o recurso da sacolinha do Instagram, onde o preço fica visível a um clique e o redirecionamento à página do produto e da sua loja pode ser facilitado. 

Assim, você consegue utilizar o tempo que seria gasto sanando dúvidas com interação orgânica, estreitando laços e traçando novas estratégias. 

Se você não conhece o Bagy, saiba que é uma excelente oportunidade para ver que vender no Instagram pode ser mais simples e eficaz do que você imagina. 

Para isso, os clientes Bagy contam com uma plataforma excelente para a gestão da sua loja online e um suporte eficiente para te ajudar a impulsionar suas vendas.

Conheça o Bagy e traga sua loja online para cá!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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