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Destaque no Instagram de loja: aprenda a usar para atrair mais clientes

Aprenda como criar destaque para Instagram de loja

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os destaques do Instagram são coleções de stories salvos, fixados no seu perfil da rede social e visíveis para que todos os usuários consigam visualizar todos os stories publicados. Os destaques é uma excelente ferramentas para atração de clientes no Instagram.

Qual a primeira coisa que as pessoas veem ao abrir um perfil no Instagram?

Se você respondeu os destaques, a sua resposta está correta. Por estarem à frente do seu perfil, os destaques funcionam como uma vitrine e são um fator positivo na atração de clientes no Instagram.

No entanto, mesmo sabendo disso, muitas lojas ainda cometem o gravíssimo erro de ignorar os destaques ou criar várias e várias coleções sem propósito.

Se esse é o seu caso ou se você não quer passar por isso, veja como usar o destaque no Instagram para impressionar os seus clientes e fazer mais vendas. Continue lendo!

O que são os destaques do Instagram?

Se você tem um perfil no Instagram, então, provavelmente, já deve saber da existência dos stories e que, depois de publicados, eles desaparecem em 24 horas.

Acontece que existe uma maneira de fazer com que esses posts nos stories durem mais do que 24 horas: transformando eles em destaques no seu perfil.

Destaques do perfil do Bagy

Lançado em 2018, os destaques do Instagram são coleções de stories salvos, fixados no seu perfil da rede social e visíveis para que todos os usuários, seguidores ou não, consigam visualizar os stories publicados, mesmo que as 24 horas já tenham passado.

Além de guardar as recordações por muito mais tempo, os destaques também servem como seções que ajudam os usuários a entender melhor o que a marca vende, qual a sua história e outras informações úteis.

Importância dos destaques de Instagram de loja

Por ocuparem uma posição privilegiada no perfil, os destaques do Instagram tornam o perfil mais completo e atraente visualmente, além de terem um papel informativo e atrativo para os novos seguidores.

Para ficar mais clara a importância desta funcionalidade, imagine a seguinte situação:

Você está passando por uma loja de roupas, mas na vitrine não tem nada. Isso mesmo. Uma vitrine vazia. Nenhuma roupa, nenhuma informação e nenhum atrativo.

Você entraria nessa loja?

Se você estiver com muita curiosidade (muita mesmo) para saber o que há dentro da loja, talvez entre. Caso contrário, é provável que você aceite que a loja não funciona e entre em outras que tenha chamado mais atenção.

Pensando em um perfil de uma loja do Instagram, não é raro encontrarmos lojas sem nenhuma informação na biografia, nenhum link e muito menos destaques com informações para os seguidores.

É praticamente uma loja sem vitrine. E se esse é o seu caso, se questione: se você fosse um cliente seu, teria vontade de entrar na sua loja? Ou, no nosso caso, no seu perfil?

Se isso fez sentido pra você, então confira um passo a passo para criar os destaques do seu Instagram.

Como criar destaques no Instagram da sua loja

Vamos apresentar dois tutoriais diferentes para você criar os destaques do seu Instagram, o primeiro é para stories novos, aqueles que você publicou há menos de 24 horas, e o segundo é para stories antigos, aqueles que você publicou há mais de 24 horas.

Passo 1: Publique o seu story normalmente

Passo 2: Abra o story publicado e clique em “destacar” no canto inferior direito

Passo 3: Caso você não tenha criado nenhum destaque ainda, essa tela vai surgir e você precisará dar um nome à ele e depois clicar em “adicionar”

Passo 4: Caso você já tenha destaques no seu perfil, então esta tela se abrirá com os seus destaques e é só escolher em qual deles você deseja inserir o seu story

Passo 5: Pronto! Agora o seu destaque aparecerá logo abaixo da sua biografia

Pronto, este é o passo para criar destaques com os seus novos stories.

Criar destaques com stories antigos

Caso queira criar destaques com os seus stories antigos, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1: Abra o seu perfil e clique nos três tracinhos que ficam no canto superior direito da tela

Passo 2: Uma tela se abrirá e você deve clicar em “itens arquivados”

Passo 3: Provavelmente, abrirá uma tela com os seus posts do feed arquivados. Para abrir os stories antigos, você precisa clicar na opção que fica acima

Passo 4: Uma nova tela se abrirá e você deve clicar em “Arquivo de stories”

Passo 5: Depois disso, você verá uma tela com todos os seus stories antigos (incluindo aqueles que sumiram depois de 24 horas). Agora clique nos três pontinhos no canto superior direito para criar o seu destaque.

Passo 6: Quando esta tela se abrir, clique em “Criar destaque”

Passo 7: Agora selecione todos os stories que você deseja que estejam no seu destaque

Passo 8: Assim como no passo a passo anterior, agora você precisa dar um nome ao seu destaque e clicar em “concluir”

Além desta forma também existe uma forma mais fácil e rápida ainda. Veja:

Passo 1: No seu perfil, clique no ícone de “+” que aparece ao lado dos seus destaques

Passo 2: Os seus stories já surgirão na tela, então é só seguir as mesmas instruções do passo a passo anterior, selecionar os stories que você deseja que estejam no seu destaque, clicar em concluir e depois dar um nome ao seu destaque

9 dicas para postar nos destaques Instagram de loja

Sobre a sua marca

Um dos destaques que você deve criar é um “sobre a sua marca”, onde você poderá mostrar quem está por trás da marca, como surgiu o negócio, a história da empresa, o propósito, valores, entre outras informações que você considerar relevante e que complementem a bio.

Além de isso aproximar você do seu público, também vai gerar conexão e mais confiança para que as pessoas sintam vontade de comprar na sua loja.

Dúvidas frequentes

Se você tem uma loja no Instagram, é provável que passe o dia inteiro respondendo às mesmas perguntas, como qual o endereço, como comprar na loja online, qual o horário de funcionamento, tempo de entrega, se aceita cartão, boleto ou pix, entre outras perguntas.

Portanto, ter um destaque com as principais perguntas e as suas respostas, como um FAQ, é uma maneira de facilitar a vida dos clientes, garantindo que eles terão todas as respostas e poderão fazer as suas compras mais rapidamente.

Dimensões dos produtos

Quais os tamanhos dos seus produtos? Eles cabem na estante, armário ou na casa do cliente? Qual o peso? E se for pra vestir ou calçar, como o cliente pode tirar as suas medidas e saber se o produto cabe nele?

Todas essas perguntas podem ser respondidas em um único destaque.

Basta você concentrar todas as informações a respeito das dimensões dos seus produtos, criar stories que sejam bastante explicativos e didáticos e depois criar o seu destaque exclusivo para isso.

Contato

Esse também é um destaque básico que não pode faltar. Nele, você vai colocar as principais informações do seu negócio:

  • Horário de funcionamento;
  • Como entrar em contato com a loja;
  • Onde a sua loja está localizada;
  • Se é física ou se vende apenas online;
  • Para quais estados do Brasil ou países a loja envia os produtos;
  • Quais as formas de pagamento que a loja aceita;
  • E, por fim, como comprar.

Informações

Para complementar o destaque anterior, você pode criar um novo destaque com informações relevantes que todo cliente precisa saber a respeito da sua loja antes de comprar.

Depoimentos de clientes

Se você vende um produto ou oferece um serviço, ter o feedback e depoimento das pessoas é muito importante para ajudar a convencer novos potenciais clientes.

Por isso, ter um destaque somente com os depoimentos dos clientes ajuda a concentrar todos os elogios e opiniões dos clientes em um único local, onde todos poderão conferir o que outras pessoas pensam sobre a sua marca.

Você pode criar stories simples em texto ou pedir para os seus clientes gravar pequenos vídeos contando a experiência deles com a sua empresa. Depois é só subir tudo isso nos seus stories e criar um destaque.

Provador (para lojas de roupas, sapatos…)

O provador é uma técnica que consiste, basicamente, em apresentar um produto no espelho como se estivesse na loja, mostrando detalhes das peças, quais as combinações possíveis, o caimento da roupa no corpo, etc.

Essa é uma boa solução para lojas que vendem exclusivamente no digital ou que possuem clientes fora da cidade onde possuem uma loja física, mas que tem interesse em fazer uma compra e não sabem como a roupa ficará no corpo.

Por isso, esse destaque pode ser feito por você mesmo, por uma blogueira ou blogueiro ou amigos ou amigas que topem tirar fotos e fazer vídeos com os looks da loja.

Depois de feito, é só juntar todos os materiais e subir em um destaque no seu perfil.

Produtos em destaque

Quais são aqueles seus produtos que mais tem saída? Aqueles que mais fazem sucesso? Ou quem sabe os últimos lançamentos do mês?

Junte todos esses produtos de destaque da empresa e coloque em um novo destaque para que os seus clientes os encontrem mais rápido.

Promoções e descontos

Quais são as promoções de fim de ano da sua loja? Ou Black Friday? Ou então promoção de verão?

Todas essas informações devem estar em um destaque a parte, onde você irá atualizar com as principais promoções, ações e ofertas vigentes daquele período.

Lembre-se de excluir os posts quando a promoção acabar.

Dica extra: como criar capas para seus destaques no Instagram

Para criar as capas dos seus destaques no Instagram, não tem segredo. Siga o passo a passo:

Passo 1: Crie a sua capa gratuitamente no Canva ou em outro site ou app de edição gráfica

Passo 2: Clique no destaque você deseja alterar a capa

Passo 3: Clique nos três pontinhos do canto inferior direito

Passo 4: Uma tela se abrirá e você deve clicar em “editar destaque”

Passo 5: Em seguida clique em “editar capa”

Passo 6: Agora escolha a imagem que você deseja que vire a capa do destaque e depois clique na setinha de avançar e “concluir”

Feito isso, é só conferir no seu perfil e o seu destaque estará atualizado com a nova capa.

Este artigo ajudou você a ter destaques mais estratégicos no perfil do Instagram da sua loja?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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