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12 estratégias básicas para vender no Instagram e aumentar o seu faturamento

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

Nos dias de hoje, ter uma boa estratégia para vender no Instagram faz toda diferença para os resultados da sua loja virtual. Neste artigo, você vai conferir as melhores táticas para realizar vendas nessa rede social.

O Instagram pode ser uma ótima ferramenta para atrair novos clientes e aumentar as vendas do seu e-commerce.

Você sabia que o Brasil é o 2º país do mundo em número de usuários ativos na rede social? De acordo com a Statisa, cerca 99 milhões de brasileiros usam o Instagram todos os dias e, até 2025, esse número deve aumentar para 135 milhões.

Além disso, segundo uma pesquisa recente realizada pelo Opinion Box, 92% dessas pessoas acessam seus perfis todos os dias e 82% seguem empresas. Ou seja, desconsiderar estes dados é o mesmo que ignorar uma mina de ouro. 

Para ajudar você a aproveitar ao máximo as oportunidades que essa rede social oferece, neste artigo, listamos as principais estratégias para vender no Instagram. Então, pegue papel e caneta para fazer anotações e acompanhe a leitura!

12 estratégias para vender no Instagram

Faça parceria com influenciadores digitais

Fazer parceria com influenciadores digitais que são referência no seu nicho de mercado é uma ótima estratégia para vender no Instagram.

Ainda de acordo com dados da pesquisa Instagram no Brasil, da Opinion Box, 58% dos usuários entrevistados já compraram algum produto ou serviço indicado por um influenciador digital. 

Além disso, 16% afirmaram que são muito influenciados por influencers digitais em relação à compra e ao consumo de produtos.

Portanto, faça uma pesquisa, veja quais influenciadores têm mais a ver com a sua marca e comece a interagir com eles por meio do follow e de likes. Assim, você terá uma perspectiva de consumidor, acompanhando os conteúdos publicados.

Caso você note que há um match entre a sua loja e o influencer, entre em contato com ele para entender se a parceria é viável, e definir como ela pode ser benéfica para ambas as partes.

Mas, se você ainda não tiver a quantia necessária para fazer esse investimento, uma alternativa é procurar microinfluenciadores, que são influencers menores em número de seguidores, mas com um público fiel e engajado. 

De modo geral, o pagamento é feito em dinheiro, cupons de desconto (os influenciadores ganham uma comissão pelas vendas feitas com o cupom) ou permuta (envio de produtos para teste).

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Adicione vídeos à sua estratégia para vender no Instagram

Recentemente, o Instagram atualizou sua ferramenta de criação de vídeos e, agora, não há mais o limite de 1 minuto por publicação — você pode postar vídeos de até 1 hora. 

Com isso, você pode aproveitar esse recurso para criar conteúdos que, além de relevantes para o dia a dia dos seus clientes, ainda aproximem os consumidores à sua marca.

Por exemplo, caso você tenha uma loja de roupas, uma ideia de conteúdo é mostrar os detalhes e as possibilidades de combinação das suas principais peças.

Se você ainda não está convencido, saiba que os vídeos online são uma forte tendência que, de acordo com diversos estudos, se fortalecerá ainda mais nos próximos anos.

A razão disso é bem simples: praticidade. Enquanto você assiste um vídeo, pode fazer outras coisas, como tarefas domésticas. Lendo uma publicação, isso não é possível.

Dessa forma, não hesite em produzir vídeos para atrair mais consumidores para seu e-commerce e fidelizar seus clientes atuais.

Tire fotos de qualidade

As imagens são o cartão de visita do perfil da sua loja virtual. Não adianta fazer legendas incríveis e conteúdos relevantes se o visual não for agradável. Por isso, atente-se à qualidade das publicadas fotos.

Limpeza da lente, foco, resolução, iluminação, ângulo e cenário são os principais pontos que devem ser avaliados. 

Se possível, fotografe seus produtos você mesmo ou contrate um fotógrafo profissional para realizar esse serviço. Esse investimento, seja financeiro ou de tempo, certamente terá um ótimo retorno.

Interaja com seus seguidores nos Stories

Assim como adicionar vídeos à sua estratégia para vender no Instagram, interagir com seus seguidores nos Stories é uma forma de aproximar sua marca do público e aumentar o engajamento, fazendo com que mais pessoas acessem seu perfil.

Essa é uma das estratégias mais simples e eficientes da nossa lista, portanto, tente reservar pelo menos 1 hora do seu dia para fazer essa interação. Responda os directs, curta as respostas, faça enquetes, abra a caixinha de perguntas, etc.

Reposte as marcações dos seus clientes

Ainda falando sobre interação, repostar as marcações dos seus clientes faz com que eles se sintam valorizados.

Esse sentimento de pertencimento faz com que eles não apenas voltem a comprar com você, mas também indiquem os produtos ou serviços da sua loja virtual para amigos e familiares.

Portanto, sempre reposte as marcações dos seus clientes, seja no feed ou no stories, curta e comente.  

Tenha uma frequência de postagens

Assim como não adianta fazer conteúdos incríveis se o visual do seu perfil não for agradável, não adianta tirar fotos espetaculares se você só atualiza seu perfil uma vez por mês.

Ter um calendário editorial é fundamental para sua estratégia para vender no Instagram, afinal, quem não é visto não é lembrado.

E, como a concorrência é grande e tudo é muito rápido no mercado digital, se fazer presente influencia diretamente na sua autoridade. 

Além disso, se um consumidor entrar no perfil da sua marca sem nenhuma recomendação e ver que não há atualizações recentes, certamente vai desconfiar da credibilidade. Então, não dê bobeira, esteja sempre on.

Divulgue depoimentos de clientes

Tire um print de depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços, publique nos seus Stories e crie um destaque no seu perfil, para que todos os usuários tenham acesso. Se possível, marque o perfil do cliente no story.

Essa é uma estratégia para vender no Instagram que comprova a qualidade da sua mercadoria e também a credibilidade da sua loja virtual, atraindo mais clientes. 

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Estruture suas legendas

As legendas das imagens e dos vídeos são uma parte muito importante do conteúdo. Embora não haja um espaço muito grande para escrevê-las, ele é o suficiente para passar a mensagem que você precisa, seja ela qual for. Então, a primeira dica, é ser o mais objetivo possível.

Nada contra legendas grandes, mas tudo contra legendas desnecessariamente grandes. Entende a diferença? Além disso, também é importante estruturá-las para que sejam mais atrativas para os consumidores — ou seja, fazer com que eles tenham vontade de lê-las.

Então, em vez de fazer um bloco gigante de texto, pule algumas linhas para que a leitura  seja mais dinâmica e menos cansativa. Veja um exemplo:

“NOVA COLEÇÃO NO AR — nossa coleção outono/inverno acaba de ser lançada no site. Acesse e veja com seus próprios olhos 👀 como as peças estão maravilhosas! 🤩

🧥 Temos casacos, jaquetas, conjuntos de moletons, sobretudos, calças, botas, toucas, cachecóis, luvas e muito mais para você não passar frio nessa estação. 

➡️ Usando o cupom QUERODESCONTO, você ganha 10% de desconto e frete grátis em compras acima de R$ 100 até o dia XX/XX/XXXX. Vai perder?

Então, o que você está esperando? O link está na bio. Corre lá! ❤️

Se tiver alguma dúvida, manda um direct pra gente.

#novacolecao #colecaooutonoinverno #lojaonlinederoupas #moda #nomedasuamarca”

Crie CTAs atrativos

Como você viu no exemplo acima, a legenda está estruturada, tem emojis e é relativamente longa, mas os parágrafos são curtos. Você consegue identificar o CTA? Ele está bem ali, no penúltimo parágrafo:

“Então, o que você está esperando? O link está na bio. Corre lá! ❤️”

Além de fugir do óbvio “acesse a loja”, a linguagem utilizada é atrativa por ser simples e atual, sem forçar a barra. Já o emoji de coração, no fim da frase, traz mais leveza e acolhimento.

Mas, é claro, existem diversas formas de criar CTAs atrativos de acordo com seu público.

Essa opção funciona muito bem para uma loja de roupas, porém, caso você venda peças automotivas, por exemplo, esse CTA não vai funcionar, para dizer o mínimo.

Então, aqui, a principal dica é: conheça seu público. A partir disso, você consegue definir o tom de voz mais assertivo e desenvolver uma linguagem adequada, que converta em vendas.

De todo modo, os pontos universais são: gramática correta (sem erros de português, mas com abreviações, gírias e memes, a depender do público) e boa estrutura.  

Use hashtags

Ainda falando sobre conteúdo, não se esqueça das hashtags. As hashtags mais usadas pelos usuários e aquelas específicas do seu nicho de atuação são capazes de impulsionar as postagens da sua marca, aumentar suas curtidas e gerar mais vendas.

Isso porque essa é uma forma de levar suas publicações a um maior número de pessoas, seja por meio do explorar ou do feed de notícias. 

No exemplo anterior, usamos as seguintes hashtags: “#novacolecao #colecaooutonoinverno #lojaonlinederoupas #moda #nomedasuamarca”.

Nelas, fizemos todas as conexões necessárias: informamos sobre a nova coleção, categorizamos a coleção, nos apresentamos como loja online de roupas, marcamos o nicho de moda e deixamos um espaço reservado para a marca.

E, embora o Instagram permita até 30 hashtags, o ideal é usar 5 ou 6 para não poluir sua legenda visualmente.

Nesse caso, basta fazer as escolhas de acordo com seu nicho de mercado e, caso você venda apenas para uma região específica, ou tenha uma loja física, insira uma hashtag com a cidade ou o estado de localização.

Promova campanhas pagas

Além do tráfego orgânico gerado pela produção de conteúdo de qualidade, uma boa estratégia para vender no Instagram é promover campanhas pagas para potencializar o alcance das suas publicações. 

Veja como anunciar no Instagram em cinco passos.

Produza vídeos para Reels

Por fim, não podemos deixar de falar do Reels. A ferramenta, criada em 2019, é super popular entre os usuários e pode contribuir positivamente para sua estratégia para vender no Instagram. 

Semelhante ao Tiktok, trata-se de um recurso audiovisual que permite a publicação de vídeos curtos, com até 60 segundos de duração. 

Existem várias formas de utilizá-lo: você mesmo produzir os vídeos e publicar no perfil da sua marca ou fazer uma parceria com influenciadores digitais, como falamos lá na primeira dica, para que ele produza o vídeo e publique nos dois perfis.

O alcance é imenso: há vídeos com milhões de visualizações. Portanto, vale a pena explorar esse canal e usar a criatividade para criar, e roteirizar, conteúdos dinâmicos e divertidos para seu público.

Como você ao longo do texto, criar estratégias para vender no Instagram pode ser simples, mas requer organização, planejamento, consistência, dedicação e acompanhamento.

Sim, acompanhamento! Saber os resultados alcançados é fundamental para entender quais estratégias dão mais resultado. Assim, você pode concentrar seus esforços no que funciona e aprimorar aquelas que não estiverem dando tão certo.

Existem ferramentas que mensuram os resultados de forma automática, como o Instagram Insights, da própria rede social. Mas, atenção, só é possível acessá-la pelo aplicativo no celular.

Agora que você já conhece as melhores estratégias para vender no Instagram, garanta sua vaga no nosso webinar 100% online, ao vivo e gratuito. Nele, você vai aprender a utilizar o método simples de 3 pilares para começar a vender todos os dias com sua loja pela internet. Aproveite!

Chegou a hora de profissionalizar o seu negócio

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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