Instagram

Como começar a anunciar no Instagram da sua loja: 5 passos para aumentar as suas vendas online

Saiba tudo sobre como começar a anunciar no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais com maior potencial de investimento atualmente. Os números são realmente impressionantes: um crescimento de 23% ao ano, mais do que o dobro de crescimento das outras redes sociais. Além disso, segundo o Sebrae o Instagram tem em média:

  • 1,5 bilhões de curtidas por dia,
  • Mais 1.400 marcas que são consideradas grandes têm conta no Instagram;
  • 15 vezes mais interativo do que o Facebook;
  • Na média, os usuários gastam 4 horas por mês no Instagram;
  • 75% dos usuários são mulheres
  • Mais de 60 milhões de fotos são postadas por dia

Com certeza você já deve conhecer as vantagens do Instagram, que são várias. Após a atualização de retirada de curtidas, os usuários começaram a perceber que houve uma queda na entrega dos conteúdos. O Instagram não confirmou se houve uma diminuição na entrega, porém muitas pessoas estão sentindo essa diferença e começaram a pensar em investir nos anúncios pagos para conseguir atingir um público maior e vender mais com suas lojas online. 

É possível realizar inúmeros anúncios no Facebook, Twitter, LinkedIn e várias outras mídias sociais. É importante lembrar que nem tudo que funciona em outras redes sociais vai funcionar no Instagram. Sendo assim, você precisa entender bem como funciona o Instagram antes de começar a anunciar na plataforma. 

Preparamos esse Guia com tudo que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram e alavancar as suas vendas! Acompanhe! 

O que é um anúncio no Instagram? 

A primeira coisa que você precisa saber, é que a única diferença que existe entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo patrocinado é a tag “patrocinado”, que virá logo em cima da fotografia, a fim de distingui-la, como na imagem a seguir:

O fato dos anúncios serem muito parecidos com as publicações que não são patrocinadas, é muito positivo. Isso porque, a maioria dos usuários declaram que não gostam dos anúncios e eles sendo bem parecidos com as outras publicações faz com que o usuário dê mais atenção a eles. 

Os anúncios criados no aplicativo podem ter diversos formatos — fotos, vídeos, carrossel e stories — e estão fazendo com que as empresas possam investir cada vez mais em um contato direto com clientes e possíveis clientes.

O Instagram,sempre deixou claro que os anúncios devem ajudar ainda mais a aprimorar a experiência do usuário, garantindo assim que ele possa continuar recebendo conteúdo de qualidade em seu feed. Por isso, é permitido que os usuários dêem likes na foto ou comecem a seguir a marca, assim como fariam com qualquer usuário ou empresa presente no Instagram. 

E caso o usuário não goste do conteúdo dos anúncios que está recebendo, é também possível fornecer feedback. Basta clicar na opção apropriada no botão reticências (…) logo na parte inferior esquerda do anúncio.

Por que  anunciar no Instagram?

A GlobalWebIndex lançou na rede uma análise a respeito dos usuários do Instagram e constatou que se trata da rede social com a maior presença de jovens, o que é um dado altamente relevante para os anunciantes. 

Essa base de clientes só tende a crescer e o próprio Instagram revelou que, ao todo, cerca de 700 milhões de pessoas possuem contas ativas em todo o mundo e que trata-se da rede social que mais cresce atualmente. Quem quer ficar de fora de uma oportunidade tão grande quanto essa? Ninguém, não é mesmo? 

Mas uma dúvida que a gente sempre escuta dos nossos clientes é: será que anunciar no Instagram é interessante para o meu negócio? A resposta é simples: é interessante e pode ser muito lucrativo se você tiver uma boa estratégia de marketing. Afinal, não adianta nada anunciar se você nem sabe quem é a persona do seu negócio. 

Quando você conhece a sua persona, você sabe quais são as redes sociais que ela utiliza e como essa pessoa gosta de receber conteúdos. Por exemplo: se a sua persona, não usa o Instagram, não faz sentido nenhum você anunciar nesta rede social. Agora, se a sua persona usa bastante essa rede social, anunciar pode ser muito vantajoso! 

O Instagram, de uma maneira geral, tem se mostrado bastante eficiente no quesito anúncios. Logo, se estiver alinhado à sua estratégia e público alvo, sem dúvidas, valerá a pena. Separamos algumas vantagens para você começar a anunciar no Instagram: 

Envolvimento do Público 

Por ser de fácil utilização e interação, todos os usuários mostram-se mais abertos a receber novidades e conhecer coisas novas, e por isso, o Instagram é uma das plataformas que tem o público mais engajado. É possível enxergar essa rede social como um local perfeito para negócios que desejam aumentar o seu alcance e atrair novos públicos.

Comunicação Visual 

Por mais que você opte por um anúncio pago, a imagem continuará sendo de extrema importância para sua estratégia funcionar. É importante entender que a sua imagem será o seu único e principal canal de comunicação com os usuários que pretende atingir, mesmo que você possa usar uma legenda, é necessário que saiba que 80% do sucesso de sua estratégia irá depender da escolha da imagem.

Dica: para ficar por dentro de todas as novidades a respeito dos anúncios no Instagram, é importante seguir o blog da empresa “Instagram for Business”.

Termos Importantes

Antes de começarmos a criar os anúncios, é muito importante que você entenda alguns termos básicos que serão muito utilizados dentro da ferramenta de gerenciamento e criação de anúncios. Acompanhe! 

Ad / Anúncio

Um anúncio inclui o seu criativo (imagem e textos), a sua audiência especificada e a forma de pagamento/preço pago por esse anúncio. O seu ad é exibido junto com histórias que são relevantes para a sua audiência, então é importante que o seu anúncio também seja. 

Criativo

A parte “criativa” de um anúncio é composta por todos os elementos relacionados à sua marca, sejam eles gráficos ou não. A parte gráfica é o que compõe visualmente o seu anúncio: texto, imagens.

Os anúncios também são uma forma de criar um conexão emocional entre o seu público e o seu negócio, e tudo o que você fala e faz é tão importante em um Ad quanto na comunicação geral da sua marca.

Cliques

Cliques equivalem ao número total de cliques no seu anúncio. Dependendo do que você está promovendo, pode ser participações em um evento, instalações de aplicativo ou visitas ao site.  

Publicação impulsionada

Uma publicação impulsionada aparece no Feed e aumenta significativamente o seu alcance. O impulsionamento é feito diretamente do Feed e o Facebook/ Instagram costuma sugerir que você impulsione as suas publicações com melhor desempenho. Uma grande vantagem de impulsionar é conseguir direcionar o seu post para diferentes grupos, baseado na sua performance.

Publicação patrocinada

A publicação patrocinada é o meio termo entre um post comum e um ad. Ao patrocinar um post, eles será mostrado como “Patrocinado” e a sua audiência será limitada às pessoas que curtiram a sua página e aos seus amigos. Publicações patrocinadas aparecem mais alto no Feed de Notícias, então é mais provável que a sua audiência as veja.

Conversões

Conversões são ações completas realizadas pelo usuário, como compras ou adicionar produtos ao carrinho de compras em um site. 

Visualizações de vídeo

É o número total de vezes que o seu vídeo foi visualizado por 3 segundos ou mais. 

Pixel de conversão

O pixel de conversão é uma pequena linha de código que permite o acompanhamento da efetividade dos anúncios fora do Facebook dentro de outras páginas web.

Feed de notícias

O feed já é um velho conhecido, é em torno dele que está o coração de toda a experiência de uso do Facebook e Instagram. É onde a sua audiência tem contato, procura e acha toda a informação que é do seu interesse.

Post de página não publicado

Ao criar Ads que possuem um direcionamento específico de público, eles não aparecem com uma postagem normal dentro da sua timeline. Eles são exibidos diretamente no feed de notícias do usuário, com o mesmo formato de uma postagem.

ROAS (Return over Ad Spend)

O ROAS, ou Retorno Sobre Gasto em Ad, é o ROI das campanhas de Facebook Ads. Ele mede a efetividade da campanha de marketing, calculando quanto de receita foi gerada para o negócio por cada dólar investido na campanha.

Conversion Lift

O Facebook Conversion Lift — com a tradução livre de Conversão Elevada — é uma ferramenta que permite acompanhar os negócios adicionais gerados pelos anúncios criados no Facebook para a empresa, tanto online quanto offline. O Conversion Lift permite que o time de marketing acompanhe quanto de receita adicional está sendo gerada e como incluir isso no plano de marketing.

Custo Por Ação (CPA)

É o custo médio que você está pagando por cada ação que o usuário realiza nos seus anúncios. Bons anúncios encorajam mais pessoas a interagir com a ação desejada, quanto mais ações (cliques/interações) houver no seu anúncio, menor vai ser o seu custo por ação.

Custo Por Clique (CPC)

É o quanto você paga, em média, por cada clique realizado no seu anúncio. O CPC médio é calculado através do custo total do anúncio / total de cliques.

Custo por 1.000 impressões (CPM)

O custo por mil mostra a média que você está pagando para cada mil impressões do seu anúncio. Uma impressão é cada uma das vezes que o Ad é mostrado, havendo interação ou não. Ele pode ser calculado através da fórmula: custo total do ad / (total de impressões/1.000).

Impressões

É o número de vezes que o seu anúncio foi exibido. Em mobile, uma impressão é contada na primeira vez em que é vista. Nas demais plataformas do Facebook, um anúncio é impresso na primeira vez em que ele é exibido no Feed de Notícias, ou cada vez que é exibido na Coluna Lateral do Facebook.

Core Audiences (audiência principal)

É a audiência criada a partir de dados demográficos: localização, estilo de vida, estágio da vida, características de compra, etc. Esses dados são colhidos através das informações contidas no seu perfil e através do seu comportamento dentro da plataforma.

Audiências personalizadas

A personalização da audiência é uma opção dentro dos anúncios que permite que você encontre sua audiência já existente entre os usuários do Facebook.

Audiências similares

Se você possui uma lista de consumidores ou usuários que são importantes para o seu negócio e cujas características você já conhece, é possível criar audiências similares. Essa audiência pode ser similar a uma audiência personalizada que você criou.

Facebook Exchange

É possível utilizar plataformas externas de publicidade (demand-side platform ou DSP) para entender as características de comportamento do usuário fora da plataforma e utilizar esses dados para criar anúncios condizentes com esses comportamentos.

Partner Categories

O Facebook possui parceiros externos que fornecem dados através de pacotes de opções de segmentação, esses dados são baseados em atividades fora do Facebook e podem ser usados na criação de anúncios.

O que precisa ter em um anúncio?

Agora que você já está familiarizado com os termos básicos e funcionamento do Facebook e Instagram, vamos entender como criar um anúncio. O uso geral é bem intuitivo e, ao longo dos anos, o design, as funcionalidades e a experiência do usuário tiveram melhorias significativas. Porém, ao criar um anúncio, nos deparamos com mais alguns pontos com os quais não temos contato todos os dias e eles são partes importantes da construção do Ad. 

Como um quebra-cabeças, eles se encaixam perfeitamente para criar a melhor experiência possível para o usuário ao interagir com o seu anúncio. Vamos mostrar como funciona a estrutura básica de uma campanha de anúncios: 

A campanha é a principal . É onde você decide os objetivos principais, além de ser a principal forma de engajamento do seu usuário.

Os Ad Sets são conjuntos de anúncios, neles é possível determinar a frequência de impressão dos anúncios, orçamento, forma de pagamento e localização do anúncio.

Os anúncios são o conjunto de tudo isso, além do texto, imagem, vídeos e call-to-actions que serão vistos pelo usuário.

Como começar a anunciar no Instagram?

Agora que você já sabe se anunciar no Instagram faz sentido para a sua empresa, vamos aprender a anunciar! 

Para começar a  anunciar no Instagram é bem simples! Você não precisa nem ter uma conta na rede social. É necessária apenas uma página no Facebook. Mas, como já dissemos, todas essas ações dependem diretamente da sua estratégia e de quem é o seu público. Vamos ao passo a passo para criar um anúncio:

PASSO 1 –  Acesse o Power Editor ou o Gerenciador de Anúncios  

Para começar a anunciar no Instagram, você precisa ter uma conta no Gerenciador de Anúncios. Caso você ainda não tenha, é importante que você crie uma. Criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook ajuda você a organizar melhor seus anúncios e sua página.

O Gerenciador de Negócios deixa sua fanpage mais profissional: você a controla a partir do Facebook Business e não mais por meio da sua conta pessoal. Não é necessário pagar nada para usar essa ferramenta. Basta ter uma conta pessoal e criar uma conta.

Para criar uma conta no Gerenciador de Negócios:

  1. Entre no Facebook Business: business.facebook.com.
  2. Clique no botão Criar Conta, que aparece no canto superior direito da página.
  3. Escreva o nome da sua empresa no campo indicado.
  4. Selecione qual será a Página Principal do seu Gerenciador.
  5. Coloque seu nome e o e-mail do seu negócio.
  6. Preencha as demais informações nos campos obrigatórios.

Se você já tiver a conta, basta entrar na plataforma e fazer o seu login. .

PASSO 2 – Criação da Campanha 

No canto superior esquerdo da tela, clique em “Gerenciador de anúncios” e depois, logo abaixo, clique em “Criar campanha”.  

Uma vez selecionada essa opção, a seguinte janela abrirá e você poderá criar um anúncio no Instagram assim como criaria um no Facebook. 

Nomeie sua nova campanha e escolha: 

  • O tipo de compra: você pode escolher entre leilão e preço fixo. 

Leilão –  A compra por leilão oferece mais opções, eficiência e flexibilidade, com resultados menos previsíveis. Os anúncios podem ser veiculados no Facebook, no Instagram, no Messenger e no Audience Network. 

Compra de alcance e frequência ou Preço Fixo –  A compra de alcance e frequência permite que você planeje e compre suas campanhas antecipadamente, com veiculação de anúncio previsível e mais controle sobre suas configurações de frequência. Os anúncios podem ser posicionados no Facebook e no Instagram. 

Na tabela abaixo você conseguirá ver as diferenças entre as duas modalidades: 

LEILÃO PREÇO FIXO
DisponibilidadeDisponível para todos os anunciantes.Disponibilidade limitada
Controles de FrequênciaOs controles de frequência estão disponíveis apenas para o objetivo de alcance e reconhecimento de marca.Limite de frequência flexível para qualquer intervalo. Por exemplo: cinco impressões por três dias.
Controles de VeiculaçãoApenas veiculação padrão. O Facebook identificará  automaticamente o anúncio com maior desempenho e o veiculará mais vezes entre um conjunto.Veiculação padrão e veiculação sequenciada ou programada que controla a ordem ou as datas em que as pessoas veem os anúncios.
PrevisibilidadeApenas previsão de alcance diário.Previsão dada para o alcance, a distribuição de frequência, o gasto diário e a distribuição de posicionamento antes da compra.
PreçoOs preços podem sofrer alterações no leilão. Você compete no leilão com seu lance.O CPM que você pagará pelas impressões não será alterado após fazer seu pedido, desde que sua campanha não seja pausada.
ProgramaçãoPrograme seus anúncios para diferentes horários e para diferentes dias da semana.Programe seus anúncios para serem exibidos durante parte do dia. Não é possível variar essa seleção por dia da semana.
Otimização Otimiza apenas para o objetivo (por exemplo, reconhecimento da marca)Otimiza primeiro para o alcance e depois para o objetivo da campanha selecionada.
Direcionamento É possível fazer o direcionamento para vários países. Adequado para pequenos públicos. Pode excluir públicos dinâmicos.Só é possível um país de cada vez, com um mínimo de 200.000 pessoas. Não é possível excluir os públicos dinâmicos.
ObjetivosTodos os objetivos. Reconhecimento da marca, alcance, tráfego, envolvimento com a  publicação, instalações do aplicativo, conversões e visualizações do vídeo.
PosicionamentoTodos os posicionamentos estão disponíveis, dependendo do objetivo da campanha.Feed de Notícias do Facebook, feeds do Instagram e do Facebook ou coluna da direita do Facebook.
Criativo Todos os formatos estão disponíveis, dependendo do objetivo da campanha.Todos os formatos, exceto vídeo 360 e fotos 360.

O objetivo: 

A ferramenta oferece diversas opções! Separamos algumas para ajudar você a entender e escolher a que faz mais sentido para o seu negócio: 

  • Reconhecimento de marca

É ideal para quem deseja gerar mais interesse do público em seu produto ou serviço.Se você tem uma marca nova no mercado, esse objetivo é bem interessante para as pessoas conhecê-la.

Por exemplo, imagine que você vai abrir uma loja de roupas femininas e precisa que as pessoas saibam dessa novidade. Com o reconhecimento de marca, você pode alcançar pessoas de uma região e direcionar anúncios para elas. Com esse objetivo, você vai encontrar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios e conhecer a sua empresa.

Outro exemplo é se você tem uma loja física e agora vai montar um e-commerce. Use o reconhecimento de marca para que mais pessoas tenham interesse no seu negócio. Você usa esse objetivo dentro do Facebook e do Instagram. 

  • Alcance

O alcance é um objetivo criado para quem deseja atingir o maior número de pessoas com uma publicação. O Facebook ou Instagram, vai exibir o seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis dentro da segmentação de público e do orçamento escolhido por você.

Por exemplo: imagine que você tenha um negócio local, como um restaurante, e está fazendo uma promoção para atrair mais clientes. Você pode mostrar os seus anúncios da promoção para o maior número de pessoas que moram na região. Esse objetivo está disponível para campanhas veiculadas no Facebook e no Instagram. 

  • Tráfego

Com o objetivo de tráfego, você vai criar anúncios que levam as pessoas para fora do Facebook ou Instagram. Ou seja, você pode levar mais pessoas para o seu site ou para usar um aplicativo. O tráfego auxilia você a guiar pessoas que já estão interessadas no seu negócio a adquirir mais informações sobre a sua marca. 

Por exemplo, se você faz artesanato e deseja que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho, pode criar anúncios de tráfego para o seu site. Nesse link externo, as pessoas vão encontrar seus trabalhos e peças. 

Os formatos de anúncios suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e coleção. O anúncio de coleção é como se fosse uma vitrine de uma loja, por exemplo. 

  • Envolvimento

Se você quer mais curtidas na sua página, mais engajamento em suas publicações e até mais participações em eventos, o objetivo de envolvimento irá te ajudar. Basicamente, o envolvimento é para que você conquiste mais interações em suas campanhas, mais curtidas em suas postagens e até para que você alcance pessoas realmente engajadas em seguir o seu negócio.

Esse tipo de anúncio também ajuda a aumentar seguidores para a sua marca.Você pode usar o objetivo de envolvimento para criar anúncios de oferta, ou seja, cupons de desconto que as pessoas podem utilizar em sua loja online ou física.

  • Instalações de aplicativos 

Os anúncios de instalação de aplicativos são importantíssimos para você que deseja ter mais clientes dentro do seu app. Com ele, você pode enviar as pessoas diretamente para a loja de aplicativos (App Store, Google Play e Kindle Fire) e aumentar ainda mais os downloads.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios no Facebook, no Audience Network e no Instagram. Os formatos suportados por esse objetivo de anúncio são: imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.

  •  Visualizações de vídeos

Os anúncios criados com o objetivo de visualização de vídeos são extremamente importantes para você que quer aumentar a percepção da sua marca com o público. Ou seja, se você deseja que mais pessoas visualizem os seus vídeos, essa é a opção ideal.

Você pode usar em lançamentos de produtos, por exemplo. Imagine que você vá lançar uma nova coleção para seus clientes. Você pode escolher esse objetivo para aumentar a visualização do vídeo da coleção para quem quiser conhecer as novas peças.

Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, do Audience Network e do Instagram. Os formatos suportados são: vídeo único, carrossel e apresentação multimídia.

  • Geração de cadastros

Caso você queira gerar mais leads para a sua empresa, o melhor dos objetivos de anúncio do Facebook é o de geração de cadastros .Com o Facebook Lead Ads, pessoas com interesse no seu negócio preenchem um formulário e deixam informações de contato, como telefone e e-mail, para você.

Ele é ideal para empreendedores que criam listas de e-mail para enviar conteúdos e também para qualquer empresa que queira fazer conteúdos e vendas via e-mail marketing.

Você também pode criar listas de contato do WhatsApp dos seus clientes.

Esse tipo de anúncio é compatível apenas com o Facebook e o Instagram. Os formatos suportados são: imagem, vídeo, carrossel e apresentação multimídia.

  • Conversões

O objetivo de conversões pode aumentar os resultados – em vendas ou cadastros – do seu negócio dentro do seu site ou aplicativo. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas online, pode enviar seus clientes para fechar uma venda ou preencher um cadastro no seu site.

Os anúncios de conversão só funcionam quando você tem o pixel do Facebook instalado. Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, Instagram, Audience Network e o Messenger. Os formatos de anúncio suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e collection.

  • Vendas de catálogos de produtos

Os anúncios de vendas do catálogo de produtos são chamados popularmente de anúncios dinâmicos. Com ele, você pode criar um modelo de anúncio-padrão e disponibilizar ao Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. O Facebook vai puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para colocar no seu anúncio.

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de acessórios. Você pode informar ao Facebook o seu catálogo de produtos e as informações sobre cada peça. Assim, você cria anúncios mais específicos e com informações que chamam a atenção. Com os anúncios dinâmicos você pode:

  • Dimensionar a criação de seus anúncios: promover seus produtos ou serviços com um anúncio exclusivo, sem precisar configurar um anúncio para cada um de seus produtos.
  • Encontrar novos clientes: você pode configurar as campanhas uma só vez e alcançar as pessoas com o produto certo no momento certo.
  • Exibir produtos certos: você pode mostrar os produtos mais relevantes do seu catálogo.
  • Alcançar as pessoas em qualquer lugar.

Você pode atingir seu público no Facebook, Instagram e Audience Network com imagens ou carrossel.

  •  Visitas ao estabelecidamento

Se você tem uma loja física e acha que anunciar não é uma boa para o seu negócio, você está muito enganado! O Facebook possui um objetivo de anúncio feito especialmente para promover negócios locais.

Com o anúncio de visitas ao estabelecimento, você pode chamar a atenção de pessoas que estão próximas da sua loja, direcioná-las para a loja e fechar mais vendas. Você também pode colocar chamadas para ação, como Ligue Agora com o telefone ou Como Chegar com um mapa.

Escolha o que mais se encaixa na meta da sua empresa. Em seguida, defina o nome do seu anúncio.

PASSO 3 –  CONFIGURAÇÕES DO ANÚNCIO 

Depois de criar o anúncio é preciso configurá-lo. Na seção “Orçamento”, escolha um valor para investir, que pode ser diário ou vitalício. Caso escolha a segunda opção, defina uma data de término na configuração de “Programação”. 

Em “Programação”, defina o período pelo qual o anúncio permanecerá ativo, com datas e horários de início e término. 

Na configuração “Público”, escolha as características do público-alvo do seu anúncio, como sua localização, idade, gênero e idioma. 

Por fim, em “Posicionamento”, você define se seu anúncio aparecerá:

  • No feed de notícias do Facebook Móvel 
  • No feed de notícias do Facebook para Desktop 
  • Na coluna da direita do Desktop
  •  No Instagram 

A ferramenta permite que você selecione quantas opções quiser. Ou seja, você pode veicular seu anúncio em todas as opções, ou apenas no Instagram, por exemplo.

PASSO 4 – CRIAÇÃO DO ANÚNCIO

 Agora você deve escolher uma página do Facebook e uma conta do Instagram para associar ao anúncio (caso você tenha escolhido divulgar em ambos). Em seguida, acrescente as informações necessárias, como a URL de destino, texto do anúncio, o call-to-action (opcional) e o formato do conteúdo

Existem quatro opções de formato: imagem, vídeo, carrossel e stories. 

Imagem: 

Apesar de inicialmente todas as imagens do Instagram apresentarem formato quadrado, hoje o aplicativo já permite postagens de fotos retangulares também. Além disso, as imagens não podem conter textos que ocupem mais de 20% da sua área.

Vídeos:

Devem ter duração máxima de 60 segundos.

Carrossel:

Nesse formato, você pode escolher de 3 a 5 imagens e/ou vídeos, que são roladas. Esse recurso já é muito comum no Facebook Mobile e agora também está disponível para anúncios no Instagram.

Stories:

Você pode usar o Facebook para criar anúncios que são veiculados no Instagram Stories. Você pode carregar uma foto ou um vídeo (até 15 segundos) que aparecerá entre as histórias das pessoas. Use o Power Editor, o Gerenciador de Anúncios ou a API para veicular anúncios no Instagram Stories. 

Observação: somente vídeos e imagens verticais 9:16 podem ser usados para anúncios em histórias. 

Em seguida, defina as configurações de rastreamento:

O uso das tags de URL é um dos métodos mais comuns para monitorar as visitas em seu site geradas por suas campanhas. para “taguear” seus links, utilize o Criador de URLs do Google. 

Na opção “Monitoramento de conversão”, você pode definir se prefere rastrear as conversões por meio do pixel de conversão do Facebook ou de um pixel específico. Com as configurações finalizadas, envie sua campanha clicando em “Carregar alterações” e aguarde a aprovação.

Como ter sucesso com anúncios no Instagram

Separamos mais algumas dicas para que os seus anúncios sejam efetivos e tenham muitas conversões! Acompanhe.   

Invista na sua identidade visual 

Essa dica parece óbvia, mas é importante reforçar: o Instagram é uma rede puramente visual e ter uma imagem impactante e que chame a atenção da sua audiência é essencial para o sucesso do seu anúncio. Use imagens bem feitas e de qualidade, que demonstram bem quem é sua marca e qual é o seu produto.

Use hashtags

Muitas marcas procuram utilizar hashtags associadas à marca ou ao estilo de vida que agrada o público-alvo que as segue no Instagram. É uma boa maneira de chamar mais atenção para seu conteúdo, além de ser uma ótima forma de mensurar quem e o quê estão falando sobre sua marca. 

Não faça produções exageradas

O Instagram é uma rede social com uma linguagem própria: superproduções com um aspecto falso não se encaixam bem. Seja o mais real possível, mostre sua personalidade, passe uma mensagem verdadeira: seu anúncio deve vender seu serviço e produto de uma forma que encante os usuários do Instagram o suficiente para eles se interessarem por sua marca.

Use CTAs 

Ao fazer um anúncio no Instagram, existe a possibilidade de acrescentar um call-to-action, ou seja, uma chamada para uma ação, seja migrar para sua página no Facebook, ou até o seu site. Essa é uma ótima opção para aumentar o tempo de contato entre o usuário e a sua empresa, além de direcioná-lo a um novo tipo de conteúdo, aumentando o engajamento. Por isso, pense muito bem no conteúdo que será anunciado.

O Instagram é um grande aliado para que você tenha sucesso com Marketing Digital. Suas características fazem dele uma rede social incrível para conseguir um engajamento verdadeiro com sua marca. Não existe uma receita mágica para dar certo no Instagram: teste o que funciona para você. Cada marca é única,e lembre-se ter sucesso com anúncios é um processo constante. Os resultados chegam conforme melhorias são feitas e testes são realizados.

E se você ainda não tem um site de vendas, clique aqui e conheça o Bagy! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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