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Facebook Pixel: tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Pixel do facebook

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Facebook Pixel é um código de internet capaz de registrar as ações que as pessoas realizam em um site, loja ou plataforma. Com ele, você consegue saber quando os visitantes visitam uma página, pesquisam um item ou adicionam produtos no carrinho, por exemplo.

O assunto do post de hoje é um pouquinho mais técnico, porém, não é preciso se assustar, pois o nosso objetivo aqui é esclarecer tudo da forma mais simples possível.

Talvez você não saiba disso, mas além de vender seus produtos no Facebook e suas demais plataformas, como o Instagram, é também possível usar os serviços da companhia para entender o comportamento das pessoas na internet.

Você já deve ter ouvido falar que tudo o que fazemos na internet deixa um rastro, não é mesmo? Pois é, esses “rastros” são registros gerados por pixels como o do Facebook.

Nos próximos tópicos, explicamos direitinho como essa tecnologia funciona (sem termos técnicos, tá bom?) e ensinamos como usá-la para turbinar o seu Marketing Digital. Vamos lá?

O que é o Pixel do Facebook?

Antes de mais nada, é importante que você entenda que o pixel do Facebook (também tratado pelo termo em inglês Facebook Pixel) nada mais é do que um código. Isso mesmo, um código!

O que acontece é que quando esse código é incorporado a uma página na internet — que também é uma sequência de códigos, diga-se de passagem —, ela ganha funções adicionais. Nesse caso, funções de monitoramento.

Na prática, esse código funciona como um “sensor virtual” que é acionado toda vez que alguém realiza uma determinada ação (que você pode escolher) no seu site. Esse acionamento é registrado pelo Facebook e, ao longo de um período, você consegue saber quantas pessoas e quantas vezes elas realizaram essa ação.

Fica mais interessante, porém, quando você monitora diferentes ações em sequência a fim de entender, de fato, como as pessoas estão acessando o seu conteúdo e fazendo compras, por exemplo.

Todo mundo pode usar o pixel do Facebook?

Como você deve ter percebido, o Facebook Pixel é um recurso usado para gerenciar resultados fora do Facebook. Ou seja, você não precisa instalar um pixel no seu perfil do Instagram ou do Facebook, por exemplo, pois elas já geram dados sem precisar de recursos adicionais.

Essa tecnologia, portanto, interessa quem tem um site, um blog, um aplicativo ou um e-commerce, bem como quem trabalha com páginas de venda e captura à parte. Se é o seu caso, saiba que o recurso é gratuito e pode ser utilizado por qualquer usuário do Facebook.

As suas configurações, no entanto, se estendem do nível básico ao técnico. Para monitoramentos simples, o processo de criação e instalação do pixel é relativamente rápido e simples. Entretanto, análises mais detalhadas podem demandar serviços especializados, caso não tenha domínio nesse tipo de trabalho.

Escolher uma plataforma de e-commerce ou blog que facilite a instalação desse tipo de recurso também pode ajudar bastante. Por isso, preze por empresas comprometidas a entregar um atendimento mais intuitivo.

Como criar e configurar o pixel do Facebook?

Os pixels são códigos específicos, afinal, só temos permissão para monitorar os dados do nosso site, certo?

Para criá-los, você precisa acessar o Gerenciador de Eventos do Meta (que é o novo nome do Facebook), que fica dentro do Gerenciador de Negócios. Esse local só pode ser acessado por um computador e, para entrar, você vai precisar criar uma conta por lá usando seu login e senha do Facebook.

Depois de logar e criar a sua conta, você pode acessar o Gerenciador de Eventos diretamente por este link.

No painel que se abrir, você deve arrastar o mouse para o canto esquerdo da tela e clicar em “Conectar fontes de dados” no menu que surgir.

Nas opções que serão exibidas, você pode escolher:

  • “Web” para coletar dados de um site;
  • “CRM” para coletar dados de uma plataforma de vendas que você use;
  • as demais não nos interessam agora ou exigem conhecimentos mais avançados.

Em seguida, você precisará dar um nome ao seu pixel (pois poderá criar outros) e seguir as recomendações indicadas. O passo a passo é bastante intuitivo, não se preocupe.

No fim do processo, basta copiar o código de identificação (uma sequência de números simples) ou o script (código de programação em HTML) e colar no local indicado na ferramenta do seu site ou loja.

Como saber se instalei o pixel corretamente?

Após instalado, o pixel começa a gerar dados que podem ser visualizados no seu painel de eventos dentro do Gerenciador de Eventos. Se o seu negócio na internet ainda está dando seus primeiros passos (você está com poucos visitantes), é recomendável aguardar alguns dias para ver algum dado.

Se está com pressa, existem meios mais rápidos de verificar. Você pode conferir se configurou o pixel corretamente usando uma extensão para Google Chrome chamada Facebook Pixel Helper.

Como excluir o pixel do Facebook?

Para parar de usar o pixel no seu site ou ferramenta, você deve seguir as orientações do fornecedor do serviço. Cada empresa apresenta um passo a passo dentro da sua plataforma para realizar essa integração e também para finalizá-la.

Na maioria dos casos, porém, basta apagar o código inserido no campo onde ele foi colado para que o pixel pare de funcionar. Ao fazer isso, é recomendável excluir o pixel também no Gerenciador de Eventos.

Como o Pixel do Facebook funciona no marketing digital?

Como dito, o pixel tem o papel de registrar ações realizadas pelas pessoas nas suas páginas. Essas ações são chamadas de eventos e o Meta os classifica em 9 tipos:

  • visualização: número de vezes que uma página é acessada;
  • pesquisa: buscas realizadas usando a caixa de pesquisa do seu site ou loja;
  • adicionar ao carrinho: informa quando alguém adiciona um produto para comprar;
  • adicionar à lista de desejos: semelhante ao anterior, mas na seção de interesses (se houver);
  • iniciar checkout: quando o usuário acessa a página final de pagamento para finalizar a compra;
  • adicionar informações de pagamento: quando uma pessoa autoriza o registro de dados de pagamento para futuras compras;
  • efetuar compra: o pixel computa o número de compras concluídas na loja;
  • geração de leads: quando um usuário cadastra seu e-mail ou outro dado em um formulário;
  • registro completo: quando um visitante faz o cadastro para um serviço recorrente (como um plano de assinatura).

Esses eventos podem ser analisados individualmente ou serem combinados para obter informações mais ricas. Um mesmo código é capaz de coletar diferentes informações, mas em determinados casos é preciso adicionar mais de um pixel.

Quais são as funções do Facebook Pixel?

Tendo em vista todas essas possibilidades de eventos, o que realmente podemos fazer com um pixel? A seguir, apresentamos as principais funções desse tipo de monitoramento. Veja!

Compreensão do comportamento dos consumidores

Quando você não instala o pixel, as pessoas continuam realizando ações no seu site. A questão é que você não sabe como isso acontece. 

A primeira vantagem da tecnologia, portanto, é justamente entender como suas páginas estão sendo usadas pelas pessoas, como um observador analisando do último andar de um shopping o que os visitantes estão fazendo e em que local estão entrando.

Acesso às informações do público

Você não deve esquecer que o Meta conta com um gigantesco banco de dados com informações dos usuários que utilizam suas redes sociais, em especial o Facebook e o Instagram. 

Algo interessante é que os relatórios gerados pelos pixels do Facebook, após um total de 100 eventos registrados, agrupam o público em perfis semelhantes que você pode usar para enviar anúncios direcionados.

Rastreamento de conversões em múltiplos dispositivos

Onde será que você vende mais, no computador ou no mobile

Pois é, como o pixel é capaz de rastrear o dispositivo em que o evento foi computado, você pode entender melhor a dinâmica de acesso do seu público e desenvolver ações orientadas aos aparelhos que a sua audiência prefere.

Redirecionamento de público

Os pixels também podem ser usados para monitorar a migração de audiência entre canais diferentes. Se você tem um grande público no Instagram, por exemplo, e deseja levar essas pessoas para o seu site, é possível acompanhar esse movimento utilizando eventos em links e postagens.

Otimização de conversões

No Marketing Digital, um usuário converte quando faz o que esperávamos que ele fizesse. Pode ser um clique, uma venda, uma visualização ou o que for coerente com a sua estratégia. Ao longo de um processo de compra, você pode estabelecer uma série de conversões que determinam o caminho do consumidor do primeiro contato com a sua marca até a venda.

Dessa forma, você acompanha, lado a lado, o desenvolvimento dos seus clientes ao longo da jornada de compra, e pode conduzi-lo com ações pontuais em momentos específicos.

Otimizar anúncios

Por fim, temos a otimização de anúncios, afinal, esse tipo de divulgação é paga e você certamente vai querer saber se está investindo da maneira certa. Além das opções de monitoramento já informadas, você pode usar diferentes pixels de maneira dinâmica para comparar o desempenho das suas campanhas.

Instalando um código diferente em dois anúncios, por exemplo, podemos saber qual deles é o melhor analisando o número de eventos e conversões. Naturalmente, o vencedor será aquele que você deve alocar maior verba para divulgação.

De que maneira o pixel do Facebook pode ajudar no meu negócio?

Nosso conteúdo está chegando ao fim e, para finalizar com chave de ouro, apresentamos os três principais benefícios que o pixel do Facebook pode oferecer ao seu negócio.

Otimização

O primeiro benefício é, também, o mais óbvio. Quanto mais informações você tiver sobre as pessoas e seu comportamento, melhor você consegue gerenciar as suas ações de marketing e vendas, reduzindo custos desnecessários e focando em práticas que realmente dão resultado.

Observe que parte dessa otimização consiste em identificar erros e problemas com antecedência. Passo a passo, nos livramos do que não funciona bem e potencializamos o que nos coloca no caminho do sucesso, como o aumento de conversões e do ticket médio.

Esse processo, porém, é constante. O que dá certo hoje pode não ser o ideal amanhã. É nisso que se baseia o monitoramento, um trabalho que exige que mantenhamos o nosso olhar atento sempre.

Remarketing

De maneira geral, remarketing é tentar conquistar um cliente de novo, depois de ele ter desistido da compra ou ter demonstrado isso. Na internet, as famosas campanhas de remarketing são aquelas que exibem anúncios ou enviam mensagens com descontos para visitantes que abandonam o carrinho de compra, por exemplo.

Como o pixel nos informa exatamente quem são essas pessoas e quando elas visitam uma página de produto ou montam um carrinho, por exemplo, fica fácil fazer campanhas direcionadas para elas.

O Facebook, inclusive, oferece configurações exclusivas para esse tipo de ação, como anúncios que são acionados sempre que usuários param de converter (ou registrar eventos) no meio do processo de compra.

Segmentação

Por fim, temos a segmentação, o grande diferencial do Marketing Digital em todas as suas esferas. Nesse caso, porém, conseguimos montar grupos dentro da nossa própria audiência por meio dos pixels.

Podemos separar os visitantes do nosso site por gênero, idade, interesses e comportamentos de compra. Além disso, conseguimos criar eventos, ações ou campanhas específicas para esses grupos, aumentando e muito as chances de venda.

Vale mencionar que essa também é uma forma de conhecer melhor as pessoas que acompanham a sua marca ou procuram por seus produtos. Quanto mais você conhece o seu público, melhor o seu conteúdo e seu serviço, e, consequentemente, maior a satisfação do público.

Como ilustramos ao longo do artigo, as possibilidades que o pixel do Facebook oferece são enormes. Entre inúmeras funções, o seu principal papel é nos ajudar a entender o comportamento das pessoas e, com esses dados, descobrir as melhores formas de atraí-las e atendê-las nas páginas da internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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