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O que são atributos de um produto? Descubra como eles podem ajudar a sua loja online a vender mais!

Imagem ilustrativa para atributos de um produto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os atributos de um produto são as características dele que fazem com que os seus benefícios e funcionalidades consigam ser entendidos pelos clientes. São eles que ajudam o público a comprar com mais clareza e facilidade.

Com tantos produtos diferentes disponíveis no mercado, muitas vezes o cliente pode achar difícil escolher qual é a melhor opção para suprir suas necessidades e desejos. Os atributos de um produto aliado a uma descrição eficiente, nesses casos, podem fazer a diferença.

Uma explicação mais detalhada é extremamente importante para lojas online, já que os clientes precisam de orientação para entender quais as funções de um produto, assim como seus benefícios e diferenciais, já não é possível tocar fisicamente neles.

Neste post, você descobrirá o que são os atributos de produto, a importância para a sua loja, como valorizá-los e muito mais. Acompanhe!

O que são atributos de um produto?

Os atributos de um produto são as características dele que fazem com que os seus benefícios e funcionalidades consigam ser entendidos pelos clientes. São eles que ajudam o público a comprar com mais clareza, facilidade e a ressaltar os diferenciais de cada marca.

Sendo assim, é possível dizer que eles são essenciais para valorizar as funções e a qualidade de cada item. Também fazem com que a marca seja mais desejada, buscada e, por consequência, aumente a autoridade perante os clientes.

Exemplos de atributos de um produto

Os atributos de um produto podem ser classificados de acordo com alguns critérios que são ligados à percepção e à compreensão do público. A seguir, confira cada um deles em detalhes.

Atributos físicos

Os atributos físicos de um produto são as características mais tangíveis ou materiais que o descrevem. São eles que ajudam o cliente a entender a aparência do item, assim como o peso, o material de composição, a cor e outras qualidades físicas.

Esses atributos são importantes porque fornecem informações mais detalhadas sobre o produto e ajudam o cliente na decisão de compra. Os mais comuns são:

  • dimensões: a altura, largura e comprimento do produto;
  • peso: o peso real da mercadoria, útil para cálculos de frete;
  • material: do que o item é feito, por exemplo, metal, plástico, algodão, etc.;
  • textura: se o produto é macio, liso, áspero e assim por diante.

Atributos funcionais

Os atributos funcionais são as características que descrevem o desempenho do produto, assim como a sua utilidade e os benefícios que ele oferece. São importantes porque destacam como o item em questão pode atender às necessidades do cliente e como pode resolver seus problemas.

Alguns exemplos de atributos funcionais são:

  • facilidade de uso: o que pode incluir a simplicidade das instruções de operação, a acessibilidade para diferentes grupos de usuários e a intuitividade;
  • desempenho: o quanto um produto é capaz de realizar as funções de maneira eficiente, como a velocidade do processador de um celular ou a capacidade de limpeza de um aspirador de pó;
  • segurança: a garantia de que o produto pode ser utilizado sem causar danos ao usuário ou ao ambiente ao seu redor.

Atributos emocionais

Os atributos emocionais se referem aos aspectos que despertam não somente sentimentos, mas também conexões emocionais e experiências positivas nos clientes. Elas são fundamentais para a construção de relacionamentos, diferenciar um produto no mercado e aumentar a fidelidade à marca.

Alguns exemplos de atributos emocionais podem ser:

  • design e estilo: a maneira como o produto é construído ou mostrado ao público pode evocar sentimentos de admiração, modernidade, elegância, etc.;
  • história da marca: toda a reputação da marca e a sua história podem criar uma sensação de identificação, confiança ou pertencimento no cliente;
  • exclusividade: os produtos de edição limitada podem criar esse senso de exclusividade e prestígio no consumidor.

Atributos sociais

Os atributos sociais são aqueles que se relacionam com a interação e as influências sociais que esse item pode ter sobre os clientes. Eles exploram como o produto pode afetar a identidade pessoal, as relações e a percepção social dessas pessoas.

Ao contrário dos atributos emocionais, que se concentram nas emoções individuais, os atributos sociais consideram o impacto do produto no contexto mais amplo das relações interpessoais e da sociedade em si.

Vantagens da descrição de produto detalhada

A descrição de produto detalhada é capaz de proporcionar diversas vantagens para a sua loja virtual. Confira, a seguir, algumas delas.

Facilita a jornada de compra

Apesar de agilizar o processo de compra, as vendas na internet podem gerar frustrações para o consumidor por falta de informações sobre o produto. Encontrar um item com uma descrição incompleta ou com imagens de má qualidade, por exemplo, impactará negativamente a decisão de compra.

Caso o cliente não tenha segurança sobre o que ele estiver comprando, provavelmente irá abandonar o site e procurar pela concorrência. Por esse motivo, um produto com descrição rica em informações e atributos do item aproxima esse consumidor, já que conseguirá esclarecer todas as dúvidas e facilitar a jornada de compra.

Ajuda a reduzir a taxa de abandono de carrinho

A taxa de abandono de carrinho indica a porcentagem de clientes que iniciam o processo de compra na sua loja online, mas desistem antes de finalizá-la. Uma das causas para isso é a falta de informações claras — e completas — sobre os produtos.

Sendo assim, uma boa descrição dos itens que você comercializa esclarece as dúvidas, além de reforçar os benefícios e as vantagens do produto. Isso estimula o cliente a concluir a compra e diminui a taxa de abandono de carrinho do seu negócio.

Reduz as solicitações de atendimento

Quando você cria um cadastro bastante completo e eficiente sobre o seu produto, as possíveis dúvidas dos clientes são esclarecidas automaticamente. Dessa forma, a própria descrição — assim como os atributos — podem responder às dúvidas mais básicas.

Com uma descrição de produtos caprichada, o cliente terá expectativas mais realistas sobre os itens e, consequentemente, entenderá melhor o que está comprando. Por esse motivo, as solicitações de devolução e troca também tenderão a diminuir.

Aumenta a conversão e fidelização de clientes

A conversão é a relação entre o número de visitantes no site da sua loja em um período específico e o número de compradores, de fato. Já a fidelização é a capacidade de manter esses clientes satisfeitos e, mais do que isso, fiéis à sua marca.

O que você precisa ter em mente aqui é que uma boa descrição dos seus produtos criará uma conexão emocional com os clientes da sua loja online. Ela ajudará a destacar os valores e os diferenciais do seu negócio, o que gera credibilidade e confiança.

Atributos do produto e indexação nos mecanismos de busca

Quando um produto tem um cadastro completo com todos os seus atributos listados, as chances de conquistar um melhor posicionamento da sua loja online na busca orgânica — como no Google — aumentam. Isso permite que a página do seu negócio conquiste os primeiros lugares nesses mecanismos de busca e saia na frente da concorrência.

Isso acontece porque essas ferramentas realizam uma varredura em toda a internet e apresentam primeiro as páginas que têm as informações mais completas e detalhadas sobre o produto. Então, para que o seu site consiga ter um bom posicionamento, é preciso elaborar uma descrição completa com a lista de todos os atributos dos itens.

Quando os seus produtos estão bem indexados na internet — ou seja, têm todas as informações necessárias na descrição —, os seus clientes os encontram entre os primeiros resultados quando pesquisam por eles ou até mesmo por termos relacionados.

Isso significa que os atributos de produto podem influenciar diretamente as posições do seu negócio no Google e outros buscadores. Por meio deles, a pessoa que busca por um item específico pode encontrar o que busca com muito mais facilidade. Além disso, permitem uma melhor filtragem na busca, o que também facilita a jornada de compra.

Como valorizar os atributos de um produto?

Valorizar os atributos de um produto para mostrá-los da melhor maneira para o seu cliente não é um bicho de sete cabeças. Confira, a seguir, o que você pode fazer.

Crie um bom título

Um título é, basicamente, a primeira interação entre o seu cliente e os produtos da sua loja. É por meio dele que essas pessoas encontrarão o que desejam, seja dentro do seu site ou por um mecanismo de busca. Por esse motivo, é preciso que os seus precisam ser completos e relevantes.

Uma dica é prezar pelos títulos simples, mas que sejam atraentes, explicativos e que sejam capazes de gerar uma referência direta às fotos dos produtos cadastrados. O ideal é optar por palavras-chave ou expressões que informem com clareza o que é o item, assim como seus atributos, sem utilizar termos muito genéricos.

Lembre-se que os títulos insatisfatórios, assim como os que apresentam poucas informações, têm menor relevância nos resultados das buscas. Isso, consequentemente, deixa a empresa em uma posição inferior à concorrência.

Detalhe as características e funcionalidades do produto

Informações mais detalhadas, além de ajudarem a valorizar os atributos de um produto, podem fazer uma grande diferença para os clientes. Isso porque elas oferecem detalhes sobre utilização, recursos e vantagens dos itens, o que ajuda a gerar mais vendas.

Mesmo que o preço seja um dos fatores que mais chamem a atenção em um primeiro momento, se o anúncio não apresentar uma descrição bastante específica do produto, a desistência da compra e o abandono de carrinho serão consequências da insegurança do cliente em relação à compra.

Tenha em mente que os atributos, assim como as funcionalidades e características, de uma maneira geral, ajudam a envolver ainda mais o consumidor. Mostrar as vantagens do seu produto, além de atrair, pode reter essas pessoas e transformá-las em fãs da sua marca.

Utilize imagens de qualidade

Em relação a vendas online, as imagens fazem o papel de vitrine para os produtos de uma loja. Isso porque é por meio delas que o cliente pode conhecer os detalhes do item, já que não pode tocá-lo.

Em algumas situações, as fotos de um produto podem servir para apresentar de modo simples e intuitivo as formas de utilização dele. Por isso, uma boa imagem precisa representar as características apresentadas no anúncio da maneira mais fiel possível.

A qualidade das fotos é um grande diferencial para convencer os consumidores a comprarem — ou não — os seus produtos. Sendo assim, quando ela não é muito nítida ou não é equivalente ao item na realidade, pode comprometer toda a estratégia de vendas da sua loja, porque afasta os clientes e pode influenciar negativamente a reputação do seu negócio.

Para enriquecer a estratégia de vendas e reforçar os atributos do produto, certifique-se de tirar fotos em que o item esteja fora da caixa ou da embalagem. Fotografe em diferentes ângulos que possibilitem que o cliente o observe por todos os lados.

Além disso, é preciso que você preste atenção na iluminação para que ela seja adequada. De preferência, faça as fotos do produto em um cenário com fundo neutro, como um todo branco ou tons mais claros.

Adeque a descrição à linguagem do cliente

Uma boa descrição ajudará o potencial cliente a analisar os atributos do produto com mais facilidade. Para isso, é preciso apresentar informações precisas de maneira clara, em um texto que não tenha erros de digitação ou gramaticais, e que passe a confiança necessária para que o visitante do site entenda o produto e queira realizar a compra.

O tipo de linguagem utilizada, nesse caso, pode ser determinante para o sucesso da comunicação, já que será melhor compreendida pelo seu público-alvo.

Caso os seus clientes sejam mais jovens, você pode utilizar uma linguagem mais informal, que seja adequada ao universo desse público. Se o perfil de consumidor for mais técnico, a descrição precisará seguir o mesmo padrão.

Como cadastrar produtos no e-commerce

Para uma loja online, como mencionamos anteriormente, é extremamente importante valorizar os atributos de um produto. Isso porque os visitantes do e-commerce não terão contato físico com a mercadoria.

O cadastro de produtos, no entanto, não precisa ser uma dor de cabeça para os lojistas. Geralmente, as próprias plataformas de e-commerce oferecem diversos recursos que facilitam a inserção de todas as informações necessárias.

A Bagy, por exemplo, conta com um painel administrativo bastante intuitivo e fácil de administrar. A seguir, confira como cadastrar produtos nessa plataforma

Cadastro de produtos na Bagy

O primeiro passo é acessar o painel de controle da sua loja na Bagy. Em seguida, vá em Produtos > Meus produtos e clique em Adicionar Produto.

Depois, você conseguirá visualizar a tela de cadastro do produto, que é composta por 4 abas. São elas:

  • geral: que apresenta os campos de informações básicas, dimensões, preço do produto, categorias, características, marca, relevância e o botão de ativação/inativação do item;
  • estoque e variações: com os campos de quantidade de estoque de cada produto, referência, SKU e a opção de adicionar variações — como tamanho, cor etc.;
  • imagens: com espaço para a adição de fotos e vídeos dos produtos;
  • extras: que apresenta os campos de controle interno, edição de visualização no Google, otimização de marketing, condições de venda, métodos de envio e adição de landing page.

Informações gerais

Ainda na tela de cadastro do produto, o próximo passo é preencher os campos de Nome do produto e Descrição completa do produto. Como você já percebeu, esses dados são essenciais para que cada item seja atrativo para os visitantes da sua loja — então, é preciso ser objetivo e inserir todas as informações mais importantes da mercadoria.

Descrição automática

Uma alternativa bastante interessante que a Bagy oferece é a possibilidade de gerar uma descrição automática por meio da inteligência artificial. Para isso, basta inserir o nome do produto e clicar no botão Gerar descrição.

Vale mencionar que as descrições com IA podem ser geradas com créditos que são adquiridos no menu Aceleração do painel de controle da loja. Então, leve isso em consideração caso queira utilizar essa opção.

Descrição curta

Depois da descrição completa, você pode adicionar uma descrição curta para cada um dos seus produtos. Ao inseri-la, lembre-se de destacar as características do item e os benefícios que ele oferece em um resumo objetivo e bastante claro.

Essa descrição será exibida logo abaixo do preço do seu produto. Portanto, você precisa caprichar nessas informações.

Dimensões do produto

O próximo passo é cadastrar as dimensões do seu produto. Aqui, você informará o peso dele — em quilos —, assim como a altura, a largura e o comprimento em centímetros. Todos esses dados influenciarão no cálculo do frete desses itens.

Caso você cadastrar um produto digital, como vídeos, aulas, consultorias ou e-books, basta validar a opção referente a essa informação. Assim, não será preciso inserir os dados de um produto físico.

Preço

Nessa etapa você cadastrará o preço do seu produto. Para fazer esse cálculo, basta considerar todas as taxas envolvidas — como o frete, a taxa de venda por intermediador de pagamento, a embalagem e qualquer outro fator que você considere que tem influência no preço final.

Categorias

Depois de cadastrar o preço, você pode vincular uma — ou mais — categoria ao seu produto. Para fazer isso, basta clicar em Selecionar. Uma aba será aberta para que você selecione as categorias que deseja ou até mesmo criar uma nova.

É possível criar categorias sem precisar sair da tela de cadastro. Na tela de seleção de categoria, basta clicar em Criar nova categoria. Depois, basta adicionar o Nome da Categoria e vinculá-la com as já criadas pelo Google para otimizar as suas campanhas.

Conseguiu entender o que são os atributos de um produto? Aliados a uma boa descrição com fotos bem produzidas e em alta qualidade, eles podem fazer a sua loja online vender ainda mais!

Por falar em aumentar as vendas, se esse é o seu objetivo, você precisa conhecer a Bagy! Uma plataforma de e-commerce completa, com recursos que vão ajudar o seu negócio a crescer e tudo isso com um ótimo custo-benefício.

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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