Imagem ilustrativa de posicionamento de marca

O que é posicionamento de marca e como fazer seu negócio ser destaque para consumidores

O posicionamento de marca é como a sua empresa será lembrada pelos consumidores, algo fundamental para consolidar a sua imagem no mercado. Para isso, existem algumas dicas que ajudam a elaborar as melhores estratégias, identificando o seu diferencial e se destacando entre os concorrentes! 

Em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver o seu posicionamento da marca é o elemento que fará a diferença na maneira que os clientes enxergam o seu negócio.

Afinal, você não está vendendo apenas uma mercadoria, mas sim uma experiência, algo que vá ficar marcado para o seu público.

No entanto, sabemos que esse conceito pode ser subjetivo para algumas pessoas, e difícil de colocar em prática sem entender o que ele significa, de fato.

Mas, sendo um componente fundamental para a sua gestão de marca e para consolidar a sua empresa entre os concorrentes, vale a pena conhecer mais sobre essa estratégia, e, claro, algumas dicas indispensáveis para elaborar um planejamento completo e que seja eficiente.

Foi pensando nisso que preparamos esse guia mais que especial sobre posicionamento de marca, para tirar todas as dúvidas sobre o que é esse conceito, porque ele é tão importante e como definir o seu de maneira prática e simples.

Vem com a gente! 

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é como os seus clientes enxergam e se lembram da sua empresa. Basicamente, é a forma que você deseja ser reconhecido pelo público.

Essa estratégia de branding não busca focar apenas no produto ou no serviço oferecido, mas também na percepção do cliente. Por esse motivo, esse conceito pode ser mais subjetivo, embora seja igualmente importante para o seu planejamento.

Afinal, a forma que você ocupa a mente dos consumidores poderá definir a maneira com que eles se relacionam com o seu negócio.

Além disso, o posicionamento de marca também permite trabalhar a visibilidade da empresa, a conexão com o público e traz diferenciais que destacam o seu produto no mercado.

Alcançar uma boa posição na mente e no coração do público significa estar acima das demais empresas, trazer algo que diferencie o seu trabalho e faça com que os consumidores se lembrem do seu negócio, e escolham ele.

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Qual a importância do posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é um dos principais elementos de sucesso de uma empresa, principalmente quanto a sua permanência no mercado.

Isso porque ter uma posição privilegiada na mente dos clientes permite que eles se lembrem do seu negócio antes dos concorrentes, contribuindo para a continuidade do seu serviço e, claro, para a manutenção das vendas.

Além disso, essa estratégia de branding também ajuda a reforçar a identidade da empresa, aumentando sua visibilidade de maneira consistente e sólida, para se destacar na percepção dos clientes.

Hoje em dia, com um cenário cada vez mais competitivo, é importante ter um elemento de destaque, que permita tornar o seu negócio relevante. E este é o papel do posicionamento de marca.

Ainda, o caráter contínuo dessa prática também possibilita que a sua empresa esteja por dentro das tendências e do que os consumidores estão buscando.

Afinal, manter a sua posição entre os consumidores é um processo construído com o tempo, e, caso identifique uma mudança nas necessidades do público, permite acompanhar essa transformação sem ficar para trás.

Como definir o posicionamento de marca?

Mesmo depois de conhecer mais sobre o posicionamento de marca, pode ser difícil colocar essa estratégia em prática, principalmente para empresas que ainda estão consolidando o seu branding.

Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo, permitindo uma visão mais analítica do cenário, para identificar o que é necessário, de verdade, para construir uma imagem sólida entre o público.

Veja as sugestões que separamos para te ajudar a posicionar a sua marca na mente e no coração dos consumidores:

Conheça as preferências do seu consumidor

Antes de mais nada, é fundamental conhecer as preferências do consumidor. O que ele busca, quais as suas necessidades e que ele enxerga como diferencial em uma empresa.

Uma vez que o objetivo é se posicionar de maneira consistente entre o público, tê-lo bem definido é o primeiro passo para saber como construir uma estratégia eficiente.

Além disso, sem entender as preferências dos seus clientes, não será possível saber qual o ponto de destaque que fará com que o público se identifique com o seu negócio.

Entenda bem o que seu produto/serviço oferece para os clientes

Por outro lado, construir um bom posicionamento de marca exige conhecer não apenas o público, mas também o que seu produto oferece.

Dessa forma, é possível determinar o diferencial do seu serviço, e quais as dores do consumidor que ele atende e o potencial que ele pode atingir.

Ter essa visão ajudará a saber como você é visto no mercado, e como elaborar as melhores campanhas para consolidar a sua marca de forma geral, destacando os pontos positivos do seu negócio, para fixá-los.

Observe a concorrência

Ter um bom posicionamento de marca significa ter um diferencial que torna a sua empresa única no mercado, que faz com que o público escolha o seu produto entre os demais.

Para isso, é importante conhecer os seus pontos fortes, mas também os da concorrência.

Somente dessa forma você poderá entender a melhor estratégia para solucionar os problemas que as demais marcas deixam de atender.

Além disso, o seu negócio não irá se destacar oferecendo a mesma coisa do que os outros, e, para se destacar, é essencial observar seus concorrentes.

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Considere os valores

Você sabia que, segundo pesquisa do Harvard Business Reviews, 64% dos consumidores consideram que compartilhar os valores da empresa é o principal motivo para se relacionar com ela?

Ou seja, é fundamental considerar as percepções e pensamentos do público ao elaborar a sua proposta de branding.

Saber o que motiva e estimula os consumidores permite estabelecer conexões sólidas, ganhando não apenas a preferência dos clientes, mas o seu reconhecimento, por partilhar a visão e os ideais que são importantes para eles.

Agregue valor

Claro, oferecer um produto de qualidade é essencial para se destacar no mercado e conquistar o coração dos clientes. No entanto, um bom posicionamento de marca deve ir além da mercadoria, trazendo um diferencial que agregue valor ao público.

Isso porque a sua empresa vai muito além do que apenas o serviço que ela faz, mas também a forma como ela impacta os consumidores.

Assim, busque agregar valor com a sua marca, para posicioná-la de maneira fixa no mercado, por meio de experiências, conhecimento e proximidade com os compradores, mostrando que eles são, de fato, importantes.

Descubra o seu diferencial

Conhecer o seu produto e os pontos fortes que ele possui é o primeiro passo para descobrir o seu diferencial, e utilizar isso no seu posicionamento de marca.

Afinal, o mercado possui dezenas de outros serviços semelhantes, mas existe algo que apenas a sua empresa oferece. E é este o ponto que irá auxiliar na elaboração da sua estratégia.

Por isso, descubra o que torna o seu negócio único, que o diferencia dos demais e preenche as lacunas deixadas pela concorrência.

Saiba o que torna a sua marca especial

Um posicionamento de marca eficiente permite que a empresa seja reconhecida pela sua autenticidade, algo que a torna especial.

Embora existam diversos pontos que ajudem a destacar o produto, o negócio também deve trabalhar para reproduzir os valores que são únicos.

Um tom de voz ou uma campanha característica permitem que o público identifique a marca entre os concorrentes, de maneira exclusiva.

Crie uma declaração de posicionamento

Ainda, um bom posicionamento de marca não deve ser apenas uma estratégia, mas uma campanha pública, que chegue até o público.

Por isso, é fundamental criar uma declaração pública, principalmente durante acontecimentos que exigem uma posição das marcas.

Dessa forma, será possível reforçar os seus valores e fazer com que os consumidores os conheçam de verdade.

Escolha como quer que sua marca seja reconhecida

Por fim, uma dica fundamental para planejar o seu posicionamento de marca é escolher como você deseja que ela seja reconhecida.

Muitas empresas realizam campanhas focando em produtos, na experiência do cliente ou em alguns valores que descrevam o negócio.

Assim, é importante determinar qual caminho seguir com as estratégias de branding, para determinar o direcionamento e o enfoque que a empresa terá, e como ela será lembrada pelas pessoas.

Exemplos de posicionamento de marca

Por fim, para entender a importância do posicionamento de marca, vale a pena conferir alguns exemplos bem-sucedidos do mercado.

A Coca-Cola é uma das empresas que melhor consolidaram a sua posição entre os consumidores, por meio de campanhas únicas, como “Abra a felicidade”, “O lado Coca-Cola da vida” e as famosas histórias de Natal.

Com isso, a marca não apenas fixou seu produto, como passou a ser reconhecida por valores como amizade, família e alegria.

Enquanto isso, outro exemplo de posicionamento de sucesso é o Starbucks, que apostou na experiência do cliente. Por esse motivo, ele investe em pequenas ações, como atendimento personalizado e escrever o nome do cliente no copo. 

Apenas essas estratégias fizeram com que a empresa se tornasse única, sendo referência em algo tão simples, como tomar café.

Ou, ainda, as Havaianas, que passaram por um forte reposicionamento de marca, para, justamente, atender ao público.

Antes, tinha sua posição como uma marca popular, e mantinha um produto característico, pelo qual era reconhecida. 

No entanto, passou a investir em campanhas com diversos famosos, deixando de ser um produto simples, de necessidade, e incentivando o desejo de ter e colecionar, o famoso “Todo mundo usa”, inclusive a elite.

Esses exemplos mostram diferentes estratégias para um mesmo posicionamento de marca, e como ela é importante para fazer a empresa ser lembrada pelos consumidores.

Por isso, vale a pena não apenas entender como esse conceito funciona, mas também como aplicá-lo no seu negócio, para se destacar no mercado e na mente dos seus clientes.

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