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Vendas

Confira 13 dicas de como atrair clientes para sua loja virtual

Imagem ilustrativa de como atrair clientes para sua loja.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Atrair clientes para sua loja virtual é um dos principais desafios para os lojistas. Mas o marketing digital oferece inúmeras ferramentas, como redes sociais, buscadores e anúncios pagos, para ampliar a divulgação do seu negócio e conquistar mais clientes.

Vender online abre portas para o mundo. Você pode alcançar pessoas que moram em qualquer lugar do país, que talvez nunca conhecessem seu negócio se fosse físico. Mas aí vem também um desafio: como atrair clientes para a sua loja virtual?

O marketing digital oferece inúmeras estratégias e ferramentas para aumentar o seu alcance na internet e, ao mesmo tempo, chegar ao público-alvo exato que você deseja atrair. São dicas que valem tanto para lojas físicas quanto virtuais, mas que podem ser ainda melhor aproveitadas se você vende pela internet.

A seguir, acompanhe as dicas que trouxemos de como atrair clientes para sua loja online, que vão ajudar você a potencializar seu negócio na internet. Siga conosco:

1. Trabalhe com uma boa plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é a sua base de vendas na internet. É nesse ambiente que você coloca os produtos à venda, recebe os clientes e administra os pedidos.

A experiência de compra dos consumidores tem tudo a ver com a plataforma de vendas, que deve ter um layout amigável e customizável, navegação simples, carregamento rápido, entre outros aspectos. É por isso que uma boa plataforma de e-commerce é fundamental para o sucesso das vendas.

Mas como isso ajuda a atrair clientes para a loja virtual? Se você oferece uma boa experiência na loja, os clientes vão voltar mais vezes e falar bem da sua marca para os amigos. Assim, o boca a boca, também chamado de buzz marketing, torna-se uma grande estratégia de divulgação!

Se você está em busca de uma solução, aproveite para conhecer a Bagy, uma plataforma de e-commerce simples e eficiente para criar a sua loja virtual em apenas alguns cliques.

2. Conheça seu público

Para atrair determinado público, você precisa primeiramente conhecer esse público. Então, comece respondendo à pergunta: quais pessoas têm mais chances de gostar do que você vende e comprar do seu negócio?

A partir daí, você pode traçar características que identificam o seu público e que vão ajudar a se comunicar com esses consumidores. Se o seu público é jovem e gosta de música sertaneja, por exemplo, você pode explorar essa linguagem para criar conexão com eles.

Além disso, essas características ajudam a definir o público-alvo de anúncios pagos, que oferecem uma série de opções de segmentação. Logo adiante vamos falar mais sobre eles.

3. Monte estratégias para as redes sociais

Redes sociais precisam estar dentro da sua estratégia de atração de clientes. Instagram e Facebook ainda são as principais redes, mas conforme o perfil do público, você também pode trabalhar com TikTok, Twitter, LinkedIn e Pinterest.

É nessas plataformas que os clientes passam várias horas do seu dia rolando o feed, buscando informações, assistindo a vídeos e, é claro, pesquisando produtos para comprar. Redes sociais têm cada vez mais se tornado plataformas de consumo, não apenas de entretenimento.

Então, se você aparecer no feed ou nos stories dos usuários, com uma oferta atrativa, eles vão se interessar. Insira o link e leve os consumidores direto para a loja virtual. Assim, você consegue transformar seguidores em clientes, o que é um dos maiores desafios para as marcas.

4. Tenha uma vitrine virtual bem-organizada

Nas lojas físicas, quando passamos por uma loja desorganizada e sem um produto interessante sequer na vitrine, não dá nem vontade de entrar, não é? É assim também nas lojas virtuais.

Se você acessa uma loja online que não desperta interesse logo de cara, tende logo a abandonar a visita. Menus confusos, vitrines desinteressantes, produtos sem informação… Tudo isso ajuda a afastar o consumidor da sua loja.

Então, procure organizar a página inicial do e-commerce, bem como as páginas de categorias, que também funcionam como vitrines online. Dessa forma, você consegue atrair clientes para sua loja virtual, já que eles se interessam em conhecer mais produtos e ver detalhes sobre eles.

5. Trabalhe com ofertas e cupons de desconto

Quem não gosta de uma boa promoção? Descontos, ofertas e brindes sempre agradam os clientes! No e-commerce, com inúmeros concorrentes, as promoções tendem a ser um diferencial para chamar a atenção dos consumidores.

Como vamos ver mais adiante, você pode aproveitar as datas comemorativas para isso, mas também analisar as necessidades do seu estoque. Se alguns produtos não estão tendo saída, se estão próximos do vencimento ou se tornando defasados, pode ser uma boa hora para oferecer descontos nesses itens.

6. Aproveite as datas comemorativas

Datas comemorativas são oportunidades para potencializar as vendas do e-commerce. Estamos falando, por exemplo, de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, entre outras datas comerciais.

Nesses períodos do ano, os consumidores estão mais dispostos a comprar. Muitas vezes, há um planejamento financeiro para aproveitar as datas e comprar presentes. Em outros casos, as compras acontecem de última hora, sem pensar muito. Então, qualquer oferta vantajosa que apareça tende a ser aproveitada.

Nessas datas, então, promova descontos e amplie a divulgação do seu negócio para atrair mais clientes para sua loja virtual. Eles podem não apenas aproveitar a data comemorativa, mas também seguir comprando do seu negócio depois.

7. Aplique técnicas de SEO

Técnicas de SEO para e-commerce ajudam a colocar a sua loja virtual no Google. Sim, o buscador mais usado do mundo também ajuda a atrair clientes para sua loja virtual — afinal, muita gente vai lá para pesquisar produtos e soluções para as suas necessidades.

SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca, que reúne uma série de técnicas para fazer seu site aparecer nas buscas dos usuários, nas primeiras posições dos resultados. Para isso, é importante que as palavras-chave que eles usem na busca façam o link da sua loja virtual aparecer lá.

SEO engloba uma série de técnicas, mas trouxemos aqui algumas das principais dicas para melhorar a posição da sua loja virtual no Google:

  • Usar palavras-chave nos títulos das páginas e nas descrições de produtos;
  • Criar URLs otimizadas, com textos descritos em vez de códigos e números;
  • Otimizar as imagens da página com textos alternativos;
  • Criar conteúdos em um blog que direcione para os produtos da loja;
  • Melhorar a velocidade de carregamento das páginas.

8. Faça anúncios pagos

SEO é um exemplo de estratégia do marketing digital que você pode fazer sem qualquer investimento. Nas redes sociais, você também pode explorar muitos recursos sem custos. Basta seguir as práticas recomendadas, que você mesmo pode aplicar. No entanto, existem outras formas de divulgação que exigem investimentos.

Talvez você pense: “por que vou gastar, se posso divulgar sem gastos?”. Mas é importante entender as vantagens dos anúncios pagos. Embora tenham custos, eles permitem definir precisamente o público que você deseja atingir, além de oferecerem outros formatos diversos para divulgar seu negócio pela internet.

Você pode fazer anúncios pagos no Google, com links patrocinados nos resultados da busca e no Google Shopping. Pode investir também no Facebook e no Instagram, com posts patrocinados que aparecem para mais gente. E pode ainda usar essas plataformas para criar anúncios em vídeo e banners, que estão presentes em diversos sites da web. 

9. Trabalhe com remarketing

Um dos principais formatos de anúncio pago nas plataformas de publicidade é o remarketing. Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads permitem criar campanhas de remarketing, que são aqueles anúncios que aparecem para o usuário depois de executar alguma ação na sua loja.

Digamos, por exemplo, que a pessoa pesquisou por um produto na sua loja, inseriu no carrinho, mas não comprou. Depois de finalizar a visita, ela pode perceber que vários anúncios, nos sites que ela acessa, divulgam aquele produto. Como a pessoa já conhece aquele item e a marca, fica mais fácil voltar ao site e apenas finalizar a compra.

Isso também pode ser feito via e-mail marketing: em vez de anúncios, a pessoa passa a receber e-mails que a convidam para retornar e fechar a compra.

10. Compartilhe unboxings e reviews em suas redes sociais

Unboxings e reviews são tipos de conteúdo com alto potencial para engajar os consumidores. Eles podem ajudar os clientes a se informar sobre os produtos, conhecer melhor e decidir a compra.

Os unboxings são vídeos que mostram uma pessoa desempacotando um produto. Ao longo do vídeo, ela vai apresentando o produto e falando das suas impressões. Já os reviews são feitos depois do uso do produto, com uma avaliação da pessoa sobre a experiência que teve.

Você pode utilizar esses conteúdos de duas formas: uma forma é fazer você mesmo, com os produtos que têm no seu estoque; e outra ideia é incentivar que os clientes gravem e publiquem seus unboxings e reviews nas redes sociais para que você compartilhe. 

11. Trabalhe com influenciadores

Influenciadores também podem contribuir para atrair clientes até a sua loja online. Mas calma, não estamos falando que você precisa contratar nomes como Whindersson Nunes ou Boca Rosa, que estão entre os maiores — e mais caros — influenciadores do Brasil.

Procure identificar micro influenciadores do seu nicho. São perfis que não têm tantos seguidores nem tanto alcance, mas tendem a ter uma audiência mais próxima e engajada, ou seja, com maior poder de influência. O mais importante é que o público deles seja de potenciais consumidores que você quer atrair para a sua loja.

Para trabalhar com influenciadores, é necessário antes criar uma relação de confiança entre eles e a marca. Tendo esse alinhamento, você pode enviar produtos da loja para que eles conheçam e façam suas avaliações.

12. Priorize um atendimento do cliente com qualidade

O atendimento é crucial se você quer atrair mais clientes para a sua loja online. Lembre-se de que uma compra em e-commerce é feita à distância. Isso significa que o cliente não conversa com ninguém pessoalmente, não toca nos produtos e não experimenta.

Por isso, as lojas virtuais devem adotar estratégias para aumentar a confiança do consumidor na compra. E uma dessas estratégias é a qualidade no atendimento. Se o consumidor se sente bem atendido, encontra todas as informações e tem suas dúvidas respondidas rapidamente, ele se sente mais confiante para comprar.

Tendo uma boa experiência de atendimento e de compra com a loja, o cliente tende a voltar mais vezes e recomendar para amigos.

13. Foque no pós-venda

No atendimento ao cliente, o pós-venda é um momento fundamental para conquistar os clientes. No e-commerce, são grandes as chances de dar problema nos pedidos, como uma entrega que demorou demais, um tamanho que não serviu ou um produto que chegou com defeito. Então, o pós-venda deve se preparar para resolver os problemas do comprador.

Esse é o momento de você prestar o melhor atendimento e surpreender o cliente. Para isso, os atendentes que interagem com os clientes devem ser atenciosos e prestativos. Além disso, o sistema de trocas e devoluções deve funcionar corretamente, com agilidade e eficiência, para que os problemas sejam resolvidos rapidamente, sem maiores obstáculos.

Planejar o negócio é importante, criar o seu espaço de vendas na internet também. Mas não adianta nada ter uma loja que não recebe visitas, não é? Então, agora você já conhece 13 dicas que vão ajudar a atrair clientes para sua loja virtual.

Agora, conheça o que a Bagy oferece para criar a sua loja online. Você vai poder criar uma loja na plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas e atrair muitos clientes para o seu negócio!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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