Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Unboxing: como projetar uma experiência perfeita para seus clientes

Como propocionar uma experiência unboxing perfeita

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O unboxing é a experiência que os clientes têm quando abrem uma embalagem e acontece o primeiro contato com o produto. Em muitos casos, registram este momento e compartilham nas redes sociais. Esta é uma grande oportunidade para se destacar e fortalecer a sua marca.

Quando se fala em uma estratégia de pós-venda, é natural pensar em um atendimento e suporte à conversão, não é mesmo? Mas a realidade pode ser ainda mais interessante para o cliente, com ações que realmente proporcionem uma experiência de compra completa. E um dos caminhos para criar uma relação ainda melhor mesmo após o pagamento é o unboxing experience.

Esqueça caixas de papelão sem nenhuma identidade visual ou uma embalagem simples. Para conseguir encantar os consumidores, é cada vez mais importante proporcionar uma jornada de compra completa: desde a escolha dos produtos na sua loja virtual até a hora que o item é entregue e ele abre a embalagem. Esse é o objetivo de estruturar uma experiência de unboxing para os seus clientes.

Mas, na prática, como isso pode ser feito? E quais são os benefícios de adotar essa estratégia? Mais do que um produto de qualidade ou um material bonito, são as demandas e desejos do cliente somados ao perfil da sua loja que podem transformar essa ação. O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas e entender como proporcionar uma unboxing experience diferenciada? Continue a leitura e confira!

O que é unboxing experience?

Antes de colocar essa estratégia em prática, é necessário conhecer o conceito de unboxing experience, não é mesmo? Em resumo, é a experiência que uma loja vai proporcionar aos seus clientes no momento do recebimento e abertura dos produtos que foram comprados. Ou seja, em vez de ser uma embalagem qualquer ou entregar apenas o item, pensar em como tornar essa etapa mais única para o consumidor.

O ponto positivo dessa estratégia é justamente a possibilidade de personalizar de acordo com o perfil do cliente da sua loja e até mesmo como a sua marca atua dentro do mercado. O mais importante é entender como é possível reforçar os laços com o seu consumidor e, dessa forma, estreitar ainda mais a relação. Tudo isso pode ser alcançado simplesmente ao adicionar algum atrativo na embalagem dos seus produtos.

Pode ser um design mais robusto para entregar uma roupa ou uma carta à mão. Os mínimos detalhes podem transformar a experiência de compra do cliente no momento em que ele for receber e ter o primeiro contato com aquele produto. A ideia é transmitir o conceito de que ele não está apenas comprando um item, mas sim toda uma experiência planejada nos mínimos detalhes.

Quando aplicada corretamente, a estratégia de unboxing experience pode fazer muito mais do que estreitar a relação com os consumidores, mas também servir como mais uma canal de divulgação da sua loja. Uma embalagem que pode ser utilizada pelo cliente, por exemplo, como vaso para plantar as sementes que ele acabou de comprar pode se tornar uma estratégia de marketing viral, fortalecendo a sua marca.

Vantagens do unboxing

Mas por que investir em uma estratégia de unboxing experience para a sua loja?

Fortalece os valores da sua marca

Hoje as empresas não podem mais apenas vender um produto, não é mesmo? É necessário pensar em maneiras de criar vínculos com os clientes e uma forma de se fazer isso é promovendo os valores de uma marca. E nada melhor do que utilizar o unboxing para expressar os valores da sua loja, criando a narrativa para aproximar o consumidor do seu negócio.

Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, por exemplo, pode reforçar esse compromisso a partir de uma carta ou até mesmo em como a embalagem é estruturada. Mostrar o lado mais humano da sua loja, explicando a história que levou a começar aquele negócio, apresentando seu propósito e onde quer chegar com o que é feito. A ideia é criar um laço mais orgânico com o consumidor.

Aproxima ainda mais os consumidores

Poucas coisas são tão importantes para um negócio quanto fidelizar os seus clientes, não é mesmo? E proporcionar uma experiência positiva até mesmo na hora de abrir a embalagem do produto pode ser um diferencial nesse sentido. A ideia é aproximar ainda mais dos consumidores e ter o cuidado de criar a experiência positiva nos mínimos detalhes pode ajudar bastante.

Afinal, isso mostra que você se preocupa com a satisfação dele nos mínimos detalhes. Por que, então, ele vai fazer a sua próxima compra em outro lugar? Não é melhor fazer com quem ele já conhece e confia? Tudo isso fica mais simples e a relação se torna mais natural, garantindo que ele pense algumas vezes antes de fazer compras em outra loja.

Pode se tornar uma estratégia viral

A viralização se tornou algo comum com a internet e as redes sociais, certo? Mas o grande desafio para uma marca é que o sucesso dessa estratégia não depende exclusivamente das suas ações. É o usuário que define se aquilo fez sucesso ou não, o que nem sempre é uma garantia dentro deste conceito. Mas isso não significa que não existam formas de aumentar as chances de viralizar.

Uma embalagem chamativa ou que se transforme em algo interessante pode ser um excelente material para viralização. O mesmo vale para uma carta escrita à mão agradecendo pela compra. Coisas simples também funcionam, já que o mais importante é criar essa relação mais natural, garantindo que o cliente não só fique satisfeito, mas também queira compartilhar aquela experiência com mais pessoas.

Faz sucesso com influenciadores

Por falar em viralização nas redes sociais, uma forma de aumentar as chances de que isso aconteça é contando com influenciadores digitais. E nada faz tanto sucesso para um influenciador do que uma empresa que se preocupa com todos os detalhes da sua apresentação. Pensando que esse profissional recebe inúmeros produtos em casa, uma embalagem diferenciada ajuda a destacar a sua marca, não?

Além disso, aumenta as chances de que ele compartilhe com os seus seguidores aquilo que recebeu, destacando os mínimos detalhes pensados. E nada melhor do que uma divulgação orgânica e natural dos seus produtos, certo? Quando o influenciador atua dentro de um segmento bastante específico, as chances de criar um impacto positivo e atrair mais e mais clientes aumenta bastante.

Como fazer unboxing

Agora que você já entendeu como o unboxing experience pode ser relevante para a sua marca, que tal colocá-lo em prática? Siga algumas das nossas dicas!

Entenda o seu consumidor

O primeiro passo é simples: entender quem você quer encantar. A partir de informações sobre a sua persona, você consegue identificar quais são as melhores estratégias para se comunicar dentro de uma unboxing experience. Afinal, o que é interessante para um público pode não ser tão legal para outro, certo? A ideia é segmentar a sua ação e garantir que ela tenha chances de gerar o resultado esperado.

Com esse entendimento, é muito mais fácil criar uma estratégia relevante para o seu cliente. Você consegue identificar, por exemplo, se é melhor investir em algo mais complexo ou um brinde mais simples pode servir. Todas essas respostas para o direcionamento das suas ações passam diretamente por entender exatamente quem você deseja impactar com essa estratégia.

Conecte com a história da sua marca

Mais acima, falamos sobre o fortalecimento dos valores da sua loja como um dos benefícios, não é mesmo? Dessa forma, é preciso pensar em uma estratégia que faça sentido não só para o seu cliente, mas que esteja conectada aos seus princípios. Uma loja de velas orgânicas, por exemplo, que tem uma postura voltada para o consumo consciente, precisa pensar em algo que não contribua com a poluição.

Como aquela embalagem ou aquele brinde enviado na embalagem se comunica com os valores da sua loja? Como eles ajudam a seguir os direcionamentos que são o foco do seu negócio? Mais do que encantar o cliente, portanto, é preciso pensar em como você pode contar mais sobre a sua loja com aquela ação e se aproximar ainda mais do consumidor.

Crie uma embalagem única

Agora que você já pensou em toda a parte conceitual, é importante colocar em prática e a forma de se fazer isso está na embalagem. Sendo assim, por que não criar uma embalagem única? Em vez daquele marrom tradicional, por que não adicionar uma cor que deixe marcado que aquela é a sua loja? Ao receber um produto e ter algo diferente, já é um primeiro contato positivo.

Além disso, se torna uma excelente forma de viralizar, se tornando uma referência da sua loja. Com o tempo, a ideia é criar a conexão rápida: a caixa verde é um produto da loja X. Essa é uma opção mais simples e barata, mas é possível investir mais um pouco, especialmente em uma ação específica, para tornar a caixa ainda mais completa e atrativa para o seu cliente.

Deixe algo marcante na embalagem

Mas o unboxing experience não pode ser focado apenas na embalagem, certo? É preciso pensar em como vai ser o interior da caixa e ter algo marcante ali pode ser interessante. Uma loja de roupas pode deixar uma essência, um vidro pequeno de perfume para que aquele cheiro se torne uma marca da loja. Ao comprar um produto, o cliente vai logo conectar com o seu negócio.

Ofereça brindes e mimos

Para que o momento de abertura da embalagem seja mágico, não é preciso fazer tanto, alguns brindes e mimos já podem ser suficientes. O cliente comprou uma peça específica? Tente criar uma relação com o brinde que sirva de complemento para aquele item. O objetivo é tornar aquela compra ainda mais completa e tudo pode ser feito com a simples adição de um novo item.

Aposte no simples

Nem sempre é necessário investir em ações muito complexas, mesmo quando se fala em unboxing experience. O faturamento da loja está apertado, mas quer causar uma boa impressão no consumidor? Sem problemas, produza um cartão que sirva para explicar mais sobre a sua loja e agradecer a confiança. Pronto, pode ser o suficiente para ter os resultados esperados, mesmo sendo algo simples.

Busque feedbacks dos clientes

Independentemente da estratégia utilizada, ela nunca pode acabar quando a venda é feita, certo? O mesmo vale para o unboxing experience, em que você deve ter um feedback dos clientes sobre a ação como um todo. Até por ser algo bastante pessoal e uma ação muito segmentada, é importante ouvir o que os seus clientes têm a dizer, fornecendo informações importantes para as próximas campanhas.

A ideia de enviar uma carta foi realmente interessante? A embalagem que se transforma em alguma coisa muito útil para o cliente ajudou de verdade? Pensar em todas essas questões é essencial para entender se o objetivo foi alcançado com aquela estratégia. E ainda mais legal: é a fonte perfeita para saber o que vai ser corrigido e aprimorado para as próximas ações.

Unboxing como estratégia de marketing

Lembra que mais acima falamos sobre a capacidade de viralização que a unboxing experience pode gerar? Sendo assim, também é importante pensar na ação como uma estratégia de marketing para a sua loja. Sim, criar um vínculo mais próximo com os consumidores, fortalecer a fidelização e deixar mais clientes satisfeitos é sempre importante, mas por que não usar como forma de promoção dos seus produtos.

Quer um exemplo? Em uma loja de plantas, por exemplo, você pode pensar em uma embalagem que seja utilizada como vaso para plantar as sementes. Ou seja, você não está entregando apenas um item, mas transformando em dois e, assim, criando também uma divulgação do seu produto. Afinal, a marca da sua loja vai ser exibida naquele vaso, não é mesmo?

Além disso, o unboxing experience pode conectar mundo físico e digital para promover a sua marca. Por que não entregar um QR Code na embalagem que leve o cliente para uma landing page de uma promoção? Em que ele publica o visual que ele vai montar com a roupa que comprou e concorre a um prêmio? Existem vários caminhos para promover a sua marca por meio do unboxing experience.

Vale a pena investir na experiência de unboxing

A concorrência pela atenção — e os recursos — dos consumidores é cada vez maior, não é mesmo? Dentro desse cenário, é preciso pensar em todas as etapas da jornada de compra da sua loja. Contar com uma plataforma de e-commerce que garanta segurança e proporcione uma navegação simples é um dos cuidados que você deve ter, mas a experiência não acaba quando a compra é finalizada.

Afinal, a sua loja também continua se preocupando com a questão logística, certo? A ideia do unboxing é justamente ampliar essa jornada e esse contato entre marca e consumidor, tornando um item que geralmente é descartado em algo que pode ser útil ou proporcionar um sentimento positivo. Se o objetivo do seu negócio é se diferenciar, uma experiência de unboxing pode ser uma excelente estratégia.

Imagine o seguinte cenário: o cliente comprou um produto com você e está ansioso com a chegada do item. Mas além de cumprir toda a logística e garantir a melhor entrega para o consumidor, você adiciona um diferencial: uma carta à mão agradecendo pela preferência, por exemplo. Ou dando algumas dicas para que ele utilize aquele item da melhor forma possível.

Quanto isso vale para o cliente? Que estava esperando apenas o seu produto e recebeu muito mais? E mais importante: quanto isso vai custar para a sua loja em troca de uma aproximação com o consumidor? E, como falamos ao longo deste artigo, não é preciso investir tanto para proporcionar uma experiência diferente na hora de abrir o item, então se trata de uma estratégia que pode ser muito útil, com excelente custo-benefício.

Exemplos para se inspirar

Nada melhor do que alguns exemplos de unboxing experience para se inspirar, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas referências que podem ser úteis para a sua loja.

Modelo de unboxing da sorveteria Jeni's

Tem alguma marca de sorvete que entrega os seus produtos de forma tão marcante? Chegou uma caixa laranja? É natural associar a marca Jeni’s, que vende sorvetes por assinatura.

Modelo de unboxing da Di Bruno Bross

Mas nem sempre é preciso inventar tanto na parte externa, já que o unboxing também conta muito com o que acontece internamente, como a DiBruno Bros apresenta os seus produtos encomendados.

Lidando com consumidores cada vez mais exigentes e empreendedores criativos disputando o espaço com a sua loja, o unboxing experience pode gerar vários resultados positivos para a sua loja virtual sem precisar de tantos investimentos. Basta entender quais são as necessidades do seu público e se concentrar em construir uma relação ainda mais próxima e saudável!

Pensar em uma estratégia de unboxing experience, porém, é apenas uma das muitas ações que você deve tomar para conseguir vender cada vez mais dentro de um ambiente tão competitivo.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.