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As 8 melhores dicas de como fazer uma promoção incrível na loja online

Como fazer uma promoção

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como fazer uma promoção que resulte em boas vendas e lucros é uma dúvida de muitos empreendedores. Assim sendo, confira neste artigo algumas dicas para conseguir criar uma estratégia lucrativa de descontos e promoções para os seus clientes.

Quem não quer aprender como fazer uma promoção incrível e bem-sucedida? Ninguém, certo? Afinal, essa prática é uma super estratégia para fazer a sua loja bombar, e não a toa! Até porque todo mundo gosta de uma boa promoção, e pode ser a opção perfeita para fazer as suas vendas aumentarem. Principalmente para quem ainda está em busca de fazer a primeira venda online!

Nós sabemos como pode ser difícil se consolidar no mercado digital, e, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a decolar. Confira nosso guia mais do que especial para aprender como fazer uma promoção eficiente para a sua loja virtual, além de dicas para ter um evento bem-sucedido e arrasar no faturamento.

O que é promoção de vendas?

Antes de começarmos a ensinar como fazer uma promoção, vale a pena ter esse conceito bem definido. Uma promoção de vendas é um conjunto de ações, estratégias e recursos que visam aumentar o volume de vendas durante um determinado período de tempo.

Simples, não é? Basicamente, optar por fazer promoções na sua loja é definir uma série de práticas que terão como objetivo otimizar os seus lucros. Claro, cada promoção pode ter uma motivação diferente, mas, no final, o resultado é o mesmo.

Se for bem-sucedida, a sua promoção de vendas poderá trazer mais faturamento para a sua loja! Além disso, é importante ressaltar que aprender como fazer uma promoção para empreendimentos físicos e digitais pode ser um pouquinho diferente.

Afinal, estamos falando sobre dois tipos de abordagem, e, logicamente, dois tipos de estratégias também. Por isso, algumas práticas que você definir para a sua loja virtual podem não ser tão efetivas na sua loja física, e vice-versa. Depois de pegar o jeito e saber como fazer uma promoção completa, você saberá exatamente quais etapas seguir na sua loja online e também física.

Por que fazer uma promoção de vendas?

Agora, muitas pessoas podem estar se perguntando: por que aprender como fazer uma promoção de vendas? Bem, a resposta pode variar um pouco, mas, no fundo, todos buscam a mesma coisa: vender mais! É claro, para isso existem algumas metas, e elas são os motivos para que você invista em promoções.

Por exemplo, você pode estar em busca de se consolidar no mercado e atrair mais clientes. Para isso, pode realizar eventos especiais com preços reduzidos, para chamar a atenção do público. Ou, ainda, está considerando que é hora de se livrar de alguns produtos mais antigos do estoque. Nesse caso, aprender como fazer uma promoção é a forma ideal de substituir suas mercadorias, e ainda ter um bom faturamento.

De forma geral, vale a pena pensar nesse conjunto de estratégias sempre que estiver em busca de diversificar o seu negócio e torná-lo mais conhecido. Afinal, os consumidores quase sempre se interessam por anúncios de descontos e promoções especiais.

Assim, ao conquistar mais clientes, a sua loja virtual ficará mais conhecida, e você poderá ter resultados mais promissores no futuro. Percebe como os principais motivos acabam se tornando consequências de uma boa promoção? Por isso, vale a pena aprender como fazer uma campanha especial para a sua loja.

Como fazer uma promoção incrível?

Depois de entender um pouco o que é esse conjunto de ações, chegou a hora de aprender como fazer uma promoção incrível para a sua loja. Cada gestor pode ter uma ideia de campanha, claro, mas seguir algumas dicas pode ajudar quem está começando no ramo.

Além disso, essas sugestões podem ser úteis para todos os tipos de empreendimentos, então vale a pena conferir:

1. Realize o planejamento inicial

Como toda grande ação de marketing ou de vendas, fazer uma promoção depende de um planejamento inicial. No começo, as ideias podem invadir a sua cabeça, mas querer colocar tudo em prática pode ser a receita para o desastre! Por isso, tenha uma boa organização no começo, nem que seja apenas para estabelecer as principais ideias e o que você deseja colocar em prática.

Além disso, o planejamento inicial também será essencial mais tarde, quando você precisar verificar os resultados da campanha. Assim, ele servirá como indicador de sucesso, e isso também é importante para a sua ação de vendas.

2. Defina o objetivo da promoção

Em seguida, para aprender como fazer uma promoção eficiente para a sua loja virtual, é importante definir o objetivo da promoção. Como comentamos acima, esse tipo de campanha pode servir para vários propósitos na sua loja. Seja atrair clientes, se desfazer de mercadorias ou divulgar mais o seu negócio, as metas são as mais variadas. E é exatamente por isso que você deve definir o seu foco principal!

Toda promoção tem um objetivo, e ele ajudará a elaborar as demais etapas de acordo com o que você está buscando. Por exemplo, se o seu objetivo é renovar os estoques, a sua promoção terá uma data de duração diferente. O mesmo vale para campanhas de divulgação ou mesmo uma ação para acompanhar os eventos mais importantes do calendário. Seja como for, é essencial ter o seu objetivo bem definido no começo de tudo.

3. Determine o tempo de duração

Metas traçadas, o próximo passo para aprender como fazer uma promoção é determinar o tempo de duração da sua campanha. Afinal de contas, não dá para fazer uma ação de vendas que dure para sempre. Por isso, ter um período bem definido é essencial.

Além de ajudar na sua organização, o tempo de duração também contribui para criar um senso de urgência inconsciente nos consumidores. Quanto mais exclusiva for a sua promoção, maiores as chances dos seus clientes se interessarem.

E, claro, com um prazo bem definido, será possível traçar outros planejamentos, como calendário de publicações e quais as peças publicitárias que farão parte da sua iniciativa. Todos os detalhes que fazem parte de uma promoção incrível surgem a partir das principais informações sobre a sua loja, incluindo o prazo de duração.

4. Analise o estoque e escolha os produtos

Uma promoção envolve muitas coisas, mas uma das mais importantes são… os produtos, claro! Eles são o foco principal da sua campanha, e compõem uma etapa importantíssima de como fazer uma promoção bem-sucedida. Por isso, analise com cuidado o seu estoque e escolha quais os produtos que farão parte da sua iniciativa de vendas.

Outros detalhes, como objetivo da promoção e tempo de duração, podem ajudar nessa etapa. Depois de ter traçado eles, ficará mais fácil avaliar o seu estoque e decidir o que entrará, ou não, em desconto. Por exemplo, a sua promoção pode ser focada em uma única categoria de roupas. Ou, ainda, ser uma promoção mais generalizada, mas, no caso, pode precisar de um estoque reforçado para atender as demandas.

Seja como for, ter atenção aos produtos disponíveis é essencial, pois divulgar uma promoção e não conseguir suprir as necessidades dos clientes pode trazer o efeito oposto ao desejado!

5. Aproveite as datas sazonais

Se estamos falando sobre como fazer uma promoção eficiente, não podemos deixar de mencionar as datas sazonais. Esses períodos acompanham épocas distintas no calendário, e marcam uma série de iniciativas no comércio. Por exemplo, a mudança de estações traz uma série de promoções nas lojas, que querem queimar o estoque e atualizar suas peças com as novas tendências.

Assim, o seu negócio virtual também pode seguir as datas sazonais, e aproveitar para criar uma campanha padrão, mas não menos eficiente. Além disso, é possível unir diferentes datas para criar uma campanha atrativa para o público. É o exemplo de dias comemorativos, como Natal ou dia das mães.

Quando o comércio estiver mais movimentado, ou em busca de produtos específicos, você pode usar a sua criatividade e criar uma promoção única para vender mais! Nesse caso, o calendário é um poderoso aliado.

6. Pense no cliente em primeiro lugar

De fato, aprender como fazer uma promoção é importante para os negócios, mas você nunca deve esquecer para quem você está fazendo isso. O seu cliente sempre deve vir em primeiro lugar, mesmo na hora de criar campanhas de desconto. Afinal, ele é o seu alvo, e se a iniciativa não interessá-lo, não terá valido de nada o esforço.

Por isso, sempre pense no seu cliente, como ele irá reagir à promoção e quais os possíveis cenários com o público. Além disso, mantenha em mente outros detalhes, como se os produtos no estoque poderão atender as demandas dos seus clientes, ou se são mercadorias atrativas.

Considerar o que o seu público irá falar sobre a campanha é uma boa forma de saber como fazer uma promoção com maiores chances de sucesso.

7. Crie um senso de urgência

O senso de urgência é um dos principais aliados das promoções. Isso porque os consumidores se interessam mais por aquilo que é exclusivo ou mais difícil de conseguir. Nesse caso, procure desenvolver esse sentimento na sua promoção.

Por exemplo, estipular um prazo reduzido de descontos, e criar peças de anúncio que transmitam isso, como “Últimos dias” ou “Até acabarem os estoques!”. Frases como essa são muito comuns no comércio, justamente por trazer o senso de urgência de compra do consumidor. Por outro lado, é sempre importante manter o devido equilíbrio na hora de fazer suas divulgações.

Situações muito urgentes ou exclusivas podem reduzir o interesse do cliente, que verá a campanha como muito restrita e difícil. Assim, é importante ter esse senso de urgência, mas com cuidado, para criar as aberturas necessárias para seus clientes se sentirem confortáveis.

8. Adote estratégias de divulgação

Por fim, não podemos ensinar como fazer uma promoção sem enfatizar a importância da divulgação. Até porque a propaganda é a alma do negócio!

Mesmo se você desenvolver a iniciativa mais incrível do mundo, se o seu público não ficar sabendo, não terá adiantado muita coisa. Por isso, inclua no seu planejamento estratégias interessantes de divulgação. Para iniciativas virtuais, isso é ainda mais fácil, pois você conta com as redes sociais como aliadas.

Dessa forma, é mais simples considerar alternativas como anúncios no Instagram ou posts no Facebook. Seja como for, não deixe de incluir isso no seu planejamento.

Exemplos de promoções de vendas

Agora, se você quer aprender como fazer uma promoção diferente, pode fugir do convencional e se inspirar em alguns exemplos. Temos o famoso “Leve 2, Pague 1”, ideal para chamar a atenção do cliente e acabar com o estoque da loja mais rapidamente.

Ou, ainda, os cupons de descontos, que podem ser uma opção interessante para lojas virtuais. Você pode disponibilizar códigos promocionais nas suas plataformas, e atrair o público com a possibilidade de ter descontos em suas compras. Inclusive, existem vários exemplos de promoções, como, por exemplo, descontos acumulativos ou com base na idade do consumidor.

Nos exemplos clássicos, sempre podemos contar com campanhas de troca de estação, que colocam descontos nas peças ultrapassadas da última moda. Dessa forma, você poderá renovar seu estoque, mas sem perder as vendas.

Para incentivar e fidelizar os clientes, sempre é possível aprender como fazer uma promoção progressiva, com maior data de validade, como reunir cupons e poder trocar por mercadorias. Existem diversas formas de colocar sua campanha em prática.

Tudo vai depender dos seus objetivos e das necessidades da sua loja virtual.

Como escolher o tipo de promoção ideal?

Como você viu, existem vários tipos de campanhas para criar, e aprender como fazer uma promoção bem-sucedida pode ser difícil no começo. Mas é importante não desanimar, e procurar dicas para escolher a promoção ideal.

Se for a sua primeira vez, busque ficar no seguro. Em outras palavras, escolha uma iniciativa mais convencional, para testar a resposta do seu público. Caso obtenha resultados positivos, você poderá escolher outros tipos de promoção mais inovadores, que combinem com o seu perfil.

No entanto, não se esqueça de acompanhar os indicadores, para ver se a sua estratégia está dando certo. E, claro, para escolher o melhor tipo de promoção para a sua loja virtual, sempre dá para contar com algumas ferramentas.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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