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O que é valor de marca e como utilizá-la para se aproximar das pessoas

Imagem ilustrativa de valor de marca

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O valor de marca é o valor que um produto obtém no tempo que está presente no mercado e tem relação com como as pessoas percebem a marca de uma maneira mais profunda e próxima a elas.

O valor de marca de uma empresa é um ponto fundamental que precisa ser acompanhado constantemente — independentemente do tamanho do negócio ou quanto tempo de mercado ele tem. Esse valor não tem a ver com resultados financeiros, é um pouco mais complexo que isso, mas, ao mesmo tempo é bem simples de entender.

Esse conceito tem relação com a gestão da marca, a percepção dela frente ao público, estratégias de marketing e diversas outras características importantes para o sucesso de um negócio. Neste post, nos aprofundaremos um pouco mais no assunto. Confira!

O que é valor de marca e para que ele serve?

De uma maneira bastante simples, é o valor que um produto conseguiu obter durante o tempo em que esteve no mercado. Ele é medido de acordo com a percepção dos usuários ou clientes da marca e pode ser positivo ou negativo.

Essa métrica tem a ver com a proposta de valor da empresa e com a experiência dos clientes com os itens que são oferecidos. O valor de marca, então, é um efeito diferenciador mais intangível que oferece vantagem competitiva e faz com que as pessoas prefiram o produto que você vende na sua loja no lugar de outros.

Por si só, as marcas são capazes de se converter nos ativos mais valiosos dentro de uma empresa — independentemente do tamanho dela. A um nível mundial, a Apple e o McDonald’s são exemplos de negócios que já alcançaram esse patamar. A nível nacional, é possível citar a Havaianas.

Por que calcular o valor de marca?

Uma das regras para conseguir medir o valor de marca é ao determinar um fator intangível. Ele pode ser a percepção ou a lembrança que os usuários e consumidores têm da empresa ou até mesmo de um produto. Isso só será possível ao fazer campanhas de marketing em diversos canais, como os mais tradicionais e os digitais.

Da mesma maneira, fornecer informação real e fidedigna sobre os produtos é indispensável — principalmente porque o público é cada vez menos emocional e mais racional. Além disso, com essa informação é possível capitalizar ainda mais o valor de marca na sua loja online, assim como já é feito pelas empresas maiores.

Por que o valor de marca é um diferencial competitivo?

O valor de marca se torna um diferencial competitivo porque com os seus benefícios é possível fazer a sua loja crescer ao mesmo tempo, em que você se torna uma referência no mercado e fica à frente dos concorrentes.

Além disso, as vantagens incluem:

  • a proteção de um produto contra imitações;
  • o estímulo a compras;
  • a fidelização de clientes;
  • a garantia de uma identidade única.

A marca em si é algo muito forte para uma empresa. O seu valor está relacionado a essa força que ela exerce no mercado e, consequentemente, no seu potencial de crescimento. Por isso, quando ela é bem trabalhada, ela se torna diferenciada.

Como fazer o cálculo?

Tão importante quanto saber o que é o valor de marca é saber como fazer o seu cálculo. Para isso, existem alguns indicadores que listamos a seguir.

Equidade de marca

O valor de marca pode ser facilmente determinado a partir de vários pontos. Entre eles, os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços ou mesmo com a introdução de novos itens.

Além disso, também é possível calcular com base nas sensações, pensamentos e hábitos dos consumidores em relação à marca. Antes de mais nada, porém, é preciso escolher uma via para determinar o caminho que a sua loja quer seguir para, a partir daí, calcular o valor da marca.

Intenção de investigação

De acordo com o objetivo da investigação sobre o valor da marca, é possível escolher entre três campos:

  • a extensão da marca, que é realizada quando as expectativas da loja contam com adições ou com um impacto muito grande do negócio;
  • o poder de mudança — nesse caso, a atitude do cliente a respeito das decisões da marca é considerada, que podem resultar em mudanças de nome, novas localizações de produtos e outros fatores;
  • o segmento, que é quando uma comparação com a concorrência é realizada.

Aqui, é preciso ter em mente que cada intenção de investigação pede por uma perspectiva diferente diante do estudo realizado.

Expectativas e experiências do cliente

Esse é o momento de observar, analisar e finalmente entender como as expectativas e experiências dos clientes são em relação à marca. Podem surgir questionamentos como:

  • O que eles esperam da sua loja?
  • O que você pode acrescentar ao valor da sua marca?
  • Quais são as sensações, memórias e sentimentos que os produtos estão gerando nos clientes?

Uma ótima maneira de captar esses feedbacks é por meio das redes sociais. Também vale usar canais mais próximos e diretos do seu público — até pesquisas de satisfação podem ser válidas nessa etapa.

Reconhecimento dos atributos da marca

Os seus esforços de marketing e publicidade são efetivos para o seu público? Além da experiência do público e do relacionamento com o cliente, é extremamente importante analisar também o alcance que as suas ações têm, além da associação de imagem e reconhecimento de marca.

É fundamental saber quão assertivos os seus esforços de divulgação são. Somente a partir disso é possível entender se é hora de fazer mais investimentos ou de ajustar alguma estratégia.

Diferenciação

Essa é uma medida para reconhecer a lealdade da marca juntamente com o valor dela. Por meio dessa métrica é possível saber qual o nível de confiança ela tem junto ao público e todo o seu potencial de mudança.

A impressão que o cliente tem sobre os aspectos de diferenciação é muito mais forte quando a experiência que envolve o produto é real. A publicidade, porém, também tem um papel importante nessa parte do processo.

Enfoques quantitativos e qualitativos

Essa é uma ótima estratégia para que você consiga entender a percepção que a sua marca tem frente a uma parcela de seus consumidores e de potenciais clientes. Com os grupos focais, é possível elaborar seu planejamento de branding mais detalhadamente e entender as expectativas para os seus próximos lançamentos.

Além disso, eles podem respaldar a análise de ROI. Dessa forma, é possível alcançar um número real e, depois disso, determinar o impacto de novos lançamentos da sua loja online.

Quais são as marcas mais valiosas do mundo?

De tanto mostrarem o seu valor para o mercado e para o público, algumas marcas alcançaram o status de mais valiosas do mundo. A seguir, você conhece algumas delas.

Apple

A Apple é um dos maiores exemplos de como o valor de marca pode fazer toda a diferença. Isso não é difícil de notar, visto a quantidade de pessoas que fazem filas nas portas das lojas quando a empresa faz o lançamento de um novo produto.

Aqui, o mais interessante é notar que em algumas vezes as especificações técnicas dos aparelhos nem sempre são melhores que as dos concorrentes. Mas, mesmo assim a Apple se consagrou no mercado e consegue manter essa posição porque oferece muitos diferenciais — como o seu próprio design e outras características.

Sem contar a sensação de pertencer a um grupo seleto de pessoas que sentimos ao adquirir um produto da marca.

Amazon

A Amazon é um dos exemplos de negócios que cresceram de maneira impressionante. Com um valor de marca que já é superior a 684 bilhões de dólares, superou o monopólio que a Apple e o Google detinham desde 2007. A partir daí, se estabeleceu como a instituição mais valiosa do mundo.

Desde que conquistou essa posição, bateu outro recorde e se estabeleceu como a primeira empresa a alcançar a marca de meio trilhão de dólares. Em seguida, a Apple aparece na segunda posição com 612 bilhões de dólares.

Google

Mais jovens do que as citadas acima, o Google foi criado no ano de 1998 e a sua popularidade se deu por conta dos serviços online que oferece. Em 2020, a marca alcançou um valor de mercado de 323 bilhões de dólares. O seu valor de marca, no entanto, ficou em 165 bilhões de dólares.

Já em 2021, a empresa foi considerada como uma das mais valiosas do mundo e, segundo o ranking Best Global Brands, atingiu a marca de 196 bilhões de dólares já no começo do ano. Depois que as ações dispararam em fevereiro, a marca ficou perto de se juntar à Apple e outras empresas ao atingir um valor de mercado próximo aos 2 trilhões de dólares.

Como aumentar o valor da marca?

Uma das maneiras mais simples e diretas de aumentar o valor da marca é estabelecer um propósito central e, depois disso, criar uma identidade memorável para o seu público. Por meio de campanhas de marketing e divulgação é possível comunicar claramente qual é o objetivo do seu negócio.

Além disso, existem outras estratégias que as grandes marcas colocam em prática. Entre elas, é possível citar:

  • a autenticidade, já que marcas valiosas aumentam o seu valor enquanto ganham a confiança da base de clientes;
  • uma comunicação ativa, já que empresas de sucesso respondem às reclamações e preocupações de maneira regular e com rapidez;
  • o oferecimento de uma experiência de marca, ou seja, estratégias personalizadas que diferenciam uma empresa da concorrência.

Por fim, outra boa estratégia é falar diretamente com audiências específicas. Isso porque marketing mais voltado para públicos de massa têm se mostrado ineficaz. É aquela velha história de querer falar com todas as pessoas e acabar não falando com nenhuma.

Conseguiu compreender o que é o valor de marca e a importância que ele tem para uma empresa? Com as estratégias corretas, a sua loja pode se destacar no mercado, se diferenciar de todos os seus concorrentes e ainda aumentar o faturamento — tudo isso com uma imagem forte e profissional!

Tão importante quanto o valor que um negócio tem é o registro dessa marca. Descubra como é possível fazê-lo da forma correta!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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