Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Instagram

Como fazer promoção no Instagram? Conheça 10 boas dicas para criar boas ofertas

Imagem ilustrativa de como fazer promoção no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como fazer promoção no Instagram? Construa uma boa audiência, defina prazos para as ofertas, produza conteúdo viral e outras estratégias são ações importantes para criar promoções.

Fazer uma promoção no Instagram não é uma estratégia nova na internet.

No entanto, não são todas as lojas que realmente sabem criar uma promoção que dê bons resultados e atraem uma audiência qualificada.

Você se identifica com este caso?

Neste artigo, você vai conferir o passo a passo para aprender como fazer promoção no Instagram, aumentar a visibilidade da sua marca na internet, é claro, fazer ainda mais vendas. Continue lendo!

Por que fazer promoções no Instagram?

Realizar promoções no Instagram pode ser bastante útil para aumentar o alcance do seu perfil e conseguir novos seguidores, a fim de que eles se tornem clientes da sua marca no futuro.

Essa é uma prática bastante comum e tem sido uma porta de entrada para o sucesso de inúmeras lojas virtuais. Veja outras vantagens:

  • Aumento do alcance. Criar uma promoção ajuda a atrair novas pessoas para o seu perfil, afinal os clientes tendem a conversar uns com os outros e indicar as marcas que elas gostam. Uma promoção pode ser uma excelente maneira de incentivar estas indicações;
  • Converter os seguidores em clientes. A promoção pode ser uma ferramenta para atrair novos seguidores para conhecerem a sua marca. No entanto, trabalhando bem os conteúdos do seu Instagram, é possível converter estes novos seguidores em clientes da sua loja;
  • Aumentar a visibilidade do perfil. Assim como o aumento do alcance, uma promoção também favorece a visibilidade da sua marca, tornando-a mais conhecida na internet;
  • Fortalecer a marca da sua loja. Além das posições anteriores, uma promoção também é uma excelente maneira de fortalecer a sua marca e contribuir para o seu branding;
  • Fidelizar os seus clientes. Por fim, uma das vantagens em criar promoções no seu perfil do Instagram, também é atrair pessoas que já compraram na sua loja anteriormente e fazer com que elas comprem novamente. Essa recorrência somada a um bom atendimento e qualidade dos produtos, ajudará a transformar os clientes em fãs da sua marca.

Como fazer promoção no Instagram?

Construa uma boa audiência

Imagine só criar uma promoção, mas não alcançar um número suficiente de pessoas, ou pior, perceber que ninguém está participando dela. Ruim, certo?

Um dos motivos disso pode ser a falta de uma audiência. Afinal de nada adianta criar a melhor promoção do mundo, se não há ninguém para participar dela?

Portanto, aqui vão algumas dicas para construir uma boa audiência no seu Instagram:

  • Publique com frequência. Não adianta querer construir uma audiência, se você publica por uma semana e depois para de postar por meses. Neste caso, o ideal é criar uma frequência que você consiga manter e se comprometer a postar nos dias propostos por você, criando conteúdo de qualidade e que faça sentido para o seu público. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado;
  • Use chamadas para ação nos seus posts. Isso significa que você pode incluir frases nos seus posts convidando as pessoas a engajarem com o seu perfil, seja comentando, curtindo, compartilhando, salvando ou enviando para algum amigo;
  • Aposte nos vídeos. O Instagram tem apostado nos formatos de vídeo e, por consequência, acaba impulsionando o alcance de perfis que gravam mais nesse formato. Portanto, aposte nos reels, vídeos, lives e stories sem medo.

Defina um prazo para a promoção

As regras da sua promoção devem ser bastante claras para que não haja dúvidas. Por isso, defina bem:

  • qual o prazo da promoção;
  • o que as pessoas devem fazer para ganhar;
  • quais são as condições de participação;
  • quais são os critérios;
  • se a promoção tiver como objetivo premiar uma pessoa, lembre-se de definir quando o sorteio será realizado, como será realizado, quando o vencedor será divulgado e como o prêmio será entregue.

Desta forma, você evita que as pessoas interpretem de forma diferente e a promoção acabe se tornando um tiro no pé, gerando confusão e uma situação desagradável com a sua audiência.

Faça conteúdos virais

Criar conteúdos virais é uma das formas de aumentar a sua audiência e atrair mais pessoas a participarem da sua promoção e, consequentemente, conhecerem a sua marca.

Veja algumas dicas para criar conteúdos virais:

  • Aposte em conteúdos que mexam com a emoção do público. Lembre-se que as pessoas compartilham um post quando se sentiram tocadas por ele de alguma forma. Pode ter sido por terem achado engraçado, fofo, bonito, emocionante, útil, inacreditável, provocativo, que a fez pensar ou inúmeras outras possibilidades. Portanto, pense em qual emoção que você deseja provocar no seu público;
  • Seja criativo. Evite copiar o conteúdo de outras pessoas e tentar ganhar os créditos em cima das ideias alheias. Observe o que o seu público gosta e tente criar posts que se conectem com eles e que faça sentido com a sua loja;
  • Aposte no storytelling. A maioria dos posts virais contam com elementos de storytelling, ou seja, são contados em formato de uma narrativa. Significa que o post deve contar uma história, a fim de prender a audiência do início ao fim;
  • Utilize o efeito chiclete. Você já deve ter sido pego pelo efeito chiclete pelo uma vez na sua vida. É só se lembrar de uma música de um comercial que você nunca mais esqueceu, o slogan de uma marca ou então um vídeo que você viu semana passada na internet e não para de rir sempre que lembra dele. A repetição de palavras ou expressões é uma das formas de criar o efeito chiclete, pois ajuda a prender a atenção do usuário e fazer com que ele se lembre do que foi dito com mais facilidade.

Por fim, não importa quais sejam as melhores dicas, o importante é sempre observar o que o seu público gosta de assistir e tentar conectar os seus conteúdos a isso, para chamar a atenção da audiência.

Busque parcerias

Buscar parcerias também é uma das maneiras de criar promoções de sucesso no Instagram, afinal ninguém começa já com uma audiência gigantesca.

Por isso, você pode contar com parceiros que têm uma audiência parecida com a sua e propor uma estratégia para aumentar o alcance da sua marca.

Mas antes de sair por aí propondo parceria à qualquer empresa, tenha isso em mente:

  • procure fechar parcerias com empresas que tenham o público parecido com o seu;
  • faça uma proposta que tenha ganhos para ambos os lados;
  • construa um relacionamento com a empresa antes de propor uma parceria;
  • planeje a parceria com calma, tomando o cuidado de pensar em todos os critérios e regras;
  • pense como os ganhos da parceria serão divididos.

Combine com outras estratégias

Nem só de promoção vive uma loja virtual, por isso planeje esta estratégia como parte do planejamento estratégico da sua marca e não como a única ação a ser realizada.

Afinal, apesar de todas as dicas, a sua promoção ainda pode não render os números que você tanto espera.

Por isso, pense em todas as possibilidades de divulgação da sua marca e venda dos seus produtos e evite criar promoções toda semana.

Promova o conteúdo de melhor performance

Um dos seus conteúdos performou melhor do que os outros? Então, faça um investimento nele e o promova para que mais pessoas sejam alcançadas na plataforma.

Desta forma, você não precisa se desesperar sem saber qual o melhor post para impulsionar no Instagram Ads, afinal você já teve uma prova orgânica de que aquele post deu certo.

A partir de agora, no entanto, você terá oportunidade de alcançar ainda mais visibilidade com um post que as pessoas já gostam, aumentando as chances de novas pessoas conhecerem a sua promoção e, é claro, a sua marca.

Experimente hashtags

Como você já deve saber, as hashtags (#) são utilizadas para categorizar os conteúdos dentro do Instagram e fazem com que pessoas que não seguem a sua marca, encontrem o seu conteúdo e conheçam o seu perfil.

Além do alcance, as hashtags também aumentam a visibilidade da sua marca, ajudam a promover maior engajamento e atraem novos seguidores para o seu Instagram.

Mas existem dicas que podem ajudar você a utilizá-las da forma correta e alcançar melhores resultados:

  • evite utilizar muitas hashtags ao mesmo tempo em uma mesma publicação, pois isso deixa o seu post poluído visualmente;
  • tenha coerência, evite utilizar uma hashtag somente porque ela está em alta;
  • use o buscador do instagram para saber quantos posts foram publicados com a hashtag que você deseja usar e saber se a hashtag faz sentido em ser usada ali;
  • observe o que a sua concorrência está usando;
  • crie uma hashtag própria da sua marca e incentive que os clientes e fãs da loja a utilizem.

Promova as postagens em outras redes sociais

Aproveite o Instagram Stories

Os stories podem ser utilizados para se conectar com a sua audiência, ou seja, aquelas pessoas que já são seguidoras do seu perfil no Instagram.

Lembre-se que muitas delas vieram por causa da sua promoção e, portanto, você pode (e deve) utilizar o Instagram para fazer com que elas permaneçam ali.

Por isso, você pode:

  • apresentar a história da sua marca e o porquê ela existe, bem como seus valores e propósito;
  • mostrar os bastidores da loja ou como os produtos são produzidos e comercializados;
  • demonstrar os produtos e mostrar o nível de qualidade deles;
  • interagir com os seus seguidores, por meio de conversas interativas, enquetes ou caixinhas de perguntas;
  • utilizar os recursos do Instagram, como músicas, quiz, figurinhas, sticks, etc.

Como mensurar os resultados das promoções?

Agora que você já pensou na sua promoção e em como divulgá-la, chegou a hora de saber se ela realmente deu certo. Por isso, é tão importante mensurar o resultado da sua promoção.

Mensurar é uma prática utilizada para analisar o desempenho de uma ação, campanha ou da sua empresa como um todo e, durante esta atividade, você vai observar se as metas determinadas lá no início foram atingidas lá no final. Deu para entender?

Veja as principais orientações para mensurar os resultados da sua promoção:

  • Defina as metas e objetivos da promoção. Se nenhum objetivo for traçado, então qualquer resultado está bom, certo? Portanto, planeje com cuidado qual é o objetivo dessa promoção e quais são as metas que você deseja alcançar;
  • Defina os indicadores. Quais são os dados que serão observados na análise? Como você vai analisar se a promoção deu certo ou deu errado?
  • Utilize ferramentas para analisar os dados. Pode ser o CRM da loja, o sistema que registra as transações realizadas ou até mesmo uma planilha de Excel. O importante é ter um local onde você poderá se debruçar para analisar os resultados da promoção;
  • Monitore os dados. Evite lançar uma promoção e observar os dados dela somente ao final. Durante a campanha, monitore os dados constantemente e observe se os números estão em crescimento ou declínio. Este pode ser um sinal para continuar investindo ou mudar toda a estranha na metade da promoção;
  • Elabore relatórios. Relatórios são excelentes para registrar as informações, apresentar para as equipes e deixar guardado para o futuro. Caso sejam criadas outras promoções, você terá um histórico que ajudará a guiar as novas campanhas e identificar o que deu certo e pode ser repetido e o que deu errado no passado.

E aí? Você está preparado para criar a próxima promoção da sua loja virtual?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.