Instagram

Como mudar o nome no Instagram? Entenda como alterar o nome de usuário da rede social

Imagem ilustrativa de como mudar o nome no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Ter um nome de usuário adequado no Instagram é fundamental para que as pessoas consigam encontrar o seu perfil de maneira rápida e eficiente. Descubra no texto como fazer para mudar o seu nome dentro da plataforma, seja pelo celular ou pelo PC.

Uma das redes sociais mais populares e utilizadas pelas pessoas – seja para uso pessoal ou profissional –, o Instagram, hoje, possui uma grande quantidade de usuários que, infelizmente, não conseguem utilizar o nome de usuário que gostariam (a famosa @).

De acordo com dados do relatório We Are Social: Digital in 2021, a rede social que compõe o grupo Meta (ex-Facebook), conta com quase 100 milhões de usuários apenas no Brasil. Logo, prestar atenção nesse espaço e nas pessoas que estão ali é fundamental.

Criado em 2010 para smartphones Apple, o Instagram era a rede queridinha das pessoas, principalmente àquelas que gostavam de editar suas fotos antes de publicá-las aos amigos. Com a extensão para o Android alguns anos depois, a plataforma foi se transformando cada vez mais, até se tornar no que conhecemos hoje.

Dentro do perfil de cada pessoa (ou marca), diversos itens são importantes para fazer com que a conta cresça no Instagram, como a foto de perfil, a bio e o nome de usuário. Para esse último, por exemplo, é possível mudá-lo sem precisar ter que criar uma nova conta e perder, assim, seus seguidores e curtidas nas publicações.

E é tudo muito simples: bastam alguns cliques para que a mudança seja feita. E se você se arrepender depois de um tempo, não tem problema, pois o processo é reversível – desde que a @ antiga esteja disponível.

Neste texto, nós vamos te explicar o passo a passo de como mudar o nome no Instagram. Mas antes, vamos entender um pouco melhor sobre o por que desse processo ser importante?

Acompanhe o texto e boa leitura!

Por que mudar o nome no Instagram pode ser importante?

Dentro do Instagram, existem dois tipos de nomes que você pode usar: o seu e o de usuário. Para entender a diferença, lembre-se sempre de que o seu nome de usuário é o que aparece em todas as suas publicações e o seu é aquele que é mostrado apenas em seu perfil ou em conversas privadas.

Também chamado de username (ou apenas user), o nome de usuário é o meio mais fácil que as pessoas vão encontrar você e o seu trabalho dentro do Instagram. Como ele é identificado pelo texto que acompanha a @, até para a divulgação do perfil o processo fica mais fácil, pois é exatamente por ele que as pessoas vão te procurar.

Com um user bem pensado, o seu perfil não só passa uma boa impressão, como também faz com que os seus clientes associem a sua marca ao seu ramo de atuação. Por exemplo: se você atua no ramo de sabonetes, seu nome no Instagram pode ser “@nomedamarcasabonetes”.

É importante ter em mente que, quanto mais curto for seu user, mais fácil as pessoas se lembram dele.

Quando é possível mudar o nome no Instagram?

Hoje em dia, o Instagram conta com milhares de perfis voltados ao lado corporativo de uma pessoa ou empresa. E por pessoa, não pense que estamos falando apenas dos digitais influencers, pois muitos microempreendedores também apostam na ferramenta para angariar público.

Por essa razão, pensar na sua @ antes de criá-la efetivamente pode ser de grande ajuda – mas a gente sabe que nem sempre querer é poder. E é por isso que muitas vezes as pessoas acabam adicionando pontos (.) ou underlines (_) aos seus users.

A parte boa disso tudo é que, mais pra frente, você pode mudar esse nome. Ao constatar que o user que você quer usar está disponível dentro da plataforma, você já pode mudar o seu para esse em questão.

Dessa forma, você terá um nome no Instagram adequado ao seu negócio e as pessoas podem ser incentivadas a interagir mais com as suas publicações, seja por meio de comentários, curtidas ou número de seguidores.

Como mudar o nome de usuário do Instagram?

Mudar o seu nome no Instagram é muito simples e extremamente fácil. Confira o passo a passo a seguir e aprenda:

Como mudar o nome no Instagram pelo celular

1) Abra o aplicativo e acesse seu perfil.

2) Depois, clique em “Editar perfil”.

Clique em Editar Perfil no Instagram

3) Coloque o novo nome de usuário que você quer usar – verifique se ele está validado para utilização.

Coloque novo nome de usuário no Instagram

4) Clique em “Confirmar” para salvar as alterações.

Como mudar o nome no Instagram pelo PC

1) Abra uma guia em seu navegador e acesse www.instagram.com.

2) Clique na sua foto de perfil e escolha a opção “Configurações”.

Clique em Configurações no Instagram

3) Digite o novo nome de usuário e aguarde a validação de disponibilidade para uso.

4) No final da página, clique em “Enviar” para salvar as alterações.

O que acontece com o nome anterior?

Quando uma pessoa deixa de usar um determinado nome de usuário, ele pode ser usado em qualquer outra conta – seja de uma pessoa ou bot. Diante disso, o próprio Instagram criou um recurso para evitar que os bots assumam um nome real e confundam os demais usuários da rede: bloquear nomes antigos durante 14 dias.

Dentro desse período, além da plataforma proteger as pessoas das ações dos robôs, ela também possibilita que, caso alguém tenha mudado seu user e tenha se arrependido, ele possa retornar à sua @ antiga sem problemas.

Além de criar conteúdo, já pensou em vender pelo Instagram?

Hoje em dia, muitas empresas, de diferentes portes, utilizam o Instagram para divulgar os seus serviços ou produtos. De uma lanchonete de bairro a um e-commerce que atende o Brasil inteiro, uma empresa precisa sempre se fazer presente na vida dos seus clientes.

Ao utilizar o Instagram como um meio de comunicação, muita coisa pode ser conquistada: novos seguidores, novos apoiadores da marca ou novos clientes – que é o mais importante para qualquer negócio. E facilitar o processo de compra às pessoas é algo essencial nos dias de hoje, e foi por isso que a Bagy nasceu.

Desenvolvida para que os pequenos negócios tenham um site profissional vinculado à sacolinha do Instagram, nossa plataforma possibilita que as vendas sejam feitas dentro do próprio app. Além do mais, se você vende em marketplaces, como Mercado Livre ou Shopee, nós gerenciamos todo o seu estoque automaticamente, uma vez que tudo está interligado.

Quer mais? A nossa empresa pensa tanto nos clientes que, diariamente, posta conteúdos sobre marketing digital – inclusive sobre Instagram. Aliás, você sabia que criar conteúdo relevante dentro dessa rede social é de suma importância para que as pessoas passem a considerar a comprar com você?

Para isso, ter uma frequência de postagens é praticamente uma regra para as contas comerciais, pois só assim elas serão conhecidas pelas pessoas. E para isso, a primeira postagem precisa existir.
Descubra neste texto como fazer para que a sua primeira postagem no Instagram comercial seja inesquecível!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.