Marketing

9 melhores app para editar fotos e profissionalizar as suas imagens

Conheça os melhores apps para editar fotos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os melhores app para editar trazem diversos tipos de recursos, como retoques em imagens, gerenciamento da galeria de fotos do seu celular, ajustes manuais e vários filtros, ideais para postar em redes sociais.

Há muito tempo que os melhores apps para editar fotos deixaram de ser apenas de uso profissional. Eles ganharam espaço no cotidiano e nos celulares de todo mundo que gosta de postar fotos, seja por diversão ou para divulgar algo.

Desde que as redes sociais viraram artigo de monetização para vida de muitas pessoas e de muitos comércios, as fotos bem feitas ganharam ainda mais importância.

As fotos bem editadas são motivo de maior engajamento no Instagram e Facebook, além de ter uma maior valorização do produto e da pessoa que nela esteja exposta.

Por que ter um bom editor de fotos

A utilização de boas imagens aliada a uma estratégia de marketing, alcança a sua persona e enriquece a experiência de quem visita a sua página.

Os elementos visuais precisam estar com qualidade para melhorar a escaneabilidade do algoritmo das plataformas, assim levando a publicação a se destacar em meio aos seus concorrentes.

Ou seja, não adianta ter um ótimo conteúdo e uma ótima estratégia, sem aliar isso à qualidade de imagem. Fotos embaçadas, escuras, pouco chamativas podem criar efeito contrário e passar impressão negativa, além de espantar os potenciais consumidores.

Agora que você começou a entender sobre a importância de passar suas fotos por um bom editor de imagem online antes de serem postadas, te daremos uma lista dos melhores apps para editar fotos.

Melhor app para editar de fotos: 9 opções incríveis

Adobe Photoshop Express

Essa é a versão mobile do Photoshop. Ele é um app mais leve, fácil e seguro de utilizar para quem está procurando formas de baixar o Photoshop grátis e se preocupa com a segurança do seu smartphone

Especialmente criado para dispositivos móveis, essa versão tem todos os recursos e ferramentas necessárias para a edição de imagens de forma profissional.

Ele tem a versão paga, mas oferece boas ferramentas gratuitamente tanto para iOS, quanto para Android.

Adobe Lightroom

Este é o editor de imagem online mais baixado nas lojas da Apple e no Play Store dos últimos tempos. De fácil utilização, sua versão gratuita ganhou muitos fãs, pois tem diversas ferramentas para deixar as fotos com cores incríveis.

Inclusive filtros prontos que é só copiar as configurações em um único clique e colar na foto que desejar.

O usuário para ter uma experiência ainda melhor com o visual oferecido pelo lightroom nas fotos, deverá usar as mesmas configurações nas imagens de sua linha editorial atual.

Você encontra o software para desktop (para computador) ou mobile (para celular), com design próprio em cada versão para uma melhor experiência do usuário.

O Adobe Lightroom tem a versão gratuita e a paga podendo ser plano anual ou mensal.

Canva

Muito popular, o Canva é uma plataforma gratuita e colaborativa que pode ajudar na promoção da sua marca de forma prática. Lançada em 2013, mais de 7 bilhões de designs já foram criados com a ferramenta, entre eles imagens, vídeos, animações, panfletos, cartazes, cartões de visita e muito mais.

Também é possível criar logotipos, convites, infográficos e apresentações, assim como tornar mídias clicáveis, direcionando o tráfego para a página que quiser.

O Canva ainda disponibiliza uma gama de modelos prontos de fotos, currículos, ícones, propostas comerciais e diversos outros templates.

Ele pode ser utilizado gratuitamente ou com planos pagos, através do navegador ou aplicativos disponíveis para MAC, Windows, Android e iOS.

Por ser muito intuitivo, o Canva pode ser utilizado por pessoas que não possuem grande familiaridade com edição visual, simplificando a criação de logos, remoção de backgrounds, inserção de marcas d’água e outras funcionalidades básicas.

E se você trabalha em equipe, é possível usar a plataforma em conjunto, ou seja, você pode criar artes colaborativas de forma rápida e prática.

VSCO

Ele é um aplicativo de edição de imagens gratuito, mas que se você precisar usar itens mais específicos, pode pagar por isso. A versão totalmente gratuita não afeta em nada a qualidade do seu serviço ao público. 

Além dele ser uma ferramenta de manuseio super fácil, ele conta com a vantagem de editar fotos e também vídeos, e de ter filtros pré determinados que você só precisa escolher, copiar nas configurações e colar na foto que quer editar.

Disponível para Android e iOS.

Pixlr

Um app considerado pelos seus usuários, de uso extremamente fácil. Mesmo porque eles disponibilizam tutoriais ensinando tudo nele. Então até os inciantes em utilização de app para edição de fotos, vão gostar dele.

Os recursos do Pixlr são bem parecidos com o do Adobe PhotoShop, com a diferença que para utilizar esse, a pessoa não precisa fazer download do programa em si. Basta realizar um cadastro.

A utilização do software no computador só pode acontecer quando o Adobe Flash Player estiver instalado.

As funcionalidades básicas do aplicativo são suficientes para uma edição de bastante qualidade, mas se mesmo assim você quiser ou achar que tem necessidade de ter ainda mais atributos, pode assinar a versão Pró.

As duas versões estão disponíveis tanto para android quanto para iOS.

UNUM

O UNUM é um editor de textos bem específico, voltado para fotos para redes sociais, seus atributos vão além de editar imagens. Ele organiza a posição das fotos no seu Instagram antes de você fazer a postagem, conseguindo pré-visualizar o seu feed.

Uma das maiores vantagens de ter um editor de fotos online que também organiza as publicações antes de serem postadas, é que você pode escolher deixar o feed com o mesmo tom nas fotos.

Além dele ter dezenas de filtros, bordas e opção de redimensionamento, tem também diversos templates para stories e várias fontes super modernas.

O app é gratuito, no entanto só está disponível para iOS.

Fotor Photo Editor

Este editor de fotos online é uma ferramenta profissional e fácil de utilização que qualquer amador consegue deixar as fotos lindas sem nenhuma dificuldade. 

Ele conta com recursos poderosos para edição de fotos, design gráfico, colagem de fotos, combinados com efeitos fotográficos profissionais, modelos de design criativo e recursos de design avançado.

Além das ferramentas básicas de edição de fotos, ele oferece recursos mais avançados. Ferramentas essas, que atendem a todos os requisitos que um usuário exigente espera de um bom app de edição de fotos.

Você também pode personalizar os modelos de design, ajustar o texto, etc. Os modelos são atualizados semanalmente no app.

Se você quiser desbloquear todas as ferramentas para o uso mais avançado de efeitos e recursos, precisará comprar a edição Pro do app que é cobrada mensal ou anualmente.

O Fotor está disponível apenas para aparelhos com sistema Android.

Snapseed

Este é um aplicativo gratuito muito popular de edição de fotos. Ele foi desenvolvido pela Google e traz diversas ferramentas de edição de imagem que podem ser usadas por fotógrafos profissionais e amadores. 

O aplicativo abre arquivos em JPG e RAW, salve sem destruir o arquivo e você pode exportar a foto editada como JPG.

Entre muitas ferramentas disponíveis, está a de poder salvar sua aparência pessoal editada de uma foto e poder utilizá-la em novas fotos depois.

As fotos podem ser cortadas em tamanhos padrões das redes sociais ou livremente, ainda com a opção de inclinar ou endireitar a foto em até 90°.

Você pode ajustar o branco, a saturação, contraste e tudo mais na foto. O Snapseed ainda assim permite que você escolha até oito pontos na foto para determinar automaticamente os ajustes, é só clicar neles e o app faz o resto como um passe de mágica.

Sabe aquela pessoa que entrou sem querer na foto ou algum objeto que você não queria que aparecesse ali? Pois bem, com este aplicativo você pode apagar os itens que não quer.

Ainda falando sobre os atributos do Snapseed, textos podem ser adicionados na foto com tamanho, fonte, cor e edição desejada pelo usuário do app.

As pessoas ficam encantadas com o efeito suave no plano de fundo das fotos feitas com fotográfo profissional. E o que temos a te dizer, é que esse aplicativo pode adicionar este efeito nas suas fotos.

O Snapseed está disponível para Android e também para iOS na versão gratuita e na versão paga.

PicsArt

O PicsArt já atingiu a marca de mais de 500 milhões de downloads. Com isso, ele é considerado um dos mais famosos app de edição de fotos. E o motivo de seu sucesso é o grande número de opções que o app possui de personalização de imagens.

Ele possui um recurso de câmera embutido e uma rede social própria para compartilhar fotos. E não somente edita imagens, como também possibilita que o usuário crie diversos efeitos por meio dos filtros variados.

Este app de edição de fotos é bem conhecido entre os criadores de conteúdo por estar sempre atualizado com os efeitos que estão em alta nas redes sociais.

O PicsArt tem a versão gratuita e tem a assinatura do plano Gold que te dá acesso a conteúdos exclusivos o tempo todo.

Landscape

Os Criadores de Conteúdos para redes sociais amam esse editor de fotos online, e ele acabou caindo no gosto de quem gosta de postar apenas imagens pessoais com qualidade também.

Cada plataforma como Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, Pinterest e LinkedIn têm seu próprio tamanho e especificações de imagem ou vídeo. Para garantir a qualidade da sua foto em cada rede social desta, é interessante que você poste com as especificações corretas de cada uma delas.

Neste caso, o Landscape é o programa perfeito para você, por se tratar de um app criado especificamente para otimizar os uploads para cada rede social.

Como funciona: você acessa o site da ferramenta, faz o Upload da imagem que deseja, e escolhe em qual rede social vai postar. Prontinho! Agora é só salvar em uma pasta ou na sua galeria e usar quando quiser. Ele ainda permite que você salve várias fotos num arquivo .zip.

Ele é um app pago, mas que te dá 30 dias para teste gratuito, e está disponível para iOS e Android.

Como escolher o melhor editor de imagem online

Como pudemos ver, as opções são muitas e com uma gama enorme de variação de detalhes entre eles. Dos gratuitos aos pagos, dos mais completos aos mais básicos, todos tem seus atributos.

Para escolher o seu melhor app para editar fotos, tenha em mente o seu objetivo antes de fazer o investimento. Se você monetiza as suas redes sociais, por exemplo, é interessante que escolha uma ferramenta mais completa e aprenda a usar todas as suas opções de melhoramentos de imagem.

Aprenda mais sobre como postar foto no Instagram e crie um feed incrível!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!