Marketing

Banco de imagens gratuito: 11 sites para ajudar você na composição das suas imagens

Imagem ilustrativa de banco de imagens gratuito

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Em uma estratégia de conteúdo, é fundamental que você pense nos materiais visuais e como isso pode atrair mais clientes para o seu negócio. Um bom empreendedor vai conseguir juntar essa necessidade com a praticidade que a internet oferece e conhecer bancos de imagens gratuitos pode ser muito interessante.

Pensar em imagens para a sua loja virtual não é uma tarefa tão simples, não é mesmo? Mas a boa notícia é que você não precisa nem mesmo fazer grandes investimentos para ter conteúdos de qualidade para o seu negócio. Afinal, um bom empreendedor está sempre em busca de alternativas que ajudem a potencializar o seu negócio, certo? Então você precisa conhecer os principais bancos de imagens gratuitos!

Já imaginou ter um padrão de foto, contar com uma variedade de opções e tornar as suas estratégias de comunicação ainda mais completas? E o melhor de tudo: sem precisar pagar nada? Um dos grandes benefícios da transformação digital está justamente no acesso aos recursos mais inesperados, até mesmo imagens de altíssima qualidade disponibilizadas de forma gratuita.

Mas quais são as opções no mercado para você ter fotos de graça? Existem diferenças entre esses bancos de imagens gratuitos? Por que escolher por um e não por outro? E, mais importante, como esses conteúdos visuais podem ser aplicados ao seu negócio? O que acha de tirar todas essas dúvidas? Continue a leitura deste artigo para conhecer as melhores opções de bancos de imagem para você!

Qual é a importância de investir em conteúdos visuais?

Antes de conhecer os principais bancos de imagens gratuitos, é importante entender os motivos para investir em conteúdos visuais, não é mesmo? Em resumo, eles são excelentes componentes para a estruturação de uma estratégia de vendas mais completa. O seu texto pode ser ótimo, mas é a escolha da imagem certa que pode ajudar a conseguir mais conversões para o seu negócio.

Não à toa, dados da HubSpot mostram que 70% das companhias investem em marketing de conteúdo e os conteúdos visuais fazem parte desse número. Qual é a razão para tanto investimento? Outro estudo, da Brain Rules, mostra que as chances de um consumidor lembrar de uma informação visual é de 65%, já com conteúdos apenas em texto, essa porcentagem é reduzida para 10%.

Esses são apenas alguns exemplos de como os conteúdos visuais podem enriquecer bastante o desempenho do seu negócio. Ótimos produtos, preços que sejam competitivos, atendimento de qualidade, enfim, tudo isso é bastante relevante, mas o primeiro contato do consumidor também é fundamental. E isso passa pela escolha de imagens que reflitam a mensagem que você deseja transmitir.

Quais são os 11 melhores bancos de imagens gratuitos?

Agora que você já sabe como os conteúdos visuais são fundamentais para que o seu negócio prospere no ambiente digital, o que acha de conhecer quais são as melhores opções de bancos de imagens gratuitos para você e a sua equipe utilizarem diariamente? Confira a nossa lista e faça a sua escolha!

Pexels

Uma das plataformas de imagens gratuitas mais populares é a Pexels, que disponibiliza conteúdos para os mais variados objetivos. Inclusive permite que o usuário que fez o download possa fazer também edições e distribua o conteúdo alterado. A única política restritiva da plataforma está no uso das fotos com propósitos ofensivos, racistas ou que difamem outras pessoas.

Pontos positivos:

  • Não é preciso nem mesmo fazer cadastro para baixar imagens;
  • Base de imagens muito profunda e diferenciada;
  • Pouca burocracia para utilizar as imagens.

Pontos de atenção:

  • Algumas imagens não têm qualidade tão elevada.

Freepik

Outra opção para você conferir várias fotos de altíssima qualidade é o Freepik. Basta acessar o site e procurar por palavras-chave específicas. Pronto, você já vai ter o acesso ao arquivo para download. Gostou? Clique na imagem e confira o tipo de licença, autoria e qual é o site de procedência. Agora é só deixar todas as referências certas e já pode utilizar a imagem nas suas estratégias de comunicação.

Pontos positivos:

  • Interface muito simples de ser utilizada e muito intuitiva;
  • Recurso para filtrar imagens pelas mais populares no momento.

Pontos de atenção:

  • Nem todos os conteúdos disponibilizados ali são gratuitos;
  • Tem um limite mensal de downloads por usuários.

StockSnap.io

O grande diferencial do StockSnap.io está na sua ferramenta nativa para edição das imagens. Ou seja, além de contar com uma variedade de opções gratuitas de imagens, você consegue otimizar o seu trabalho com retoques e pequenas mudanças sem muita dificuldade. Além das buscas por palavra-chave, você pode realizar pesquisas a partir de subcategorias, ajudando a melhorar o resultado da sua pesquisa.

Pontos positivos:

  • Milhares de fotos gratuitas livres de restrições adicionadas diariamente;
  • Ferramenta nativa para edição das imagens antes do download.

Pontos de atenção:

  • O site só conta com uma versão em inglês;
  • O editor de imagens pode ser um pouco complexo.

Burst

O Burst também pode ser considerado na sua lista de opções de bancos de imagens gratuitos, especialmente por conta com uma aba inteira dedicada aos empreendedores que sempre estão buscando por referências. Ao clicar na aba “Business Ideas”, você confere exemplos de imagens e composições que resultaram em bons números e pode se inspirar para transformar o seu negócio.

Pontos positivos:

  • Menu de buscas é bastante preciso e detalhado;
  • Solução para que você se inspire em referências de sucesso.

Pontos de atenção:

  • A plataforma só conta com uma versão em inglês.

Pixabay

Outra opção que se destaca entre os bancos de imagens gratuitos é o Pixabay. O interessante nessa plataforma é que você consegue baixar não apenas as suas imagens, mas também ilustrações, vídeos e elementos para edição de imagem. Todos os conteúdos disponíveis ali são livres, o que facilita a sua busca, além de permitir que você faça downloads ilimitados a partir do momento que tem um cadastro.

Pontos positivos:

  • Variedade de formatos de conteúdos visuais disponíveis para download;
  • Pesquisa com filtros bastante específicos.

Pontos de atenção:

  • Exige cadastro para download de imagens em alta qualidade;
  • A ferramenta de pesquisas é ampla, mas um pouco confusa.

Rawpixel

O Rawpixel é um banco de imagens gratuito muito conhecido, especialmente por ser um distribuidor de conteúdos para outras plataformas. Ou seja, você pode conferir imagens muito populares em apenas um único lugar. O acervo é bastante amplo e você também pode fazer download de ilustrações e vetores. Para quem se interessar por outros conteúdos, ainda conta com o recurso premium.

Pontos positivos:

  • Conta com um dos acervos mais completos do mercado;
  • Oferece uma variedade de formatos de conteúdo.

Pontos de atenção:

  • Algumas fotos em alta qualidade são restritas para usuários premium.

Depositphotos

Quando se pensa em bancos de imagens gratuitos, um dos mais populares, sem dúvidas, é o Depositphotos. Além de imagens, você pode fazer o download de músicas e vídeos também. Apesar da sua enorme base de conteúdos, as opções gratuitas são um pouco limitadas, o que significa uma certa dificuldade para encontrar exatamente o que você procura sem precisar assinar os planos pagos.

Pontos positivos:

  • Tem uma base de imagens muito ampla;
  • Conta com sistema de atualização semanal dos arquivos gratuitos.

Pontos de atenção:

  • Coleção de arquivos gratuitos deixa um pouco a desejar;
  • Os melhores recursos de busca são disponíveis apenas para usuários premium.

Morguefile

Apesar de ter um layout um pouco mais complexo de ser decifrado, o Morguefile é uma das plataformas mais completas por oferecer conteúdos visuais dos mais diferentes tamanhos e assuntos. A ideia da plataforma é facilitar a busca por imagens de qualidade, então a sua solução de pesquisa acaba sendo um diferencial dessa opção de banco de imagem.

Pontos positivos:

  • Variedade de temas em seus conteúdos visuais gratuitos;
  • Plataforma colaborativa com vários conteúdos adicionados regularmente.

Pontos de atenção:

  • Layout é um pouco complexo.

9. Libreshot

Quer praticidade na hora de encontrar as imagens gratuitas? Então você precisa conhecer o Libreshot, que oferece uma biblioteca enorme para os seus usuários sem exigir nem mesmo um login básico. A agilidade que você ganha com essa ferramenta é enorme, especialmente pelas atualizações semanais dentro da plataforma e pelo download gratuito sem marcas d’água.

Pontos positivos:

  • Possibilidade de download sem nem mesmo exigir login;
  • Download de imagens em alta qualidade e sem marca d’água.

Pontos de atenção:

  • Site conta apenas com uma versão em inglês.

10. Flickr

Se o que você está procurando é volume, a solução ideal é o Flickr, que conta com mais de 13 bilhões de conteúdos visuais disponíveis. A plataforma também é muito intuitiva e simples de ser utilizada, mas é preciso ter mais atenção em relação aos créditos. Outro ponto interessante é a possibilidade de troca e networking com os fotógrafos, construindo uma verdadeira comunidade online.

Pontos positivos:

  • Ferramenta de busca é muito prática e eficiente para o seu dia a dia;
  • Tem uma categoria específica para quem quer fazer downloads gratuitos.

Pontos de atenção:

  • A plataforma tem uma política muito rígida para o uso de imagens com fins comerciais;
  • As informações de crédito e licença são confusas.

11. Iso Republic

Mais um banco de imagens gratuito que não oferece muita burocracia para os seus usuários é o Iso Republic. A proposta dessa plataforma é facilitar a busca por imagens de alta qualidade e é exatamente isso que ela entrega. Com apenas alguns cliques você consegue fazer o download de fotos sem precisar nem mesmo de um cadastro no site.

Pontos positivos:

  • Praticidade ao fazer downloads sem precisar de um login na plataforma;
  • Também não é preciso se preocupar com os créditos das imagens.

Pontos de atenção:

  • Conteúdos apenas em inglês, o que pode dificultar as suas buscas;
  • As categorias de pesquisa não são tão variadas.

Quais são as possíveis aplicações dos conteúdos visuais para o seu negócio?

Que tal um exemplo prático para entender melhor esse conceito? Imagine que você tem um e-commerce de plantas, tudo bem? Na hora de fazer a descrição dos seus produtos no site, por exemplo, é fundamental que essas imagens ilustrativas sejam, de fato, dos produtos que você tem para vender. O que reforça como a produção dessas fotos pode ser importante, mas esse é um outro assunto.

Voltando para o exemplo, você nem sempre vai ter todas as imagens que quer ao alcance da sua câmera, certo? Para ilustrar o site e construir um conceito que se encaixe aos objetivos e propósitos da sua marca, por exemplo. Outra aplicação muito comum é na criação da logo da sua empresa, utilizando elementos, como árvores e natureza, que ajudem a ilustrar a mensagem maior do seu negócio.

Além disso, os conteúdos visuais são muito úteis para as suas estratégias nas redes sociais. Por mais que seja sempre interessante publicar conteúdos feitos de forma interna, também é legal ter publicações com um tom mais institucional e profissional. E é nesse momento que entram as fotos dos bancos de imagens gratuitos, ajudando a ilustrar os seus conteúdos e tornando cada vez mais atrativos.

Conhecer os muitos bancos de imagens gratuito é apenas mais um exemplo de como os empreendedores devem sempre procurar por soluções que ajudem a potencializar os seus negócios. E o mais importante: mostramos ao longo deste artigo que não é preciso investir muito para ter bons resultados, não é mesmo?

Mas para que o seu trabalho realmente fique completo e profissional, não basta encontrar as melhores fotos nos bancos de imagens gratuitos, certo? A edição também é importante se o que você quer é proporcionar uma experiência mais completa para os seus clientes em potencial. O que acha, então, de ficar por dentro dos melhores apps para editar fotos e profissionalizar as suas imagens?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.