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Dia do cliente: 12 dicas de sucesso para seu negócio + 3 frases para te ajudar

Conheça estratégias para o dia do cliente

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Dia do Cliente é uma data importantíssima para estreitar as relações com os consumidores, mas é preciso fazer do jeito. Neste artigo vamos explicar algumas das melhores estratégias para fidelizar e encantar ainda mais os seus clientes!

O calendário comercial é um excelente mapa para que lojistas e empreendedores fiquem por dentro das épocas mais importantes do ano e saibam se programar para fazer mais por seus clientes, não é mesmo? Mas tem uma data em especial que merece mais atenção: o Dia do Cliente. Ainda não sabe o que fazer para se aproximar do seu público nessa data? Sem problemas, estamos aqui para ajudar você nesse desafio!

Continue a leitura deste artigo e confira várias dicas que podem fortalecer as suas estratégias no Dia do Cliente!

Qual a importância do Dia do Cliente?

As datas comemorativas são muito importantes para qualquer comércio, mas o Dia do Cliente tem algumas particularidades. Para começar, é uma das formas de aumentar a fidelização dos clientes e construir uma relação ainda mais próxima com eles. Mais do que isso, é uma oportunidade para entender quais são os produtos que os consumidores mais gostam e como o seu negócio pode melhorar para proporcionar uma experiência ainda melhor.

12 dicas para o Dia do Cliente ser um sucesso no seu negócio

Mas, afinal, quais são as ações para o Dia do Cliente que podem ser exploradas pela sua loja? Separamos algumas dicas para ajudar nesse desafio e potencializar os seus resultados. Confira!

Faça sorteios

Óbvio que a ideia é explorar essa data para vender mais, certo? Mas é preciso fazer com que o cliente se sinta beneficiado naquele dia e nada melhor do que fazer um sorteio com prêmios relevantes para quem comprar uma certa quantia na sua loja. Para um e-commerce de roupas, por que não oferecer um vale compras para quem comprar acima de um determinado valor e for sorteado?

O objetivo é estimular a compra e, em troca, oferecer algo de valor para o cliente, que ele realmente possa se interessar. Dependendo do faturamento da sua loja ou do orçamento disponível para a ação, pode ser ainda mais legal oferecer prêmios mais valiosos, como um smartphone ou algum acessório tecnológico que faça sentido para a sua persona.

Dessa forma, além de estimular o maior volume de compras na sua loja no Dia do Cliente, você consegue estreitar os laços com o seu público. O engajamento a partir do sorteio se torna muito maior e, mais importante, o cliente se sente valorizado de alguma forma. Afinal, é uma data comemorativa para ele e é preciso perceber algumas vantagens além de uma promoção ou desconto maior.

Mas lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é mesmo? Por isso, é muito importante entender quem está do outro lado e oferecer um sorteio realmente atrativo. Um equipamento pode ser interessante para você, mas será que soluciona as dores do cliente? Por que não oferecer um complemento ao produto que ele comprou? Em uma loja de plantas, por exemplo, o item sorteado pode ser um vaso.

Ofereça frete grátis

Dependendo do perfil do seu público e até mesmo da logística que você definiu na sua loja, outro tipo de estratégia interessante para o Dia do Cliente é oferecer o frete grátis. Imagine que a sua loja ainda é pequena e não tem uma margem de lucro tão significativa para conseguir oferecer a entrega gratuita na maioria das compras realizadas no seu e-commerce, certo?

Mas como se trata de uma data especial e o momento é de aproximação na relação com os clientes, oferecer o frete grátis pode acabar se tornando um benefício para a sua loja. Primeiro, mostra um compromisso do seu negócio com as vontades dos consumidores, que passam a valorizar ainda mais a sua marca, enquanto você pode, por exemplo, aumentar o seu ticket médio.

Como fazer isso? Antes de mais nada, é preciso calcular bem quais são os seus gastos e qual é a sua margem. Depois, você vai ter dados e números para validar o valor ideal para oferecer o frete grátis. Se o ticket médio da sua loja é de R$ 150,00, ofereça a entrega gratuita para todos os clientes que gastarem o dobro. Isso vai estimular o maior número de compras e pode não prejudicar as suas finanças.

Lógico que se trata apenas de um exemplo e é preciso entender quais são os números exatos para o seu negócio. Isso vai depender do seu faturamento, da sua margem de lucro e até mesmo dos contratos que você tem com os fornecedores. A partir da análise dessas informações, você pode definir exatamente qual é o critério ideal para oferecer frete grátis, satisfazer o cliente e melhorar seus resultados.

Lance novos produtos

Por que não tornar o Dia do Cliente ainda mais especial e fazer algo que apenas o seu negócio pode fazer? Afinal, o frete grátis é interessante, mas será que os seus concorrentes também não utilizaram essa estratégia? Uma dica, então, pode ser separar a data para o lançamento de novos produtos. Mas também é necessário fazer um estudo antes dessa ação.

A primeira etapa consiste em entender quais são as demandas e necessidades da sua persona. Isso mesmo, esse trabalho precisa ser constante para achar as melhores estratégias para essa data. Em uma loja de roupas, você percebeu que muitos dos comentários no Instagram eram voltados para a cobrança por vestuário destinado ao verão. Por que não aproveitar a proximidade com a estação e lançar peças novas para esse propósito?

Ainda mais interessante pode ser a estratégia utilizada anteriormente, construindo uma comunicação bastante próxima e focada em despertar o interesse de mais e mais clientes. Fazendo mistério, divulgando alguns itens apenas, enfim, é possível criar toda uma atmosfera para que o cliente sinta que aquela sua demanda foi realmente atendida e nada melhor do que o Dia do Cliente para fazer isso, certo?

A boa notícia é que as estratégias para construir esses laços podem ser as mais variadas, construindo um planejamento voltado para essa data. Se a interação com seus clientes for realmente elevada, por que não criar uma landing page para que um número limitado de clientes se inscreva, deixe feedbacks para a sua loja e, em troca, receba prioridade na hora de comprar os novos lançamentos da sua loja?

Engaje com os clientes

O engajamento já é necessário em qualquer situação, mas se torna ainda mais importante quando se fala em uma data especial como o Dia do Cliente. Mesmo que seja difícil comentar e ficar de olho o tempo inteiro no que está sendo publicado, nos principais comentários ou principais mensagens nas redes sociais, a data pode servir como um incentivo para criar mais interações nos seus canais de comunicação.

Para começar, você pode enviar uma mensagem parabenizando os seus clientes de forma individual. Pode ser o primeiro contato para, depois, oferecer alguma condição especial, por exemplo. A ideia é realmente se aproximar do público e construir uma relação mais próxima e saudável com todos eles, garantindo que realmente se sintam valorizados naquela data.

Promova concursos

Por falar em engajamento, poucas coisas são tão eficientes quanto a criação de concursos. Isso mesmo, criar uma espécie de competição para que os clientes se sintam estimulados a realizarem alguma ação. Para uma loja de roupas, isso pode ser uma ideia para que os seguidores na sua página no Instagram, por exemplo, mostrem os seus looks com as peças da sua marca.

Em uma loja de velas, por que não pedir para que os clientes mostrem como decoram os seus ambientes com as velas? Faça uma seleção dessas imagens e crie um post para que outros seguidores e clientes deixem suas opiniões e avaliações. Quem tiver mais curtidas pode ganhar algum desconto. São atitudes simples, mas que podem criar um diferencial na relação com os seguidores.

Sem precisar investir muito dinheiro, você consegue criar uma dinâmica simples e prática. Os consumidores se engajam de forma natural, são recompensados e até quem não está participando diretamente do concurso se sente estimulado a deixar a sua opinião. Os resultados obtidos podem ser excelentes para a sua marca, gerando benefícios para muito além do Dia do Cliente.

Organize seu estoque

Nenhuma das ações vai funcionar sem uma organização do seu estoque. Mas você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o Dia do Cliente? Tudo, já que é com planejamento que você pode definir as melhores estratégias para se comunicar com a sua audiência. Por que não criar promoções que ajudem a se organizar internamente, com peças que estejam acumulando no estoque, por exemplo?

Afinal, tem dia melhor para fazer uma queima de estoque do que no Dia do Cliente? Reúna as peças ou produtos que mais fazem sentido para o seu público, mas que não têm saído tanto. Pronto, agora você pode criar uma promoção para os consumidores e, de quebra, ainda se organizar. É uma oportunidade excelente e que não vai gerar muitos custos extras para você.

Recompense a fidelização do cliente

Mas o Dia do Cliente não pode ser destinado apenas para aqueles que não compraram na sua loja ainda. É preciso recompensar a fidelização e nada melhor do que criar campanhas e descontos exclusivos para os seus clientes mais fiéis. Essa é uma ação que nem precisa ser divulgada externamente, o mais relevante é estreitar a relação com o seu público mais próximo.

Faça uma conferência na sua plataforma de e-commerce para entender quais são os clientes que mais compram com você. Analise o perfil de cada um, como os produtos ou até mesmo o ticket médio deles. Em seguida, você pode oferecer um desconto bastante personalizado para ele, enviando esse comunicado por um canal privado e fazendo a relação se tornar ainda mais próxima com quem compra regularmente na sua loja.

Crie uma campanha para o Dia do Cliente

Por mais que algumas das ações possam ser feitas de forma individual, também é preciso mostrar para os outros consumidores como a sua loja valoriza o Dia do Cliente. Crie uma campanha para a data e divulgue nas suas redes sociais, por exemplo. Não precisa ser exatamente sobre os descontos, sorteios ou ofertas, mas também uma forma de reconhecimento e agradecimento para os clientes.

Ofereça descontos especiais

Lembra que mais acima falamos sobre a importância de entender as condições do seu negócio para saber o que pode ser oferecido aos clientes? Exato, o mesmo vale ao pensar em descontos especiais a serem oferecidos no Dia do Cliente. Faça uma análise sobre quais preços podem ser trabalhados e se aproxime dos clientes com ofertas diferentes do que a sua loja habitualmente oferece.

Distribua brindes e/ou amostras grátis

Quem não gosta de receber mimos, não é mesmo? E poucas coisas são tão baratas e eficientes quanto brindes e/ou amostras grátis. Para uma loja de velas, já imaginou enviar em todas as compras feitas na semana do Dia do Cliente uma amostra grátis de novas essências que a sua loja vai começar a vender. Além de agradar o consumidor, é uma maneira de mostrar mais sobre o seu portfólio.

Além do brinde e/ou amostra grátis, também é legal enviar um bilhete ou uma mensagem especial para cada comprador. Pode parecer bobeira, mas se trata de uma ação simpática e que funciona como uma maneira de humanizar o atendimento. Se a mensagem for escrita a mão, fica ainda mais original e interessante, o que pode ajudar também na divulgação orgânica nas redes sociais, por exemplo.

Invista em um bom atendimento

Outro aspecto fundamental para tornar o Dia do Cliente ainda mais especial é a qualidade do atendimento. Isso não significa que não é preciso ter atenção todos os dias, mas apenas um foco extra para uma data tão importante. Permita que o cliente tire suas dúvidas com um suporte ainda mais caprichado para que ele tenha a melhor experiência possível dentro da sua loja.

Isso garante não apenas a satisfação na hora de fazer uma compra, mas também fortalece a reputação da sua loja e aumenta a chance de fidelização. Alguém que ainda não conhecia o seu e-commerce e foi atraído por conta de uma promoção, por exemplo, pode se encantar de vez com a experiência como um todo e tornar um cliente frequente do seu negócio.

Promova ações personalizadas para cada cliente

Uma estratégia que também pode fazer bastante sucesso com os consumidores é promover ações personalizadas. Agora que é possível ter acesso ao máximo de informações sobre cada cliente, nada mais justo do que oferecer uma experiência totalmente customizada para cada um deles, não é mesmo? E isso pode resultar em excelentes resultados sem precisar de tanto trabalho.

Quer um exemplo? Confira o histórico de compras dos seus consumidores e faça ofertas exclusivas para aquele perfil. Para quem trabalha com diferentes tipos de produto em seu estoque, isso pode ser ainda mais interessante. O cliente comprou um item X? Ofereça um desconto especial para que ele compre o item Y, um complemento ideal para a primeira compra.

Percebeu que o cliente tem a tendência de comprar peças voltadas para atividades físicas? Por que não lançar um produto exclusivo para essa área e oferecer ao cliente? O objetivo aqui é investir na personalização, criando o senso de exclusividade para cada cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado pela sua marca ao mesmo tempo em que é estimulado a fazer mais compras.

Afinal, qual é o sentido de fazer um super lançamento de um produto que nunca foi do interesse daquele cliente em particular? Quanto você personaliza toda a experiência, a tendência é que ele se sinta mais interessado e isso se transforme em uma conversão ao final daquela jornada. Em um momento em que os consumidores são cada vez mais exigentes, a personalização é uma estratégia viável.

3 frases para comemorar o Dia do Cliente

Além de pensar em todas essas estratégias de vendas da sua loja no Dia do Cliente, a comunicação também é essencial, certo? E acertar em cheio no uso dos termos certos pode fazer uma enorme diferença. Pensando nisso, que tal conferir alguns exemplos de frases que podem ser utilizadas na data? Para fazer um chamado aos clientes, que tal algo como:

“No Dia do Cliente, todos os nossos preços foram pensados em você. Venha conferir!”

Agora, se a ideia é apenas reforçar a importância dos clientes, por que não enviar uma mensagem de agradecimento?

“Hoje é o Dia do Cliente e queremos não só parabenizar, mas também agradecer a todos que confiam e ajudam a nossa marca a crescer cada vez mais”

Para alguma ação específica, como as listadas acima, também pode ser interessante algo mais direto como:

“No Dia do Cliente, quem decide os itens com desconto é você! Está esperando o que para montar o seu carrinho?”

Gostou dessas mensagens do Dia do Cliente? Elas podem ajudar bastante, mas não podem ser o único foco da sua loja no Dia do Cliente, não é mesmo? Faça uma análise e escolha as estratégias que mais podem ajudar o seu negócio não só a se aproximar dos seus clientes, mas também vender mais.

Essas ações no Dia do Cliente são importantes, mas o fundamental é que todo esse carinho e atenção sejam diários, certo? Continue em nosso blog e aprenda como fazer o pós-venda infalível: entenda o que é o que você pode fazer para fidelizar seus clientes!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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