Empreendedorismo

Comportamento empreendedor: o que é e quais as suas características?

Imagem ilustrativa de comportamento empreendedor

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O comportamento empreendedor reúne aspectos emocionais, psicológicos e sociais, assim como atitudes e decisões que tornam uma pessoa mais proativa, inovadora e perseverante. Essas qualidades, quando estimuladas e desenvolvidas, contribuem para o sucesso no mundo dos negócios.

As realidades, os caminhos e os resultados variam, mas há características que conseguimos perceber na maioria das pessoas de sucesso. Antes das ideias, do marketing e das finanças, é fundamental desenvolver uma mentalidade empreendedora!

Entre vários aspectos que discutimos nos tópicos deste artigo, isso significa incorporar a visão e a atitude de um inovador que não apenas enxerga soluções para a vida das pessoas, como também encontra os melhores meios para colocá-las em prática.

É claro que cada negócio tem suas particularidades, assim como seus fundadores e gestores. Entretanto, é fato que para ter sucesso em qualquer setor ou nicho de mercado, é fundamental ter coragem, persistência e, principalmente, enxergar além. 

Neste post, discutimos as qualidades que podem fazer uma enorme diferença na trajetória da sua empresa e até na sua vida pessoal, destacando as principais características do comportamento empreendedor.

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O que significa empreender?

O empreendedorismo está na moda. A palavra está nos livros, nos filmes, nas camisetas e nos mais diversos eventos corporativos. É bandeira para inúmeras causas e propostas sociais e é a ideologia de vida de pessoas em todo o mundo.

Toda essa repercussão em torno do conceito nos faz pensar que se trata de algo muito complexo e distinto. Entretanto, não é. 

O dicionário Oxford diz que empreender nada mais é do que “pôr algo em execução” — “colocar a mão na massa”, em outras palavras. Outras definições são “decidir realizar uma tarefa difícil e trabalhosa” e “tentar”.

A explicação é breve, mas já nos diz muito sobre esse conceito tão popular que, muitas vezes, é mal compreendido. 

Embora seja destaque no universo dos negócios, os empreendedores estão por toda a parte, dentro e fora das organizações. Entender isso é fundamental para compreender o comportamento de um empreendedor.

Quem é o empreendedor no dia a dia? 

Se empreender é tomar parte de algo, com cara e coragem, é certo que nossas vidas são marcadas pelos mais diversos tipos de empreendimento. Desde a trajetória de nossas carreiras, da escola ao mercado, às realizações da nossa vida pessoal, como os relacionamentos, a constituição de família e até o nosso desenvolvimento pessoal.

A nossa vida é um grande empreendimento e é, por isso, que o comportamento de um empreendedor  de sucesso raramente se limita às paredes da empresa. Suas atitudes, sua visão e sua liderança ecoam em todas as áreas e refletem resultados na vida de inúmeras pessoas ao seu redor.

A questão é que nem todos adotam uma postura empreendedora, de fato, e, entre aqueles que adotam, muitos passam da conta. O grande empreendedor está entre o extremamente cauteloso e o extremamente ansioso. O primeiro é aquele que está tão apegado à sua segurança, que deixa as oportunidades passarem. O segundo, por sua vez, é aquele que tem tanta pressa, que se arrisca sem pensar.

Essa ilustração é importante para entender que adotar um comportamento empreendedor está longe de se arriscar e investir em projetos a qualquer custo. É sair do lugar, porém, sair com consciência e, acima de tudo, planejamento.

Quem é o empreendedor nos negócios?

No mercado, há também inúmeros desafios a serem enfrentados, cada um deles um empreendimento por si só. O interessante é que o perfil do negócio nos diz muito sobre o perfil do empreendedor. Nessa ótica, podemos destacar três tipos, aqueles que mais se destacam nos dias de hoje. 

Empreendedor tradicional

O empreendedor tradicional é aquele que atua em mercados mais sólidos e que constituem os pilares da sociedade, como donos de padarias, restaurantes, oficinas, pequenos escritórios e, principalmente, lojistas, seja no comércio eletrônico, seja no e-commerce.

Também se enquadram entre os empreendimentos tradicionais grandes empresas, como multinacionais, redes de franquia e hipermercados, tendo em vista que, embora sejam negócios de grande porte, eles também atuam em setores consolidados que contribuem para as bases do mundo atual.

Este tipo de perfil, portanto, tem um olhar sensível para oportunidades que estão disponíveis agora e está comprometido em manter disponíveis produtos e serviços que já fazem parte da realidade e do imaginário das pessoas em geral.

Empreendedor de startup

O empreendedor de startup é também conhecido como o empreendedor “inquieto” ou “inconformado”. É o visionário que enxerga necessidades futuras ou se aventura na criação de novos mercados, produtos e serviços.

Enfrentam cenários muito mais arriscados e instáveis que os empreendedores tradicionais, o que exige mudanças rápidas e, muitas vezes, profundas na estrutura do negócio. Esse perfil também enfrenta o desafio de vender ideias e conquistar a confiança de investidores, tendo em vista que muitas empresas dependem de capital externo e podem demorar muitos anos para obter lucro.

Este é o cenário em que o comportamento empreendedor é mais exigido, uma vez que o controle emocional, a resiliência e a perseverança são testadas ao máximo. Mercados onde este perfil atua são também notáveis pelo protagonismo de jovens, muitas vezes iniciando seus negócios no início da juventude.. 

Intraempreendedor

Por fim, há também o chamado intraempreendedor, o indivíduo que adota características do comportamento empreendedor dentro de uma organização. É o colaborador engajado com os propósitos e potenciais da empresa que busca por melhorias em seus produtos, no seu atendimento e até na gestão interna do negócio.

Dentro de uma companhia, o profissional tem à disposição recursos e pessoas para colocar suas ideias em prática, gerando ganhos para ambas as partes. Entretanto, é necessário que o ambiente corporativo dê condições e liberdade para que o intraempreendedorismo se manifeste.

Esse tipo de atitude está fortemente ligada às políticas da empresa e a cultura adotada por ela. Na maioria das vezes, é preciso que esses comportamentos sejam estimulados de modo que o profissional se sinta à vontade para participar e contribuir.

Quais são as características do comportamento empreendedor?

Mas, afinal, quais são as características do comportamento empreendedor, independentemente do contexto?

Entre outros pesquisadores, o psicólogo norte-americano David McClelland foi um dos pioneiros nos estudos sobre o empreendedorismo, sendo um dos primeiros a perceber e documentar semelhanças comportamentais entre empreendedores de sucesso em todas as partes do mundo.

De acordo com seus estudos, dez características podem ser observadas na maioria das histórias de fundadores e gestores bem sucedidos. Vejamos cada uma delas a seguir.

1. Estabelecimento de metas

Na Administração, este comportamento se assemelha ao chamado planejamento estratégico. Este conceito significa “quebrar” um objetivo em várias ações menores de modo que seja mais fácil visualizá-las, organizá-las e concluí-las.

Ao investir em pequenas realizações, passo a passo, fica mais fácil alcançar o objetivo principal com controle e solidez. Além disso, o empreendedor também consegue administrar seu foco e suas emoções de uma forma mais eficaz, sem se prender à ansiedade que um grande objetivo ou problema é capaz de gerar. 

2. Planejamento e monitoramento sistemático

Como dito, o empreendedor de visão não se baseia apenas em instintos, nem age por impulsividade. Ele adota meios para medir seus passos, avaliar suas ações e se antecipar a eventuais dificuldades na execução de suas metas.

Para fazer isso, é preciso investir em métodos, ferramentas e estratégias para realizar um acompanhamento preciso das ações realizadas. Lembrando que um monitoramento “sistemático” também prevê a definição de indicadores de resultado, ou seja, os parâmetros utilizados para medir o sucesso das suas ações, como engajamento do público, conversão de leads, metas de faturamento etc.

3. Busca por oportunidades e iniciativa

Outra importante característica do comportamento empreendedor é a visão aguçada para possibilidades de melhoria ou investimento, assim como dos meios que podem ser adotados para colocar as ideias em prática.

Como a própria definição do termo destaca, o empreendedor não é aquele que simplesmente enxerga soluções, mas o que coloca em prática. A iniciativa, portanto, é um traço fundamental desses indivíduos, essencial para que os projetos realmente saiam do papel.

4. Correr riscos calculados

O otimismo é importante, desde que ele não seja capaz de cegar o empreendedor. Especialmente em negócios disruptivos, como os abraçados por gestores de startups, é necessário identificar pontos sólidos, mesmo em mercados muito inovadores.

Dentro do comportamento cotidiano, isso significa ser cautelosamente otimista, ou seja, adotar uma postura aberta para realizações, porém, consciente e controlada. Os riscos são inevitáveis, mas é possível gerenciá-los de uma forma segura, avaliando alternativas e minimizando as chances de falhas, passo a passo.

5. Busca por informações

O empreendedor eficaz também está ciente de que não sabe de tudo e que necessita de orientações para tomar decisões corretas. Este comportamento também contradiz a falsa noção de que empreender é sempre um ato de alto risco e impulsividade.

Para cada nova ação, é fundamental levantar o máximo de informações possível, comparando visões de estratégias e especialistas. Isso nos permite tomar decisões de uma forma mais tranquila e evita que nos deixemos levar por nossos próprios vícios e preconceitos.

6. Exigência de qualidade e eficiência

Nada de “dar um jeitinho” ou de entregar um projeto mal feito simplesmente para cumprir um prazo ou dá-lo como concluído. Líderes de resultado são exigentes e cobram excelência em todas as atividades desenvolvidas pelo negócio.

Mas veja bem: ser exigente não é o mesmo que ser rígido e grosseiro!

É também papel do empreendedor conduzir e motivar a sua equipe a adotar uma postura de excelência. O foco em qualidade e eficiência é um atributo a ser procurado na seleção de colaboradores, mas que também precisa ser trabalhado no dia a dia da empresa.

7. Persistência

Como lojista, você sabe muito bem que empreender não é fácil, sobretudo no contexto dos pequenos negócios. Altas e baixas são frequentes e o empreendedor precisa saber administrar as oscilações, que nem sempre se devem apenas à sazonalidade.

Diante de crises, forte concorrência e quadros socioeconômicos pouco favoráveis, o empreendedor precisa ter plenitude e perseverança. Entre outros aspectos, isso significa saber se organizar para reduzir perdas e resenhar suas estratégias com confiança para se sair melhor no futuro.

8. Comprometimento

Empreendedores de sucesso tendem a se envolver mais em seus negócios. Tomam para si as dores da organização e a enxergam como seus grandes projetos pessoais. O comprometimento exige sacrifícios e responsabilidades, mas é fundamental para colocar o máximo de energia no projeto. 

Há, claro, um limite para isso, uma vez que construir uma vida de qualidade fora do trabalho é também importante para o bom desempenho do gestor. Entretanto, o que realmente não se vê entre os líderes bem sucedidos são posturas desinteressadas, típicas de quem não se importa fielmente com seu empreendimento e o mantém apenas como uma ocupação ou necessidade.

9. Persuasão e rede de contatos

Aqui, entra o famoso networking que consiste em fazer e manter contatos estratégicos. O sucesso de qualquer empreendedor está fortemente ligado à sua rede de influência, pessoas com quem pode trocar colaboração e encurtar caminhos para novas realizações e oportunidades.

Para que isso dê certo, porém, é necessário ter boa desenvoltura. Saber se comunicar, escolher as palavras certas e ser persuasivo, afinal, boa parte do seu trabalho é convencer pessoas, dos seus parceiros comerciais aos seus clientes.

10. Independência e autoconfiança

Por fim, temos um comportamento empreendedor mais intimista. Aquele que descreve a maneira como ele pensa e se posiciona no mundo. Empreendedores são pessoas que gostam de fazer as coisas por conta própria, não gostam de depender dos outros para alcançar em suas realizações.

Eles entendem que, independentemente das circunstâncias, os resultados dependem da sua atitude. Autoconfiantes, não se vitimizam pelas dificuldades e assumem uma postura de plena responsabilidade sobre o seu desempenho. 

O que mudou em relação ao comportamento empreendedor no século XXI?

As características dos empreendedores bem sucedidos apontadas por estudiosos do início do século XX continuam sendo válidas até hoje. Entretanto, é preciso levar em conta que o cenário econômico mudou muito nos últimos anos, exigindo novas competências dos gestores.

Nos tópicos a seguir, reunimos qualidades adicionais que são cada vez mais exigidas dos empreendedores na atualidade. Confira!

Familiaridade com tecnologia

Estamos imersos em um oceano tecnológico. Se havia alguma dúvida sobre a adoção e popularização dos serviços e sistemas digitais, todas elas foram derrubadas após a pandemia de COVID-19, que obrigou o mundo a acelerar décadas de Transformação Digital.

Os líderes atuais precisam estar abertos a essa nova forma de conduzir negócios, campanhas e vendas, que em sua maioria, hoje, passam por plataformas digitais. O Marketing Digital é a nova frente da comunicação em todos os setores e ficar fora desse universo é se manter invisível nos tempos atuais.

O empreendedor, portanto, deve se atualizar constantemente, lembrando que cada novo recurso adotado traz consigo uma curva de aprendizado. Tão desafiador quanto se manter dentro das novas tendências, porém, é garantir que a sua equipe também se mantenha atualizada. É uma postura que deve ser trabalhada na organização como um todo.

Saber lidar com mudanças

Algo que mudou completamente a visão de mundo das pessoas nos últimos anos é a imensa fluidez que se observa em praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade moderna. Nada é permanente, tudo se transforma a todo instante, e o mercado não é uma exceção.

A economia, os setores produtivos e as empresas nunca tiveram de lidar com tantas mudanças em intervalos tão curtos de tempo, e isso não vai parar. Novas tecnologias, novas leis, novos métodos de administração e novos comportamentos surgem constantemente e é fundamental estar pronto para lidar com essas mudanças.

Em outras palavras, o empreendedor precisa ter em mente que já não existem negócios plenamente estáveis, cujas operações se mantêm as mesmas por décadas. Nos dias de hoje, a sua empresa precisa se reinventar todos os anos, se adequando às novas demandas e, quando possível, criar novas tendências.

Cautela na linguagem e nos posicionamentos

Os debates nas redes sociais estão ganhando proporções maiores do que os gerados pela grande mídia. É uma verdadeira revolução onde as vozes de pessoas comuns alcançam mais pessoas do que os holofotes da TV e do rádio.

Por outro lado, em períodos de forte polarização, as mesmas plataformas que conferem liberdade e poder ao público se transformam em tribunais rígidos capazes de destruir a reputação de indivíduos e marcas, muitas vezes injustiçadas.

Diante de um cenário como esse, as empresas e seus representantes devem ter uma enorme cautela em sua linguagem, suas políticas e seus posicionamentos a fim de minimizar conflitos e não prejudicar suas ações de relacionamento.

Entenda a diferença entre as habilidades técnicas e habilidades empreendedoras?

É importante destacar que, embora o comportamento empreendedor esteja presente na maioria dos líderes de negócio bem sucedidos em todo o mundo, isso não significa que as habilidades técnicas são dispensáveis.

O empreendedor também precisa estudar, se qualificar, ser um especialista no que faz ou vende, mesmo que não atue diretamente na comercialização. Temos, então, dois tipos de habilidades, igualmente importantes, mas que merecem ser bem esclarecidas.

Habilidades técnicas

Noções de finanças, contabilidade, negociação, administração e planejamento são habilidades técnicas frequentemente vinculadas às atividades desenvolvidas por um gestor, seja ele dono da empresa, seja ele um administrador contratado.

Entretanto, muitos empreendedores têm expertise nos produtos e serviços oferecidos por sua empresa, o que ilustra sua trajetória no negócio. Especialmente em pequenos empreendimentos, é muito comum que o gestor também atue como colaborador, trabalhando na linha de frente da empresa, junto à sua equipe.

Todos esses conhecimentos e aptidões são considerados habilidades técnicas, ou seja, que estão voltadas para a execução de um serviço ou para a produção de um produto de maneira direta.

Habilidades empreendedoras

As habilidades empreendedoras, por sua vez, se encaixam nos chamados “soft skills”, que nada mais são do que competências comportamentais. Por serem subjetivas, elas são mais difíceis de se avaliar e aplicar, mas estão diretamente ligadas à melhora do desempenho profissional.

As habilidades empreendedoras tratam da postura e da maneira como gestores e outros líderes lidam consigo, com as pessoas, com as organizações e com a sociedade. A maioria delas se relaciona com fatores emocionais, psicológicos e sociais, tendo em vista que todos eles podem ser analisados e melhorados com práticas e ensinamentos.

Estas habilidades também tornam a dinâmica da gestão mais humana e realista, uma vez que considera a forte influência das relações e percepções de cada indivíduo no progresso de um empreendimento.

Qual a relação entre as características de uma pessoa com perfil empreendedor e os novos modelos de gestão?

Já se foi o tempo em que o conhecimento técnico era o único alvo das empresas e o único parâmetro para a execução e para o crescimento de um negócio. No mundo atual, as organizações valorizam cada vez mais os profissionais que se destacam por suas habilidades comportamentais, especialmente diante do contexto dinâmico em que nos encontramos, conforme discutimos.

Em muitas situações, o comportamento empreendedor é tido como mais relevante do que o aprendizado técnico, até porque o último se transforma constantemente e o primeiro pode representar uma melhor condução de tarefas e decisões em diferentes cenários e períodos.

Isso explica porque atividades, palestras, cursos e outros conteúdos envolvendo habilidades comportamentais têm ganhado mais espaço na mídia, na internet e, principalmente, dentro das empresas. Entretanto, ainda que essas habilidades possam sim ser desenvolvidas mediante treinamentos, somente quando incorporadas no dia a dia do indivíduo promovem mudanças verdadeiras.

Se todas essas características são trabalhadas apenas como uma espécie de “etiqueta corporativa”, o seu poder de influência e gestão é extremamente limitado. O verdadeiro comportamento empreendedor é algo que deve estar cristalizado no próprio ser, refletindo suas falas, atitudes e decisões diárias.

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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