Imagem ilustrativa de mentalidade empreendedora

Mentalidade empreendedora: como desenvolver a sua capacidade de enfrentar as adversidades

A Mentalidade empreendedora aposta em aproveitar seus recursos ao máximo, sempre em busca de inovar e criar novas oportunidades. O segredo deste tipo de mentalidade está na capacidade de lidar com as adversidades e calcular bem os riscos.

A Covid-19, doença pandêmica que percorre o mundo desde março de 2020, ocasionou diversas consequências não só na área da saúde, mas também na economia de diversos países – incluindo o Brasil.

Com o isolamento social que boa parte da população praticou na época, muitas pessoas acabaram por perder sua fonte de renda, seja porque trabalhavam de forma autônoma ou porque as empresas onde trabalhavam foram fechadas.

Todavia, como a vida não pode parar, muitos desses brasileiros passaram a apostar em um outro tipo de negócio: o empreendedorismo.

A fim de garantirem sua sobrevivência, muitos dos desempregados viram a oportunidade de se tornarem donos de seus próprios negócios em meio a uma crise econômica. Contudo, o que tinham a perder diante daquele cenário?

Desde então, muitos empreendimentos se tornaram destaque, mas muitos também não conseguiram se manter de pé. O segredo que separa uma realidade da outra é bem simples: ter uma mentalidade empreendedora.

Empreender não é só abrir um negócio. Empreender é a capacidade que alguém tem em projetar toda sua carreira e fomentar novos negócios e soluções inovadoras. E saber desenvolver uma mentalidade empreendedora é uma das peças-chaves para que um empreendimento tenha sucesso.

Aliás, não pense que empreendedores renomados já nasceram com essa mentalidade. Na realidade, ela é uma habilidade que, assim como as demais, pode ser aprimorada a cada dia que passa. Por isso, fique tranquilo, porque sempre há uma solução.

Inclusive, que tal começar a desenvolver a sua através da leitura? Aqui em nosso blog, nós já postamos sobre os livros que todo empreendedor deve ler. Dê uma olhada!

Mas além dos livros, existem outras formas de você aprimorar a sua mente para focar no bom desempenho do seu empreendimento. E nós vamos te contar tudo sobre o assunto.

Acompanhe o texto e boa leitura! 

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

Para que um negócio seja bem gerenciado, não existe uma receita mágica a ser seguida. No entanto, se parar para analisar as características das pessoas bem-sucedidas, você vai ver que elas têm, sim, algumas em comum.

Antes de começarmos a explicar sobre as maneiras de se desenvolver uma mentalidade empreendedora, é preciso ter em mente que, neste momento, você não é melhor ou pior que ninguém só porque “sabe tudo” ou “não sabe nada”. 

Aqui, a ideia é justamente o aprimoramento, isto é, te ajudar a ser cada dia melhor. Então, foque nisso!

Não tenha medo de riscos

Muitas pessoas deixam de se arriscar por medo de errar – e quem quer empreender não pode ter esse tipo de pensamento.

Bons empreendedores transformam os supostos fracassos em aprendizados. Em outras palavras, eles usam aquilo que não deu certo para analisar e entender exatamente onde precisam melhorar.

Para quem quer alcançar seus objetivos, os potenciais riscos não podem ser vistos como obstáculos, mas sim desafios a serem vencidos.

receber conteúdo para vender mais

Aprenda a gostar de desafios

E por falar em desafios, por que não aprender a gostar de cada um deles? 

Todo mundo tem problemas em suas vidas e em seu empreendimento isso também vai ser uma constante. Porém, mesmo diante de tantas adversidades, você deve seguir em frente e enfrentar todas elas para alcançar o seu objetivo.

Para isso, trabalhe a sua resiliência, isto é, sua capacidade de se recuperar dos desafios e utilizá-los para estar cada vez mais forte e preparado em enfrentar os próximos.

Reconheça seus talentos

Desconfie de quem afirma que é bom em tudo, até porque ninguém é. 

Nessas horas, faça o contrário: tente observar quais são os talentos daquelas pessoas e veja como eles são utilizados em seus trabalhos. Depois, faça o mesmo com você.

Descubra quais são suas qualidades e o que você faz de melhor. Se preferir, procure mentores em sua área para te ajudar nessa missão.

Pratique o autoconhecimento

Saber como você funciona e toma decisões é de fundamental importância para quem tem um empreendimento. Isso porque o autoconhecimento pode te ajudar em momentos importantes de sua carreira, como na hora de fazer networking ou lidar com seu emocional em algum momento que exige calma.

Lembre-se: seus resultados profissionais só irão melhorar quando você desenvolver muito bem suas habilidades do seu lado pessoal.

Descubra o seu propósito

Não comece um negócio pensando apenas no dinheiro que ele vai te trazer. Ao invés disso, pense naquilo que te faz bem e feliz. Imagine qual é o cenário perfeito que você gostaria de trabalhar todos os dias da sua vida.

Investindo nisso, você vai trabalhar com muito mais entusiasmo e disposição – e aí, o dinheiro vai surgir como consequência de tudo.

Crie um bom networking

Ter bons relacionamentos e os contatos certos faz parte do processo empreendedor. Por isso, esteja presente em locais e eventos onde aqueles que podem te ajudar também estarão.

Um bom trabalho não é feito de maneira solitária, muito pelo contrário. Então, cuide bem de quem está com você. Mostre a eles que eles importam e que você é grato por estarem ali.

Você vai ver que, quando precisar, essas pessoas estarão ali para você também.

Faça boas parcerias

Bons parceiros auxiliam na caminhada e no crescimento profissional. Logo, analise quem faz parte da sua rede de contato e observe de que maneira essas pessoas conseguem ir cada vez mais longe.

Aprenda com elas, pois, assim, você vai progredir também.

Desenvolva uma visão estratégica

Para que as coisas comecem a dar certo, é preciso que elas sejam planejadas e colocadas em prática. Por isso, você deve criar estratégias e começar a aplicá-las não só em sua mente, mas também em suas ações.

Que tal começar por um plano de negócios? Tendo tudo documentado, fica mais fácil visualizar o que já foi feito e o que ainda precisa fazer – que, convenhamos, é a parte mais importante.

Aproveite as oportunidades

Ser empreendedor é saber se virar em diferentes áreas. Acredite, durante muito tempo, será você com você mesmo, então é imprescindível que você saiba fazer compras, contas e demais afazeres.

Ao saber disso, não desperdice nenhuma oportunidade que surgir. Por exemplo: se você viu um curso que está em conta e que vai te ensinar como fazer planilha de cálculo, aproveite. Ou, ainda, se algum amigo te chamou para passar um dia imerso na realidade da empresa dela, aproveite também.

O importante é saber tirar pontos positivos e aprendizados de todas as situações.

Inspire-se em empreendedores talentosos

Quando se lê sobre a história de grandes empresas, você pode tirar lições muito importantes. Por isso, vá atrás de conteúdo sobre pessoas que te inspiram, independentemente da área em que elas atuam.

A nossa dica é começar pelos clássicos: Walt Disney, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Steve Jobs, etc.

A importância de se ter uma mente empreendedora

Em uma pesquisa feita em 2018 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), foi constatado que 40% dos brasileiros adultos são empreendedores. À primeira vista, esse número pode estar na média, mas ao compará-lo com os Estados Unidos, México, Alemanha, Rússia, Índia, China e África do Sul, você vai ver que ele é bem alto.

Isso só mostra o quanto o nosso povo tem uma posição empresarial muito boa. Além disso, as pessoas também possuem garra, força de vontade e, é claro, mentalidade empreendedora.

Muitos dizem que empreender é a arte de fazer acontecer – o que é verdade. Mas antes de colocar a mão na massa, é preciso preparar a mente para tudo o que virá pela frente. E é por isso que esse texto é tão importante, porque ter uma mentalidade empreendedora é metade do caminho para o resto.

Conforme você vai desenvolvendo suas habilidades, a prática já está acontecendo – afinal, quanto mais se pratica, mais se aprende. E aí, quando você perceber que algo não está certo, rapidamente a solução será encontrada.

Essa é uma das grandes razões de se investir em uma mentalidade empreendedora, pois o foco não estará mais no problema, mas sim na maneira em como você vai resolvê-lo.

Comece seu negócio do jeito certo

Para começar um negócio, é preciso mapear diversas etapas e concluir cada uma delas na ordem exata. Contudo, para que ele sempre se destaque, ter uma mentalidade empreendedora é essencial.

E por que nós dizemos isso? Fácil: porque é a partir dessa mentalidade que as melhores decisões serão tomadas, o que vai te ajudar a ter uma melhor visão de tudo. Além do mais, desenvolver novas habilidades só tende a te ajudar em diferentes esferas da sua vida, seja pessoal ou profissional.

Por isso, lembre-se sempre de investir em você. Porque, ao investir em si mesmo, de uma forma ou outra, o investimento vai para o seu empreendimento também.

E mesmo que você não tenha planos de empreender, desenvolver uma mentalidade empreendedora só traz benefícios. Então, esteja sempre atento às oportunidades e melhorias que chegam até você.

Inclusive, que tal começar agora? Participe do nosso grupo VIP no WhatsApp e receba dicas para lojistas toda segunda. E o melhor: de graça!

Esperamos você por lá!

Chegou a hora de profissionalizar o seu negócio