Marketing

Confira as melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Imagem ilustrativa de marketing digital para pequenas empresas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Entender as particularidades das estratégias de marketing digital para pequenas empresas é o primeiro passo para construir um planejamento eficiente e conseguir colocar em prática ações que realmente gerem resultados positivos para a sua empresa no ambiente online.

Qualquer trabalho de sucesso começa com um plano de marketing, não é mesmo? Mas para ter certeza de que tudo foi contemplado e de que as estratégias são, de fato, ideais para a sua marca, é fundamental entender tudo sobre marketing digital para pequenas empresas.

Apesar da tecnologia estar cada vez mais presente em nosso dia a dia, não são todas as empresas que conseguem colocar as técnicas e os conceitos de marketing digital em prática. Por isso, entender as particularidades para quem ainda está começando a empreender é um diferencial relevante.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o que marketing digital para pequenas empresas, como esse conceito funciona, os seus benefícios e tudo o que você precisa saber para ter bons resultados com essa estratégia? Preparamos um conteúdo com todas essas respostas para você.

Continue a leitura para saber tudo sobre o tema, confira!

O que é marketing digital?

O marketing digital nada mais é do que o uso das técnicas tradicionais do marketing no ambiente online. A ideia é adaptar estratégias e campanhas muito comuns no meio físico, no mundo real, e conseguir criar um impacto em consumidores que estão utilizando os canais digitais.

Em resumo, se trata de uma estratégia que tem como principal objetivo possibilitar a comunicação entre uma empresa e os seus consumidores em potencial. O que já era comum no marketing e publicidade tradicionais, mas agora foi levado para o espaço digital.

Como funciona o marketing digital?

Esse conceito contempla uma série de estratégias e canais diferentes. Da mídia paga ao orgânico, do email marketing até as redes sociais. Tudo o que pode ser utilizado como meio de comunicação entre uma marca e os seus clientes no espaço online é contemplado como marketing digital.

Com a transformação digital e os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e impactantes em toda a sociedade, é natural que o marketing digital sofra um impacto direto por essas mudanças também. Na prática, isso significa que o uso de ferramentas e novas tecnologias é essencial.

Qual a diferença entre marketing digital e tradicional?

A diferença entre o marketing digital e tradicional está nas plataformas em que cada um dos conceitos são aplicados. Muito mais do que isso, porém, os dois conceitos se distanciam também pela forma como precisam ser trabalhados diariamente pelos profissionais envolvidos.

Para começar, o marketing digital é muito mais dinâmico, exigindo uma aproximação mais constante de tudo o que está acontecendo com cada campanha ou estratégia colocada em prática. Enquanto o marketing tradicional é mais estático, em que as marcas ficam em uma posição de menos iniciativa.

Quer um exemplo? No marketing digital é possível identificar a falha em uma campanha específica em uma rede social e fazer a correção para reduzir eventuais perdas. Já em sua versão tradicional, se um anúncio em uma revista foi veiculado de forma equivocada, o erro vai persistir ali e pode prejudicar os resultados.

O digital, portanto, proporciona o benefício das mudanças e do monitoramento em tempo real. Ou seja, você consegue visualizar tudo o que está acontecendo ao vivo, como o número de pessoas que curtiu uma publicação no Instagram ou quantos usuários visitaram a sua loja a partir de um anúncio.

A metrificação e o acompanhamento de tudo o que está acontecendo é outro ponto relevante que diferencia os dois conceitos. O impacto e os resultados podem ser acompanhados rapidamente no marketing digital, enquanto o mesmo não acontece no marketing tradicional.

Em um primeiro momento, o marketing digital pode parecer mais complexo de ser executado, mas esse conceito também conta com ferramentas e soluções de suporte muito mais completas, o que pode tornar mais simples e preciso o trabalho de todos os envolvidos, especialmente em pequenos negócios.

Quais os benefícios do marketing digital?

Mas, na prática, quais são os benefícios do marketing digital para pequenas empresas? Confira os motivos para investir nessa estratégia!

Fortalecimento da empresa online

Um dos principais benefícios do marketing para pequenas empresas está no fortalecimento da reputação e presença da marca no ambiente online. Cada vez mais consumidores passam a conhecer e confiar na sua marca, que vai, aos poucos, se tornando uma referência dentro do seu segmento de atuação.

Fidelização de clientes

A fidelização de clientes é outro aspecto relevante e que deve ser levado em consideração. Quando as estratégias de marketing digital são colocadas em prática de forma eficiente, se torna muito mais simples encantar e conquistar esses consumidores, fazendo com que eles voltem cada vez mais.

Custo-benefício

Outro diferencial relevante do marketing digital está no seu custo-benefício, possibilitando que você utilize estratégias específicas para o seu objetivo e até mesmo os recursos disponíveis para o seu negócio. Existem ações de longo prazo, outras voltadas para o curto prazo, enfim, tudo para facilitar a escolha.

Segmentação

Conseguir se comunicar diretamente com quem mais tem chances de se tornar um cliente da sua empresa também é um diferencial. E a segmentação que o marketing digital oferece deve ser utilizado como um fator relevante na hora de escolher as suas estratégias e investimentos.

Acompanhamento dos resultados

Além disso, o marketing digital possibilita um acompanhamento próximo de tudo o que está acontecendo com as suas ações e estratégias. Dessa forma, você consegue identificar quais estratégias estão funcionando, quais precisam de ajustes e, assim, garantir melhores resultados.

Por que marketing digital não é só para grandes empresas?

Muitos empreendedores se enganam com a ideia de que o marketing digital é feito para grandes empresas. Esse, na verdade, é um erro muito importante e que pode acabar prejudicando os resultados do seu negócio dentro do ambiente digital.

Além disso, o marketing digital conta com uma série de frentes que podem ser utilizadas sem que exija muitos investimentos financeiros. O SEO, por exemplo, pode ser aplicado de maneira mais integral para aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, fechar mais vendas.

Sendo assim, é muito importante entender que o marketing digital para pequenas empresas pode ser um diferencial competitivo. É uma forma de criar um vínculo com seus consumidores por meio de variados canais e, assim, conseguir mais e mais negócios para a sua empresa.

Quais as melhores estratégias de marketing digital?

Quando pensamos em marketing digital para pequenas empresas, as oportunidades são muitas e o motivo para tudo isso está na variedade de estratégias e ações que podem ser colocadas em prática. O que acha de conhecer as principais delas?

Anúncios nas redes sociais

Os anúncios nas redes sociais são muito populares para quem quer se conectar de forma mais rápida e direcionada. Assim, além de ter uma página com uma série de conteúdos e publicações, você pode criar campanhas específicas visando atrair ainda mais consumidores em potencial.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma forma de comunicar com o seu público a partir da oferta de conteúdos relevantes para eles. Como a sua marca consegue ser relevante? Mostre o seu conhecimento e compartilhe gratuitamente com clientes em potencial para conquistá-los de uma vez por todas.

SEO

Parte da estratégia de marketing de conteúdo, o SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas mais utilizadas quando se pensa em rankeamento e aumento do tráfego orgânico da sua companhia, melhorando a sua posição nos principais buscadores, como o Google.

E-mail marketing

Outro caminho que pode ser seguido é do e-mail marketing, em que você conversa de forma direta com os consumidores e consegue construir vínculos ainda mais próximos com o seu público sem precisar investir muito.

Quais os desafios de implementar estratégias de marketing digital?

Em um mercado tão competitivo, o principal desafio de implementar as estratégias de marketing digital está na validação dessas ações. Afinal, como mostrar, por exemplo, para os outros setores da companhia que aqueles esforços — financeiro e de tempo, por exemplo — são justificados?

Outro desafio do marketing digital está no tempo que ele demanda. Como falamos anteriormente, a diferença em relação ao marketing tradicional está na sua necessidade constante por monitoramento e, consequentemente, melhorias. Isso exige um acompanhamento próximo de tudo o que está acontecendo.

O marketing digital é um trabalho regular de melhoria. Os resultados estão bons até agora? Ótimo, mas será que não poderiam ser melhores? E quem garante que os números vão ser os mesmos no próximo mês? Essa necessidade de acompanhar de perto o que está acontecendo também exige bastante.

A boa notícia é que existem várias ferramentas que podem ajudar não apenas no dia a dia de trabalho, mas também para mensurar resultados. Tudo isso é uma forma de tornar mais simples e prático o trabalho dos profissionais que atuam com marketing digital, além de permitir a melhora constante.

Quais as principais ferramentas de marketing?

Como falamos, o marketing digital conta com muitas ferramentas que podem ajudar no dia a dia de trabalho, que tal conhecer as principais delas?

  • CRM: uma das principais soluções é o CRM, sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), vai ser a plataforma ideal para concentrar todos os dados sobre os seus clientes e leads, entendendo mais sobre a sua jornada e como otimizá-la;
  • CMS: outra sigla muito importante é o Content Management System, que significa Sistema de Gestão de Conteúdo, uma ferramenta utilizada para controlar todas as publicações, por exemplo, em um blog ou site da sua empresa;
  • Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads: essas três soluções de mídia paga dos principais canais de comunicação na internet vão permitir a publicação e a gestão das suas campanhas pagas no ambiente online de forma simples e prática;
  • Google Analytics: especialmente para acompanhar as tendências e performance dos seus domínios, o Analytics é a ferramenta do Google que conta com todos os dados e informações necessários para a tomada de decisão baseada em dados.

Essas são apenas as ferramentas principais de marketing digital para pequenas empresas e a boa notícia é que existem várias versões gratuitas. Ao mesmo tempo, existem outras soluções que podem ser utilizadas de acordo com os objetivos da sua companhia e até mesmo eventual crescimento do seu negócio.

Como mensurar os resultados das estratégias?

O monitoramento dos resultados é essencial no marketing digital, certo? Mas quais são as métricas que você precisa ficar de olho? Confira!

  • ROI: a sigla para Return on Investiment, ou Retorno sobre Investimento, vai servir como um guia para validar as suas estratégias e entender se os seus esforços realmente estão gerando os resultados esperados ou não, validando as ações que estão resultando em lucro, por exemplo;
  • Taxa de conversão: essa métrica vai ajudar a entender a eficiência de algumas das suas estratégias de comunicação, identificando quais canais são os mais adequados para manter uma relação mais próxima com o seu público e, consequentemente, fechar mais vendas;
  • CAC: também conhecido como Custo de Aquisição por Cliente é a solução utilizada para entender quanto custa investir em ações de marketing para fechar mais negócios para a sua empresa, o que também serve como direcional para o seu planejamento de ações;
  • Tráfego: outro ponto importante para mensurar os resultados das estratégias é acompanhar o tráfego dos seus canais para entender qual é esse volume e se o número é satisfatório para o que a sua empresa está pensando.

Além de todos esses indicadores, existem outros que podem ser utilizados de maneira específica, como as métricas de engajamento, que vão dar um panorama mais claro, por exemplo, sobre o desempenho nas redes sociais. Assim como existem várias ferramentas, os indicadores também devem fazer parte do plano.

Investir em marketing digital para pequenas empresas é, portanto, essencial para quem quer se destacar em um mercado tão concorrido. É a forma mais eficiente de se criar estratégias e ações de comunicação que realmente gerem resultados positivos para a sua marca.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.